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Capítulo 136. Emissão de Boletos das faturas

Introdução

Após a emissão da fatura, é possível imprimir boletos à vista ou parcelados (para faturas parceladas), no Wintour.

Atenção

  • A emissão de boletos só poderá ser realizada após o documento fatura ter sido emitido.

    Dica

    Em caso de dúvidas sobre faturamento, clique aqui para acessar o manual de referência.

  • Para a liberação do módulo de boletos é necessário realizar algumas configurações internas no seu sistema, para isso preencha o formulário de solicitação de configuração disponível aqui.

    Atenção

    • Dúvidas referentes às informações do banco, devem ser esclarecidas diretamente com o suporte ou gerente do banco;

    • Atualmente os boletos só podem ser configurados para os bancos/carteiras disponíveis no formulário do site. Se o seu banco e/ou carteira não estiver listado no formulário, o mesmo não é suportado pelo Wintour e o boleto não poderá ser configurado. Encaminhe um e-mail para suporte@digirotas.com.br informando o banco/carteira para registrarmos sua sugestão. Lembrando que a possibilidade de tal implementação dependerá de haver solicitações comuns vindas de outros clientes, e poderá vir a ser implementado seguindo a nossa regra de implementações e sugestões disponível aqui.

      Demais bancos ou carteiras não são suportados pelo Wintour. Se a LICENCIADA necessitar a configuração de boleto para outro banco ou carteira não listados acima, deverá fazer a sugestão para eventual implementação futura. atualização de versão prevista no item 7.2 desse parágrafo.

Dica

O acesso ao módulo de boletos é realizado dentro do módulo de faturas em [ Financeiro ] >> [ ND/NC/FAT ] >> [ Fatura ] >> [ Boleto ]

Figura 136.1. Tela para marcar o boleto como homologado

Tela para marcar o boleto como homologado


Configurações iniciais

Abaixo seguirá a explicação de algumas configurações iniciais para o módulo de boletos.

Formato para geração do arquivo de remessa

Todos os boletos bancários emitidos são registrados, isto é, precisa ser enviado para a respectiva instituição bancária os arquivos de remessa contendo o detalhamento dos boletos emitidos pela agência. Para isso o Wintour dispõe de dois formatos para a geração do arquivo de remessa.

  1. Gerar o arquivo apenas para boletos que ainda não foi gerado remessa: esse é o formato padrão do sistema a partir de julho de 2017, onde o arquivo de remessa é gerado somente a partir do botão [ Gerar arquivo de remessa ] e a opção [ Imprimir ] não oferecerá mais a opção de gerar a remessa ao final da emissão. O sistema irá pesquisar automaticamente por todos os boletos emitidos sem remessa.

    Apesar de ser menos flexível quanto a pesquisa dos itens para a geração do arquivo, essa opção proporciona um maior controle pois permite:

    • saber quais boletos estão sem remessa;

    • realizar manutenção em cada remessa gerada permitindo remover boletos individuais do arquivo, regerar e cancelar a remessa quando necessário.

    Atenção

    As agências que possuem boletos configurados antes da data de julho de 2017 e desejarem utilizar o novo formato, deverão entrar em contato com o nosso suporte através do e-mail: suporte@digirotas.com.br.

  2. Gerar remessa para qualquer boleto: nessa opção a remessa poderá sempre ser gerada mesmo para boletos que já tenham sido gerado o arquivo. Apesar de ser um formato mais flexível de geração da remessa, pois permite gerar o arquivo logo após a impressão do boleto ou através de pesquisa com várias opções de filtro, sistemas com essa opção:

    • Não terão o controle para saber se um boleto já foi gerado remessa ou não. O sistema sempre irá gerar a remessa.

Atenção

Os detalhes de cada um dos formatos serão explicados no decorrer do capítulo.

Configuração do DPI do Windows

Se a configuração do Windows dos computadores que irão imprimir os boletos estiver com a resolução de DPI diferente da padrão, (100%), será necessário seguir os passos abaixo para que o boleto seja impresso corretamente:

  • Logar no Wintour com login de administrador;

  • Clique em [ Outros ] >> [ Manutenção ] ;

  • No campo [ Código da Rotina ] digite RB e clique em [ Executar ] será exibida a tela abaixo:

    Figura 136.2. Módulo de configuração de DPI de boletos

    Módulo de configuração de DPI de boletos


  • Selecione o DPI que está configurado no computador.

    Dica

    Em caso de duvidas entre em contato com nossa equipe de suporte.

Marcar faturas como conferidas após emissão do boleto

É possível configurar o sistema para que os boletos sejam emitidos apenas para faturas que estejam marcadas como conferidas. Para habilitar a opção, um usuário com nível de acesso de administrador deve acessar as configurações gerais em:

[ Outros ] >> [ Configurações Gerais ] guia [ Diversos 2 ] selecione a opção 'Gerar boletos apenas para faturas conferidas'.

Figura 136.3. Gerar boletos de faturas conferidas

Gerar boletos de faturas conferidas


Registro de componente (apenas para boletos configurados antes de dezembro de 2014)

Esse recurso é necessário apenas para clientes que possuem configurações de boletos realizadas antes de dezembro de 2014. Nesses casos, ao reinstalar o sistema é necessário clicar nesse botão para poder imprimir os boletos no computador.

Configuração de dias para protesto, quantidade de dias para baixa/devolução e envio de desconto condicional no arquivo de remessa ( configurações opcionais)

As configurações mencionadas nesse tópico não são obrigatórias, sua configuração deve ser feita somente se o banco solicitar.

Dica

Acesse o módulo de boletos e clique em [ Opções ] >> [ Configurações ].

Atenção

O acesso ao módulo é restrito a usuários com nível de administrador

Figura 136.4. Configuração de boletos

Configuração de boletos


  • Dias para protesto: preencha esse campo para exibir no boleto a quantidade de dias para protesto.

  • Número de dias para baixa/devolução: utilize esse campo para incluir no arquivo de remessa a informação da quantidade de dias que os boletos presentes no arquivo ficarão disponíveis para baixa/devolução.

    Atenção

    Verifique junto ao gerente da sua conta, ou suporte do banco, a quantidade de dias que deve pode ser preenchida.

  • Enviar valor do desconto condicional no arquivo de remessa: selecione essa opção quando desejar que o valor aplicado de desconto condicional seja enviado no arquivo de remessa do boleto;

    Dica

    A opção de desconto condicional é configurada nas confiigurações padrão da fatura. Clique aqui para mais informações.

Homologação do boleto

Apesar da configuração dos boletos serem feitas de acordo com o manual do banco, após concluirmos a configuração do boleto faz-se necessário que a agência entre em contato com o gerente da conta ou suporte do banco para obter instruções sobre o processo de homologação dos boletos e arquivo de remessa gerados pelo Wintour. Este procedimento é obrigatório pois o banco irá analisar os boletos e arquivos gerados no Wintour, a fim de verificar se a composição dos mesmos está de acordo com seu manual, evitando quaisquer problemas de compensação e transmissão de arquivos.

Somente após a homologação por parte do banco, um usuário com nível de administrador deverá acessar o módulo de boletos e acessar as configurações do boleto em [ Opções ] >> [ Configurações ] e clicar no botão [ Homologar Boleto ] para sinalizar para o Wintour que a configuração do boleto foi homologada.

Figura 136.5. Tela para marcar o boleto como homologado

Tela para marcar o boleto como homologado


Atenção

  • O boleto estará liberado para impressão somente após clicar no botão de homologação;

  • O envio dos boletos para os clientes só deverá ser feito após o banco ter homologado os boletos impressos e arquivos de remessa gerados pelo Wintour.

  • Após marcar o boleto como homologado, não será possível desfazer a homologação.

Emitir Boletos

Para gerar os boletos de cobrança das faturas emitidas clique no botão [ Emitir ]. A emissão poderá ser realizada de duas formas:

Atenção

Em faturas parceladas, será gerado um boleto para cada uma das parcelas.

Atenção

Para boletos configurados no formato padrão de envio de remesa, se o valor, vencimento, cnpj, sacado, configuração de multa, juros e dias de protesto forem modificados em faturas que já possuem boletos que constem em remessa, a segunda via do boleto (impressa, salva ou enviada por e-mail) irá gerar erro de impossibilidade de atualização do boleto devido ao mesmo estar presente em arquivo de remessa. Para atualizar o valor de um boleto nessa situação, é necessário remove-lo do arquivo de remessa.

Figura 136.6. Mensagem de erro exibida durante a tentativa de atualização de dados valor, vencimento, cnpj, sacado, configuração de multa, juros e dias de protesto de boletos que possuem remessa

Mensagem de erro exibida durante a tentativa de atualização de dados valor, vencimento, cnpj, sacado, configuração de multa, juros e dias de protesto de boletos que possuem remessa


Figura 136.7. Seleção de faturas para Emitir boletos.

Seleção de faturas para Emitir boletos.


  1. Informar numeração das faturas: selecione essa opção quando a impressão e/ou geração de remessa do boleto for ser realizada informando a numeração das respectivas faturas.

    Figura 136.8. Seleção de faturas a emitir boletos

    Seleção de faturas a emitir boletos


    • Numeração: nesse campo, deverá ser informado a numeração das faturas para as quais serão emitidos boletos;

    • Abater valores já liquidados (se houver): selecionando essa opção o sistema emitirá um boleto deduzindo valores já recebidos da fatura do cliente que corresponda ao boleto;

      Atenção

      O Wintour não emite boletos com valores zerados dessa forma, ao selecionar essa opção não serão gerados boletos para as parcelas já liquidadas.

    • Tipo de Saída: escolha o formato de impressão do boleto

      • Exibir em tela: exibirá o boleto na tela do computador

      • Salvar PDFs em arquivos separados por Fatura: os boletos serão salvos em pdfs em arquivos separados por fatura

      • Salvar em um único PDF: essa opção salvará os boleto no mesmo arquivo pdf da sua fatura.

    • Clique em [ OK ] para iniciar a emissão

      Atenção

      Se existirem configurações de boleto para mais de um banco ou carteira, será exibida a tela abaixo para a seleção de boleto

      Figura 136.9. Seleção banco/carteira para emitir boleto.

      Seleção banco/carteira para emitir boleto.


    • Após selecionar o banco/carteira do boleto será exibida a opção de Emitir o boleto com impressão para o cliente ou sem impressão.

      Figura 136.10. Seleção de Emissão de boleto com impressão ou sem impressão

      Seleção de Emissão de boleto com impressão ou sem impressão


      • Imprimir boleto: utilize essa opção para Emitir e Imprimir/gerar o boleto para o cliente.

        Atenção

        Usuários do banco Inter.

        Como o Banco Inter não permite gerar o nosso número fora do sistema do banco, para imprimir/gerar boletos para os clientes é obrigatório:

        • Primeiro, gerar a remessa do boleto emitido para o banco gerar o nosso número.

          Clique aqui para saber mais sobre a emissão do arquivo de remessa.

        • Em seguida fazer a leitura do arquivo de retorno do banco para que o nosso número seja gerado no boleto e o mesmo possa ser gerado para o cliente.

          Clique aqui para saber mais sobre leitura de arquivo de retorno.

        A mensagem abaixo será exibida ao tentar imprimir o boleto do banco Inter antes de gerar a remessa:

        Figura 136.11. Seleção de Emissão de boleto com impressão ou sem impressão

        Seleção de Emissão de boleto com impressão ou sem impressão


        Atenção

        No boleto impresso, o número a data de processamento e a data do boleto são alimentadas com a data de emissão de boleto do Wintour.

      • Emitir boleto, sem imprimir: utilize essa opção para gerar o boleto sem imprimi-lo para o cliente.

        Atenção

        Essa opção deve ser obrigatóriamente utilizada para a emissão de boletos do banco inter antes de gerar/imprimir o boleto para o cliente.

        No resumo das vendas, Listagem de boletos e geração de arquivo de remessaso Nosso número do boleto será substituído pelo texto: INTER n.n. pendente. Esse texto serve de lembrete indicativo para boletos que foram emitidos mas precisam ser incluídos o nosso número gerado pelo banco Inter através da leitura do arquivo de retorno (explicado previamente).

        Figura 136.12. Mensagem de nosso número pendente no Banco Inter

        Mensagem de nosso número pendente no Banco Inter


    Atenção

    • Conforme determinado pelo Banco Central do Brasil na circular 3.656 e 02/04/2013, todo boleto deve possuir vencimento, não sendo permitido vencimento “à vista” ou “na apresentação”.

    • Se as faturas pesquisadas já possuirem boletos, será exibida a mensagem de emissão de segunda via, conforme exemplificado na imagem a seguir.

      Figura 136.13. Mensagem de exibir segunda via ao tentar emitir boletos para faturas com boletos já emitidos

      Mensagem de exibir segunda via ao tentar emitir boletos para faturas com boletos já emitidos


      • Se uma das faturas pesquisadas não possuir boleto, e as demais possuirem, será exibida a tela a seguir.

        Figura 136.14. Mensagem de exibir segunda via ao tentar emitir boletos para faturas com boletos já emitidos e boletos disponíveis para emissão

        Mensagem de exibir segunda via ao tentar emitir boletos para faturas com boletos já emitidos e boletos disponíveis para emissão


  2. Pesquisar: utilize as opções de pesquisa para localizar as faturas que serão gerados boletos/arquivos de remessa.

    Figura 136.15. Seleção de faturas a emitir boletos

    Seleção de faturas a emitir boletos


    • Período de emissão: utilize esse filtro para localizar faturas pela data de emissão;

    • Período de vcto: utilize esse filtro para localizar faturas pela data de vencimento;

    • Sacado: utilize esse filtro localizar faturas pelos sacados;

    • C. Custo/Fat: utilize esse filtro localizar faturas pelo centro de custos;

    • Exibir (quanto à liquidação): utilize essa opção para filtrar faturas que estejam liquidadas ou pendentes de liquidação;

    • Abater valores já liquidados (se houver): selecionando essa opção o sistema emitirá um boleto deduzindo valores já recebidos da fatura do cliente que corresponda ao boleto;

      Atenção

      O Wintour não emite boletos com valores zerados dessa forma, ao selecionar essa opção não serão gerados boletos para as parcelas já liquidadas.

    • Pesquisar: após o preenchimento do filtro, clique em pesquisar para iniciar a pesquisa. A tela abaixo será exibida com as faturas localizadas.

      Atenção

      Conforme determinado pelo Banco Central do Brasil na circular 3.656 e 02/04/2013, todo boleto deve possuir vencimento, não sendo permitido vencimento “à vista” ou “na apresentação”.

      Figura 136.16. Seleção de faturas a emitir boletos

      Seleção de faturas a emitir boletos


      • Sacado: essa coluna exibe o nome dos sacados que tiveram boletos localizados;

      • Selecionar: utilize essa coluna para selecionar os boletos a serem salvos;

        Dica

        Por padrão, todos os boletos encontrados estarão selecionados, caso seja necessário desmarcar vários itens, utilize o botão a esquerda do relatório, (destacado na imagem anterior), para marcar/desmarcar todos os itens.

        As opções 'Marcar/Desmarcar todos sem boleto gerado' e 'Marcar/Desmarcar todos com boleto gerado', facilita a emissão de boleto para as agências que possuem mais de uma configuração de boleto no sistema.

      • Documento: essa coluna exibe o número da fatura

      • Total: exibe o total da fatura:

        Atenção

        Nessa coluna valor igual a 0,00 indica que a fatura está cancelada;

      • Saldo: exibe o saldo pendente da fatura;

        Dica

        Saldo igual a zero pode representar tanto que não existe pendência como também fatura cancelada.

      • [ Imprimir selecionados ]: após selecionar os itens desejados, clique nesse botão para imprimir os boletos.

        Atenção

        • Os boletos de faturas canceladas serão gerados em branco.

        • Para garantir a qualidade desejável para leitura do código de barras, utilize a geração de Pdf do Wintour para salvar seus boletos, não recomendamos que o boleto seja salvo utilizando impressoras virtuais de pdf de terceiros, (como o aplicativo PDF Creator por exemplo).

        • Se o boleto já estiver emitido será exibido a mensagem abaixo permitindo exibir uma segunda via do boleto

          Figura 136.17. Seleção banco/carteira para emitir boleto.

          Seleção banco/carteira para emitir boleto.


        Atenção

        Se existirem configurações de boleto para mais de um banco ou carteira, será exibida a tela abaixo para a seleção de boleto

        Figura 136.18. Seleção banco/carteira para emitir boleto.

        Seleção banco/carteira para emitir boleto.


Atenção

Se o sistema estiver configurado para utilizar o formato de gerar as remessas junto com a impressão do boleto, após a confirmação da impressão, a tela abaixo será exibida para escolha se o arquivo de remessa referente aos boletos impressos devem ou não ser gerado.

Figura 136.19. Pasta Cob onde os arquivos de remessa são salvos

Pasta Cob onde os arquivos de remessa são salvos


  • Imprimir apenas o boleto: essa opção irá gerar e imprimir apenas os boletos das fauras, os arquivos de remessa dos respecitivos boletos não serão gerados.

    Dica

    Normalmente essa opção é utilizada para evitar a geração de vários arquivos de remessa durante o dia. Assim, os boletos podem ser emitidos durante o dia e o financeiro pode escolher o melhor horário para gerar e enviar o arquivo de remessa para ser enviado para o banco.

  • Imprimir o boleto e gerar o arquivo de remessa: além da impressão do boleto, essa opção irá gerar o arquivo de remessa referente aos boletos impressos.

    Dica

    Utilize essa opção quando desejar gerar o arquivo de remessa em conjunto com a impressão do boleto. Clique aqui para saber mais sobre onde o arquivo será salvo.

Boletos já emitidos

Nessa parte encontra-se as funcões que podem ser realizadas para boletos já emitidos

Figura 136.20. Opções para boletos emitidos

Opções para boletos emitidos


Imprimir Boletos

Essa opção permite imprimir os boletos que já foram emitidos.

Dica

As opções disponíveis nessa parte são as mesmas explicadas na opção 'Emitir'

Salvar

Utilize essa opção quando desejar salvar no computador boletos e faturas.

Atenção

  • Os boletos e faturas são gerados no formato Pdf.

  • Para boletos configurados no formato padrão de envio de remessa, se o valor, vencimento, cnpj, sacado, configuração de multa, juros e dias de protesto forem modificados em faturas que já possuem boletos que constem em remessa, a segunda via do boleto (impressa, salva ou enviada por e-mail) irá gerar erro de impossibilidade de atualização do boleto devido ao mesmo estar presente em arquivo de remessa. Para atualizar o valor de um boleto nessa situação, é necessário remove-lo do arquivo de remessa.

    Figura 136.21. Mensagem de erro exibida durante a tentativa de atualização de dados valor, vencimento, cnpj, sacado, configuração de multa, juros e dias de protesto de boletos que possuem remessa

    Mensagem de erro exibida durante a tentativa de atualização de dados valor, vencimento, cnpj, sacado, configuração de multa, juros e dias de protesto de boletos que possuem remessa


Figura 136.22. Tela de seleção de opções para salvar boletos por e-mail.

Tela de seleção de opções para salvar boletos por e-mail.


Na tela exibida, selecione o formato de pesquisa dos boletos: [ Informar númeração das faturas ] ou [ Pesquisar ], e informe o que deverá ser salvo:

  • Salvar apenas o boleto;

    Atenção

    Boletos de faturas canceladas não serão salvos.

  • Salvar boleto e fatura no mesmo PDF;

    Atenção

    Boletos de faturas canceladas serão salvos em branco.

  • Salvar boleto e fatura em PDFs separados.

    Atenção

    Boletos de faturas canceladas serão salvos como página em branco.

  1. Informar numeração das faturas: essa opção deve ser utilizada quando se sabe os números das faturas para as quais os boletos devem ser gerados e salvos.

    Atenção

    Os campos de [Ordem de exibição] e [Moeda] (2), serão exibidos somente se for escolhido as opções que também permitem salvar as faturas.

    Figura 136.23. 1 - Tela de seleção de faturas exibida quando é escolhido salvar apenas boletos. 2 - Tela de seleção de faturas exibida quando é escolhido salvar boleto e fatura

    1 - Tela de seleção de faturas exibida quando é escolhido salvar apenas boletos. 2 - Tela de seleção de faturas exibida quando é escolhido salvar boleto e fatura


  2. Pesquisar: utilize essa opção quando for necessário utilizar a pesquisa para localizar as faturas para as quais os boletos devem ser salvos.

    Figura 136.24. Tela de pesquisa para localizar boletos.

    Tela de pesquisa para localizar boletos.


    Atenção

    Essa opção exibirá a tela com opções de seleção de Ordenação, Moeda, abater valores, layout de exibição.

Concluída a pesquisa, será exibido um relatório contendo os boletos encontrados.

Figura 136.25. Tela de pesquisa para localizar boletos.

Tela de pesquisa para localizar boletos.


  • Sacado: essa coluna exibe o nome dos sacados que tiveram boletos localizados;

  • Selecionar: utilize essa coluna para selecionar os boletos a serem salvos;

    Dica

    Por padrão todos os boletos encontrados estarão selecionados, caso seja necessário desmarcar vários itens, utilize o botão a esquerda do relatório, (destacado na imagem anterior), para marcar/desmarcar todos os itens.

  • Documento: essa coluna exibe o número da fatura

  • Total: exibe o total da fatura:

    Atenção

    Nessa coluna valor igual a 0,00 indica que a fatura está cancelada;

  • Saldo: exibe o saldo pendente da fatura;

    Dica

    Saldo igual a zero pode representar tanto que não existe pendência como também fatura cancelada.

  • Salvar individual: utilize esse botão apenas quando for necessário salvar as faturas individualmente.

  • Salvar Selecionados: utilize esse botão para salvar todos os itens selecionados.

Atenção

Os arquivos serão salvos na área de trabalho, (desktop), na pasta Boletos que será criada pelo sistema. Em seguida, será exibida a mensagem para abrir a pasta.

Figura 136.26. Mensagem exibida após salvar os boletos

Mensagem exibida após salvar os boletos


Enviar por E-mail

Através do botão [Enviar por e-mail] o usuário poderá encaminhar um ou mais boletos de um ou mais sacados por e-mail. O Boleto poderá ser enviado de duas formas:

  1. Gerar e-mails com os arquivos em anexo:

    • Utilize esse formato para enviar faturas e boletos anexados no e-mail

  2. Gerar e-mails com links (protocolo eletrônico)

    • Utilize esse formato para enviar boletos e faturas com links para visualização do documento. A vantagem desse formato é que a agência passa a ter o controle real se o documento foi visualizado como também quantidade de vezes de visualização.

Figura 136.27. Tela de seleção do formato de envio da fatura

Tela de seleção do formato de envio da fatura


Atenção

Para boletos configurados no formato padrão de envio de remessa, se o valor, vencimento, cnpj, sacado, configuração de multa, juros e dias de protesto forem modificados em faturas que já possuem boletos que constem em remessa, a segunda via do boleto (impressa, salva ou enviada por e-mail) irá gerar erro de impossibilidade de atualização do boleto devido ao mesmo estar presente em arquivo de remessa. Para atualizar o valor de um boleto nessa situação, é necessário remove-lo do arquivo de remessa.

Figura 136.28. Mensagem de erro exibida durante a tentativa de atualização de dados valor, vencimento, cnpj, sacado, configuração de multa, juros e dias de protesto de boletos que possuem remessa

Mensagem de erro exibida durante a tentativa de atualização de dados valor, vencimento, cnpj, sacado, configuração de multa, juros e dias de protesto de boletos que possuem remessa


Gerar e-mails anexando documentos

Atenção

Para utilizar esse recurso é obrigatório que o computador possua um software de gerenciamento de e-mails, pois o Wintour não possui esse tipo de ferramenta, de forma que, após a escolha dos e-mails a serem enviados o wintour irá transferir o processo de envio para o gerenciador de e-mail que estiver configurado no respectivo computador.

Ex de gerenciadores de e-mails: ThunderBird, Microsoftt Outlook, Outlook Express, Windows Mail etc...

Nessa opção os documentos serão encaminhados para os destinatários anexados no e-mail. A exibição dos boletos para enviar por e-mail poderá ser feita de duas formas:

Figura 136.29. Tela de seleção de opções para enviar fatura por e-mail

Tela de seleção de opções para enviar fatura por e-mail


Dica

Após a seleção de uma das opções, é necessário escollher o que deverá ser anexado no e-mail:

  • Enviar apenas boleto;

    Atenção

    Boletos de faturas canceladas não serão anexados no e-mail.

  • Enviar boleto e fatura no mesmo PDF;

    Atenção

    Boletos de faturas canceladas serão gerados em uma página em branco.

  • Enviar boleto e fatura em PDFs separados.

    Atenção

    Boletos de faturas canceladas não serão enviados. Será anexado apenas as faturas.

Dica

Para faturas já liquidadas, em todas as opções o sistema exibirá uma mensagem de confirmação de envio do boleto.

  1. Informar numeração das faturas: essa opção deve ser utilizada quando se sabe os números das faturas para as quais os boletos devem ser gerados e encaminhados por e-mail.

    Atenção

    Os campos de 'Ordenação' e 'Moeda', (2), serão exibidos somente se for escolhido encaminhar as faturas por e-mail.

    Figura 136.30. 1 - Tela de seleção de faturas exibida quando é escolhido enviar apenas boletos. 2 - Tela de seleção de faturas exibida quando é escolhido enviar boleto e fatura

    1 - Tela de seleção de faturas exibida quando é escolhido enviar apenas boletos. 2 - Tela de seleção de faturas exibida quando é escolhido enviar boleto e fatura


  2. Pesquisar: utilize essa opção quando for necessário utilizar a pesquisa para localizar as faturas para as quais os boletos devem ser encaminhados por e-mail .

    Figura 136.31. Tela de pesquisa de faturas para enviar por e-mail

    Tela de pesquisa de faturas para enviar por e-mail


    Atenção

    Essa opção exibirá a tela com opções de seleção de Ordenação, Moeda, abater valores, layout de exibição.

Seleção de boletos a enviar por e-mail

Após selecionar os filtros ou informar o número das faturas, a tela abaixo será exibida. Nessa tela, deverá ser selecionado as faturas dos sacados que devem ser anexados os respectivos boletos para enviar por e-mail.

Figura 136.32. Tela de seleção de faturas para enviar boleto por e-mail

Tela de seleção de faturas para enviar boleto por e-mail


  • Sacado: essa coluna exibirá os sacados das faturas localizadas na pesquisa;

  • Documento: esse campo exibirá o número da fatura;

  • Total: esse campo exibirá o Total da Fatura apresentada na coluna Documento;

  • Saldo: esse campo exibirá o saldo em aberto da fatura apresentada na coluna Documento;

  • Enviar individual: clique no ícone de e-mail para enviar o respectivo boleto/fatura individualmente por e-mail;

  • Selecionar: utilize essa coluna para selecionar as faturas cujos boletos serão enviados por e-mail. Após selecionar clique no botão [ Enviar selecionados ] explicado a seguir.

    Atenção

    Por padrão, todas as faturas encontradas estarão selecionadas.

    Dica

    Utilize o botão lateral esquerdo, (destacado em vermelho na imagem anterior), para Marcar/Desmarcar todos os itens ou de um sacado específico.

  • Após a seleção dos itens, clique em [ Enviar Selecionados ] para gerar os e-mails dos sacados.

    Figura 136.33. Enviar e-mail com documentos agrupados por sacado ou e-mails individuais

    Enviar e-mail com documentos agrupados por sacado ou e-mails individuais


    • A - Agrupado por sacado (1 e-mail por sacado e boletos em pdfs individuais): essa opção irá gerar um e-mail para cada sacado, com os boletos gerados em pdfs individuais

    • B - Agrupado por sacado (1 e-mail por sacado e boletos em unico pdf): essa opção irá gerar um e-mail para cada sacado, com os boletos do sacado gerado em um único pdf

    • C - Emails inviduais (1 e-mail para cada boleto): essa opção gerará um e-mail individual para cada boleto.

    Atenção

    Quando o envio da fatura for feito junto com o boleto, dadas as seguintes opções existentes do boleto, a combinação ficou (considerando 3 faturas e 3 boletos)::

    Figura 136.34. Tela de seleção de opções para enviar fatura por e-mail

    Tela de seleção de opções para enviar fatura por e-mail


    • A - Agrupado por sacado (1 e-mail por sacado e boletos em pdfs individuais)

      se boleto opção Enviar apenas boleto, foi selecionada - Segue regra da fatura, mas sem a fatura.

      se boleto opção Envia os boleto e fatura no mesmo pdf de cada fatura foi selecionada. (3 faturas, 3boletos = 3 docs anexados)

      se boleto opção C - Envia os boletos e fatura em PDFs separados. (3faturas, 3 boletos = 6 docs anexados)

    • B - Agrupado por sacado (1 e-mail por sacado e boletos em único pdf)

      se boleto opção Enviar apenas boleto, foi selecionada - Segue regra da fatura, mas sem a fatura.

      se boleto opção B - Enviar boleto e fatura no mesmo PDF (1 doc anexado contendo 3 faturas e 3 boletos)

      se boleto opção C - Envia os boletos isolados em um pdf separado (2 documentos anexados, 1 contendo 3 faturas e outro contendo 3 boletos)

    • C - Emails individuais (1 e-mail para cada boleto)

      se boleto opção A - Segue regra da fatura, mas sem a fatura.

      se boleto opção B - Envia o boleto no mesmo pdf de cada fatura (1 fatura, 1 boleto = 1 documento anexado por e-mail ).

      se boleto opção C - Envia o boleto em pdf separado da fatura 1 fatura, 1 boleto = 2 documentos (1 fatura e 1 boleto) anexados por e-mail).

    Atenção

    Para os usuários que utilizam o gerenciador de e-mail Microsoft Outlook, durante a geração de mais de um e-mail poderá ser apresentado uma janela de erro do Outlook com a mensagem "Há uma caixa de dialogo aberta. Feche-a e tente novamente". Ao fechar a janela o envio do e-mail será cancelado e será gerado a mensagem "Erro enviar e-mail".

    Para corrigir o problema é necessário que um usuário com nível de administrador acesse no Wintour [Outros] >> [Manutenção]. No campo [Código da Rotina] digite exatamenteo texto CONFIG_GERENCIADOR_EMAIL e clique em [Executar].

    Atenção

    • O sistema gerará uma mensagem de alerta de demora na geração de e-mail quando forem selecionados muitos sacados.

    • O sistema permite enviar boletos já liquidados. Nesse caso será exibida uma mensagem de confirmação de envio.

      Figura 136.35. Mensagem de alerta de envio de boletos liquidados

      Mensagem de alerta de envio de boletos liquidados


Gerenciamento de Protocolo eletrônico - (Gerar e-mails com links)

Atenção

Para utilizar esse módulo é necessário entrar em contato com nossa equipe de suporte para a liberação do mesmo.

Atenção

É necessário gerar os boletos previamente ao envio dos protocolos.

Utilizando esse módulo os boletos não serão anexados no e-mail, o documento será enviado no corpo do e-mail como link para o cliente clicar e visualizar o seu boleto.

Dica

Após clicar no link é necessário escollher o que deverá ser enviado no e-mail:

  • Gerar apenas boleto;

    Atenção

    Boletos de faturas canceladas não gerados no e-mail.

  • Gerar boleto e fatura no mesmo PDF;

    Atenção

    Boletos de faturas canceladas serão gerados em uma página branco.

  • Gerar boleto e fatura em PDFs separados.

Figura 136.36. Tela de gerenciamento e envio de protocolo eletrônico

Tela de gerenciamento e envio de protocolo eletrônico


  • Filtros de Faturas: utilize os filtros disponíveis nessa parte para pesquisar pelas faturas emitidas

    • Período de emissão: pesquisar faturas emitidas pela data de emissão;

    • Período de vencimento: pesquisar faturas pela data de vencimento;

    • Sacado: pesquisar faturas filtrando por clientes ou lista de clientes;

    • Numeração de Faturas: pesquisar faturas pelo número;

    • Exibir quanto à (liquidação): utilize esse filtro para exibir apenas faturas liquidadas, apenas as que estão pendentes de liquidação ou todas.

  • Filtros de e-mails gerados: utilize os filtros disponíveis nessa parte para localizar as faturas enviadas através dos e-mails que foram gerados pelo gerenciador de e-mail

    • Período de geração: pesquisar e-mails/protocolos gerados dentro de um período;

    • Id Envio: pesquisar e-mails/protocolos pelo número identicador de envio;

    • Exibir links cancelados: marque essa opção para exibir no relatório os protocolos que foram cancelados;

    • Exibir (quanto à geração dos e-mails): utilioze esse filtro para exibir apenas protocolos gerados, apenas os não gerados, não gerados ou todos.

Dica

Utilize o botão 'Localizar', para para realizar pesquisas por texto dentro do resultado do relatório.

O botão editar permite selecionar parte ou tudo do relatório para copiar.

Utilize o botão 'Imprimir', para imprimir o relatório.

Enviar o protocolo eletrônico

Após realizar a pesquisa será exibido o relatório contendo as faturas que foram localizadas. Será através desse relatório que os protocolos eletrônicos serão gerenciados. Abaixo segue os detalhes do relatório.

Figura 136.37. Relatório para gerenciar o protocolo eletrônico

Relatório para gerenciar o protocolo eletrônico


  • Sacado: essa coluna exibe o nome e código do sacado;

  • Dt/Hr. Geração: informa a data e hora de geração do protocolo eletrônico quando enviado por e-mail;

    Atenção

    Nesse campo não será exibido a data/hora das visualizações realizadas a partir do relatório web. Para visualizar a informação do relatório web clique no link da coluna Qtd de visualizações.

  • Id Envio: após gerar o e-mail o Wintour irá criar um número de identificação de envio do protocolo;

    Atenção

    As visualizações realizadas a partir do relatório web não terão número de identificação. No campo será exibido o texto Relatório Web.

    • O idenficador de envio de e-mails com Faturas terá a letra F no final do número;

    • O idenficador de envio de e-mails com Boletos terá a letra B no final do número;

    • O idenficador de envio de e-mails com Faturas e Boletos no mesmo envio terá a letra FB no final do número.

  • Selecionar: essa coluna deve ser utilizada para selecionar várias faturas ao mesmo tempo para envio por e-mail.

  • Fatura: exibe o número da fatura;

  • Valor: exibe o valor da fatura.

    Atenção

    Para as faturas que já foram enviadas por e-mail com protocolo eletrônico, o campo valor será marcado com * para indicar que o valor exibido é o valor da fatura no momento da geração do e-mail, dessa forma, o valor permanecerá o da época do envio mesmo se as faturas forem alteradas após o envio do protocolo.

  • Nosso Número: exibe o nosso número do boleto de cobrança e o código da conta do banco do Wintour utilizada para gerar o boleto.

    Atenção

    O número só será exibido nas faturas que tiverem boleto de cobrança.

  • Parcela Boleto: exibe o número da parcela do boleto.

    Atenção

    Campo preenchido apenas para faturas parceladas que possuam boletos de cobrança.

  • Qtd Visualizações: esse campo exibirá a quantidade de vezes que uma fatura foi visualizada por e-mail ou através do relatório web.

    Dica

    Clique no link para:

    • Visualização da fatura enviada por e-mail: exibe informações de data/hora e endereço IP que o documento foi visualizado quando enviado por e-mail.

    • Visualização da fatura através do relatório web: exibe informações de data/hora, endereço IP e login do usuário que visualizou o documento através do relatório web.

    Atenção

    A contagem é feita a cada clique que for dado no link da fatura enviada para o cliente.

  • Enviado por e-mail

    • Visualizar arquivo: clique no ícone do navegador de internet para visualizar a fatura que foi enviada por e-mail.

      Atenção

      Esse botão não irá impactar na contagem de visualziações da fatura, seu objetivo é permitir a visualização exata da fatura como ela foi enviada para o cliente.

    • Enviar/e-mail : o envio do protocolo eletrônico pode ser feito individualmente cliicando no ícone do outlook equivalente a linha da fatura a ser enviada ou utilizando a coluna selecionar para enviar várias faturas de uma unica vez, nesse caso deve ser utilizado o botão 'Enviar selecionados'.

      • Após clicar em enviar e-mail, será exibida a tela com algumas opções de configurações visuais da fatura.

        Figura 136.38. Tela com algumas configurações visuais da fatura.

        Tela com algumas configurações visuais da fatura.


    Atenção

    Para os usuários que utilizam o gerenciador de e-mail Microsoft Outlook, durante a geração de mais de um e-mail poderá ser apresentado uma janela de erro do Outlook com a mensagem "Há uma caixa de dialogo aberta. Feche-a e tente novamente". Ao fechar a janela o envio do e-mail será cancelado e será gerado a mensagem "Erro enviar e-mail".

    Para corrigir o problema é necessário que um usuário com nível de administrador acesse no Wintour [Outros] >> [Manutenção]. No campo [Código da Rotina] digite exatamenteo texto CONFIG_GERENCIADOR_EMAIL e clique em [Executar].

    Atenção

    Será gerado um e-mail para cada sacado.

    Se for selecionado mais de uma fatura para o mesmo sacado, será gerado apenas um e-mail contendo os links individuais de cada fatura.

    Atenção

    O sistema gerará uma mensagem de alerta de demora na geração de e-mail quando forem selecionado(s) muito(s) sacado(s)

    Dica

    Configure um texto fixo para ser exibido no corpo dos e-mails das faturas e boletos através das configurações gerais do sistema.

    Clique aqui para obter mais informações sobre as configurações de texto padrão de e-mail.

  • Cancelar link: ao clicar nesse botão o link da respectiva fatura será cancelado sendo necessário enviar novamente a fatura por e-mail.

    Atenção

    Os protocolos cancelados ficam registrados caso seja necessário pesquisar.

Gerar Arquivo de remessa

Utilize esse módulo para gerar as remessas dos boletos que já foram emitidos.

Atenção

  • Como explicado anteriormente, o arquivo será gerado de acordo com o formato que foi escolhido para a geração da remessa no Wintour.

  • Os arquivos serão salvos dentro da pasta Cob que será criada dentro da pasta de instalação do sistema Wintour disponível no disco C:\WintourInternet

  • O nome da pasta será formado de Cob + IDE da agência + nome do banco e número da carteira utilizada

    Figura 136.39. Exemplo da pasta Cob contendo o arquivos de remessa.

    Exemplo da pasta Cob contendo o arquivos de remessa.


    Atenção

    Os arquivos de remessa gerados para boletos configurados para o banco Sicredi, são gerados respeitando o nome exigido pelo banco, (CCCCCMDD).

    Como no Wintour não existe controle se o arquivo foi enviado ou não para o banco, (embora ele tenha sido gerado), será necessário que o usuário altere a extensão do arquivo conforme orientação a seguir.

    Exemplo de nome de arquivo de remessa gerado pelo Wintour: 58426919.R0000013. renomeie a extensão para para CRM ou RMx (onde x será o número do arquivo de remessa enviado no dia).

    • Se for o primeiro arquivo enviado para o Sicredi no dia, o nome final do exemplo anterior e deverá ser alterado pelo usuário para 58426919.CRM;

    • Do segundo arquivo em diante, a extensão a ser utilizada deverá ser RM seguida do sequencial de envio. Dessa forma, o usuário deverá alterar o nome como segue: 58426919.RM2 para o segundo arquivo do dia , 58426919. RM3 para o terceido arquivo do dia, e assim sucessivamente.

  • O Wintour não faz a transmissão automática dos arquivos de remessas para os sistemas dos bancos. Obtenha junto ao banco as orientações para transmissão do arquivos.

  • Após a remessa ter sido enviada para o banco, não realize nenhuma alteração nas respectivas faturas/boletos presentes na remessa, sem ter certeza das informações detalhadas abaixo:

    1. Se o cliente atrasou o pagamento e apenas necessita um boleto com vencimento atualizado (com cobrança dos respectivos juros/multa) :

      • Para carteiras registradas, normalmente os bancos disponibilizam um link para que o próprio sacado do boleto em atraso, faça alteração do vencimento e o sistema do banco calcule os juros e multa do atraso permitindo gerar o novo boleto atualizado.

        Veja com seu banco qual é este link e passe a informá-lo aos clientes que se enquadrem nesta necessidade.

    2. Se após o envio do arquivo de remessa for necessário alterar outros dados, (por ex: valor ou vencimento sem cobrança de juros), deverá escolher uma das opções:

      1. Opção 1

        • Entre em contato com o gerente de sua conta para saber se é possível realizar tais alterações e sendo possível como fazer as alterações através do sistema do banco;

        • Faça as alterações necessárias no Wintour;

        • O arquivo de remessa nesse caso não deve ser reenviado para o banco, pois será considerado duplicidade e rejeitado pelo banco

      2. Opção2

        • Cancele o boleto no Wintour ;

          Atenção

          O cancelamento deve ser feito pois ao gerar novo arquivo de remessa sem cancelar, será usado o mesmo nosso número e o boleto será rejeitado.

        • Verifique com o gerente de sua conta os procedimentos para realizar a baixa/cancelamento do boleto antigo através do sistema do banco;

        • Em seguida, faça as alterações necessárias e gere o novo boleto;

        • Envie o novo arquivo de remessa do boleto para o banco.

          Atenção

          Como o boleto antigo foi cancelado, o Wintour vai gerar um novo "nosso número", de maneira que o novo arquivo de remessa não será considerado duplicidade.

    Atenção

    Consulte seu banco, algumas destas opções poderão ser cobradas ou isentas.

Gerar arquivo de remessa (Formato Padrão)

Após clicar nesse botão, o sistema irá pesquisar por todos os boletos que estão pendentes de geração de arquivo de remessa. Os boletos encontrados serão listados para que possa ser selecionado os boletos

Atenção

Para boletos gerados para o banco Inter o campo nosso número exibirá o texto: N.N pendente, como explicado na parte de emissão de boleto, o nosso número para este banco só é gerado após o envio do arquivo de remessa e em seguida o carregamento do arquivo de retorno gerado pelo mesmo.

Figura 136.40. Opções disponíveis para localizar boletos para gerar o arquivo de remessa.

Opções disponíveis para localizar boletos para gerar o arquivo de remessa.


Dica

Utilize o botão lateral destacado na imagem para marcar/desmarcar os boletos de uma unica vez.

Atenção

  • Boletos de faturas parceladas não podem ser gerados em arquivos remessa separados. Ao tentar selecionar apenas uma parcela, será exibida a mensagem abaixo

    Figura 136.41. Mensagem erro ao tentar gerar remessa

    Mensagem erro ao tentar gerar remessa


  • Se o boleto já tiver alguma baixa parcial antes da geração da remessa, será exibida a mensagem abaixo para gerar a remessa com os valores liquidados abatido ou com o valor integral do boleto.

    Figura 136.42. Mensagem exibia na geracão de remessas de boletos com baixas parciais

    Mensagem exibia na geracão de remessas de boletos com baixas parciais


    Atenção

    Nos casos de boletos totalmente liquidados, após clicar em sim será gerado a mensagem de que não existe valor a ser liquidado

    Figura 136.43. Mensagem exibia na geracão de remessas de boletos liquidados

    Mensagem exibia na geracão de remessas de boletos liquidados


  • Para boletos configurados no formato padrão de envio de remessa, se o valor, vencimento, cnpj, sacado, configuração de multa, juros e dias de protesto forem modificados em faturas que já possuem boletos que constem em remessa, a segunda via do boleto (impressa, salva ou enviada por e-mail) irá gerar erro de impossibilidade de atualização do boleto devido ao mesmo estar presente em arquivo de remessa. Para atualizar o valor de um boleto nessa situação, é necessário remove-lo do arquivo de remessa.

    Figura 136.44. Mensagem de erro exibida durante a tentativa de atualização de dados valor, vencimento, cnpj, sacado, configuração de multa, juros e dias de protesto de boletos que possuem remessa

    Mensagem de erro exibida durante a tentativa de atualização de dados valor, vencimento, cnpj, sacado, configuração de multa, juros e dias de protesto de boletos que possuem remessa


Gerar arquivo de remessa (Formato antigo)

Esse é formato de geração de remessa para sistemas com configuração de boleto antes de julho de 2017. A geração do arquivo não levará em consideração se os boletos já possuem ou não remessa, e, o usuário sempre informará quais faturas deseja incluir no arquivo.

Figura 136.45. Opções disponíveis para localizar boletos para gerar o arquivo de remessa.

Opções disponíveis para localizar boletos para gerar o arquivo de remessa.


  • Informar numeração das faturas: utilize essa opção para gerar remessa dos boletos informando a numeração das faturas.

    Dica

    A explicação dessa opção foi detalhada anteriormente, clique aqui para visualiza-la.

  • Pesquisar faturas: utilize essa opção para abrir a tela de pesquisa de faturas.

    Dica

    A explicação dessa opção foi detalhada anteriormente, clique aqui para visualiza-la.

  • Pesquisar boletos: essa opção permite gerar o arquivo de remessa localizando os boletos através da pesquisa de boletos.

    Atenção

    Boletos cancelados não poderão ser localizados.

    Figura 136.46. Pesquisa de boletos

    Pesquisa de boletos


    • Filtros de pesquisa: a pesquisa poderá ser realizada por:

      Atenção

      Na pesquisa, é obrigatório preencher ao menos: um dos tipos de período, ou final do nosso número ou a numeração de faturas. Se não for preenchido a mensagem de erro abaixo será exibida.

      Figura 136.47. Mensagem de erro alertando sobre os filtros obrigatórios para a pesquisa de boletos

      Mensagem de erro alertando sobre os filtros obrigatórios para a pesquisa de boletos


      • Períodos

        • Período de emissão: pesquisa pela data de emissão do boleto;

        • Período de vencimento: pesquisa pela data de vencimento do boleto.

        Atenção

        O período pesquisado não pode ultrapassar 31 dias.

      • Exibir (quanto à liquidação): 'Quanto à liquidação do boleto', é possível exibir 'Todos', apenas os 'Pendentes' ou somente os 'Liquidados'.

      • Sacados: pesquisa os boletos emitidos para os sacados informados;

        Atenção

        Para utilizar esse filtro, é obrigatório informar ao menos um tipo de período (lançamento ou vencimento);

      • Nosso número (final): pesquisa boletos que contenham os 4 últimos números finais do nosso número do boleto, ;

        Dica

        A imagem abaixo ilustra onde encontrar os 4 últimos números do boleto. Na pesquisa, o campo Nosso número desse boleto seria preenchido com 468 ou 0468, o dígito verificador (6 na imagem), deve ser descartado.

        Figura 136.48. Imagem destacando os 4 ultimos números do campo nosso número de um boleto do banco Itau

        Imagem destacando os 4 ultimos números do campo nosso número de um boleto do banco Itau


      • Numeração de faturas: pesquisa por boletos emitidos para as numerações das faturas informadas;

    • Pesquisar: após preencher os filtros, clique nesse botão para iniciar a pesquisa e listar os boletos localizados;

    • Selecione os boletos que será gerado o arquivo de remessa e clique em [ Gerar arquivos de remessa dos boletos selecionados ]. Em seguida, clique em [ Sim ] para abrir a pasta onde o arquivo foi salvo.

      Figura 136.49. Mensagem de confirmação para abrir a pasta do arquivo de remessa

      Mensagem de confirmação para abrir a pasta do arquivo de remessa


Administração de arquivo de remessa

Utilize esse módulo quando for necessário realizar manutenção em arquivos de remessa.

Figura 136.50. Administração de arquivos de remessa

Administração de arquivos de remessa


  • Salvar arquivo: Utilize esse botão quando for necessário salvar o arquivo de remessa novamente.

    Atenção

    Essa opção não atualiza o arquivo de acordo com possíveis novos valores de boletos ela apenas salva o arquivo gerado inicialmente.

  • Ver conteúdo do arquivo: utilize essa opção para visualizar o conteúdo (em formato de texto), do arquivo de remessa.

  • Ver itens do arquivo: utilize essa opção para visualizar/liberar os boletos contidos no arquivo de remessa.

    Figura 136.51. Detalhes do arquivo de remessa

    Detalhes do arquivo de remessa


    • Liberar boleto selecionado: utilize essa opção quando for necessário liberar um boleto específico de um arquivo de remessa. A liberação permitirá que seja gerado um novo arquivo de remessa contendo este boleto.

      Figura 136.52. Mensagem de confirmação de liberação de boleto de uma remessa para ser incluído em outro arquivo

      Mensagem de confirmação de liberação de boleto de uma remessa para ser incluído em outro arquivo


    • Cancelar arquivo de remessa: utilize essa opção para cancelar o arquivo de remessa e liberar todos os boletos para serem incluídos em outros arquivos de remessa.

      Figura 136.53. Mensagem de confirmação de liberação de boleto de uma remessa para ser incluído em outro arquivo

      Mensagem de confirmação de liberação de boleto de uma remessa para ser incluído em outro arquivo


Arquivos de retorno

Nesta seção serão abordados os itens que se referem aos arquivos de retorno. O arquivo de retorno contém informações referentes aos boletos das agências. Através desse arquivo a agência poderá realizar o procedimento de baixa automatizada das faturas no Wintour. Para conseguir o arquivo de retorno a Agência deverá entrar em contato com o gerente de sua conta corrente.

Atenção

Para utilizar esse módulo será necessário entrar em contato com a equipe de suporte da Digirotas.

Baixar faturas através de arquivo de retorno

Esse módulo poderá ser utilizado pelas agências que conseguem junto a Banco o arquivo de retorno da conta corrente da agência. Esse arquivo contém informações referentes aos boletos da agência permitindo efetuar a baixa das faturas automaticamente.

Atenção

A baixa eletrônica só será feita se o valor principal for igual no arquivo de retorno e o que está pendente no Wintour.

Ocorrendo diferença, o Wintour não efetuará a baixa automática. Para prosseguir, sendo necessário ajustar manualmente as previsões com valores divergentes no financeiro para que fiquem iguais ao valor contido no arquivo de retorno.

Atenção

Por padrão, o sistema irá realizar a baixa na conta de ativo circulante que foi informada no momento da configuração do boleto. Caso seja necessário realizar a baixa em uma conta de ativo circulante diferente, entre em contato com nossa equipe de suporte para solicitando a alteração.

Figura 136.54. Botão para efetuar a baixa de faturas através de arquivo de retorno

Botão para efetuar a baixa de faturas através de arquivo de retorno


Após selecionar o botão e baixa agrupada será aberta a tela para selecionar o arquivo de retorno que contém os recebimentos que serão liquidados no Wintour

Dica

Se existir mais de uma configuração de boleto (Bancos ou carteiras diferentes), será exibida a tela de seleção do banco/carteira onde deverá ser escolhido o cadastro referente ao arquivo de retorno em questão.

Figura 136.55. Botão para efetuar a baixa de faturas através de arquivo de retorno

Botão para efetuar a baixa de faturas através de arquivo de retorno


Figura 136.56. Tela para seleção de arquivo de retorno

Tela para seleção de arquivo de retorno


Após abrir o arquivo a conferência será iniciada, a tela abaixo será exibida contendo o resultado da baixa do arquivo de retorno.

Figura 136.57. Log de resultado da operação de baixa de faturas através do arquivo de retorno

Log de resultado da operação de baixa de faturas através do arquivo de retorno


Administração de arquivos de retorno

Através desse módulo o usuário poderá administrar os arquivos de retorno utilizados no sistema. Dessa forma o usuário poderá solicitar ao sistema relatórios com informações dos lotes que cada boleto foi baixado. Poderá também estornar os lotes das baixas efetuadas.

Figura 136.58. Administração de arquivos de retorno

Administração de arquivos de retorno


  • Período de submissão do arquivo: esse campo deve ser preenchido com a data que o arquivo de retorno foi submetido no Wintour para realização das baixas.

  • Resultado do relatório: após realizar a pesquisa, as tarnsações que forem localizadas serão listadas.

    • Nr da operação: essa coluna exibirá o número da operação da baixa realizada pelo arquivo de retorno

    • Id Arquivo: essa coluna exibira o número do lote gerado pela baixa

    • Data submissão: essa coluna exibirá a data em que o arquivo foi submetido no Wintour para realização da baixa

    • Conta Banco:essa coluna exibe a conta do banco que o arquivo de retorno foi baixado

    • Carteira: essa coluna exibe o número da carteira do banco que foi utilizada na baixa do arquivo de retorno

  • Ver log da operação: esse campo exibe um relatório contendo informações sobre a operação das baixas realizadas no arquivo selecionado na coluna. O Log conterá informações como número das faturas que foram liquidadas a data da baixa/Movt, o número do lote gerado no Wintour dentre outras informações.

  • Ver conteúdo do arquivo: esse campo exibe o conteúdo do arquivo exatamente como foi enviado pelo banco

  • Estornar baixas efetuadas: esse botão permite estornar as baixas realizadas no arquivo que for selecionado na listagem.

Listagem de boletos

Utilize esse módulo para imprimir listagem de boletos obtendo informações do Banco, Carteira, Sacado, Número de fatura, nosso número do boleto, vencimento, valor e saldo. O módulo permite também realizar o cancelamento dos boletos

Figura 136.59. Módulo de listagem de boletos

Módulo de listagem de boletos


  • Filtros de pesquisa: a pesquisa poderá ser realizada por: período de emissão, período de vencimento, sacados, números finais do nosso número, numeração de faturas.

    'Quanto à liquidação do boleto', é possível exibir 'Todos', apenas os 'Pendentes' ou somente os 'Liquidados'.

    • Após preencher os filtros, clique em 'OK' para iniciar a pesquisa.

      Atenção

      • É obrigatório preencher pelo menos 1 filtro.

      • Os filtros de período quando utilizados não podem ultrapassar 1 mês.

      • Para o banco INTER, o campo nosso número exibirá o texto, N.N pendente (nosso número pendente), para boletos cujo arquivo de retorno gerado pelo banco Inter,( contendo o nosso número), não foi carregado no Wintour.

  • Imprimir listagem: utilize esse botão para gerar arquivo pdf , enviar por e-mail ou imprimir na impressora.

  • Cancelar boletos: esse botão permite cancelar os boletos selecionados na tela.

    Atenção

    • O cancelamento não pode ser desfeito. Nos casos em que o boleto foi cancelado incorretamente, é necessário gerar um novo boleto.

    • Boletos cancelados não podem ser localizados.

    • Ao cancelar boleto de uma parcela da fatura será gerado a mensagem de alerta abaixo informando que não será possível emitir um novo boleto para a parcela, ao menos que a mesma seja desvinculada da fatura.

      Figura 136.60. Mensagem de confirmação para cancelamento de boleto de uma parcela

      Mensagem de confirmação para cancelamento de boleto de uma parcela


Atenção

  • A coluna 'Remessa' destacada na imagem anterior, será exibida somente nas configurações de boleto que estiverem utilizando o formato padrão de emissão de remessa.

  • Boletos cancelados/zerados também serão exibidos na listagem.

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