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Capítulo 6. Clientes

Introdução

Dica

[ Cadastros ] >> [ Clientes ].

Neste módulo será possível realizar o cadastro e manutenção de clientes assim como impressão de etiquetas, listagens de cadastros, manutenção do limite de crédito dos clientes, cadastro e manutenção dos centros de custos dos clientes dentre outras informações presentes em um cadastro de clientes.

Explicação da barra de botões

Figura 6.1. A barra de botões principal do cadastro de clientes

A barra de botões principal do cadastro de clientes


  • [Anterior [F1]], [Próximo [F2]]: Avança um registro e Retorna um registro.

  • Incluir, Apagar, Alterar, Salvar: Padrão explicado no capítulo 1.

  • Localizar [F8]: Localiza um cliente já cadastrado anteriormente.

    Figura 6.2. Módulo para pesquisa de clientes cadastrados

    Módulo para pesquisa de clientes cadastrados


    Explicação dos campos

    • Nome/Razão Social: selecionando essa opção a pesquisa será realizada através do nome do cliente físico ou da razão social do cliente jurídico;

    • Código: selecionando esse campo a pesquisa será realizada através do código do cliente

    • Nome Fantasia: selecionando esse campo a pesquisa será realizada no nome fantasia dos clientes jurídicos

    • Pesquisa parcial: através desse botão, a pesquisa de qualquer um dos campos anteriores poderá ser realizada parcialmente, isto é, sobre qualquer parte do nome do cliente cadastrado;

      Atenção

      A pesquisa iniciará somente a partir do terceiro digito informado no campo

    • Pesquisa Avançada: através desse botão, será possível realizar pesquisas avançadas através das seguintes opções:

      Dica

      A pesquisa dos campos apresentados a seguir é realizada de forma parcial, isto é, se for digitado no campo 'Nome' apenas Rafael, será retornado todos os clientes localizados que possuem o texto Rafael no campo 'Nome' do cadastro de clientes.

      • CPF ou CNPJ: pesquisa por clientes que estejam com o campo CPF ou CNPJ com a informação preenchida;

      • E-mail: pesquisa por clientes que estejam com o campo 'E-mail' preenchido com a informação digitada na tela de pesquisa;

      • Contatos: pesquisa por clientes jurídicos que possuam nome de contatos com a informação digitada na tela de pesquisa;

      • Dependentes: pesquisa por clientes físicos que possuam nome de dependentes com a informação digitada na tela de pesquisa;

      • Celular: pesquisa por clientes que estejam com o campo 'Celular' preenchido com a informação digitada na tela de pesquisa;

      • Fax: pesquisa por clientes que estejam com o campo 'Fax' preenchido com a informação digitada na tela de pesquisa;

      Atenção

      Após digitar o texto nos filtros de pesquisa, é necessário clicar no botão [Pesquisa parcial] para iniciar a pesquisa.

      A pesquisa permite pesquisar com mais de um campo preenchido.

    • Cadastrar novo: Abre a tela de cadastro de cliente para realizar um novo cadastro;

    • Transferir: Transfere para a tela principal de cadastro o cliente selecionado;

  • Abrir [F7]: selecione essa opção quando souber de antemão o código do cliente que deseja-se abrir o cadastro.

    Atenção

    Não utilize essa opção se não souber o código do cliente. nesse caso, realize a pesquisa através do botão [ Localizar ].

  • Imprimir [F9]: Imprime etiquetas/listagens. Capítulo etiquetas/listagens para maiores detalhes;

  • Anexos: botão para anexar documentos ao cadastro de fornecedores.

    Dica

    Clique aqui para obter informações sobre os anexos

Limite de crédito para vendas faturadas para clientes

Esse botão permite configurar informações sobre:

Atenção

O limite de crédito individual do cliente será desconsiderado se o cliente fizer parte de um grupo empresarial que possuir limite de crédito definido..

Clique aqui para saber mais sobre grupo empresarial de clientes.

  • Limite de crédito: a definição do limite de crédito serve para auxiliar as agências que trabalham com faturamento e precisam definir um valor teto para compras faturadas. .

    • Conforme as vendas são cadastradas, os valores vão sendo abatidos do limite.

    • Conforme as baixas do contas a receber do cliente vão sendo realizadas, o limite do cliente vai sendo acrescido.

  • Valor máximo de contrato: em algums casos existe acordos contratuais entre a agência e o cliente estipulando um valor teto para emissões por contrato e também a definição de que só é permitido emitir vendas se existir contrato ativo.

Atenção

  • O controle de limite de crédito está desabilitado por padrão, para habilitá-lo usuários com nível de acesso de administrador devem acessar [ Outros ] >> [ Configuraçõe Gerais ] e em seguida

    • Clicar no botão de alteração (ao lado do texto 'NÃO');

    • Na tela de confirmação, clicar em [ Sim ] para habilitar o controle de limite de crédito.

    Figura 6.3. Configuração geral para habilitar checagem de limite de crédito e checagem da situação contábil.

    Configuração geral para habilitar checagem de limite de crédito e checagem da situação contábil.


    • Após habilitar a configuração do limite de crédito é possível:

      • A checagem do limite de crédito considera vendas com [ Situação Contábil = N (Não gera financeiro)]: Marque essa opção para habilitar a checagem de limite de crédito para considerar vendas de acordo com a situação contábil.

      • Limite de crédito default: preencha nesse campo o valor padrão de crédito que todos os clientes cadastrados no sistema receberão.

        Atenção

        Digite 0 (zero), quando o limite de crédito deva ser concedido individualmente para cada cliente.

        Clique aqui para saber mais sobre a configuração no capítulo de senhas e acessos.

      • Formas de pagamento não checar limite de crédito de valores a receber de clientes: nessa opção é possível configurar quais formas de pagamento da venda deverão ser consideradas na checagem de limite crédito.

        • Utilize o botão + para incluir formas de pagamento na checagem

        • Utilize o botão - para remover formas de pagamento na checagem

        • Utilize o ícone da lupa para pesquisar pela forma de pagamento

        Dica

        Como em todas as formas de pagamento é possível digitar o valor de Fee na coluna à vista, por padrão, todas as formas de pagamentos de vendas estão seleiconadas para serem consideradas na checagem do limite e crédito.

  • O acesso ao módulo de contrato também precisa ser autorizado nas configurações de senhas e acessos do Wintour.

    Clique aqui para saber mais sobre a configuração no capítulo de senhas e acessos.

Dica

O Wintour dispõe de consulta do limite de crédito a partir de Web Services. Essa consulta pode auxiliar a agência no controle de limite de crédito dos clientes no momento em que a venda está sendo realizada através dos sistemas de Front Office.

Atenção

O seviço de Webservice é contratado a parte, caso tenha interesse, entre em contato com nossa equipe de suporte.

A seguir seguirá a explicação de cada uma das opções disponíveis no módulo de limite de crédito.

Figura 6.4. Módulo de cadastro de limite de crédito e contrato de clientes

Módulo de cadastro de limite de crédito e contrato de clientes


  1. Limite de Crédito: Exibe o Limite de crédito total e o Limite de crédito disponível para o cliente atual;

  2. Configurar Limite de Crédito para o cliente atual: módulo para o usuário definir/cadastrar o limite de crédito individualmente para cada cliente.

    Figura 6.5. Configuração de limite de crédito

    Configuração de limite de crédito


    • Não conceder crédito a este cliente: se essa opção estiver selecionada o sistema não permitirá o cadastro de vendas com forma de pagamento faturada, mesmo se o cliente possuir créditos no contas a pagar (como reembolsos por exemplo).

    • Limite de crédito: campo para informar o valor que será concedido de crédito para o cliente.

      Atenção

      Para os clientes que não for concedido crédito, o campo for preenchido com valor R$ 0,00, para garantir que o sistema não irá permitir o cadastro de vendas faturadas, é importante selecionar o campo anterior 'Não conceder crédito a este cliente', pois como explicado anteriormente, se o campo não for marcado e o cliente possuir crédito para receber da agência (reembolsos por exemplo), o sistema permitirá o lançamento de vendas com forma de pagamento faturado.

    • Tolerância por inadimplência: selecione o campo 'Bloquear crédito se atrasado há' para bloquear o crédito do cliente quando existir valores vencidos pendendes de baixa no módulo financeiro.

    • Opções: através desse botão é possível auditar o cadastro de limite de crédito do cliente

  3. Configurar Limite de Crédito para vários clientes: esse módulo possui as mesmas configurações apresentadas anteriormente, seu objetivo é facilitar a liberação do mesmo valor de crédito para vários clientes e um unico cadastro;

  4. Listagem – Limite de Crédito: exibe uma listagem com todos os limites de créditos cadastrados.

  5. Contrato Clientes: Existem casos onde o cliente e a agência celebram um contrato para consumo de limite de crédito. Abaixo será detalhado como configurar esse contrato.

    1. Contratos Cliente Atual: Exibe o módulo de cadastro de contratos do cliente selecionado.

      Figura 6.6. Módulo para cadastro de contrato de clientes

      Módulo para cadastro de contrato de clientes


      Explicação dos Campos

      • Contrato Ativo: Marque esse campo se o contrato estiver ativo;

      • Centro de custos: se contrato for para algum centro de custos especifico insira o código do centro de custos nesse campo;

      • Data inicio/Data fim: período de vigência do contrato;

        Atenção

        A data de início da vigência não poderá ser alterada para uma data posterior as datas de emissões das vendas que já se encontrem no contrato. A mensagem de erro abaixo será exibida nesses casos.

        Figura 6.7. Mensagem de erro exibida ao alterar a data de início da vigência de um contrato para data posterior a de vendas

        Mensagem de erro exibida ao alterar a data de início da vigência de um contrato para data posterior a de vendas


      • Vlr. Contrato: Valor do contrato;

      • Vlr. Adicional: utilize esse campo caso seja adicionado algum valor adicional no contrato;

      • Lembretes

        Atenção

        Os lembretes do contrato não são exibidos no módulo de lembretes do sistema. As mensagens aparecerão somente na tela de vendas após clicar no botão [ Salvar ].

        • Lembrar ao usuário XX dias antes do final do contrato: cadastre a quantidade de dias de antecedencia que deverá ser gerado uma mensagem ao salvar a venda avisando da proximidade da data de término do contrato.

          Figura 6.8. Mensagem de alerta gerada ao salvar a venda quando a data de vencimento do contrato está se aproximando

          Mensagem de alerta gerada ao salvar a venda quando a data de vencimento do contrato está se aproximando


        • Lembrar ao usuário quando o saldo disponível for menor que: cadastre um valor mínimo de saldo que o contrato poderá ter antes de gerar a mensagem alertando do saldo do contrato ao salvar a venda .

          Figura 6.9. Mensagem de alerta gerada ao salvar a venda quando o valor mínimo do contrato é atingido

          Mensagem de alerta gerada ao salvar a venda quando o valor mínimo do contrato é atingido


      • Detalhes Contrato: campo de texto livre para inserir informações sobre o contrato.

      • Após salvar, será listado na tela os contratos do cliente.

        Atenção

        Marque o campo 'Contrato Obrigatório (1)', somente para os clientes em que só é permitido cadastrar vendas se existir contratos ativos.

      • Opções: através desse botão é possível auditar o cadastro de contratos do cliente

      • Vendas/Contrato: através desse botão, poderá ser visualizado a listagem das vendas contidas no contrato selecionado do cliente.

        Figura 6.10. Módulo para cadastro de contrato de clientes

        Módulo para cadastro de contrato de clientes


        • Remover venda do contrato: esse botão permite remover a venda do contrato selecionado.

          • Para remover a venda selecione o contrato que deseja remover a venda em (1).

          • Clique no botão [Vendas/Contrato] em (2)

          • Na listagem das vendas do contrato selecione a venda a ser removida em (3)

          • Em seguida, clique no botão [Remover venda de contrato] em (4)

        • Alterar contrato da venda: esse botão permite alterar/mundar o contrato da venda selecionada

          Após selecionar a venda e clicar nesse botão, serão listados todos os contratos ativos que a venda pode ser incluída

          • Para alterar selecione o contrato que possui vendas que devem ser alteradas para outro contrato em (1).

          • Clique no botão [Vendas/Contrato] em (2)

          • Na listagem das vendas do contrato selecione a venda a ser alterada de contrato em (3)

          • Em seguida, clique no botão [Alterar contrato da venda] em (4)

            Figura 6.11. Listagem de contratos cadastrados

            Listagem de contratos cadastrados


          • Na listagem de contratos (5), selecione o novo contrato da venda e clique em Transferir para concluir a alteração

          Atenção

          Se o novo contrato que está sendo alterado possuir um centro de custos do cliente diferente do contrato anterior. Será exibido um aviso informando que os centro de custo do contrato original é diferente do novo contrato. Para efetuar a alteração é necessário alterar o centro de custos da venda para que fique igual ao do novo contrato.

          Dessa forma, para prosseguir com a alteração o usuário deverá selecionar a opção [Desejo prosseguir e efetuar a alteração do centro de custo de cliente da venda (nº da venda) para(Código do centro de custos do novo contrato)]1.

          Figura 6.12. Mensagem de aviso exibida durante a mudança de vendas para um contrato que tenha centro de custos diferente do contrato original

          Mensagem de aviso exibida durante a mudança de vendas para um contrato que tenha centro de custos diferente do contrato original


    2. Listagem Contratos: Exibe uma Lista dos contratos cadastrados Na Tela de Contrato Clientes clique na opção Incluir [F3]

Centro de Custos

Para cada cliente é possível cadastrar um ou mais centros de custos. Os centros de custos serão utilizados na hora de emitir o faturamento para o cliente, permitindo que as faturas sejam emitidas separadamente. Os centros de custos são definidos pelo próprio cliente, como por exemplo, podemos citar a situação onde o cliente quer que as faturas da agência sejam emitidas separadamente para o seu departamento de vendas, marketing, diretoria, etc.

Figura 6.13. Módulo para cadastro de centro de custos de clientes

Módulo para cadastro de centro de custos de clientes


Explicação dos campos

  • Incluir: através desse campo o usuário poderá cadastrar novos centros de custos do cliente.

    • Código Centro de custo: nesse campo o usuário deverá digitar um código para o centro de custo seja cadastrado.

      Dica

      Geralmente o próprio cliente informa para agências os códigos de seus centros de custos.

      Atenção

      • Campo de preenchimento obrigatório;

      • O campo código não permite duplicidade;

      • O campo código não permite espaço no inicio e no final do texto. Caso seja digitado será desconsiderado após salvar o cadastro.

      • O código do centro de custos poderá ter até no máximo 35 caracteres entre números e letras, não sendo permitido o uso de caracteres especiais como por exemplo: # $ % @ ! ? * ( ) " ' , ^ ~ ` ´ ; : < > ç + = \ |.

      • Quando o cadastro possui muitas vendas/reservas cadastradas, o sistema não permitirá a alteração do código de imediato permitindo ao usuário agendar a alteração do código para ser realizada à noite a partir da 00:15, (horário de Brasília). Clique aqui para obter mais informações sobre o agendamento.

    • Descrição: nesse campo deverá ser digitado uma descrição/nome do centro de custo.

      Atenção

      • O campo descrição não permite duplicidade;

      • A descrição permite no máximo 70 caracteres

    • Ativo: caso o centro de custo não esteja mais ativo esse campo deverá ser desmarcado para que o centro de custo não seja mais utilizado.

    Dica

    É possível realizar carga de vários centros de custos dos clientes no Wintour. Clique aqui para verificar as instruções para importação automática da listagem de centros de custos do cliente.

  • Imprimir: através desse botão o usuário poderá exibir uma listagem de todos os centros de custos cadastrados para o cliente.

  • Localizar Por: esse campo facilitará a pesquisa de centro de custos quando um cliente possuir muitos centros de custos cadastrados. A pesquisa poderá ser realizada pelo código ou nome/descrição do CC.

  • Exibir Inativos: selecione essa opção para exibir os centros de custos que estão inativos no cadastro

  • Manutenção em lote: utilize essa opção quando for necessário: ativar, Inativar ou excluir vários centros de custos ao mesmo tempo.

    Figura 6.14. Manutenção do cadastro de centro de custos em lote

    Manutenção do cadastro de centro de custos em lote


Importação automática de centro de custos do cliente

Para os casos onde a agência possua uma lista grande de centro de custos de clientes o Wintour permite que essas informações sejam importadas para o cadastro de centros de custos do cliente. Abaixo seguirá explicações para realizar o procedimento.

Criando arquivo no formato CSV

Será necessário criar um arquivo no formato CSV contendo os centros de custos do cliente. Esse arquivo deverá conter os seguintes campos:

  • As linhas da primeira coluna deverão conter a informação do campo [Cod. cliente] (código do cliente) que está cadastrado no módulo de cadastro de clientes do Wintour que terá os centros de custos importados

  • As linhas da Segunda coluna deverão conter os [Cod. Centro Custos] código do centro de custos do cliente

    Esse campo poderá conter no máximo 35 caracteres não podendo conter o uso de caracteres especiais como por exemplo: # $ % @ ! ? * ( ) " ' , ^ ~ ` ´ ; : . < > ç + - = \ |.

  • As linhas da Terceira coluna deverão conter as [Desc. Centro de Custos] Descrições dos centros de custos do cliente.

    Esse campo poderá conter no máximo 70 caracteres

Dica

  • O arquivo CSV poderá ser criado a partir de um editor de texto puro como (bloco de notas), mas, devido a praticidade, recomendamos que seja utlizado planilhas eletrônicas para a criação do arquivo ( Ex: Microsoft Excel © ).

  • O arquivo deverá utilizar como serparador dos campos o caracter ponto e vírgula ( ; );

  • O idioma do excel deve estar configurado em Português;

  • Se for utilizado a planilha eletrônica Microsoft Excel © ) basta no momento de salvar o arquivo escolher a opção SALVAR COMO e no Tipo ou formato de saída selecione a opção CSV (MS-DOS) (*.csv), (pois essa opção utiliza o separador por ( ; ) no Excel), conforme destacado na imagem abaixo:

Figura 6.15. Exemplo de como criar o arquivo contendo os centros de custos para importar para o Wintour

Exemplo de como criar o arquivo contendo os centros de custos para importar para o Wintour


Importando as informações do arquivo que contém as informações do centros de custos para o Wintour

Na janela de manutenção digite no campo [Código da rotina] o texto IMP_CCUSTOS e clique em [Executar rotina] conforme exibido na imagem abaixo. Em seguida, selecione o arquivo CSV que contém os cadastros dos centros de cutos do cliente e clique em [Abrir].

Figura 6.16. Importando centro de custos do cliente

Importando centro de custos do cliente


Atenção

  • A importação só será concluída se todos os registros forem válidos, ou seja, se ocorrer algum erro durante a importação nenhuma informação será importada.

    • Duplicidades: não é permitido cadastrar centros de custos que tenham o mesmo cógigo ou mesma descrição para o mesmo Cliente, dessa forma, se durante a importação for encontrado cadastros desse tipo, esses serão considerados registros inválidos devendo ser removidos ou ajustados no arquivo para poder concluir a importação da listagem.

      Exemplo 6.1. Exemplo duplicidade no código

      No exemplo abaixo, o sistema não importará pois existem dois centros de custos com o mesmo código para o mesmo cliente:

      • Cliente 1111 - Cód. Centro de custos: 2520AS - Descrição: 25258SD

      • Cliente 1111 - Cód. Centro de custos: 2520AS - Descrição: 3SD2525


      Exemplo 6.2. Exemplo duplicidade na descrição

      No exemplo abaixo, o sistema não importará pois existem dois centros de custos com a mesma descrição para o mesmo cliente:

      • Cliente 1111 - Cód. Centro de custos: 4520AS - Descrição: 12455

      • Cliente 1111 - Cód. Centro de custos: 33522S - Descrição: 12455


Imprimir listagem dos centro de custos do cliente

O botão imprimir disponível na barra de botões do cadastro de centro de custos, permite exibir listagem do cadastro de centros de custos em formato de relatório ou exportado para planilha excel.

Figura 6.17. Botão para exibir o histórico de compras de um cliente

Botão para exibir o histórico de compras de um cliente


Dica

Para exibir no relatório os centros de custos que foram inativados, selecione a opção "Exibir centros de custos inativos."

Listagem de vendas feitas por um cliente (Histórico)

É possível emitir uma listagem de todas as vendas lançadas para um cliente em um determinado período para isso basta clicar sobre o botão.

Figura 6.18. Botão para exibir o histórico de compras de um cliente

Botão para exibir o histórico de compras de um cliente


Atenção

A coluna 'Outros valores', exibirá o somatório de todos os valores do cliente que não forem Tarifa: Exemplo: Taxa, outras taxas, Taxa DU, Fee.

Dica

Esse relatório permite restrição de acesso de usuário por emissor, de forma que o usuário só tenha permissão de visualizar as vendas dos emissores que ele tiver permissão.

Clique aqui para maiores informações no capítulo de senhas e acessos.

Explicação dos campos contidos no módulo de cadastro de clientes

Os campos exibidos neste módulo são dependentes do tipo de cliente a ser cadastrado (Físico, Jurídico), assim a explicação dos campos a seguir seguirá da seguinte forma:

  • Campos comuns a Clientes Físicos e Jurídicos

  • Campos Específicos

  • Clientes Físicos

  • Clientes Jurídicos

    Figura 6.19. Cadastro de clientes Físicos(F) e Jurídicos(J)

    Cadastro de clientes Físicos(F) e Jurídicos(J)


    Atenção

    Os campos adicionais do cadastro de clientes como: Perfis, contatos, dependentes, cartões, etc..., serão habilitados para edição, somente após o cadastro dos dados principais do cadastro do cliente terem sido salvos.

Campos comuns de clientes físicos e jurídicos

  • Código: código para identificar o cadastro do cliente. Campo de preenchimento obrigatório restrito a 10 dígitos sem caracteres especiais.

    Dica

    Ao pular o campo o sistema irá gerar uma numeração para o cadastro. Para facilitar a identificação do cliente em outros módulos, recomendamos que no cadastro de clientes jurídicos o campo código seja preenchido com o identificador que agência já usa no dia a dia com o cliente como por exemplo, nome, apelido, etc...

    Atenção

    Quando o cadastro possui muitas vendas/reservas cadastradas, o sistema não permitirá a alteração do código de imediato permitindo ao usuário agendar a alteração do código para ser realizada à noite a partir da 00:15, (horário de Brasília). Clique aqui para obter mais informações sobre o agendamento.

  • Nome/Razão Social: nome ou razão social do cliente;

  • Tipo F/J: F = Pessoa Física, J = Pessoa Jurídica;

  • Dados para o endereço

    • Tipo Endereço: campos para selecionar as descrições padrões dos tipos de logradouros: Ex: Rua, Avenida, Estrada, etc...

    • Endereço: endereço do cliente sem o número;

    • Número: número do endereço;

    • Complemento: campo para preenchimento de informações complementares do endereço Ex: Sala, nome do edifício, etc... ;

    • Bairro: bairro do endereço principal do cliente;

    • Cep: cep do endereço do cliente;

    • Cidade: cidade do endereço do cliente

    • UF: sigla do estado do endereço principal do cliente;

    • País /Ender: esse campo pode ser preenchido com o País do endereço de cadastro do cliente

      Atenção

      O código dos países deverão ser cadastrados pelo próprio usuário

      Atenção

      Se o campo for preenchido com um código diferente de BR, e não for deixado em branco, mesmo o campo CPF estando marcado como preenchimento obrigatório, a obrigatoriedade será desconsiderada

    Dica

    Para facilitar a localização e edição dos cadastros que não estão com os campos 'Tipo Endereço', 'Número' e 'Complemento' preenchidos, utilize o botão [ Ajuste Endereço ], (acessível através do botão [ Opções ] disponível no canto superior esquerdo da tela principal do cadastro de clientes.

    Será exibido uma listagem onde poderá ser feito o ajuste manualmente pelo usuário.

  • Telefone: número de telefone do cliente;

  • Fax: número de fax do cliente;

  • Celular: número do celular do cliente;

  • E-mail: endereço de e-mail do cliente;

    Atenção

    O endereço de e-mail possui validação. A validação verifica apenas se o e-mail informado está respeitando a formatação padrão para a composição do e-mail.

    Atenção

    • O e-mail principal do cliente, será exibido como primeira sugestão para envio dos documentos DVC e Recibo do cliente.

      Figura 6.20. Envio de DVC e Recibo por e-mail quando o e-mail principal do cliente está preenchido

      Envio de DVC e Recibo por e-mail quando o e-mail principal do cliente está preenchido


      • Se o e-mail principal não estiver preenchido e existirem contatos cadastrados com o campo e-mail preenchido, estes serão exibidos após pesquisar e-mails de destinatários disponíveis para o DVC e Recibos.

        Figura 6.21. Exibição do e-mail dos contatos como sugestão de envio dos documentos DVC e Recibo quando o e-mail principal do cadastro do cliente não está preenchido

        Exibição do e-mail dos contatos como sugestão de envio dos documentos DVC e Recibo quando o e-mail principal do cadastro do cliente não está preenchido


    Atenção

    Para que o e-mail principal do cliente também seja exibido como sugestão de envio dos documentos que estão presentes nos contatos, é necessário selecionar a opção 'Utilizar este e-mail para envio de documentos'.

    Figura 6.22. Exibir e-mail principal como sugestão para envio dos documentos disponiveis no cadastro dos contatos.

    Exibir e-mail principal como sugestão para envio dos documentos disponiveis no cadastro dos contatos.


  • Faixa de Desconto: faixa de desconto escalonado aplicado ao cliente. (Vide capítulo sobre Savings e Desconto escalonado/por faixas).

  • Promotor: código do promotor do cliente. Ao definir o promotor do cliente, ao salvar as vendas cadastradas para este cliente o sistema irá preencher automaticamente o campo Promotor.

  • Cadastrado Por: esse campo só pode ser preenchido com o cadastro de emissores. Utilize o código que representa o emissor que está realizando o cadastro do cliente.

  • Data do cadastro: campo preenchido automaticamente com a data do dia que o cadastro está sendo feito.

    Dica

    Apesar do sistema preencher o campo automaticamente a data pode ser alterada por usuários que possuem permissão

  • Profissão/Atividade: campo para informar a profissão ou atividade do cliente;

    Atenção

    esse campo não pode ser preenchido diretamente. A profissão deve ser inserida através do código gerado ao efetivar o cadastramento da mesma. Caso o usuário não lembre do código, ou deseje cadastrar uma nova profissão, basta clicar com o botão [F11] dentro do campo para realizar a pesquisa ou cadastro.

  • Ativo: desmarque esse campo para inativar o cadastro do cliente.

    Atenção

    Cadastros inativados não podem ser usados no sistema

  • Enviar correspondência: desmarque-o para que o cliente não seja mais exibido na tela de emissão de etiquetas.

  • Grupo empresarial: utilize esse campo quando o cliente fizer parte de um grupo.

    Dica

    Clique aqui para saber mais sobre grupo empresarial.

  • Observações: campo de texto livre para incluir informações adicionais ao cadastro do cliente.

Perfis

Campo para cadastrar os perfis dos clientes. Seu preenchimento auxilia principalmente no envio de malas diretas. Clique no botão de [ + ] para selecionar os perfis disponíveis.

Dica

Para incluir novos perfis, clique em [ Cadastrar novo ].

Figura 6.23. Cadastro de perfis de cliente

Cadastro de perfis de cliente


Parametrizações

Esse botão é um atalho para as possíveis parametrizações de clientes.

Figura 6.24. Parametrizações de cadastro de clientes

Parametrizações de cadastro de clientes


  • Comissionamento de Ag Clientes: módulo para configurar acordos de comissionamento entre uma agência de viagem e esse cliente recebe repasse de comissão das vendas concretizadas por ele. Clique aqui para visualizar o manual de comissionamento de agência clientes.

  • %Desconto Clientes: módulo para configurar acordos de descontos fixos concedidos para os clientes. Clique aqui para visualizar o manual de desconto a clientes.

  • Desconto Escalonado: módulo para configurar descontos escalonados de clientes. Clique aqui para visualizar o manual de desconto escalonado.

  • Fee: módulo para configurar cobrança de fee. Clique aqui para visualizar o manual para configuração de Fee.

  • Lei kandir: módulo para configurar lei kandir de cliente. Clique aqui para visualizar o manual para a configuraçao de lei kandir.

  • Prazo recebimento Clientes: módulo para configurar prazo de recebimento dos clientes. Clique aqui para visualizar o manual de prazo de recebimento de cliente.

  • Matrícula/Vendas (pax normalizado): a matrícula está relacionada ao passageiro das vendas. Seu preenchimento normalmente é realizado para clientes corporativos que exigem o preenchimento da matrícula de seus funcionários que viajam pela empresa, (Passageiro).

    Atenção

    Clique aqui para mais informações sobre a parametrização da Matrícula.

Endereço de cobrança

Campo para registrar o endereço para envio de cobrança do cliente quando este é diferente do endereço principal do cadastro.

Contato

Essa guia permite cadastrar e gerenciar os dados dos contatos das empresas jurídicas.

Atenção

Os campos Solicitantes e Aprovador da venda, utilizam o cadastro de contatos de pessoa jurídica ou física. Dessa forma, sempre que for necessário identificar os solicitantes e aprovadores da venda de clientes juríridicos ou físicos, os mesmos devem ser cadastrados como contato.

Figura 6.25. Cadastro de contatos

Cadastro de contatos


  • Nome: preencha com o nome do contato;

  • Cargo: função do contato na empresa;

    Dica

    O preenchimento do campo não é obrigatório

  • Departamento: nome do departamento do contato;

    Dica

    O preenchimento do campo não é obrigatório

  • Matrícula: número da matrícula do contato junto ao cliente jurídico;

    Dica

    • O preenchimento do campo não é obrigatório. Normalmente o campo é preenchido quando o cliente jurídico precisa que a informação seja incluída nas vendas dos funcionários que viajam a trabalho.

    • É possível parametrizar o preenchimento automático da matrícula na venda para os clientes jurídicos.

      Clique aqui para mais informações

  • Identidade: número da identidade do contato;

    Dica

    O preenchimento do campo não é obrigatório

  • CPF: número do CPF do contato;

    Dica

    O preenchimento do campo não é obrigatório

  • Telefone: número de telefone do contato na empresa;

    Dica

    O preenchimento do campo não é obrigatório

  • Celular: número de celular do contato;

    Dica

    O preenchimento do campo não é obrigatório

  • E-mail: e-mail do contato.

    Dica

    O preenchimento do campo não é obrigatório

    Atenção

    Quando o campo e-mail está preenchido é possível utilizá-lo para enviar os documentos gerados pelo Wintour.

    • Configuração de envio de documentos para os e-mails do cliente:

      • Documentos em geral:

        • Documentos disponíveis: essa coluna exibe alguns documentos disponíveis no Wintour que podem ser configurados para que o e-mail do contato seja exibido como sugestão para enviar os documentos por e-mail.

          Atenção

          Atualmente está disponível a configuração para os documentos.

          • Carta de cobrança a clientes

          • Cotação de clientes

          • Vouchers

          • Confirmação de clientes

          • Faturas e boletos

          • Nota de débito

          Para os demais documentos gerados pelo sistema, que possuem ligação com o cliente mas não estão na listagem anterior, (Recibos, DVC), será sugerido o envio para o e-mail principal do cadastro, (quando este estiver preenchido).

        • Documentos que serão enviados para o e-mail: a seleção ou não dos documentos impactará na exibição do e-mail do contato para envio dos mesmos da seguinte forma.

          1. E-mal enviado a partir do botão de e-mail disponível na visualização dos documentos

            • Nesses casos se não for selecionado nenhum documento a sugestão de e-mails para enviar o documento ocorrerá da seguinte forma:

              1. Se o e-mail do cadastro principal estiver com a opção, 'Utilizar este e-mail para envio de documentos selecionadas', o e-mail principal será exibido logo na primeira sugestão de envio como pode ser visualizado na imagem abaixo.

                Figura 6.26. Acesso ao módulo de cadastro de grafias de passageiro

                Acesso ao módulo de cadastro de grafias de passageiro


                Dica

                * Para exibir todos e-mails cadastrados do cliente e selecionar o e-mail desejado, clique no botão [ Procurar email ] >> [ Continuar ]

                Figura 6.27. Acesso ao módulo de cadastro de grafias de passageiro

                Acesso ao módulo de cadastro de grafias de passageiro


              2. Se o e-mail principal do cliente não estiver com a opção 'Utilizar este e-mail para envio de documentos selecionadas' selecionada, será exibida a opção de pesquisar e-mails ou informar e-mails manualmente. Na opção de pesquisa serão exibidos todos os e-mails do cadastro do cliente

                Figura 6.28. Acesso ao módulo de cadastro de grafias de passageiro

                Acesso ao módulo de cadastro de grafias de passageiro


            • Se o campo for preenchido com algum documento, o e-mail do contato passa a ser exibido como sugestão na primeira opção de seleção dos e-mail para os documentos selecionados

              Figura 6.29. Exemplo do e-mail do contato configurado para ser sugerido na tela de escolha de e-mail do documento voucher

              Exemplo do e-mail do contato configurado para ser sugerido na tela de escolha de e-mail do documento voucher


              Dica

              * Para exibir todos os e-mails cadastrados do cliente e selecionar o e-mail desejado, clique no botão [ Procurar email ] >> [ Continuar ]

              Figura 6.30. Acesso ao módulo de cadastro de grafias de passageiro

              Acesso ao módulo de cadastro de grafias de passageiro


          2. Envio automatizado dos documentos fatura e boletos por e-mail

            Os documentos fatura e boleto, além de poderem ser enviados por e-mail usando o módulo a partir do menu principal da visualização do documento, como explicado anteriormente, possuem um resultado diferente nas configurações de e-mail quando os documentos são enviados utilizando os módulos:

            • [Enviar por e-mail], disponível no módulo de faturamento;

            • [Enviar boleto por e-mail], disponível no módulo de boleto;

            • [Configurações de faturamento], disponível em [Cadastros] >> [Parametrização] >> [Diversos] >> [Configuração de faturamento].

            Nesses módulos, os e-mails a serem incluídos no destinatário do e-mail gerado para o documento, ocorre de acordo com o que está pré configurado, dessa forma:

            • Se o e-mail principal estiver com a opção 'Utilizar este e-mail para envio de documentos' selecionada ele será exibido no campo destinatário do e-mail,

            • O e-mail dos contatos só serão exibidos no campo destinatário se o documentos fatura/boleto estiver selecionado para os contatos.

      • Fatura Agrupada por centro de custos: para o cadastro de clientes que possuirem centros de custos para faturamento, pode ser definido nesse campo os centros de custos que podem ser enviados no e-mail do respectivo contato.

        Atenção

        O filtro centro de custos sobrepõe a configuração do campo 'Documentos que serão enviados por e-mail', dessa forma, se o contato tiver centros de custos definidos, mesmo se o documento fatura não tiver sido selecionado, o e-mail do contato será exibido no campo destinatário do e-mail gerado com a fatura/boleto que conttém os respectivos centros de custos.

        Esse filtro não afetará as faturas multi-centro de custos, dessa forma, se no cadastro do contato os documentos fatura e boleto não estiverem configurados no campo 'Documentos que serão enviados por e-mail', as faturas multi-centro de custos não poderão ser enviadas no e-mail do contato.

      • Enviar para o contato atual quando o solicitante for: essa opção permite que o envio dos e-mails dos documentos para o contato atual seja configurado para enviar somente para determinados solicitantes informados na venda

        Atenção

        Se o contato também for solicitante de vendas, além dos demais, é obrigatório incluir o próprio nesse campo para o envio de e-mail restritivo por solicitantes

      • Fatura agrupada por Departamento: essa opção permite que o envio do e-mail para o contato seja feito apenas quando a fatura for agrupada para os projetos informados nesse campo

      • Fatura agrupada por Projeto: essa opção permite que o envio do e-mail para o contato seja feito apenas quando a fatura for agrupada para os departamentos informados nesse campo

  • Redes Sociais: Campo para inclusão de rede social do contato

    Dica

    Campo opcional.

    Figura 6.31. Cadastro de rede social do contato

    Cadastro de rede social do contato


  • Cartões/Vistos: utilize esse campo para cadastrar informações de cartão de milhagem e vistos dos contato.

    Figura 6.32. Cadastro de Cartões e vistos de dependente

    Cadastro de Cartões e vistos de dependente


    Dica

    A data de vencimento dos vistos do contato podem ser exibida no módulo de lembretes. Clique aqui, para obter mais informações sobre o módulo de lembretes.

  • Passaportes: para auxiliar nas emissões de aéreo, utilize esse campo para cadastrar dados dos passaportes dos contatos.

    Dica

    A data de vencimento dos passaportes do contato podem ser exibidas no módulo de lembretes. Clique aqui, para obter mais informações sobre o módulo de lembretes.

    Figura 6.33. Cadastro de Cartões e vistos de dependente

    Cadastro de Cartões e vistos de dependente


  • CNH: para auxiliar nas emissões de locação de veículo, utilize esse campo para cadastrar dados da carteira de habilitação do contato.

    Dica

    A data de vencimento da CNH do contato pode ser exibida no módulo de lembretes. Clique aqui, para obter mais informações sobre o módulo de lembretes.

    Figura 6.34. Cadastro de dados de CNH do cliente

    Cadastro de dados de CNH do cliente


  • Observações: campo de texto livre para inclusão de informações adicionais.

    Dica

    Campo opcional.

  • Contato principal: selecione essa opção para identificar o contato principal da empresa.

    Atenção

    • Essa opção afetará somente a impressão de etiquetas, onde o nome do contato principal será exibido impresso na listagem de etiquetas;

    • O envio de documentos não sofrerá nenhuma mudança ao definir um contato como principal.

  • Ativo: desmarque esse campo para inativar o cadastro do contato.

    Atenção

    Os cadastros inativados não serão removidos do sistema, para exibi-los, basta selecionar a opção 'Exibir inativos', disponível na tela principal do cadastro de clientes, conforme destacado na imagem abaixo.

    Figura 6.35. Exibir contatos inativos

    Exibir contatos inativos


  • Opções: o botão opções fica disponível no canto superior esquerdo da tela de cadastro do contato, clique nele para visualizar cadastros opcionais para o contato.

    • Cadastro de grafias de contatos:Utilize essa opção para cadastrar a normalização do nome dos passageiros para os contatos.

      Dica

      A grafia de passageiros requer habilitação através das configurações gerais do sistema, Clique aqui para realizar a leitura do capítulo explicando sobre normalização de passageiros.

      Figura 6.36. Acesso ao módulo de cadastro de grafias de passageiro

      Acesso ao módulo de cadastro de grafias de passageiro


Dica

Importando contatos de clientes cadastrado em arquivo

Para os casos onde a agência possua uma lista grande de contatos de clientes jurídicos, o Wintour permite que essas informações sejam importadas para o cadastro Contatos do cliente. Abaixo seguirá explicações para realizar o procedimento.

Criando arquivo no formato CSV

Será necessário gerar um arquivo no formato CSV contendo os contatos do cliente. Esse arquivo deverá ser criado respeitando as informações a seguir:

Dica

  • O arquivo CSV poderá ser criado a partir de um editor de texto puro como (bloco de notas), mas, devido a praticidade, recomendamos que seja utlizado planilhas eletrônicas para a criação do arquivo ( Ex: Microsoft Excel © ).

  • O arquivo deverá utilizar como serparador dos campos o caracter ponto e vírgula ( ; )

  • Se for utilizado a planilha eletrônica Microsoft Excel © ) basta no momento de salvar o arquivo escolher a opção SALVAR COMO e no Tipo ou formato de saída selecione a opção CSV (MS-DOS) (*.csv), (pois essa opção utiliza o separador por ( ; ) no Excel), conforme destacado na imagem abaixo:

Figura 6.37. Exemplo de como criar o arquivo contendo contatos de clientes para importar para o Wintour

Exemplo de como criar o arquivo contendo contatos de clientes para importar para o Wintour


Atenção

Apesar de algumas informações serem de preenchimento opcional, é OBRIGATÓRIO que Todas as 12 COLUNAS (se estiver utilizando planilha eletrônica, Colunas dede A a L da LINHA 1), sejam preenchidas com os nomes informados abaixo.

  • A linha 1 da 1ª COLUNA (Coluna A na planilha eletrônica) deve ser cadastrada exatamente com o texto Cód. Cliente. As demais linhas dessa coluna devem conter a informação do código dos clientes, para o qual os contatos serão importados.

    Atenção

    Preenchimento obritatório O código do cliente está localizado no campo [Cod. cliente] do cadastro de clientes.

  • A linha 1 da 2ª COLUNA (Coluna B na planilha eletrônica) deve ser cadastrada exatamente com o texto Nome Contato. As demais linhas dessa coluna devem conter a informação do Nome do contato

    Atenção

    É obrigatório preencher essa informação

    Esse campo poderá conter no máximo 100 caracteres

  • A linha 1 da 3ª COLUNA (Coluna C na planilha eletrônica) deve ser cadastrada exatamente com o texto Cargo. As linhas dessa coluna podem ser preenchidas com o Cargo do contato.

    Atenção

    O preenchimento do Cargo é opcional, basta deixar as linhas 2 em diante da coluna C em branco

    Esse campo poderá conter no máximo 30 caracteres

  • A linha 1 da 4ª COLUNA (Coluna D na planilha eletrônica) deve ser cadastrada exatamente com o texto CPF. As linhas dessa coluna podem ser preenchidas com o CPF do contato.

    Atenção

    O preenchimento do CPF é opcional, basta deixar as linhas 2 em diante da coluna D em branco

    Esse campo poderá conter no máximo 20 caracteres

  • A linha 1 da 5ª COLUNA (Coluna E na planilha eletrônica) deve ser cadastrada exatamente com o texto Identidade. As linhas dessa coluna podem ser preenchidas com o RG do contato.

    Atenção

    O preenchimento do RG é opcional, basta deixar as linhas 2 em diante da coluna E em branco

    Esse campo poderá conter no máximo 20 caracteres

  • A linha 1 da 6ª COLUNA (Coluna F na planilha eletrônica) deve ser cadastrada exatamente com o texto Email. As linhas dessa coluna podem ser preenchidas com o e-mail do contato.

    Atenção

    O preenchimento do E-mail é opcional, basta deixar as linhas 2 em diante da coluna F em branco

    Esse campo poderá conter no máximo 100 caracteres

  • A linha 1da 7ª COLUNA (Coluna G na planilha eletrônica) deve ser cadastrada exatamente com o texto Telefone. As linhas dessa coluna podem ser preenchidas com o número do Telefone do contato.

    Atenção

    O preenchimento do Telefone é opcional, basta deixar as linhas 2 em diante da coluna G em branco

    Esse campo poderá conter no máximo 70 caracteres

  • A linha 1 da 8ª COLUNA (Coluna H na planilha eletrônica) deve ser cadastrada exatamente com o texto Celular. As linhas dessa coluna podem ser preenchidas com o número do Celular do contato.

    Atenção

    O preenchimento do Celular é opcional, basta deixar as linhas 2 em diante da coluna H em branco

    Esse campo poderá conter no máximo 60 caracteres

  • A linha 1 da 9ª COLUNA (Coluna I na planilha eletrônica) deve ser cadastrada exatamente com o texto Dt. Nascimento. As linhas dessa coluna podem ser preenchidas com a data de nascimento do contato.

    Atenção

    O preenchimento da data de nascimento é opcional, basta deixar as linhas 2 em diante da coluna I em branco

    A data deverá seguir o formato DD/MM/AAAA (Ex 01/12/2014)

    Esse campo poderá conter no máximo 10 caracteres

  • A linha 1 da 10ª COLUNA (Coluna J na planilha eletrônica) deve ser cadastrada exatamente com o texto Departamento. As linhas dessa coluna podem ser preenchidas com departamento do contato na empresa.

    Atenção

    O preenchimento do departamento é opcional, basta deixar as linhas 2 em diante da coluna J em branco

    Esse campo poderá conter no máximo 20 caracteres

  • A linha 1 da 11ª COLUNA (Coluna K na planilha eletrônica) deve ser cadastrada exatamente com o texto Matrícula. As linhas dessa coluna podem ser preenchidas com o número da matrícula do contato na empresa.

    Atenção

    O preenchimento da matrícula é opcional, basta deixar as linhas 2 em diante da coluna K em branco

    Esse campo poderá conter no máximo 20 caracteres

  • A linha 1 da 12ª COLUNA (Coluna L na planilha eletrônica) deve ser cadastrada exatamente com o texto Observações. As linhas dessa coluna podem ser preenchidas com observações do cadastro do contato.

    Atenção

    O preenchimento das observações é opcional, basta deixar as linhas 2 em diante da coluna L em branco

    Esse campo poderá conter no máximo 200 caracteres

Importando as informações do arquivo csv para o Wintour

Dica

Após criar o arquivo, logue no sistema com um usuário que tenha nível de acesso de administrador e acesse [Outros] >> [Manutenção]

Na janela de manutenção digite no campo [Código da rotina] o texto IMP_CONTATOS_CLIENTE e clique em [Executar rotina] conforme exibido na imagem abaixo. Em seguida, selecione o arquivo CSV que contém os cadastros dos contatos e clique em [Abrir].

Figura 6.38. Importando Contato de Clientes jurídicos

Importando Contato de Clientes jurídicos


Atenção

A importação só será concluída se todos os registros forem válidos, ou seja, se ocorrer algum erro durante a importação nenhuma informação será importada.

Duplicidades serão considerados registros inválidos e deverão ser excluídos do arquivo se necessário para poder concluir a importação.

Listagem Etiquetas de contatos

Utilize o botão da impressora para imprimir listagem e etiquetas dos cadastros de contatos.

Figura 6.39. Listagem e etiquetas de contatos de clientes

Listagem e etiquetas de contatos de clientes


  • Modelo da Etiqueta/Listagem:

    • Etiquetas: selecione uma das opções de etiquetas disponíveis para imprimir os dados dos contatos.

      Dica

      A marca Pimaco é utilizada apenas como referência, outras fabricantes de etiquetas também podem ser utilizadas.

      Utilize o campo de posição da etiquetas, (explicado a seguir) quando for necessário imprimir em folhas com etiquetas já utilizadas.

      • Pimaco 6182/6282/0282

      • Pimaco 6180/6280/0280/5080

      • Pimaco 6081/6181/6281

    • Listagem: utilize essa opção para imprimir uma listagem contendo os dados dos contatos.

    • Excel: utilize essa opção para exportar os dados dos contatos para arquivo em formato planilha excel.

    • XML: utilize essa opção para exportar os dados dos contatos para arquivo formato XML.

  • Filtros de pesquisa: essa parte contém opções para filtrar o resultado da pesquisa

    • Aniversariantes do mês: esse filtro permite listar apenas os contatos que fazem aniversário em um determinado mês

    • Clientes: esse filtro permite listar apenas contatos de clientes específicos.

  • Quanto às etiquetas: para aproveitar a folha de etiquetas, seleciona a partir de qual etiqueta deverá iniciar a impressão.

    Dica

    A contagem da etiqueta inicia de cima para baixo da esquerda para a direita.

  • Somente clientes com e-mail: selecione essa opção para listar contatos apenas de clientes que estejam com o campo e-mail preenchido com a opção enviar correspondência selecionada.

    Atenção

    Serão listados apenas contatos de clientes que estejam com o cadastro ativo e com o campo e-mail preenchido e com o campo enviar correspondência selecionado.

Informações da última compra

Esse campo exibe a data e o número da ultima venda cadastrada para o cliente.

Atenção

As vendas canceladas não serão exibidas no relatório.

Listas de clientes

Essa guia exibirá todas as listas de clientes que o respectivo cadastro faz parte. O sistema permite criar listas de clientes para facilitar o preenchimento dos filtros de pesquisas quando é necessário, por exemplo, pesquisar e exibir relatórios para vários clientes, ao invés de pesquisar cliente por cliente, poderá ser utilizado a lista já contendo todos os clientes.

Figura 6.40. Listas de clientes

Listas de clientes


  • Clique no botão disponível na coluna lateral dentro do cadastro de listas (destacado em vermelho na imagem anterior), para:

    Criar uma nova lista para o cliente(botão [ Incluir F3 ] 1), incluir o cliente em uma lista existente (2) conforme destacado na imagem abaixo.

    Dica

    Utilize o campo de pesquisa 'Texto a procurar', para filtrar por listas cadastradas de acordo com o texto informado.

    Figura 6.41. Cadastrando uma nova lista (1), ou apenas incluir o cliente em listas pré existentes (1)

    Cadastrando uma nova lista (1), ou apenas incluir o cliente em listas pré existentes (1)


    1. Clique no botão [ Incluir F3 ] para cadastrar uma nova lista.

      • De um nome para a lista no campo 'Descrição';

      • Clique no botão [ + ] na tabela de clientes para abrir a tela de pesquisa de clientes e selecionar os clientes da nova lista.

        Dica

        • A pesquisa permite selecionar todos os cadastros que estejam listados na tela.

        • Após transferir os cadastros selecionados, a tela de pesquisa é reaberta automáticamente para uma nova pesquisa.

        Figura 6.42. Pesquisa de clientes para inclusão nas listas

        Pesquisa de clientes para inclusão nas listas


        Atenção

        • Só será permitido selecionar os cadastros listados na tela após a pesquisa, de forma que, ao realizar uma nova pesquisa a seleção dos cadastros feita anteriormente será desconsiderada.

        • Se nenhum item for selecionado na primeira coluna, é possível transferir o cadastro que estiver selecionado, conforme destaca a imagem abaixo

          Figura 6.43. Transferir cliente selecionado

          Transferir cliente selecionado


      • Após concluir a seleção dos clientes desejados, feche a tela de pesquisa e a tela de lista de clientes, em seguida transfira a nova lista para o cadastro de listas do cliente.

    2. Se a lista que o cliente fará parte já estiver cadastrada, basta selecioná-la e clicar em transferir.

Auditoria

A auditoria permite identificar os usuários que realizaram cadastros, alterações e exclusões das listas de clientes.

Dica

O módulo está disponível a partir do botão opções confome destaca a imagem abaixo:

Figura 6.44. Acesso à auditoria de lista de clientes

Acesso à auditoria de lista de clientes


Pagamento eletrônico

Figura 6.45. Pagamento eletrônico

Pagamento eletrônico


O cadastro dos dados bancários do cliente torna-se obrigatório apenas para utilização do módulo de pagamentos eletrônicos que exige o pré cadastro para poder registrar o pagamento para o cliente.

Dica

Clique aqui para saber mais sobre pagamento eletrônico.

O cadastro permite informar dados bancários para DOC/TED.Crédito em CC e Dados para PIX

  • Dados DOC/TED/Crédito em CC

    Figura 6.46. Dados bancários

    Dados bancários


    • Banco: Código numérico do banco

    • Agência: número da agência

    • Conta Corrente: número da conta corrente

    • Dígito: Dígito da conta corrente

    • Conta principal: selecione essa opção para indicar se a conta for a principal

  • Dados Pix

    Figura 6.47. Chave Pix

    Chave Pix


    • Tipo: tipo do pix (CPF CNPJ, E-mail, Celular, Chave aleatória).

    • Chave Pix: número da chave pix

Campos específicos para cliente físicos

Abaixo serão listados os campos específicos para cadastro de clientes Físicos.

  • Data de Nascimento: data de nascimento da pessoa física;

  • País /Nacion: esse campo pode ser preenchido com o País referente a nacionalidade do cliente;

    Atenção

    O código dos países deve ser cadastrados pelo próprio usuário.

  • Estado Civil: estado civil da pessoa física;

  • CPF: número de cpf do cliente;

    Atenção

    A validação feita no campo não diz respeito se o CPF de fato existe, mas sim se o número informado respeita a regra de criação do mesmo.

  • Dependentes: explicado a seguir;

  • Identidade: número da identidade do cliente;

  • Tit. Tratamento: titulo de tratamento do cliente.

Cartões/Vistos

Nessa guia podem ser cadastradas informações de cartões de milhagem, vistos do passageiro e cartões de crédito. Abaixo seguirá explicação de cada uma das opções

Cartões de milhagem

Cadastre os cartões de milhagem de seus clientes nesse campo. O cadastro tem o objetivo de facilitar as emissões com milhagem do cliente.

Figura 6.48. Cadastro dos cartões de milhas do cliente

Cadastro dos cartões de milhas do cliente


  • Cia aérea: informe o nome da cia aérea;

  • Núm. Cartão: informe o número do cartão de milhagem do cliente;

  • Observações: campo de texto livre para digitar observações.

Atenção

O Wintour não possui controle de milhas. O cadastro disponível é apenas para informações dos dados do cartão de milhagem.

Vistos

Utilize esse campo para incluir as informaões dos vistos do passageiro.

Figura 6.49. Cadastro de vistos

Cadastro de vistos


  • País: preencha o país do visto do cliente

  • Validade: preencha a data de validade do visto.

    Dica

    A data de validade do visto pode ser exibida no módulo de lembretes do sistema. Clique aqui, para obter mais informações sobre o módulo de lembretes.

  • Observações: campo de texto livre para registrar observações do cadastro de vistos.

Cartões de crédito de pessoa física

Utilize esse campo para incluir as informações dos cartões de crédito do cliente.

Atenção

As informações do número do cartão de crédito são criptografadas.

O acesso às informações contidas nesse campo pode ser configurada por usuário, isto é, o Wintour permite definir quais usuários terão acesso às informações do campo cartão de crédito do módulo [Cliente].

Figura 6.50. Cadastro de cartões de crédito de clientes

Cadastro de cartões de crédito de clientes


  • Cartão: campo para preenchimento do nome do cartão (Mastercard, Itau-Visa, etc...)

    Atenção

    O campo possui apenas 10 digitos

  • Número: campo para preenchimento do número do cartão de crédito do cliente

    Atenção

    Após cadastrar o cartão, a visualização e alteração do número do cartão não poderá ser feita diretamente da tela principal do cadastro de cliente, como destaca a imagem abaixo.

    Figura 6.51. Cadastro de cartões de crédito de clientes

    Cadastro de cartões de crédito de clientes


    A visualização e alteração do número do cartão é realizada através do botão de alteração destacado na imagem anterior.

    Durante a edição de um cartão já cadastrado, será disponibilizado um botão no formato de lupa ao lado do campo [Número] conforme destaca a imagem abaixo. Esse botão exibirá as opções de visualização e edição do número do cartão.

    Figura 6.52. Cadastro de cartões de crédito de clientes

    Cadastro de cartões de crédito de clientes


    Explicação das opções

    • Visualizar o número do cartão

      Essa opção permite visualizar o número completo do cartão selecionado

      Figura 6.53. Visualização do número completo do cartão do cliente

      Visualização do número completo do cartão do cliente


      Atenção

      Somente usuários com permissão configurada no cadastro de usuários do sistema, terão acesso a visualização completa de todos os dígitos do cartão do cliente

    • Alterar o número do cartão

      Essa opção permite alterar/mudar o número do cartão de crédito do cliente

      Figura 6.54. Alteração do número do cartão do cliente

      Alteração do número do cartão do cliente


  • Vencimento: campo para preenchimento da data de expiração/vencimento do cartão.

    Atenção

    O formato do campo é MM/AAAA

  • Nome Impresso: campo para preenchimento do nome impresso do cartão

  • Cod Seg: campo para preenchimento do código de segurança do cartão.

  • Dia Vct. Cartão: campo para preenchimento da data que vence a fatura do cartão do cliente.

  • Cartão corporativo: utilizado nos cartões corporativos de clientes juridicos para utilização no sistema reserve. Clique aqui para saber mais sobre o campo.

  • Número Cliente: campo para uso dos cartões corporativos EBTA

  • Observações: campo para preenchimento de observações.

Dependentes

Utilize esse campo para incluir os dependentes do cliente físico;

Figura 6.55. Cadastro de dependentes de clientes físicos

Cadastro de dependentes de clientes físicos


  • Nome: preencha com o nome do dependente;

  • Parentesco: parentesco do depedente com o cliente

    Dica

    Campo opcional.

  • Data Nascimento: data de nascimento do dependente

    Dica

    Campo opcional.

    se o campo estiver preenchido, o aniversário do cliente poderá ser exibida no módulo de lembretes. Clique aqui, para obter mais informações sobre o módulo de lembretes.

  • Identidade: número da identidade do dependente;

    Dica

    Campo opcional.

  • CPF: número do cpf do do dependente;

    Dica

    Campo opcional.

  • Telefone: número de telefone do dependente

    Dica

    Campo opcional.

  • Celular: número de celular do dependente

    Dica

    Campo opcional.

  • E-mail: e-mail do dependente

    Dica

    Campo opcional.

    Atenção

    O e-mail do contato pode ser utilizado para enviar os documentos gerados pelo sistema.

    • Configuração de envio de documentos para os e-mails do cliente:

      • Documentos disponíveis: essa coluna exibe alguns documentos disponíveis no Wintour que podem ser configurados para que o e-mail do contato seja exibido como sugestão para enviar os documentos por e-mail.

        Atenção

        Atualmente está disponível a configuração para os documentos.

        • Carta de cobrança a clientes

        • Cotação de clientes

        • Vouchers

        • Confirmação de clientes

        • Faturas e boletos

        • Nota de débito

        Para os demais documentos gerados pelo sistema, que possuem ligação com o cliente mas não estão na listagem anterior, (Recibos, DVC), será sugerido o envio para o e-mail principal do cadastro, (quando este estiver preenchido).

      • Documentos que serão enviados para o e-mail: a seleção ou não dos documentos impactará na exibição do e-mail do contato para envio dos mesmos da seguinte forma

        1. E-mail do documento gerado a partir do botão disponível na barra de menu da visualização dos documentos.

          • Nesses casos, se não for selecionado nenhum documento a sugestão de e-mails para enviar o documento ocorrerá da seguinte forma:

            1. Se o e-mail do cadastro principal estiver com a opção, 'Utilizar este e-mail para envio de documentos' selecionadas, o e-mail principal será exibido logo na primeira sugestão de envio como pode ser visualizado na imagem abaixo.

              Figura 6.56. E-mail principal do cadastro do cliente exibido na tela de seleção de e-mails para enviar documentos a partir da tela de visualização.

              E-mail principal do cadastro do cliente exibido na tela de seleção de e-mails para enviar documentos a partir da tela de visualização.


              Dica

              * Para exibir todos e-mails cadastrados do fornecedor e selecionar o e-mail desejado, clique no botão [ Procurar email ] >> [ Continuar ]

              Figura 6.57. Exibir todos os e-mails do cliente

              Exibir todos os e-mails do cliente


            2. Se o e-mail principal do cliente não estiver com a opção 'Utilizar este e-mail para envio de documentos' selecionada, será exibida a opção de pesquisar e-mails ou informar e-mails manualmente. Na opção de pesquisa serão exibidos todos os e-mails do cadastro do cliente.

              Figura 6.58. Opção de pesquisar exibida diretamente.

              Opção de pesquisar exibida diretamente.


          • Se o campo for preenchido com algum documento, o e-mail do contato passa a ser exibido como sugestão na primeira opção de seleção dos e-mails para os documentos selecionados.

            Figura 6.59. Conferência de extratos

            Conferência de extratos


            Dica

            *Para exibir todos os e-mails cadastrados do cliente e selecionar o e-mail desejado, clique no botão [ Procurar email ] >> [ Continuar ]

            Figura 6.60. Acesso ao módulo de cadastro de grafias de passageiro

            Acesso ao módulo de cadastro de grafias de passageiro


        2. Envio automatizado dos documentos fatura e boletos por e-mail

          Os documentos fatura e boleto, além de poderem utilizar o envio de e-mail a partir do menu principal da visualização do documento, como explicado anteriormente, possuem um resultado diferente nas configurações de e-mail quando os documentos são enviados a pártir dos módulos:

          • [Enviar por e-mail], disponível no módulo de faturamento;

          • [Enviar boleto por e-mail], disponível no módulo de boleto;

          • [Configurações de faturamento], disponível em [ Cadastros ] >> [ Parametrização ] >> [ Diversos ] >> [ Configuração de faturamento ].

          Nesses módulos, os e-mails a serem incluídos no destinatário do e-mail gerado para o documento, ocorre de acordo com o que está pré configurado, dessa forma:

          • Se o e-mail principal estiver com a opção 'Utilizar este e-mail para envio de documentos' selecionada, ele será exibido no campo destinatário do e-mail,

          • O e-mail dos contatos só serão exibidos no campo destinatário se o documentos fatura/boleto estiver selecionado para os contatos.

  • Redes Sociais: campo para cadastro das redes sociais do dependente;

    Dica

    Campo opcional.

    Figura 6.61. Cadastro de rede social do dependente

    Cadastro de rede social do dependente


  • Cartões/Vistos: utilize esse campo para cadastrar informações de cartão de milhagem e vistos dos dependentes.

    Figura 6.62. Cadastro de Cartões e vistos de dependente

    Cadastro de Cartões e vistos de dependente


    Dica

    A data de vencimento dos vistos do dependente podem ser exibida no módulo de lembretes. Clique aqui, para obter mais informações sobre o módulo de lembretes.

  • Passaportes: para auxiliar nas emissões de aéreo, utilize esse campo para cadastrar dados dos passaportes dos dependentes.

    Dica

    A data de vencimento dos passaportes do dependente podem ser exibida no módulo de lembretes.Clique aqui, para obter mais informações sobre o módulo de lembretes.

    Figura 6.63. Cadastro de Cartões e vistos de dependente

    Cadastro de Cartões e vistos de dependente


  • CNH: para auxiliar nas emissões de locação de veículo, utilize esse campo para cadastrar dados da carteira de habilitação do dependente

    Dica

    A data de vencimento da CNH do dependente pode ser exibida no módulo de lembretes.Clique aqui, para obter mais informações sobre o módulo de lembretes.

    Figura 6.64. Cadastro de dados de CNH do cliente

    Cadastro de dados de CNH do cliente


  • Observações: campo de texto livre para inclusão de informações adicionais.

    Dica

    Campo opcional.

  • Opções: o botão opções fica disponível no canto superior esquerdo da tela de cadastro do dependente, clique nele para visualizar cadastros opcionais para o contato.

    • Cadastro de grafias de contatos: utilize essa opção para cadastrar a normalização do nome dos passageiros para os dependentes.

      Dica

      A grafia de passageiros requer habilitação através das configurações gerais do sistema, clique aqui para realizar a leitura do capítulo explicando sobre normalização de passageiros.

      Figura 6.65. Acesso ao módulo de cadastro de grafias de passageiro

      Acesso ao módulo de cadastro de grafias de passageiro


Listagem Etiquetas de dependentes

Utilize o botão da impressora para imprimir listagem e etiquetas dos cadastros de dependentes.

Figura 6.66. Listagem e etiquetas de dependentes

Listagem e etiquetas de dependentes


  • Modelo da Etiqueta/Listagem:

    • Etiquetas: selecione uma das opções de etiquetas disponíveis para imprimir os dados dos dependentes.

      Dica

      A marca Pimaco é utilizada apenas como referência, outras fabricantes de etiquetas também podem ser utilizadas.

      Utilize o campo de posição da etiquetas, (explicado a seguir) quando for necessário imprimir em folhas com etiquetas já utilizadas.

      • Pimaco 6182/6282/0282

      • Pimaco 6180/6280/0280/5080

      • Pimaco 6081/6181/6281

    • Listagem: utilize essa opção para imprimir uma listagem contendo os dados dos dependentes.

    • Excel: utilize essa opção para exportar os dados dos dependentes para arquivo em formato planilha excel.

    • XML: utilize essa opção para exportar os dados dos dependentes para arquivo formato XML.

  • Filtros de pesquisa: essa parte contém opções para filtrar o resultado da pesquisa

    • Aniversariantes do mês: esse filtro permite listar apenas os dependentes que fazem aniversário em um determinado mês

    • Clientes: esse filtro permite listar apenas dependentes de clientes específicos.

  • Quanto às etiquetas: para aproveitar a folha de etiquetas, seleciona a partir de qual etiqueta deverá iniciar a impressão.

    Dica

    A contagem da etiqueta inicia de cima para baixo da esquerda para a direita.

  • Somente clientes com e-mail: selecione essa opção para listar dependentes apenas de clientes que estejam com o campo e-mail preenchido com a opção enviar correspondência selecionada.

    Atenção

    Somente são listados dependentes de clientes que estejam com o cadastro ativo e com o campo e-mail preenchido e com o campo enviar correspondência selecionado.

Redes Sociais

Cadastre as redes sociais de seus clientes nesse módulo.

Figura 6.67. Cadastro de rede social do cliente físico

Cadastro de rede social do cliente físico


  • Rede Social: selecione a rede social a ser cadastrada.

    Dica

    Utilize a lupa para pesquisar as redes sociais cadastradas e incluir novos cadastros, caso seja necessário.

  • Usuário: preencha o nome do usuário como é exibido na rede social.

Outras Informações

Nesse campo poderá ser cadastrado informações referentes a passaporte, carteira de habilitação e preferencias do cliente com relação a poltrona e tipo de alimentação.

Figura 6.68. Outras informações cadastro cliente

Outras informações cadastro cliente


  • Dados Passaporte 1 e 2: essa parte permite cadastrar até dois passaportes para o mesmo cliente

    • Nr Passaporte: cadastro do número do passaporte do cliente

    • País passaporte: país do Passaporte

    • Emissão Passap: data de emissão do passaporte

    • Validade Passap: validade do passaporte

      Dica

      A data de vencimento dos passaportes do cliente podem ser exibidas no módulo de lembretes. Clique aqui, para obter mais informações sobre o módulo de lembretes.

    • Listagem de passaporte: Através desse campo é possível imprimir uma listagem de passaportes de clientes que estão vencendo.

  • Dados Preferenciais

    • Poltrona Assento: cadastre nesse campo as preferências de assento do passageiro;

      Atenção

      poderá ser cadastrados até 2 (dois) passaportes por cliente.

    • Tipo de Alimentação: Tipo preferencial de alimentação do cliente;

  • CNH

    • Número da CNH: número da carteira de habilitação

    • Validade da CNH: validade da CNH

    • Primeira Habilitação: data da primeira habilitação

Campos específicos para cliente jurídicos

Abaixo serão listados os campos específicos para cadastro de clientes jurídicos.

  • CNPJ: auto explicativo.

    Atenção

    A validação feita no campo não diz respeito se o CNPJ de fato existe, mas sim se o número informado respeita a regra de criação do mesmo.

  • Insc. Estadual: instrição estadual do cliente;

    Atenção

    Quando o cliente for isento de inscrição estadual preencha o campo com o texto ISENTO;

  • Insc. Municipal: inscrição municipal do cliente;

  • Contato: detalhado a seguir. Clique aqui para pular para a explicação do contato;

  • Cartão PJ: detalhado a seguir. Clique aqui para pular para a explicação do cartão;

  • Departamentos: detalhado a seguir. Clique aqui para pular para a explicação do departamento;

  • Projetos: detalhado a seguir. Clique aqui para pular para a explicação do projeto.

Cartão PJ (cartão de crédito)

Cadastro de cartões de crédito de pessoa jurídica. As informações contidas nesse campo são criptografadas.

Atenção

Esse cadastro segue as mesmas observações explicadas no cadastro de cartões de crédito de cliente físico, destacando apenas os campos 'Cartão corporativo' e Número Cliente que apesar de presente no cadastro de cliente físico, são utilizados principalmente em cartões corporativos de clientes jurídicos.

O campo Cartão Corporativo é utilizado apenas nas integrações de vendas com o sistema Reserve para identificar a forma de pagamento do respectivo cartão corporativo que deverá ser preenchida no cadastro da venda.

Clique aqui para mais informações sobre a identificação do tipo cartão corporativo na interface com o sistema Reserve.

O campo 'Número cliente' deverá ser preenchido nos cartões corporativos EBTA quando o número do cartão é enviado no arquivo com máscara, etc... Clique aqui para saber mais sobre o cartão corporativo EBTA.

Figura 6.69. Destaque do campo cartão corporativo e campo número cliente utilizado nos cartões de pessoa jurídica.

Destaque do campo cartão corporativo e campo número cliente utilizado nos cartões de pessoa jurídica.


Dica

Clique aqui para visualizar a explicação dos demais campos do cartão corporativo,

Departamentos

Cadastre nesse campo o nome dos departamentos dos passageiros que viajam pela empresa.

Dica

O cadastro do departamento normalmente é solicitado pelo cliente corporativos que desejam receber suas faturas contendo essa informação

Figura 6.70. Cadastro de departamentos do cliente

Cadastro de departamentos do cliente


Atenção

O campo permite no máximo 40 caracteres

Desmarque o campo 'Ativo' apenas quando for necessário inativar o cadastro;

Projetos

Esse campo serve para cadastrar o nome dos projetos que o cliente está participando.

Atenção

O cadastro do projeto só é obrigatório quando o cliente solicita a agência para incluir essa informação nas vendas que compõe a fatura permitindo identificar na fatura os projetos das emissões de cada passageiro.

As faturas também podem ser emitidas agrupadas por projeto.

Figura 6.71. Cadastro de projetos do cliente

Cadastro de projetos do cliente


Atenção

O campo permite no máximo 60 caracteres

Desmarque o campo 'Ativo' apenas quando for necessário inativar o cadastro;

Pagtos Eletrônicos

Campo utilizado para preencher os dados bancários do fornecedor.

  • Dados DOC/TED/ Crédito em CC: os dados do cliente preenchidos nesse campo podem ser utilizados no cadastro de DOC/TED/Crédito em CC do pagamento eletrônico

  • Dados Pix: os dados do cliente preenchidos nesse campo podem ser utilizados no cadastro de PIX do pagamento eletrônico

    Figura 6.72. Cadastro da chave Pix.

    Cadastro da chave Pix.


    Atenção

    • Chave Principal: a chave marcada com essa opção será pré selecionada no cadastro de Pix no pagamento eletrônico

    • Para facilitar o cadastro, a chave Pix celular já virá com o número +55 preenchido. Essa informação é obrigatória para o envio de pix para os bancos

Contratos(Mesclar dados arquivo .odt)

O Wintour permite mesclar os dados presentes no módulo de cadastro de clientes em modelos de documentos (contratos), que estejam salvos na extensão .odt.

Dica

Clique aqui para saber mais sobre o módulo de contratos.

Figura 6.73. Acesso ao módulo de contratos

Acesso ao módulo de contratos


Atenção

  • A antiga mesclagem de dados foi descontinuada. Em seu lugar encontra-se o módulo Contrato visto anteriormente.

  • A mesclagem continuará sendo exibida somente nos sistemas que alguma vez utilizaram o módulo antes de ser descontinuado.

    Apesar de continuar sendo exibida, recomendamos o uso do módulo contrato. Caso seja necessário, clique aqui para saber mais sobre a antiga mesclagem.

Figura 6.74. Acesso a antiga mesclagem de dados para documentos no formato Word

Acesso a antiga mesclagem de dados para documentos no formato Word


Auditoria

Através do botão [Opções] o usuário poderá obter informações de auditoria com informações do usuário quem realizou o cadastro do cliente e também alterações realizadas no cadastro do cliente.

Atenção

A auditoria exibirá informações referente a alterações ocorridas após a versão 4.0.0.181

Figura 6.75. Auditoria do cadastro de clientes

Auditoria do cadastro de clientes


Explicação dos campos

  • Apenas as informações principais do cliente: essa opção exibirá a auditoria somente dos campos principais da tela inicial do cadastro de clientes.

  • Informações do cliente e tabelas acessórias: essa opção exibirá a auditoria completa do cadastro de clientes contendo informações tanto dos campos principais como também dos campos de Cartões/Vistos, Dependentes, Outras informações, centro de custos, limite de crédito etc...

    Atenção

    Para os casos em que o cadastro de cliente tenham muitos registros relacionados como (centros de custos, contatos, etc..), o sistema passará a exibir a mensagem abaixo:

    "O sistema identificou que este processo pode ser demorado, para estes casos sugerimos algumas opções"

    • () 1 - Exibir log apenas do registro principal. Essa opção não exibirá o log dos registros relacionados

    • () 2 - Exibir log do registro principal e também dos registros relacionados (contatos, centros de custos, etc), mas exibindo apenas alterações ocorridas nos últimos 30 dias.

      Atenção

      Essa opção exibirá a auditoria do cadastro principal e dos registros relacionados apenas dos ultimos 30 dias

    • () 3 - Buscar o log completo. Essa opção é a mais demorada pois exibirá a auditoria completa.

      Atenção

      Em caso de quantidade de registros muito grande o sistema apresentará mensagem de erro 'Não foi possível obter o log de clientes no tempo estipulado (5000 minutos).' sendo necessário utilizar a opção 2.

Normalização de cadastro de passageiros

Como nos serviços do turismo normalmente os passageiros que irão utilizar os serviços contratados são descritos nos documentos dos serviços com o padrão sobrenome/nome, o sistema permite que sejam definidos para: Dependentes de Clientes Físicos, Contatos de Pessoas Jurídicas e para o próprio Clientes Físico, um ou mais formatos de grafia de passageiro.

A normalização das grafias estão disponíveis apartir do botão [Opções] do cadastro de cliente físico e através do botão [Opções] para os cadastros de dependentes dos clientes físicos e os contatos dos clientes jurídicos, conforme exibe imagem abaixo.

Atenção

Clique aqui para visualizar o documento com explicação completa do módulo de Normalização do nome do passageiro

Figura 6.76. Configurações adicionais de cadastro de clientes

Configurações adicionais de cadastro de clientes


Configurações adicionais ao cadastro de clientes

No módulo de cadastro de clientes poderão ser definido alguns campos que deverão ter seu preenchimento como obrigatório no cadastro de clientes de clientes (acessível apenas para usuários com senha de administrador). Para acessar esta opção, clique no botão [Outros] >> [Configurações gerais], conforme exibe a imagem abaixo.

Figura 6.77. Configurações adicionais de cadastro de clientes

Configurações adicionais de cadastro de clientes


Explicação dos campos

  • Nessa tela poderá ser definido se o preenchimento dos campos: [CPF], [CNPJ], [Campo e-mail], [Campo e-mail de contato obrigatório], [Campo e-mail de dependentes obrogatório] [Telefone], [Endereço], [Data de Nascimento], Campo [Cadastrado por], [Cadastrado por] e campo [Data cadastro], será obrigatório durante o cadastro de clientes.

    Nos cadastros de CPF e CNPJ ainda é possível definir se será permitido cadastro de clientes com duplicidade de CNPJ ou CPF.

    Para o campo [Data Cadastro] é possível definir se esse campo campo poderá ou não ser alterado

    Atenção

    A checagem de obrigatoriedade fuincionará da seguinte forma:

    • Cliente Pessoa Física: no cadastro de pessoa física, será obrigatório preencher CPF apenas quando o campo [País/NAC], estiver em branco ou preenchido com o código BR.

    • Cliente Pessoa Jurídica: no cadastro de pessoa jurídica, será obrigatório preencher o CNPJ somente quando o campo [País/END], estiver em branco ou preenchido com o código BR.

  • Para o cadastro de e-mail, é possível definir que o sistema não permita o usuário prosseguir com o cadastro do cliente caso o e-mail não seja válido.

    Atenção

    a validação não tem como objetivo verificar a existência do e-mail, mas sim a checagem do uso de caracteres inválidos ou algumas formatações previstas.

  • Controlar/bloquear lançamentos de acordo com o limite de crédito configurado para os clientes limite de crédito default: esse campo está ligado ao controle de limite de crédito do cadastro de clientes para compras faturadas diretamente pela agência.

    Atenção

    O controle de limite de crédito só será feito pelo sistema se a opção SIM tiver sido selecionada. Se o usuário não desejar controlar o limite de crédito basta marcar a opção como NÃO

    • Checagem de limite de crédito considera vendas com [Situação Contábil = N] (Não gera financeiro)]: selecione essa opção somente nos casos em que a checagem do limite de crédito do cliente também deva considerar vendas estão definidas para não gerar financeiro;

    • Limite de crédito default: se for ativado o controle de limite de crédito do sistema, nesse campo deverá ser definido o limite de crédito padrão para novos cadastros de clientes.

      Atenção

      Se o cliente não tiver limite de crédito pré definido diretamente no módulo de cadastro de clientes, prevalecerá o limite default do sistema, se o cliente tiver algum limite pré definido diretamente no seu cadastro, o limite de crédito default será desconsiderado.

    • Exemplos:

      Limite default do sistema = R$ 5.000,00.

      • Cliente A, limite = 0 ou não cadastrado, prevalece o limite default = R$ 5.000,00.

      • Cliente B, limite = 1000, prevalece o limite do cliente, ou seja, o cliente B terá o limite de R$ 1000,00.

    Atenção

    caso não deseje liberar nenhum limite default (padrão), deixe o campo [limite default] = R$ 0,00.

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