WINtour Internet WIntour Internet
WIntour Internet WIntour Internet

Capítulo 135. Nota de débito,Nota de crédito e Fatura/Boleto

Dica

[Financeiro] >> [ND/NC/FAT]

Introdução

Esse módulo permite a emissão de três tipos de documentos muito utilizados pelas agências de viagens: Nota de débito (ND), Nota de Crédito (NC) e Fatura (FAT). A forma de emissão e manutenção nos documentos através do WINtour são semelhantes o que mudará é apenas quando cada documento poderá ser utilizado.

  • Nota de Débito (ND): as notas de débito estão sempre relacionadas ao [Contas a Receber] do sistema sendo a ND normalmente emitida contra clientes. Para algumas agências o documento é conhecido como nota de entrega de bilhetes, e é emitida para “avisar” ao cliente do débito em função de uma determinada emissão, diferentemente da fatura, a ND é emitida sempre que tem emissão, já a fatura é emitida no fim do decêndio. A ND não é um documento obrigatório, independente de haver ND emitida ou não, após o lançamento, a venda já estará no contas a receber. A emissão do documento ou não é uma decisão administrativa da agência.

    Atenção

    A nota de débito (ND) poderá ser emitido tanto para saldo positivo (Débito) quanto para saldo negativo (Crédito).

  • Nota de Crédito (NC): as notas de crédito estão sempre relacionadas ao [contas a pagar] do sistema. A NC geralmente é emitida contra fornecedores sendo os maiores casos de utilização do documento para os clientes da agência que são outras agências de viagens, pois geralmente, para esses casos, esses clientes são comissionados e a comissão é enviada deduzida do total que a agência tem a receber do mesmo, quando o valor a receber do cliente pela agência referente a comissão é maior do que ele tem a pagar, a agência poderá emitir uma NC constando o total que o cliente tem a receber. A NC também não é um documento obrigatório, sendo assim, independente do documento estar emitido, após o lançamento da venda, o sistema irá gerar as contas a pagar. A emissão do documento também é uma decisão administrativa da agência.

    Atenção

    A nota de crédito (NC) poderá ser emitido tanto para saldo positivo (Crédito) quanto para saldo negativo (Débito).

  • Faturas (FAT): a fatura assim com a nota de débito está sempre relacionada ao [contas a receber] do sistema. Geralmente é emitida contra clientes corporativos, normalmente no fechamento do decêndio, mas há alguns casos que, por decisão administrativa, a agência emite as faturas diariamente. Através da emissão da fatura a agência também poderá emitir boletos bancários através do WINtour.

    Atenção

    Diferentemente da NC e da ND a fatura só poderá ser emitida para saldo positivo.

OBS: Para todos os documentos, caso a agência necessite, poderão ser incluídos nos mesmos não somente itens de vendas, mas também itens lançados manualmente no módulo Financeiro e os cadastrados no módulo de Reembolsos. O acesso ao módulo de Nota de Débito, Nota de Crédito e Fatura é realizada através, de [Financeiro]>>[ND/NC/FAT] conforme exibe a imagem abaixo.

Atenção

A explicação dos itens relacionados aos documentos conterá mais itens de fatura, pois o conteúdo é válido tanto para ND quanto NC.

Os itens que não constarem na ND e/ou NC serão mencionados quando os mesmos estiverem sendo explicados.

Alguns módulos que constem somente na Nota de Crédito serão explicados e informados que só estão presentes na Nota de Crédito

A tela de Faturas existem divesos módulos que serão destacadas abaixo item a item a seguir.

Opções a serem realizadas no módulo de faturas

Na tela de Faturas existem divesos módulos que serão destacadas abaixo item a item a seguir.

Figura 135.1. Opções de botões do módulo de faturas e Nota de crédito

Opções de botões do módulo de faturas e Nota de crédito


Emitindo Faturas

O procedimento para emissão da Fatura é realizado através do botão [Emitir] disponível na tela principal dos itens de Fatura.

Figura 135.2. Módulo de emissão de Faturas

Módulo de emissão de Faturas


Período

Nesse campo deverá ser informado o período que o usuário deseja realizar a pesquisa de itens passíveis de faturamento.

Tipo de Período

Através desse campo poderá ser selecionado o tipo ao qual período informado no campo anterior se refere

  • Vencimento: elecionando esse tipo a pesquisa dos itens a faturar será baseada na data de vencimento dos itens que se encontrarem dentro do período informado.

  • Lançamento: selecionando esse tipo a pesquisa dos itens a faturar será baseada na data de lançamento dos itens que se encontrarem dentro do período informado.

Filtros opcionais

Os filtros disponíveis nesse campo são de preenchimento opcional.

  • Cód. do Devedor (opcional): opcionalmente esse campo poderá ser utilizado para que o sistema realize a pesquisa de itens pendente de faturamento apenas para um ou mais devedores (sacados) informados no campo.

    Dica

    Para emitir faturas para uma lista de clientes clique na primeira lupa disponível ao lado do campo.

    Figura 135.3. Emissão de fatura para uma lista de clientes

    Emissão de fatura para uma lista de clientes


    • Se a lista já estiver cadastrada selecione-a e clique no botão Transferir.

    • Caso a lista não esteja cadastrada, clique no botão Incluir, em seguida inclua os clientes que farão parte da Lista. Concluído o cadastro selecione a lista e clique em Transferir.

  • Cód. Produto (opcional): opcionalmente, esse campo poderá ser utilizado para que o sistema realize a pesquisa de itens pendente de faturamento para um ou mais produtos.

  • Formas de Pagamento (opcional): opcionalmente, esse campo poderá ser utilizado para que o sistema realize a pesquisa de itens pendente de faturamento para uma ou mais forma de pagamento.

  • Status: opcionalmente, esse campo poderá ser utilizado para que o sistema realize a pesquisa de itens pendente de faturamento, para um ou mais status da venda

  • CCA (Centro de custos da agência): opcionalmente, esse campo poderá ser utilizado para que o sistema realize a pesquisa de itens pendente de faturamento para um ou mais centros de custo da agência.

  • Tipo D/I: opcionalmente, esse campo poderá ser utilizado para que o sistema realize a pesquisa de itens pendente de faturamento apenas para o tipo Doméstico, Internacional ou para os dois tipos (ambos).

Tipos de contas

Através desse campo o usuário poderá selecionar quais tipos de conta deverão ser consideradas na pesquisa. As contas oferecidas são Cartão Maquina Própria, Cliente, Emissor/Promotor, Fornecedor, Outras Taxas.

Atenção

Por padrão todas os tipos de contas já se encontram selecionadas.

Incluir outras pendências

Opcionalmente caso a agência deseje realizar a pesquisa não somente de itens de vendas, mas também de itens de reembolsos e lançamentos financeiros que estejam dentro do mesmo período preenchido no campo [Período] esse campo poderá ser selecionado para que o sistema também inclua esses itens na pesquisa de itens pendentes de faturamento.

Incluir vendas zeradas

Opcionalmente, para os casos onde o cliente deseja que em seu faturamento seja incluso as vendas que foram canceladas esse campo deverá ser selecionado, dessa forma o sistema incluirá na pesquisa as venda que foram zeradas, isto é não possuem valores.

Atenção

Para incluir as vendas canceladas na fatura o campo Tarifa ou Taxa já deverão ter tido algum valor digitado e depois apagados (zerados), sendo assim, se a venda tiver sido lançada e os campos tarifa e taxa não tiverem tido nenhum valor digitado, não será possível incluir a venda zerada na fatura. Para esses casos digite qualquer valor no campo Tarifa ou Taxa salve a venda e depois apague os valores dos campos e salve a venda novamente.

Agrupamentos

O WIntour possui várias opções de agrupamento dos itens a faturar permitindo uma maior flexibilidade quanto a geração da fatura de acordo com a exigência do cliente no que diz respeito ao agrupamento de vendas de suas faturas.

Dica

O usuário poderá selecionar 1(um) ou mais tipos de agrupamentos de acordo com a necessidade.

Atenção

Como os campos de agrupamentos estão diretamente ligados agrupamentos só poderão ser utilizados para emissão de documentos para Clientes,

Atenção

Para qualquer tipo de agrupamento o WINtour sempre emitirá a fatura baseado na data de vencimento dos itens a faturar, dessa forma, mesmo escolhendo um tipo de agrupamento, se a data de vencimento dos itens a serem agrupados na mesma fatura forem diferentes, o WINtour emitirá uma fatura para cada ítem.

Agrupamentos (vendas, reembolsos, lançamentos manuais)

As opções de agrupamento dessa opção envolvem tanto vendas como também, reembolsos e lançamentos manuais de previsões a receber feitas no financeiro

  • Agrupar por centro de custos: selecionando essa opção cada fatura emitida será separada por centro de custos dos itens faturar do cliente.

    Atenção

    Esse agrupamento só pode ser utilizado para Clientes, dessa forma, o sistema não permitirá emitir NC e ND para contas que não sejam clientes (fornecedores, emissores etc..) agrupado por Centro de custos

Agrupamentos apenas para vendas

As opções de agrupamento dessa opção é apenas para vendas

Atenção

utilizando agrupamentos desse grupo a emissão da fatura irá desconsiderar reembolsos, e lançamentos manuais de previsões a receber do financeiro

  • Agrupar por Solicitante: selecionando essa opção cada fatura emitida será separada pelos solicitantes de emissão dos itens a faturar do cliente.

    Atenção

    Esse agrupamento só pode ser utilizado para Clientes, dessa forma, o sistema não permitirá emitir NC e ND para contas que não sejam clientes (fornecedores, emissores etc..) agrupado por Solicitante

  • Agrupar por Produto: selecionando essa opção cada fatura emitida será separada por Produtos dos itens a faturar do cliente.

  • Agrupar por CCA (Centro de custos da agência): selecionando essa opção cada fatura emitida será separada por CCA dos itens a fatuar do cliente.

  • Agrupar por tipo D/I: selecionando essa opção cada fatura emitida será separada em fatura com vendas domésticas e faturas com vendas internacionais

  • Agrupar por Cia/Opr/Htl: selecionando essa opção cada fatura emitida será separada pelas Cias, Operadoras e Hotéis dos itens a faturar do cliente.

  • Agrupar por Projeto: selecionando essa opção cada fatura emitida será separada por projetos dos itens a faturar do cliente.

    Atenção

    Esse agrupamento só pode ser utilizado para Clientes, dessa forma, o sistema não permitirá emitir NC e ND para contas que não sejam clientes (fornecedores, emissores etc..) agrupado por Projeto

  • Agrupar por número de requisição: selecionando essa opção cada fatura emitida será separada por número de requisição dos itens a faturar do cliente.

  • Separar por venda: selecionando essa opção as faturas do cliente serão separadas por venda.

  • Agrupar por Departamento: selecionando essa opção cada fatura emitida será separada pelos departamentos dos itens a faturar do cliente.

    Atenção

    Esse agrupamento só pode ser utilizado para Clientes, dessa forma, o sistema não permitirá emitir NC e ND para contas que não sejam clientes (fornecedores, emissores etc..) agrupado por Departamento

Seleção de itens a faturar

Após o usuário clicar no botão [OK] da tela de emissão de faturas o sistema exibirá a janela onde o usuário deverá realizar uma rápida conferencia dos itens que poderão se faturados dessa forma poderá ser selecionados os itens que serão faturados.

A janela possui três abas: Contas/Vct,Vendas e Outros, que serão detalhadas a seguir.

Contas/Vct

Essa aba exibe todas as contas pendentes de faturamento. É possível desmarcar as contas que não se deseja faturar bastando desmarcar

Figura 135.4. Aba [Contas/Vct] do módulo de seleção de faturas a emitir

Aba [Contas/Vct] do módulo de seleção de faturas a emitir


Explicação dos campos

  • Selecionado: através dessa coluna o usuário poderá marcar/desmarcar as contas que serão ou não faturadas;

  • Vencimento: essa coluna exibe os vencimentos dos itens que poderão ser faturados;

  • Cod: essa coluna exibe o código do devedor a ser faturado;

  • C.custo: essa coluna exibe os centros de custos dos devedores;

  • Conta: essa coluna exibe o nome dos devedores para os quais existem itens a serem faturados;

Vendas

Essa aba está diretamente relacionada a Aba contas/vct pois nela constam os itens de vendas a serem faturados de uma conta selecionada na aba de contas.

Figura 135.5. Aba [Vendas] do módulo de seleção de faturas a emitir

Aba [Vendas] do módulo de seleção de faturas a emitir


Explicação dos campos

  • Vendas: nessa tabela são exibidas as vendas que poderão ser incluídas na fatura.

  • Selecionado: através dessa coluna poderão ser marcado/desmarcado as vendas que serão ou não serão incluídas na fatura da conta (1). Clicando sobre o botão em destaque (2) é possível marcar ou desmarcar todas as vendas (bom para os casos onde o cliente deseja que cada venda conste em faturas separadas), geralmente muito utilizado quando o usuário desejar que cada fatura contenha vendas de um determinado produto).

    Ainda no botão de seleção (2) ao clicar na opção [Pesquisar] será exibida uma janela (5) onde o usuário poderá pesquisar vendas filtrando por nome do passageiro ou Número de bilhetes.

  • Venda: essa coluna exibe o número da venda que será incluída na fatura do cliente.

  • Prest. Serviço: essa coluna exibe o código da prestadora de serviço (fornecedor) da venda;

  • Pax: essa coluna exibe o nome dos passageiros da venda;

  • Serviços: essa coluna exibe uma descrição do serviço da venda;

  • Produto: essa coluna exibe o código do produto da venda;

  • Form: essa coluna exibe o número do formulário do bilhete;

  • Nr. doc: essa coluna exibe o número do bilhete da venda;

  • Previsões: essa tabela (3) exibe a previsão dos itens presentes na venda que foi destacada na tabela anterior.

    • Selecionado: esse campo permite aos usuários escolher quais campos da vendas deseja-se que sejam incluídos na fatura, bastando através do botão em destaque (4).

    • Conta: essa coluna exibe as contas que poderão ser incluídas na fatura caso o usuário as deixe selecionadas. Na imagem os três itens: TARIFA, TAXA e MARKUP da venda em destaque, 190, serão incluídos na fatura.

    Dica

    Utilize o botão lateral (A) para auxiliar na seleção dos itens das vendas.

    Essa opção permitirá ao usuário escolher se deseja que o(s) iten(s) sejam removidos somente para a venda selecionada ou para todas as vendas que serão faturadas, conforme exibe a imagem abaixo

    Figura 135.6. Tela para seleção das vendas que deverão ser afetadas pela escohla dos itens de vendas que devem ser incluído na fatura

    Tela para seleção das vendas que deverão ser afetadas pela escohla dos itens de vendas que devem ser incluído na fatura


  • Outros: essa aba exibe as previsões de outros lançamentos referentes à conta selecionada na aba [Contas/Vct]. Os itens contidos nessa aba poderão ser de lançamentos manuais de previsões lançadas no Financeiro e lançamentos de Reembolsos.

  • Emitir: após concluir toda a conferência dos itens o usuário deverá clicar nesse botão para que o sistema emita a(s) fatura(s) de acordo com os itens selecionados. Em seguida será exibida a tela de seleção de faturas a serem exibidas.

    Atenção

    No documento Nota de crédito (NC), após confirmar a emissão da nota de crédito, será exibido uma tela sugerindo a inclusão da numeração da fatura do fornecedor.

    Essa númeração normalmente é utilizada para auxiliar na conferência da fatura do fornecedor, (Fatura de consolidadores por exemplo), onde após conferir a fatura do fornecedor o usuário emite uma Nota de crédito no WINtour contendo todas as vendas e reembolsos já conferidos da fatura do fornecedor, e informa nesse campo o número da fatura do fornecedor que faz referência a nota de crédito emitida.

    Essa informação auxilia nas pesquisas pois é posível pesquisar por esse número tanto na pesquisa/listagem de nota de crédito como também no módulo do Movimento Financeiro.

    Figura 135.7. Tela exibida após a emissão da nota de crédito, para informar o número da fatura do fornecedor

    Tela exibida após a emissão da nota de crédito, para informar o número da fatura do fornecedor


    Dica

    Após a conferência da fatura do fornecedor, procure sempre emitir a nota de crédito no sistema informando o número da fatura na Notad de Crédito (NC) como também marcar a nota de crédito (NC) como conferida para evitar alterações nas vendas/reembolsos já conferidos.

    Dica

    Concluída a emissão do documento o sistema poderá exibir a mensagem para marcar o documento como conferido.

    Para o sistema sempre exibir a mensagem um usuário, com nível de administrador, poderá configurar em [Outros] >> [Configurações Gerais] na guia [Diversos 2], selecionando as opções destacadas na imagem abaixo:

    Figura 135.8. Pré configurando para exibir a mensagem Marcar conferido após emissão dos documentos

    Pré configurando para exibir a mensagem Marcar conferido após emissão dos documentos


Exibindo Fatura(s) já emitida(s)/Segunda via

Após emitir a fatura ou clicar no botão [2ª via] o sistema exibirá a tela de seleção de fatura(s) a ser(em) exibida(s):

Figura 135.9. Módulo de exibição de faturas emitidas (2ª via)

Módulo de exibição de faturas emitidas (2ª via)


Numeração

Nesse campo deverá ser incluído o(s) número(s) da(s) fatura(s) que se deseja exibir/emitir uma segunda via de fatura.

A exibição de uma segunda via poderá ser realizada da seguinte forma:

  • Impressão de uma única fatura: basta informar o número da fatura no campo

  • impressão de várias faturas não sequenciais: para esses casos as faturas devem ser separadas por virgula ,

  • Impressão de uma faixa de faturas sequencial: para imprimir uma faixa de faturas sequenciais basta separa a faixa com o hífen -

Dica

Através do botão de Interrogação (ajuda) destacado na imagem anterior, o usuário terá exemplos de como utilizar esse campo conforme exibe a imagem abaixo.

Figura 135.10. Ajuda para preenchimento do campo de número da fatura

Ajuda para preenchimento do campo de número da fatura


Atenção

Após emitir a fatura o sistema preencherá esse campo automaticamente com a sequência de numeração das faturas emitidas.

Ordem de exibição

Através desse campo o usuário poderá selecionar a ordem que deseja que as vendas sejam exibidas na fatura. Essa ordem poderá ser baseada em:

  1. Utilizar ordenação configurada para o sacado (se houver)*: utilize essa opção quando o sacado possuir pré configurado a ordenação preferencial dos itens da fatura.

    Dica

    Essa configuração é feita nas Configurações visuais da fatura [Configurações] >> [Configurações Visuais]

    Se não existir configuração específica para o cliente e essa opção for selecionada o sistema irá escolher a ordenação padrão configurada para todos os clientes.

  2. Utilizar ordenação abaixo:

    • Número de venda/identificador: campo padrão onde a fatura exibirá os seus itens ordenados pelo número da venda e para outros itens como reembolsos e lançamentos manuais do financeiro, a ordenação será feita pelo seu número identificador.

    • Data de Emissão: esse campo permitirá que as vendas sejam ordenadas pela data de emissão;

      Atenção

      As vendas que estiverem com a mesma data de emissão serão reordenadas pelo seu número

    • Cia/Opr/Nr do tkt: esse campo permitirá que as vendas sejam ordenadas pelos prestadores de serviço (cias aéreas/Hotéis etc..), e pelo número dos bilhetes das vendas de cada prestador de serviço.

    • Requisição: esse campo permitirá que as vendas sejam ordenadas pelo número de requisição do cliente

    • Centro de Custos: para as faturas com Multi Centro de custos o sistema permite ordenar a exibição por centro de custos.

      Atenção

      opção válida somente para faturas com multi centro de custos

    • Nome do passageiro: esse campo permitirá que as vendas sejam ordenadas pelo nome dos passageiros.

Moeda

Através desse campo o usuário poderá selecionar a moeda que os valores da fatura serão exibidos.

  • Imprimir a Fatura na moeda: nesse campo o usuário poderá selecionar a moeda que deseja que a fatura seja emitida. As opções de moedas exibidas serão as que estiverem cadastradas no módulo moedas. Para maiores detalhes sobre moedas sugerimos a leitura do capítulo Cadastro de Moedas. A escolha da moeda poderá ser realizada de duas maneiras.

    • Utilizar câmbio da emissão da fatura: selecionando essa opção o sistema utilizará o câmbio do dia cadastrado no módulo Câmbio Diário. Para maiores detalhes sobre câmbio diário, sugerimos a leitura do capítulo Câmbio Diário.

    • Utilizar Câmbio individual: selecionando essa opção o sistema utilizará o câmbio da venda. Se o câmbio não tiver sido preenchido o sistema utilizará a moeda Real.

      Atenção

      Essa opção só pode ser utilizada se a fatura possuir apenas uma moeda para todos os itens. Se a fatura possuir itens com moedas diferentes, será exibido uma mensagem de erro não permitindo prosseguir com a visualização da fatura.

Abater valores já liquidados (se houver)

Esse campo será utilizado nas situações onde o cliente paga uma parte da fatura ficando com um saldo pendente de pagamento. Dessa forma através da seleção desse campo o sistema poderá emitir uma nova fatura apenas com o saldo a receber do cliente.

Atenção

Esse item afetará apenas a parte visual do documento, pois o usuário continuará podendo emitir uma fatura com o valor total do cliente.

Nos documentos Nota de Débito e Nota de Crédito o valor liquidado, (já recebido/pago), será considerado somente no Total, pois esses documentos exibem a colunas de [VALOR] e [SALDO].

Quando a fatura possuir desconto condicional e a fatura tiver sido liquidada parcialmente, ao exibir uma segunda via da fatura abatendo os valors já liquidados, será exibido o saldo do desconto na mensagem de descontos condicionais.

Exibir vencimento à vista

Selecionando esse campo no cabeçalho da fatura, no lugar da data de vencimento, será exibbido o texto [Contra Apresentação].

Layout (Fatura, Duplicata, Excel)

Através dessa opção o usuário poderá escolher se o documento deve ser exibido no formato de Fatura, Duplicada ou exportado para Excel

  • Fatura: essa opção exibe o texto fatura e o layout do documento em formato de Fatura;

    Figura 135.11. Layout da Fatura

    Layout da Fatura


    Dos campos disponíveis na fatura vale destacar

    • Cabeçalho: Os textos destacados no cabeçalho podem ser configurados nas [Configurações Gerais] dos documentos explicado nesse capítulo

    • C.Custo: para as faturas que possuírem somente um centro de custo (agrupadas por centro de custo), será exbido nesse campo as informações do centro de custo (Código/Descrição)

      Dica

      Nas configurações visuais da fatura o usuário poderá escolher se deseja exibir somente o código, descrição ou código + descrição das faturas com centro de custo)

    • Referência das emissões: essa coluna exibirá o número dos itens que estão contidos no documento (Vendas, reembolsos, Lançamentos manuais).

      Os itens referentes a vendas iniciarão com V, os itens referentes a reembolsos iniciaram com R, os itens referentes a lançamentos manuais realizados no financeiro iniciarão com L, os itens referentes a Adiantamentos iniciarão com PP

      Dica

      Com excessão dos itens de adiantamentos (PP), todos os demais itens (Vendas, Reembolsos, lançamentos manuais), poderão ser acessados clicando no link em azul do número do ítem.

    • Resumo: essa parte do documento conterá um resumo dos valores da fatura.

      Dica

      O Resumo possui algumas opções de configuração nas [Configurações visuais da fatura] que será explicado ainda nesse capítulo.

  • Duplicada: essa opção exibe o texto duplicata assim como o layout do documento em formato de duplicata;

    Atenção

    Se o nome fantasia estiver preenchido no cadastro do cliente e este for diferente da razão social, o sistema preencherá o cabeçalho da fatura com o nome fantasia do cliente e a razão social entre parênteses.

    Figura 135.12. Layout das duplicatas geradas no sistema

    Layout das duplicatas geradas no sistema


  • Excel: essa opção permite exportar a fatura no formato excel

    Atenção

    A geração de fatura em excel tem como principal objetivo permitir envio aos clientes que necessitam fazer leitura eletrônica da mesma, alimentando seus sistemas. Por esse motivo a fatura em excel não trata as questões de layout/apresentação

    Figura 135.13. Layout de fatura exportado para excel

    Layout de fatura exportado para excel


Pesquisar Faturas emitidas e lembretes de faturas:

O módulo [Procurar/Listagem] permite localizar e imprimir uma listagem de faturas emitidas. Esta pesquisa pode ser realizada utilizando-se vários filtros.

Figura 135.14. Módulo de listagem/pesquisa de faturas

Módulo de listagem/pesquisa de faturas


Explicação dos campos

Período de emissão

Esse campo permite a pesquisa de faturas baseada na data de emissão das mesmas;

Período de vencimento

Esse campo permite a pesquisa de faturas baseada na data de vencimento das mesmas;

Sacado

Esse campo permite que a pesquisa seja realizada para as faturas emitidas de um determinado sacados/clientes.

C Custo/Fat

Através desse campo a pesquisa de fatura poderá ser filtrada por centro de custo do cliente.

Atenção

Para utilizar esse filtro é necessário informar 1(um) e somente um cliente por pesquisa

Serão exibidas somente faturas com um unico centro de custo. As faturas multi centro de custos (vários centros de custos), não serão consideradas.

Listagem resumida

Esse campo deverá ser selecionado caso o usuário tenha interesse em visualizar uma listagem de faturas com o conteúdo das informações mais resumidas;

Filtrar banco/boleto

Selecionando essa oção serão filtradas faturas que possuam boletos emitidos

Numeração

Através desse campo o usuário poderá realizar a pesquisa baseada na numeração de faturas compreendidas entre os campos [de], [até];

Exibir (quando à liquidação)

Nesse campo o usuário poderá escolher o tipo de faturas emitidas a serem exibidas.

Todos

O resultado da pesquisa exibirá todos os itens de faturas encontrados pelo sistema.

Pendentes

O resultado da pesquisa exibirá apenas as faturas pendentes de recebimentos;

Liquidados

O resultado da pesquisa exibirá apenas as faturas liquidadas/ recebidas;

Listagem de faturas baseadas na Lei Kandir

Através desse módulo o usuário poderá exibir uma listagem de faturas de clientes onde essa listagem será referente aos valores de lei Kandir a serem devolvidos pela Cia aérea.

Figura 135.15. Módulo de listagem de faturas baseadas na Lei Kandir

Módulo de listagem de faturas baseadas na Lei Kandir


  • Cia(s): através desse campo o usuário poderá exibir a listagem de faturas que contenham kandir baseado nas cias aéreas preenchidas.

  • Período de vencimento (Cia): nesse campo o usuário poderá realizar a pesquisa dentro de um determinado período de vencimento das cias aéreas.

  • Exibir (quanto à cia): nesse campo o usuário poderá exibir a pesquisa baseada no status financeiro da fatura com relação a Cia;

  • Todos: a pesquisa exibirá todas as faturas de clientes que possuírem lei kandir para as cias aéreas preenchidas.

  • Pendentes: através desse campo serão exibidas apenas as faturas de clientes onde existam valores pendentes de recebimento de Kandir das cias aéreas.

  • Liquidados: através desse campo serão exibidas apenas as faturas de clientes onde os valores de Kandir das cias aéreas já tenham sido liquidados/recebidos.

Explicação dos campos exibidos nas Listagens

Nessa parte serão explicados os campos que são exibidos na listagem comum e na Listagem de Kandir.

Listagem de Faturas comuns

Abaixo será explicado os campos exibidos na listagem de faturas comuns.

Figura 135.16. Listagem de faturas comuns

Listagem de faturas comuns


Explicação dos campos

  • Abrir faturas encontradas: utilize esse botão para abrir todas as faturas que foram encontradas na pesquisa

  • : essa coluna exibe o número da fatura e a informação de Liquidações. O usuário conseguirá através do número da fatura exibir o próprio documento exibir um resumo financeiro de liquidações/recebimentos da Fatura através do link Liquidações conforme exibido na explicação a seguir.

    Figura 135.17. Visualização do detalhe de uma fatura emitida

    Visualização do detalhe de uma fatura emitida


    Explicação dos campos

    • Parcela: essa coluna exibe o número da parcela da fatura, caso esta esteja parcelada;

    • Vencimento: essa coluna exibe o vencimento da parcela;

    • Data: essa coluna exibe a data em que a parcela foi liquidada, estando a coluna em branco indica que a parcela não fora liquidada/recebida.

    • Cta/Cx/Banco: essa coluna exibe a conta em que a parcela foi liquidada, estando a coluna em branco indica que a parcela não fora liquidada/recebida

    • Lote: essa coluna exibe o número do lote em que da parcela liquidada, estando a coluna em branco indica que a parcela não fora liquidada/recebida.

  • Emissão: essa coluna exibe a data de emissão da fatura;

  • Nome: essa coluna exibe o nome, código e descrição do centro de custos da fatura(se tiver), e o e-mail do sacado;

  • Vct: essa coluna exibe a data de vencimento da fatura;

  • Boleto: caso a fatura possua boleto essa coluna exibirá o número do boleto;

  • Valor: esse campo exibirá o valor total da fatura;

  • Liquidado: essa coluna exibirá o valor liquidado/recebido da fatura caso esse exista;

  • A Liquidar: essa coluna exibirá o saldo a liquidar/receber da fatura;

  • Histórico: essa coluna exibirá um breve histórico dos serviços da fatura;

  • Conta: essa coluna exibirá as contas referentes aos itens contidos na fatura;

  • Valor: essa coluna exibirá o total de cada conta apresentada na coluna anterior;

  • Total: essa coluna exibirá a soma total do valor de cada conta apresentado na coluna [Valor];

Listagem de faturas de clientes baseada na Lei Kandir

Abaixo será explicado os campos exibidos na listagem de faturas que possuem Lei Kandir.

Figura 135.18. Listagem de faturas com Lei Kandir

Listagem de faturas com Lei Kandir


Explicação dos campos

  • Informações sobre a fatura/cliente: essa parte da tabela exibirá informações referentes às faturas do cliente;

    • Fatura: essa coluna exibe o número das faturas. Através do número o sistema permite ao usuário acessar a fatura;

      Através do link da Fatura o usuário poderá exibir uma segunda via da fatura do cliente

    • Cliente: essa coluna exibe o nome dos clientes;

    • Vcto: essa coluna exibe o vencimento da fatura;

  • Informações sobre lei Kandir: essa parte da tabela exibirá informações referentes à Lei Kandir;

    • Cia: essa coluna exibirá os códigos das cias aéreas que possuem valores de kandir;

      Dica

      Através do link disponível o usuário poderá ter acesso ao detalhamento de Leikandir/ cia podendo acessar as vendas que possuem kandir como também poderá emitir faturas para os valores de kandir diretamente desse módulo.

      Figura 135.19. Detalhamento de Lei Kandir/Fat

      Detalhamento de Lei Kandir/Fat


    • Vcto: essa coluna exibirá o vencimento do valor a receber de kandir da Cia aérea;

    • Valor: essa coluna exibirá o valor a receber de kandir da Cia aérea;

    • Liquidado: essa coluna exibe o valor liquidado/recebido de lei kandir da cia aérea;

    • Pendente liquidação : essa coluna exibirá o valor pendente a receber das cias aéreas de Lei Kandir;

    • Faturado: essa coluna exibirá o valor que consta como faturado para os itens de kandir da cia aérea.

    • Pendente Fat.: essa coluna exibirá o valor que consta como pendente de faturamento para os itens de kandir da cia aérea.

Lembretes de Faturas (Cadastro/Listagem)

O sistema permite aos usuários cadastrar observações referente a fatura e gerar um lembrete dessa observação. O cadastro é realizado através do módulo [Financeiro] do sistema. O usuário também poderá exibir uma listagem dos lembretes cadastrados nas faturas. Abaixo será explicado o cadastro dos lembretes assim como a exibição do relatório contendo a listagem dos lembretes em Faturas.

Esse módulo permite aos usuários exibir uma listagem dos lembretes de faturas que estão cadastrados no sistema. O acesso ao módulo é realizado através do botão [Opções] disponível na barra de menu da listagem de faturas conforme exibe a imagem abaixo:

Cadastro de observações e lembretes em Faturas

O cadastro das observações e lembretes de faturas é realizado através do módulo Financeiro do sistema onde, primeiramente, o usuário deverá realizar a pesquisa de contas a receber dos itens Faturados, conforme exibe a imagem a seguir:

Após realizar a pesquisa será exibida uma lista de faturas em aberto no sistema. Para cada uma das faturas, o sistema irá apresentar um ícone, através do qual será possível efetuar o cadastro das observações conforme exibe a imagem abaixo.

Na figura abaixo é exibido dois ícones em destaque. No primeiro ícone o mesmo encontra-se com o desenho de linhas em vermelho esse detalhe indica que aquela fatura contém observações registradas. O ícone em branco representa que a fatura não contém nenhuma informação referente a observação registrada. Para cadastrar ou consultar as observações, o usuário deverá clicar sobre os ícones em destaque.

Figura 135.20. Listando apenas os itens faturados no financeiro

Listando apenas os itens faturados no financeiro


Explicação dos campos

  • Cadastrando observações (figura 2): após clicar em [Incluir] o usuário poderá cadastrar a observação da fatura.

    • Assunto: esse campo deverá ser preenchido com um resumo da observação. Caso exista um lembrete cadastrado para a observação o texto do Assunto sairá no mesmo quando este for exibido para o usuário

    • Texto: campo de texto livre para inserção de qualquer observação referente a Fatura;

  • Lembretes (figura 3): através desse botão o usuário poderá cadastrar lembretes da observação registrada para os usuários do sistema.

    Explicação dos campos

    • Lembrar ao usuário: nesse campo deverá ser informado o login do usuário para o qual se deseja exibir a observação cadastrada anteriormente na Fatura.

    • Lembrar dia: nesse campo o usuário deverá preencher com a data a partir da qual o sistema passará a exibir o lembrete para o usuário cadastrado no campo anterior.

    Atenção

    Poderão ser cadastrados lembretes para quantos logins forem necessários. Na data em que foi configurado para o lembrete ser exibido, quando o(s) usuário(s) para o(s) qual(is) o lembrete se destina logar no WINtour, o usuário receberá a mensagem exibida na imagem abaixo. A mensagem contém o número da fatura e o texto do assunto registrado na observação.

    Figura 135.21. Lembrete de Faturas

    Lembrete de Faturas


Listagem de lembretes

Esse módulo permite aos usuários exibir uma listagem dos lembretes de faturas que estão cadastrados no sistema. O acesso ao módulo é realizado através do botão [Opções] disponível na barra de menu da listagem de faturas conforme exibe a imagem abaixo:

Figura 135.22. Tela para pesquisa da listagem de lembretes de faturas

Tela para pesquisa da listagem de lembretes de faturas


Explicação dos campos

  • Período: esse campo deverá ser preenchido com o período que se deseja realizar a pesquisa dos lembretes cadastrados.

    Atenção

    O período da pesquisa não poderá exceder a 30 dias;

  • Login(s): esse campo deverá ser preenchido com ao menos um login para que o sistema possa realizar a pesquisa.

Pesquisa pelo número da fatura do fornecedor (Disponível somente para Notas de crédito - NC)

Figura 135.23. Opção de pesquisar pelo número da fatura do fornecedor em Pesquisa/Listagem de Nota de Crédito

Opção de pesquisar pelo número da fatura do fornecedor em Pesquisa/Listagem de Nota de Crédito


Se na Nota de Crédito (NC) foi informado o número da fatura do fornecedor, na Pesquisa/Listagem de NC, é possível pesquisar pelo número da fatura do fornecedor através do campo [Nr. doc credor].

Configurações Visuais da Fatura

Através desse módulo o usuário poderá definir as configurações de textos a serem exibidos na Fatura assim como algumas configurações visuais da mesma. O sistma disponibiliza 3 módulos para configuração conforme exibe a imagem abaixo.

Figura 135.24. Módulo de configurações visuais da Fatura

Módulo de configurações visuais da Fatura


Configurações Padrão

Nessa opção poderá ser configurado um padrão para o preenchimento dos dados do cabeçalho da Fatura.

Atenção

Essa opção não será exibida para o módulo de Nota de Crédito

Figura 135.25. Módulo para configuração padrão de faturas

Módulo para configuração padrão de faturas


Explicação dos campos

  • Praça de Pagamento: campo utilizado para preenchimento da praça de pagamento da Fatura;

  • Observações: campo utilizado para preenchimento de observações;

  • %Multa: campo utilizado para preenchimento do percentual de multa por atraso;

  • %Juros/Dia: campo utilizado para preenchimento do percentual de juros por dia referente a atraso no pagamento da fatura;

  • Taxa de Cobrança: esse campo poderá ser utilizado quando a agência desejar cobrar de seus clientes a taxa(R$) referente a emissão de boletos bancários. Caso seja preenchido os valores serão registrados na conta [COBRANCA] já cadastrada no plano de contas. Se desejar o usuário poderá alterar essa conta para outra conta. A alteração será explicada mais abaixo.

    Atenção

    Para utilizar esse campo é necessário configurar a conta que será utilizada para as movimentações dessa taxa. A explicação encontra-se na sessão [Configuração da conta Cobrança].

  • Desconto é condicional (se houver): esse campo poderá ser selecionado caso a fatura tenha desconto e o desconto da mesma seja condicional, isto é, o desconto aplicado valerá somente de açodo com uma condição que poderá ser digitada no campo a seguir;

    Atenção

    Quando o desconto for condicional e a fatura tiver sido liquidada parcialmente, ao exibir uma segunda via da fatura abatendo os valors já liquidados será exibido o saldo do desconto na mensagem de descontos condicionais.

  • Texto desconto condicional: nesse campo o usuário poderá preencher o texto que deve aparecer quando houver desconto na fatura ou clicar no ícone da interrogação para utilizar o texto oferecido pelo conforme exibe a imagem;

    Figura 135.26. Tela de confirmação da inclusão do texto desconto condicional

    Tela de confirmação da inclusão do texto desconto condicional


  • Opções de exibição na fatura: através desse campo o usuário poderá configurar os campos com relação ao ganho da agência que deverão ou não aparecer nas faturas. Muito utilizado geralmente por Órgãos do Governo Federal.

    • Não exibir os ganhos da agência na Fatura: esse é o campo selecionado por padrão pelo sistema. Os ganhos da Agência não serão exibidos na Fatura;

    • Comissão da Ag: selecionando esse campo a comissão da agência será exibida nas faturas.

    • Comissão Ag. + Over: selecionando esse campo a comissão e o over serão exibidos nas Faturas;

    • Comissão Ag + Tx DU: selecionando esse campo a comissão e a taxa de DU serão exibidas em todas Faturas;

    • Comissão Ag. +Over + Tx. DU: selecionando esse campo a comissão Over e taxa de DU serão exibidos em todas as Faturas;

Alteração da conta COBRANCA e calculo automático de juros no financeiro

Através do módulo [Configurações Gerais] o usuário poderá realizar duas configurações adicionais para as faturas impressas:

  • Alterar a conta onde fica registrado a cobrança da taxa de emissão de Boletos bancários a clientes.

  • Definir se o sistema deverá exibir o aviso de calcular juros/Descontos condicionais ao efetuar a baixa de faturas:

O acesso ao módulo para configuração é realizado através de [Outros] >>[Configurações Gerais] >> Aba [Diversos] conforme exibe a imagem abaixo.

Figura 135.27. Módulo para configurações adicionais de faturas

Módulo para configurações adicionais de faturas


  • No campo [Conta a ser utilizada para taxa de cobrança de boleto] se for necessário o usuário poderá alterar o código da conta pré cadastrada,[COBRANCA], para uma outra conta de receita ou despesa do plano de contas sobre a qual ficará registrado as movimentações referentes à taxa de cobrança de emissão de boletos bancários.

  • Selecionando a opção [Avisar/Calcular juros e descontos condicionais ao efetuar baixas de faturas] ao efetuar baixas de faturas que estejam em atraso ou que possuam desconto condicional configurado o sistema exibirá uma mensagem avisando sobre a possibilidade de calcular automaticamente os juros/descontos.

Configurações específicas por cliente

Conforme nas configurações padrões nesse módulo o usuário poderá configurar as configurações do cabeçalho da fatura contudo desta vez a configuração poderá ser realizada por cliente dessa forma os clientes que possuírem alguma configuração do cabeçalho diferente esse módulo poderá ser utilizado para realizar a configuração individual. Os campos contidos nesse módulo são os mesmos da tela de Configuração padrão a diferença se dá apenas no campo para inserção do código do cliente.

Atenção

Opção não disponível para o módulo [Notas de Crédito].

Configurações Visuais de Fatura

Através desse módulo o usuário poderá realizar algumas configurações visuais na fatura referentes a campos a serem ou não exibidos na fatura, Layouts de exibição dos itens etc...

Atenção

O sistema possuí cadastrado uma configuração padrão que valerá para todos os clientes que não possuírem uma configuração visual específica cadastrada. Essa configuração padrão não pode ser apagada e o campo [cliente] deverá ficar como Qualquer.

O usuário poderá cadastrar outras configurações visuais que poderá ser específica por cliente.

Figura 135.28. Módulo de configurações visuais de faturas

Módulo de configurações visuais de faturas


Explicação dos campos

  1. Cliente: caso a configuração seja para um cliente especifico esse campo deverá ser preenchido com o código do cliente. Sendo a configuração para todos os clientes o campo não deverá ser preenchido.

  2. Campos a exibir de vendas: os campos exibidos em seguida poderão ser configurados para serem exibidos ou não nas faturas de acordo com a necessidade da Agência.

    • Nr Venda: esse campo selecionado o número da venda será exibido na fatura;

    • Cia: estando esse campo selecionado o código da cia será exibido na fatura;

    • Form + Nr Doc: estando esse campo selecionado o formulário e o número do bilhete serão exibidos na fatura;

    • Localizador: estando esse campo selecionado o conteúdo do campo Localizador da venda será exibido na fatura;

    • Aprovador: estando esse campo selecionado o sistema exibirá o nome contido no campo [Aprovador] de vendas na fatura.

    • Solicitante: selecionando esse campo o sistema exibirá o nome contido no campo [Solicitante] da venda na fatura.

    • Departamento: estando esse campo selecionado o sistema exibirá o nome contido no campo [Departamento] da tela de vendas.

    • Rota: selecionando esse campo a descrição da rota será exibida na fatura;

    • Emissor: selecionando esse campo o sistema exibirá o nome do emissor de cada venda na fatura;

    • Nome Pax: estando esse campo selecionado o sistema exibirá o nome do passageiro na fatura;

    • Matrícula: estando esse campo selecionado o sistema exibirá o nome contido no campo [Matrícula] da tela de vendas;

    • Nr. Requisição: selecionando esse campo o sistema exibirá o número da requisição na fatura;

    • Informações de relatório de economia: selecionando esse campo o sistema passará a exibir as informações pertinentes ao relatório de economia para cada venda contida na fatura;

    • Informação de venda Cancelada: selecionando esse campo o sistema exibirá a informação de venda cancelada na Fatura;

    • CCA: estando esse campo selecionado o sistema exibirá o conteúdo do campo [CCA] (centro de custos da agência) da tela de vendas.

    • Produto: estando esse campo selecionado o sistema exibirá o [Produto] da venda na fatura;

    • Projeto: estando esse campo selecionado o sistema exibirá o [Projeto] da tela de vendas na fatura;

    • Motivo Viagem: estando esse campo selecionado o campo Motivo Viagem da venda será exibido na fatura;

    • Motivo Desvio: estando esse campo selecionado o campo Motivo Desvio da venda será exibido na fatura;

    • Valores moeda origem: estando esse campo selecionado, nas vendas internacionais, será exibido a informação dos valores da outra moeda na fatura;

  3. Layout de exibição do centro de custos do cliente: nessa parte o usuário poderá escolher como a informação do centro de custos seja exibida nas faturas que contenham centro de custo

    • Somente o código: essa é a opção padrão do sistema, a qual exibirá na fatura que contenha centro de custo do cliente apenas o código do centro de custo.

    • Somente a descrição: selecionando essa opção o sistema exibirá apenas a descrição dos centros de custos para as faturas que possuir centro de custo;

    • Código + descrição: selecionando essa opção o sistema irá exibir o código + a descrição do centro de custo nas faturas que contenham centro de custo.

  4. Layout da exibição das contas da venda: nessa parte o usuário poderá escolher como deverá ser o layout de exibição do subtotal das vendas

    • Tradicional (1 subtotal por venda): essa é a opção padrão de exibição do subtotal de faturas onde é será ilustrado um subtotal para cada venda contida na fatura conforme exemplificado no detalhamento de venda extraído de uma fatura na imagem abaixo:

      Figura 135.29. Layout Tradicional

      Layout Tradicional


    • Sub-Totais agrupando valores positivos/negativos: selecionando essa opção o sistema passará a exibir somente a informação de subtotal quando para cada venda existirem valores positivos e negativos ilustrando para cada tipo um subtotal (+) e um subtotal (-) não exibir mais um, conforme exibido no detalhamento de venda extraído de uma fatura exemplificado na imagem abaixo:

      Figura 135.30. Layout Sub-Totais agrupando valores positivos/negativos

      Layout Sub-Totais agrupando valores positivos/negativos


  5. Layout da exibição das contas no Resumo: através dessa opção o usuário poderá escolher 5 opções de como deseja que o resumo da Fatura seja exibido:

    1. Apenas somatório das contas

      Essa opção exibirá apenas o total de cada conta presente na fatura (Tarifa, taxa Etc..).

      Figura 135.31. Apenas somatório das contas

      Apenas somatório das contas


    2. Somatório das contas com total no final

      Essa opção além de exibir o total de cada conta exibirá o somatório total das contas no resumo.

      Figura 135.32. Somatório com total no Final

      Somatório com total no Final


    3. Sub-totais positivos/negativos separados

      Essa opção separa as contas positivas e negativas gerando um subtotal positivo e negativo.

      Figura 135.33. Subtotais separando valores positivos de neagativos

      Subtotais separando valores positivos de neagativos


    4. Variável (se tiver Kandir utilizará opção 3, se não tiver Kandir utilizará a opção 1)

      Para as agências que trabalham com clientes com Kandir e clientes sem Kandir essa opção irá variar o Resumo da fatura quando tiver valores de kandir presente (utilizará a opção 5) e quando não tiver kandir utilizará o opção 1.

      Figura 135.34. Configuração variável caso exista kandir

      Configuração variável caso exista kandir


    5. Subtotal separando contas de Kandir de outras contas

      Essa opção também será utilizada por agências que trabalham com Kandir. O resumo será exibido separando as contas relacionadas a Kandir das contas que não estão relacionadas a Kandir. Gerando um subtotal com Bruto s/imp e um subtotal Liquido (deduzindo o bruto dos valores de Kandir).

      Figura 135.35. Subtotal separando contas de Kandir de outras contas

      Subtotal separando contas de Kandir de outras contas


  6. Endereço a utilizar no cabeçalho (quando o sacado for um cliente): nessa opção o usuário poderá definir qual endereço do cliente ele deseja que seja exibido na fatura. Endereço Principal ou Endereço de Cobrança?

  7. Ordem de exibição dos itens na fatura: essa opção poderá ser utilizada para deixar pré configurado o tipo de ordenação dos itens da fatura.

    Dica

    Configure esse campo para os clientes que tem uma preferencia de ordenação dos itens da fatura diferente do nº da venda. Dessa forma, não será necessário ficar selecionando o tipo de ordenação toda vez que for emitir a fatura para os clientes que possuírem essa configuração selecionada

  8. Texto cabeçalho complemento da fatura (kandir) – (Se estiver em branco o sistema exibirá o texto padrão): nesse campo o usuário poderá alterar o texto padrão que é exibido no complemento de Faturas que possuam Lei Kandir. Se esse campo estiver em branco o sistema preencherá o texto padrão.

  9. No cabeçalho da fatura exibir o valor Bruto sem kandir: ao selecionar esse campo o sistema passará a exibir no cabeçalho das faturas de clientes que possuam Lei Kandir somente o valor bruto da mesma, desconsiderando os valores de desconto referentes à Lei Kandir.

  10. Detalhar o valor lei kandir por cia no complemento da fatura: selecionando essa opção será exibido no relatório complementar das faturas que possuem Kandir o valor de lei kandir por cia aérea.

  11. No complemento da fatura exibir valores de Lei Kandir da agência somados aos da cia aérea: para as fatuars com lei kandir, selecionando essa opção será exibido no relatório complementar das faturas os valores de lei kandir da agência, como FEE por exemplo somados aos valores da cia aérea.

  12. Exibe percentual de desconto escalonado mesmo quando for zero: Essa opção se encontra selecionada por padrão mas poderá ser desmarcada caso necessário. Através dela o WIntour exibirá nos relatórios que possuem informações de desconto escalonado de clientes o percentual de desconto mesmo quando o desconto for 0(Zero).

  13. Exibe númeração sequencial dos números dos documentos: essa opção permite exibir nos itens dos do documento uma númeração sequencial para cada item conforme exibido na imagem abaixo

    Figura 135.36. Exibindo a númeração sequencial dos itens nos documentos

    Exibindo a númeração sequencial dos itens nos documentos


Manutenção de fatura , Nota de Crédito e Nota de Débito

Neste módulo o usuário poderá prestar diversos tipos de manutenção às faturas emitidas.

Atenção

Antes de tentar realizar qualquer operação o usuário deverá informar o número da fatura que deseja prestar manutenção ou checar a Auditoria. De posse do número da Fatura o mesmo deverá ser digitado no campo [Número].

Figura 135.37. Módulo de manutenção de faturas

Módulo de manutenção de faturas


Explicação dos campos

Alterar data de emissão da Fatura

Através desse módulo a data de emissão da fatura poderá ser alterada. O usuário deverá apenas informar a nova data de emissão da fatura conforme exibe a imagem abaixo:

Figura 135.38. Alterando data de emissão de uma fatura

Alterando data de emissão de uma fatura


Alterar data de vencimento

Através desse módulo a data de vencimento da Fatura poderá ser alterada. A alteração poderá ser feita tanto para documentos sem parcela como também para os que estão parcelados.

O usuário deverá apenas informar a nova data de vencimento conforme exibe a imagem abaixo:

Figura 135.39. Alterando data de vencimento de uma fatura sem parcela (1) e em uma fatura parcelada (2)

Alterando data de vencimento de uma fatura sem parcela (1) e em uma fatura parcelada (2)


Atenção

Se a fatura possuir juros e multa cadastrados nas Configurações da Fatura, e estiver vencida, ao alterar a data de vencimento o sistema exibirá a mensagem da quantidade de dias que a fatura está em atraso (A).

Clicando em [Sim] o sistema irá calcular o juros e multa (B)

Figura 135.40. Calculando juros e multa para alteração de vencimento de faturas em atraso

Calculando juros e multa para alteração de vencimento de faturas em atraso


Após clicar em [Continuar] será gerado a mesma fatura com a data de vencimento alterada com os juros e multa inclusos.

Incluir novos itens de vendas na fatura

Algumas vezes, após a emissão da fatura, poderá ser detectada a necessidade de incluir outros itens de vendas na fatura. Através da opção [2 Incluir itens (vendas)] o usuário poderá incluir os novos itens de vendas.

Existindo a necessidade de incluir na fatura vendas com valores zerados o usuário deverá selecionar a opção [Incluir itens com valores zerados] (opção exibida após selecionar a opção 2) conforme exibe a figura abaixo:

Figura 135.41. Inclusão de ítens com valores zerados

Inclusão de ítens com valores zerados


Após clicar em [Continuar] o sistema exibirá a tela de seleção de itens que poderão entrar na fatura conforme exibe a imagem abaixo:

Figura 135.42. Seleção de faturas a emitir

Seleção de faturas a emitir


A tela acima é a mesma apresentada na seção [Emitindo Faturas], onde o usuário deverá selecionar as faturas e os itens que deverão ser incluídos na mesma.

Atenção

Se a fatura que for ser incluído itens estiver agrupada mesmo os ítens estando com o mesmo vencimento da fatura não será possível incluílos em tal fatura devido ao agrupament. Para esses casos, o WINtour exibirá a tela de seleção de faturas a emitir (1) sem nenhum ítem mas será ativado o botão [Existem outros ítens mas que não comtemplam as configurações do documento ] .

Através desse botão o usuário poderá checar os tipos de agrupamentos que existem para tal fatura, e se for necessário ajustar o agrupamento para poder incluir o(s) novo(s) ítem(ns).

Se a fatura estiver com seu agrupamento correto, o usuário então deverá seguir com o procedimento de emitir uma nova fatura para o(s) iten(s) que não foram inclusos na fatura já emitida.

Figura 135.43. Botão de ajuda para auxiliar na inclusão de itens de faturas que possuem agrupamentos

Botão de ajuda para auxiliar na inclusão de itens de faturas que possuem agrupamentos


Atenção

Nos documentos parcelados, o sistema permite a inclusão de venda(s) especificando a parcela em que a (s) venda(s) deve(m) ser incluída(s).

Para esses casos a imagem abaixo será exibida

Figura 135.44. Inclusão de vendas em documentos parcelados

Inclusão de vendas em documentos parcelados


Explicação das opções

  • Apenas incluir para posteriormente reparcelar: selecione essa opção para incluir a(s) venda(s) no documento para depois refazer o parcelamento somente do item incluído.

    Atenção: Para conseguir incluir, o vencimento da(s) venda(s) deverá(ão) ser igual ao vencimento original da fatura, o qual em geral será o vencimento da primeira parcela.

  • Incluir em uma parcela existente: selecione essa opção para incluir a(s) venda(s) em uma parcela específica

    Atenção: O vencimento da(s) venda(s) deverá(ão) ser igual ao vencimento da parcela que se deseja incluir os itens.

Atenção: Para remover a venda da parcela é necessário desfazer o parcelamento da fatura.

Incluir Reembolsos e lançamentos Manuais na Fatura

Existem casos onde o cliente solicita à agência para deduzir o valor de algum reembolso na sua próxima fatura, dessa forma, através da opção [3 Incluir Reembolsos/Lcts Manuais] o usuário poderá incluir os reembolsos do cliente em suas respectivas faturas. Além do reembolso, também poderá ser incluído na fatura do cliente lançamentos de valores realizados no Financeiro do sistema. Exemplo de valores manuais: crédito de poupança viagem depositado pelo passageiro na agência dentre outros.

Atenção

Nos documentos parcelados, o sistema permite a inclusão de reembolso(s) e lançamento(s) manuais feitos no financeiro, especificando a parcela em que o(s) lançamento(s) deve(m) ser incluído(s).

Para esses casos a imagem abaixo será exibida.

Figura 135.45. Inclusão de reembolsos e lançamentos financeiros manuais em documentos parcelados

Inclusão de reembolsos e lançamentos financeiros manuais em documentos parcelados


Explicação das opções

  • Apenas incluir para posteriormente reparcelar: selecione essa opção para incluir reembolso(s) e lançamento(s) manual(is)do financeiro, no documento para depois refazer o parcelamento somente do item incluído.

    Atenção: Para conseguir incluir, o vencimento do(s) reembolso(s) deverá(ão) ser igual ao vencimento original da fatura, o qual em geral será o vencimento da primeira parcela.

  • Incluir em uma parcela existente: selecione essa opção para incluir o(s) reembolso(s)/lançamento(s) manuai(s) do financeiro, em uma parcela específica

    Atenção

    O vencimento do(s) reembolso(s) /lançamento(s)manuai(s) deverá(ão) ser igual ao vencimento da parcela que se deseja incluir os itens.

    Atenção

    Apesar da inclusão do item considerar sempre o saldo total da fatura, independente de existir parcelas liquidadas ou não, se a fatura possuir liquidações

    • Inclusão de desconto em uma parcela específica da fatura: apesar da inclusão do item considerar sempre o saldo total da fatura, (independente de existir parcelas liquidadas ou não), se a fatura possuir liquidações o ajuste para colocar o desconto no vencimento da parcela desejada deverá ser feito manualmente de duas formas

      1. Se existir saldo a receber na fatura: nesse caso poderá cancelar o parcelamento e refazer.

        Atenção

        O saldo será inserido na ultima parcela.

      2. Se não existir saldo a receber na fatura: Tem que excluir o desconto da fatura, alterar o vencimento do desconto e em seguida incluir o item na parcela desejada.

        Atenção

        Caso não tenha necessidade de que o vencimento da parcela + desconto fiquem igual a antes do parcelamento, poderá ser feito o primeiro procedimento e em seguida liquidar a parcela. Como o saldo srá zerado o sistemanão permitirá que a fatura seja parcelada novamente

Atenção

Para remover o(s) lançamento(s) da parcela é necessário desfazer o parcelamento da fatura.

Excluir itens da Fatura

Esse item poderá ser utilizando após a fatura estar emitida e a agência desejar remover itens de vendas contidos na mesma.

Figura 135.46. Exclusão de ítens de fatura

Exclusão de ítens de fatura


Explicação dos campos

  • Selec: através dessa coluna poderão ser selecionadas as contas que deverão ser excluídas da Fatura;

  • Conta: essa coluna exibe o nome das contas contidas na fatura;

  • Histórico: essa coluna exibe o campo histórico dos itens da faturas. Paras os itens de vendas será exibido o número da venda (V.XXX);

  • Valor: Essa coluna exibe os valores de cada um dos itens contidos na fatura;

Atenção

Ao remover item de juros/multa de uma fatura, o sistema exibirá uma mensagem para confirmação da remoção do item da previsão de contas a receber do financeiro.

Se for escolhido a opção não, os itens serão removidos da fatura, porém continuará a pendência a receber no financeiro.

Figura 135.47. Aviso de confirmação de remoção do juros/Multa da fatura das previsões do Financeiro

Aviso de confirmação de remoção do juros/Multa da fatura das previsões do Financeiro


Alterar configurações da fatura

Através da opção [6 Alterar Configurações], o usuário poderá alterar as configurações textuais do cabeçalho da fatura (Configurações padrão), assim como os ajustes nos Agrupamentos da Fatura.

Figura 135.48. Módulo de alteração das configurações de faturas

Módulo de alteração das configurações de faturas


Cancelando descontos da fatura

Através da opção [7 Cancelar Descontos], o usuário poderá cancelar descontos oferecidos na fatura, caso existam. O sistema exibirá uma tela de confirmação de cancelamento de desconto conforme exibe a imagem abaixo.

Figura 135.49. Cancelando desconto de fatura

Cancelando desconto de fatura


Desfazer Parcelamento de fatura

Através da opção [8 Desfazer o parcelamento] o usuário poderá desfazer o parcelamento de Faturas que estejam parceladas. Após clicar na opção a mensagem de confirmação abaixo será exibida.

Figura 135.50. Desfazer parcelamento de Fatura

Desfazer parcelamento de Fatura


Atenção

Essa opção não está disponível para o documento [Nota de débito].

Alterar o cliente/sacado da fatura

Através da opção [9 Alterar Sacado] a agência poderá alterar o cliente da Fatura. O sistema exibirá uma janela onde será informado o nome do cliente atual e um campo onde deverá ser inserido o código do novo cliente que deverá estar cadastrado no sistema, conforme exibe mensagem abaixo.

Figura 135.51. Alterando o sacado de uma fatura

Alterando o sacado de uma fatura


Atenção

  • Essa alteração mudará automaticamente o cliente da(s) venda(s) que esta(ão) relacionada(s) à fatura em questão.

  • O novo sacado deverá ser do mesmo tipo do sacado antigo, isto é, não é permitido por exemplo alterar o sacado de uma Fatura/Nota de crédito/Nota de Débito que era do tipo Cliente para um novo sacado que é do tipo Fornecedor, e vice versa.

Alterar centro de custo da fatura

Para as faturas que possuírem centro de custo de cliente e não for multi centro de custo, o usuário poderá realizar a alteração do centro de custo da fatura.

Figura 135.52. Alterando o centro de custo de uma fatura

Alterando o centro de custo de uma fatura


Atenção

Após a mudança todas as vendas presentes na Fatura serão alteradas automaticamente.

Marcar conferido/Não conferido

Através dessa opção os documentos poderão ser marcados como conferidos ou não conferidos.

Dica

Após a emissão do documento marque-o como conferido, dessa forma, o sistema não permitirá que os valores das vendas incluídas no documento sejam alterados. Isso evitará que após a emissão dos documentos, os mesmos sofram alterações nos valores das suas vendas.

Dica

Para o sistema sempre exibir a mensagem para marcar o documento como conferido, o usuário com nível de administrador poderá configurar em [Outros] >> [Configurações Gerais] na guia [Diversos 2], deixe selecionado as opções destacadas na imagem abaixo:

Figura 135.53. Pré configurando para exibir a mensagem Marcar conferido após emissão dos documentos

Pré configurando para exibir a mensagem Marcar conferido após emissão dos documentos


Nota de Crédito (NC) - Alterar/ Nr Documento Credor

Figura 135.54. Manutenção da nota de crédito - Alteração do número da fatura do fornecedor

Manutenção da nota de crédito - Alteração do número da fatura do fornecedor


Normalmente através dessa opção, poderá ser alterado ou incluído o número da fatura do fornecedor nas nota de crédito que contém as vendas/reembolsos da fatura já conferida.

Opções

Figura 135.55. Botão Opções no módulo de manutenção de faturas

Botão Opções no módulo de manutenção de faturas


O botão [Opções] oferece algumas opções adicionais.

Atenção

Para ambas as opções, também é necessário preencher o campo [Número] com o número da fatura que será prestada a manutenção.

  • Auditoria: através dessa opção poderá ser exibida informações de auditoria das faturas, como informações de qual usuário cadastrou/alterou, campos alterados, data de alteração, etc...

  • Incluir/Alterar multa/juros sem alterar vencimento: Através dessa opção o usuário poderá incluir ou alterar multa/juros sem alterar o vencimento da fatura

    Figura 135.56. Incluir/Alterar multa/juros sem alterar vencimento

    Incluir/Alterar multa/juros sem alterar vencimento


    Dica

    Utilize essa opção para remover/cancelar multa e juros incluídos em uma fatura digitando 0 (zero) no campo juros e multa. Ao digitar 0 automaticamente a previsão do financeiro será cancelada.

    Dica

    Utilize essa opção para incluir juros e multa em uma fatura sem precisar alterar a data de vencimento. Utilizado nos casos em que é necessário incluir um juros/multa na fatura antes da fatura vencer.

  • Diferir competência de parcelamento: nos parcelamentos de Faturas e Nota de Crédito, referentes a Empréstimos e Lançamentos manuais de contas a pagar/Receber, o sistema passa a permitir ao usuário escolher a competência do das parcelas.

    Atenção

    Essa operação está disponível somente para faturas e notas de crédito que contenham com parcelamentos referentes a itens de lançamento manual e empréstimos

    Atenção

    Esse recurso só funciona para contas de receitas e despesas, dessa forma, não poderá ser utilizado em documentos que possuam lançamentos utilizando contas de ATIVO

    Figura 135.57. Diferir competência de faturas e notas de crédito com valores de empréstimos e lançamentos manuais parcelados

    Diferir competência de faturas e notas de crédito com valores de empréstimos e lançamentos manuais parcelados


    1. O mesmo mês da competência do lançamento original;

      Essa é a opção padrão onde a competência de todas as parcelas será igual a data de lançamento da conta a pagar/receber

    2. O mesmo mês do vencimento da parcela;

      Essa opção alterará a competência das parcelas para que fique igual a data de vencimento de cada parcela

    3. O mês anterior ao vencimento da parcela;

      Essa opção alterará a competência das parcelas para o mês anterior a data de vencimento de cada parcela

    4. O mês seguinte ao vencimento da parcela;

      Essa opção alterará a competência das parcelas para o mês seguinte a data de vencimento de cada parcela

    5. Informar competência manualmente

      Essa opção exibirá uma tabela com todas as parcelas permitindo ao usuário informar manualmente o mês de competência de cada uma das parcelas

      Figura 135.58. Diferir competência de itens manuais e empréstimos em faturas e notas de crédito parceladas manualmente

      Diferir competência de itens manuais e empréstimos em faturas e notas de crédito parceladas manualmente


      Atenção

      Essa operação está disponível somente para faturas e notas de crédito que contenham com parcelamentos referentes a itens de lançamento manual e empréstimos

Emissão de Boletos

Após a emissão da fatura, é possível imprimir boletos à vista ou parcelados (para faturas parceladas). Para essa opção estar disponível no sistema, será necessário entrar em contato com a Digirotas e consultar os bancos/carteiras suportados pelo Wintour.

Atenção

Essa opção não está disponível para os documentos Nota de Débito e Nota de Crédito.

Figura 135.59. Módulo de emissão de boletos

Módulo de emissão de boletos


Atenção

Para todas as opções de emissão de boleto o sistema irá exibir a tela abaixo.

Figura 135.60. Seleção de faturas a emitir boletos

Seleção de faturas a emitir boletos


  • Numeração: nesse campo deverá ser inserido a numeração da(s) fatura(s) para a(s) qual(is) será(ão) emitido(s) boleto(s).

  • Abater valores já liquidados (se houver): selecionando essa opção o sistema emitirá um boleto deduzindo valores já recebidos da fatura do cliente que corresponda ao boleto;

  • Exibir vencimento “Á vista”: selecionando essa opção o sistema passará a exibir o campo vencimento do boleto com o texto “À vista”.

Opções

Após a Digirotas configurar a emissão de boletos a Agência deverá utilizar dessa opção para realizar o procedimento de registrar os componentes de software para que o sistema possa passar a emitir boletos.

Gerando boletos e arquivos de remessa

Nessa seção será detalhado todas as opções disponíveis para geração de boletos. Abaixo segue a tela comum que será exibida em todas as opções:

  • Imprimir boletos + gerar arquivo de remessa: Através dessa opção o usuário poderá imprimir os boletos e gerar arquivos de remessa ao mesmo tempo.

    Atenção

    A opção seguinte, [Gerar arquivos de remessa] não imprimirá o boleto e gerará apenas a remessa. Geralmente é utilizada quando os boletos são gerados pelo próprio banco ou quando a agência precisa apenas gerar a remessa.

    Atenção

    • Os arquivos de remessas serão gerados somente para as agências que possuírem carteiras que permitam emissão de remessa

    • Os arquivos serão salvos.dentro da pasta Cob que será criada dentro da pasta de instalação do sistema WINtour Internet disponível no disco C:\WintourInternet

    • O nome da pasta será formado de Cob + IDE da agência + nome do banco e número da carteira utilizada

    Figura 135.61. Pasta Cob onde os arquivos de remessa são salvos

    Pasta Cob onde os arquivos de remessa são salvos


    Atenção

    Verifique junto ao banco o procedimento para transmissão do arquivo de remessa.

  • Salvar: através dessa opção, ao invés de imprimir o boleto o usuário poderá salvar os boletos. Os boletos serão salvos em arquivo formato HTML, esse formato de arquivo poderá ser aberto através de navegadores de Internet (Por exemplo: Internet Explorer).

    Atenção

    O próprio sistema criará uma pasta Boletos na área de trabalho onde os arquivos de boletos serão salvos.

Enviar por e-mail

Através do botão [Enviar por e-mail] o usuário poderá encaminhar uma ou mais faturas de um ou mais sacados por e-mail. A exibição das faturas para enviar por e-mail poderá ser feito de duas formas, conforme exibe a imagem abaixo

Atenção

O WIntour não possui Gerenciador de e-mails, o processo de geração dos e-mails a serem encaminhados, serão transferidos para o gerenciador de e-mail que estiver instalado no computador como por exemplo ThunderBird, Microsoftt Outlook, etc...

Dessa forma, para utilizar esse recurso, é obrigatório que o computador possua um Software de Gerenciamento de E-mails.

Figura 135.62. Tela de seleção de opções para enviar fatura por e-mail

Tela de seleção de opções para enviar fatura por e-mail


Dica

Deixe selecionado a opção [Enviar fatura(s) referente(s) ao(s) boleto(s)] somente se deseja que no(s) e-mail(s) gerado(s) as fatura(s) também seja(m) anexada(s)

  • Informar númeração das faturas: essa opção permite o usuário o envio dos boletos informando o(s) número(s) da(s) sua(s) respectiva(s) fatura(s)

    Figura 135.63. Informar númeração de fatura para enviar boleto por e-mail

    Informar númeração de fatura para enviar boleto por e-mail


  • Pesquisar: essa opção permite realizar pesquisa através de algumas opções dos itens a serem faturados.

    Figura 135.64. Tela de pesquisa de faturas para enviar por e-mail

    Tela de pesquisa de faturas para enviar por e-mail


    Atenção

    Essa opção exibirá a tela com opções de seleção de Ordenação, Moeda, abater valores, layout de exibição

Seleção de boletos a enviar por e-mail

Após selecionar os filtros ou informar o número das faturas, a tela abaixo será exibida. A janela permite o usuário selecionar para qual(is) fatura(s) do(s) sacado(s) será(ão) anexado(s) os respectivos boletos para enviar por e-mail.

Figura 135.65. Tela de seleção de faturas para enviar boleto por e-mail

Tela de seleção de faturas para enviar boleto por e-mail


  • Sacado: essa coluna exibirá o(s) sacado(s) da(s) fatura(s) localizada(s) na pesquisa.

  • Selecionar: utilize essa coluna para selecionar a(s) fatura(s) cujo(s) boleto(s) serão enviado(s) por e-mail

    Atenção

    Por padrão, todas as faturas encontradas estarão selecionadas.

    Dica

    Utilize o botão lateral esquerdo, (destacado em vermelho na imagem anterior), para Marcar/Desmarcar todos os itens ou de um sacado específico

    O sistema permite anexar no e-mail várias faturas para mesmo sacado.

  • Documento: esse campo exibirá o número da fatura

  • Total: esse campo exibirá o Total da Fatura apresentada na coluna Documento

  • Saldo: esse campo exibirá o saldo em aberto da fatura apresentada na coluna Documento

  • Enviar individual: clique no ícone de e-mail para enviar o respectivo boleto/fatura individualmente por e-mail

  • Após selecionar os itens, clique em [Enviar Selecionados] para gerar o(s) e-mail(s) do(s) sacado(s)

    Atenção

    Para os usuários que utilizam o gerenciador de e-mail Microsoft Outlook, durante a geração de mais de um e-mail poderá ser apresentado uma janela de erro do Outlook com a mensagem "Há uma caixa de dialogo aberta. Feche-a e tente novamente". Ao fechar a janela o envio do e-mail será cancelado e será gerado a mensagem "Erro enviar e-mail".

    Para corrigir o problema é necessário que um usuário com nível de administrador acesse no WINtour [Outros] >> [Manutenção]. No campo [Código da Rotina] digite exatamenteo texto CONFIG_GERENCIADOR_EMAIL e clique em [Excetuar].

    Atenção

    Será gerado um e-mail para cada sacado.

    Se for selecionado mais de uma fatura para o mesmo sacado, será gerado apenas um e-mail contendo vários boletos em anexo

    Atenção

    O sistema gerará uma mensagem de alerta de demora na geração de e-mail quando forem selecionado(s) muito(s) sacado(s)

Arquivos de retorno

Nesta seção serão abordados os itens que se referem aos arquivos de retorno. O arquivo de retorno contém informações referentes aos boletos das agências. Através desse arquivo a agência poderá realizar o procedimento de baixa automatizada das faturas no WINtour. Para conseguir o arquivo de retorno a Agência deverá entrar em contato com o gerente de sua conta corrente.

Atenção

Para utilizar esse módulo será necessário entrar em contato com a equipe de suporte da Digirotas.

Baixar faturas através de arquivo de retorno

Esse módulo poderá ser utilizado pelas agências que conseguem junto a Banco o arquivo de retorno da conta corrente da agência. Esse arquivo contém informações referentes aos boletos da agência dessa forma o sistema poderá efetuar a baixa das faturas automaticamente após o usuário abrir o arquivo através desse módulo.

Atenção

A baixa eletrônica só será feita se o valor principal for igual no arquivo de retorno e o que está pendente no WINtour.

Ocorrendo diferença, o WINtour não efetuará a baixa altomática sendo necessário o usuário fazer os ajustes manualmente através do financeiro para que o valor do WINtour fique igual ao valor contido no arquivo de retorno.

Administração de arquivos de retorno

Através desse módulo o usuário poderá administrar os arquivos de retorno utilizados no sistema. Dessa forma o usuário poderá solicitar ao sistema relatórios com informações dos lotes que cada boleto foi baixado. Poderá também estornar os lotes das baixas efetuadas.

Figura 135.66. Administração de arquivos de retorno

Administração de arquivos de retorno


  • Período de submissão do arquivo: esse campo deve ser preenchido com a data que o arquivo de retorno foi submetido no WIntour para realização das baixas.

  • Resultado do relatório: após realizar a pesquisa, as tarnsações que forem localizadas serão listadas.

    • Nr da operação: essa coluna exibirá o número da operação da baixa realizada pelo arquivo de retorno

    • Id Arquivo: essa coluna exibira o número do lote gerado pela baixa

    • Data submissão: essa coluna exibirá a data em que o arquivo foi submetido no WIntour para realização da baixa

  • Ver log da operação: esse campo exibe um relatório contendo informações sobre a operação das baixas realizadas no arquivo selecionado na coluna. O Log conterá informações como número das faturas que foram liquidadas a data da baixa/Movt, o número do lote gerado no WIntour dentre outras informações.

  • Ver conteúdo do arquivo: esse campo exibe o conteúdo do arquivo exatamente como foi enviado pelo banco

  • Estornar baixas efetuadas: esse botão permite estornar as baixas realizadas no arquivo que for selecionado na listagem.

Etiquetas/Envelopes/Protocolos

Esse módulo permitirá a impressão de etiquetas envelopes e protocolos de entregas para as faturas emitidas

Figura 135.67. Etiquetas e Protocolo de Entrega

Etiquetas e Protocolo de Entrega


Explicação dos campos

  • Modelo de Etiquetas: abaixo serão listados as opções de etiquetas Pimaco disponíveis para impressão das etiquetas de faturas. Essas etiquetas poderão ser utilizadas quando a agência desejar encaminhar as faturas de seus clientes pelos correios. A etiqueta será gerada baseada nas informações preenchidas no cadastro dos clientes.

    • Pimaco 6182/6282/0282.

    • Pimaco 6180/6280/0280/5080.

    • Pimaco 6081/6181/6281.

    Atenção

    caso o endereço de cobrança esteja preenchido no cadastro do cliente a ser emitido a etiqueta de fatura, será exibido por padrão o endereço de cobrança.

  • Protocolo de entrega: nessa opção o usuário poderá imprimir protocolos de entregas de faturas para os clientes. Abaixo segue imagem do protocolo;

    Figura 135.68. O protocolo de entrega de Fatura

    O protocolo de entrega de Fatura


  • Envelope: através dessa opção a agência poderá imprimir envelopes para as faturas impressas; Para maiores detalhes sugerimos a leitura do capítulo Envelopes.

  • Quanto às etiquetas: através dessa opção o usuário poderá definir a partir de qual posição ele deseja iniciar a impressão das etiquetas;

Relatório de Economia

O Relatório de economia é um documento complementar as faturas de clientes. Nele conterão informações referentes ao percentual de economia de bilhetes aéreos que o cliente está obtendo emitindo com a agência. É um tipo de relatório normalmente utilizado pelos clientes correntistas que possuam contrato de descontos, geralmente escalonados, acordados com a agência. Ele contrastará o valor da tarifa cheia (FULL FARE) com o valor da tarifa que foi negociada com o cliente.

Figura 135.69. Exemplo do relatório de economia

Exemplo do relatório de economia


Explicação dos campos

  • Rota: nesse campo é descriminada a rota do serviço do bilhete;

  • Bilhete: nesse campo é discriminado o número do bilhete;

  • Valor FULL FARE: essa coluna exibe o valor da tarifa cheia do bilhete

  • Valor de Redução: essa coluna exibe o valor de redução que o cliente obteve na emissão do bilhete;

  • % Redução: essa coluna exibe a redução obtida pelo cliente em percentual;

  • % Desconto Cliente: essa coluna exibe o percentual de desconto oferecido para o cliente no bilhete;

  • Valor desconto cliente: essa coluna exibe o desconto oferecido no bilhete do cliente em valor R$;

  • Taxa de embarque: essa coluna exibe a taxa de embarque do bilhete do cliente;

  • Total: essa coluna exibe o Total do bilhete cobrado do cliente ;

Atenção

O resultado desse relatório está diretamente ligado a configuração da base de cálculo de saving disponível em [Cadastros]>>[Parametrização]>>[Clientes]>>[Base de calculo Saving]. Se nenhuma base de cálculo estiver configurada o WINtour considerará a Tarifa como base calculo para gerar o relatório de econômia. Para mais informações sobre descontos escalonados sugerímos a leitura do capitulo sobre [Savings].

Opção não disponível para os documentos notas de Débito e Nota de Crédito.

Parcelamento de Faturas

Através do botão [Parcelar] o usuário poderá realizar o parcelamento de faturas já emitidas.

Figura 135.70. Módulo de parcelamento de faturas

Módulo de parcelamento de faturas


  • Valor parcelado: esse campo exibe o valor total da fatura que será parcelado. O sistema preenche esse campo automaticamente, contudo o usuário poderá alterar o valor preenchido, caso seja necessário;

  • Nr. Parcelas: nesse campo deverá ser informada a quantidade de parcelas do valor da fatura.

    Atenção

    O mínimo de parcelas permitidas pelo sistema é de duas parcelas. O número máximo de parcelas dependerá das permissões de cada usuário e poderá ser visualizado no rodapé da tela de parcelamento conforme destacado na imagem anterior. Para maiores detalhes sobre as permissões dos usuários sugerimos a leitura do capítulo sobre segurança.

  • Primeiro vencimento: esse campo deverá ser preenchido com a data do vencimento da primeira parcela. O campo também é preenchido automaticamente pelo sistema com a data de vencimento do cliente que estiver na fatura, contudo o usuário poderá alterar esse campo de acordo com a necessidade.

    Atenção

    Caso o campo seja alterado será necessário clicar nas setas para cima ou para baixo para que o sistema atualize os valores das outras parcelas.

  • Parcela: essa coluna exibe o número das parcelas;

  • Vencimento: Essa coluna exibe o vencimento de cada parcela. Caso o usuário deseje poderá altear o vencimento de cada parcela bastando clicar no campo onde contém cada vencimento e realizar o ajuste;

  • Valor: essa coluna exibe o valor de cada parcela. Caso o usuário deseje poderá alterar o valor de cada parcela bastando clicar no campo onde contém cada valor e realizar o ajuste.

    Atenção

    Ao ajustar o valor de cada parcela a soma de cada item deverá sempre coincidir com o valor total da fatura;

Atenção

Esse módulo não está disponível para o documento Nota de Débito.

Por padrão nos parcelamentos de Empréstimos, a competência do valor total do juros será a mesma da data do primeiro vencimento do empréstimo. Dessa forma não será gerado nos relatórios de Balancete e posição financeira o juros como despesa mes a mes mas somente no primeiro mes de vencimento do empréstimo.

O sistema permite ao usuário escolher a competência das parcelas conforme explicado na sessão Manutenção de fatura , Nota de Crédito e Nota de Débito, presente nesse documento.

Parcelamento de faturas com redefinição da taxa de cobrança bancária

Para as agências que realizaram a configuração de Taxa de cobrança bancária referente a emissão de boletos a ser cobrada nas faturas dos clientes, como geralmente essa taxa é cobrada por boleto o sistema apresentará a opção de poder redefinir o valor total da cobrança da taxa por parcela.

Figura 135.71. Imagem de confirmação do parcelamento da taxa de cobran ça bancária

Imagem de confirmação do parcelamento da taxa de cobran ça bancária


Após clicar em [Sim] a tela abaixo será exibida

Figura 135.72. Módulo de redefinição da taxa de Boleto

Módulo de redefinição da taxa de Boleto


Explicação dos campos

  • Nr Parcelas: nesse campo o usuário poderá informar a quantidade de parcelas da taxa bancária. (Geralmente é escolhido a mesma quantidade de vezes que as faturas/boletos foram parcelados.

  • Vlr Taxa: nesse campo o sistema preencherá com o mesmo valor que está cadastrado em [Financeiro]>>[ND/NC/FAT]>>[Faturas] >>[Configurações]>>[Configurações Padrão]>>campo[Taxa de Cobrança]. Caso o usuário deseje o valor do campo poderá ser alterado.

  • Cobrança total (taxa): o valor total desse campo será calculado com base na quantidade de parcelas preenchidas e o valor da Taxa.

Enviar por e-mail

Através do botão [Enviar por e-mail] o usuário poderá encaminhar uma ou mais faturas de um ou mais sacados por e-mail. A exibição das faturas para enviar por e-mail poderá ser feito de duas formas, conforme exibe a imagem abaixo

Atenção

O WIntour não possui Gerenciador de e-mails, o processo de geração dos e-mails a serem encaminhados, serão transferidos para o gerenciador de e-mail que estiver instalado no computador como por exemplo ThunderBird, Microsoftt Outlook, etc...

Dessa forma, para utilizar esse recurso, é obrigatório que o computador possua um Software de Gerenciamento de E-mails.

Figura 135.73. Tela de seleção de opções para enviar fatura por e-mail

Tela de seleção de opções para enviar fatura por e-mail


  • Informar númeração das faturas: essa opção permite o usuário o envio das faturas informando as suas numerações.

    Figura 135.74. Informar númeração de fatura para enviar por e-mail

    Informar númeração de fatura para enviar por e-mail


  • Pesquisar: essa opção permite realizar pesquisa através de algumas opções dos itens a serem faturados.

    Figura 135.75. Tela de pesquisa de faturas para enviar por e-mail

    Tela de pesquisa de faturas para enviar por e-mail


    Atenção

    Essa opção exibirá a tela com opções de seleção de Ordenação, Moeda, abater valores, layout de exibição

Seleção de fatura enviar por e-mail

Após selecionar os filtros ou informar o número das faturas, a tela abaixo será exibida. A janela permite o usuário selecionar qual(is) fatura(s) do(s) sacado(s) será(ão) anexada(s) para enviar por e-mail.

Figura 135.76. Tela de seleção de faturas para enviar por e-mail

Tela de seleção de faturas para enviar por e-mail


  • Sacado: essa coluna exibirá o(s) sacado(s) da(s) fatura(s) localizada(s) na pesquisa.

  • Selecionar: utilize essa coluna para selecionar a(s) fatura(s) que serão enviada(a)s por e-mail

    Atenção

    Por padrão, todas as faturas encontradas estarão selecionadas.

    Dica

    Utilize o botão lateral esquerdo, (destacado em vermelho na imagem anterior), para Marcar/Desmarcar todos os itens ou de um sacado específico

    O sistema permite anexar no e-mail várias faturas para mesmo sacado.

  • Documento: esse campo exibirá o número da fatura

  • Total: esse campo exibirá o Total da Fatura apresentada na coluna Documento

  • Saldo: esse campo exibirá o saldo em aberto da fatura apresentada na coluna Documento

  • Enviar individual: clique no ícone de e-mail para enviar o respectiva fatura individualmente por e-mail

  • Após selecionar os itens, clique em [Enviar Selecionados] para gerar o(s) e-mail(s) do(s) sacado(s)

    Atenção

    Para os usuários que utilizam o gerenciador de e-mail Microsoft Outlook, durante a geração de mais de um e-mail poderá ser apresentado uma janela de erro do Outlook com a mensagem "Há uma caixa de dialogo aberta. Feche-a e tente novamente". Ao fechar a janela o envio do e-mail será cancelado e será gerado a mensagem "Erro enviar e-mail".

    Para corrigir o problema é necessário que um usuário com nível de administrador acesse no WINtour [Outros] >> [Manutenção]. No campo [Código da Rotina] digite exatamenteo texto CONFIG_GERENCIADOR_EMAIL e clique em [Excetuar].

    Atenção

    Será gerado um e-mail para cada sacado. Se o sacado possuir mais de uma fatura

    Se for selecionado mais de uma fatura para o mesmo sacado, será gerado apenas um e-mail contendo várias faturas em anexo

    Atenção

    O sistema gerará uma mensagem de alerta de demora na geração de e-mail quando forem selecionado(s) muito(s) sacado(s)

Conferência de faturamento a clientes (Disponível somente para Nota de Crédito)

Através desse módulo o financeiro da agência poderá visualizar um relatório onde será detalhado se as vendas contidas em uma Nota de Crédito, já foram, Conferidas, Faturadas para clientes, Recebidas de clientes, e se possuem valores passados na Máquina própria de cartão de crédito da agência.

Clique aqui para visualizar o manual com as explicações do relatório.

WINtour Internet WIntour Internet