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Capítulo 8. Emissões de etiquetas (mala direta) /Listagem de clientes/Ficha de Cliente

Introdução

Dica

[ Cadastros ] >> [ Clientes ] >> botão [ Imprimir F8 ]

Neste capítulo será comentado sobre os procedimentos para Impressão de listagem de contatos para envio de mala direta, impressão de Listagem de cliente e impressão de ficha do cliente. O Acesso ao módulo se da através do cadastro de clientes conforme é exibido na sequencia de imagens seguir:

Opções do Módulo

Figura 8.1. Impressão de etiquetas, listagem e mala direta de clientes

Impressão de etiquetas, listagem e mala direta de clientes


Preparar etiquetas para envio de mala direta pelo correio

Existem três opções de impressão de etiquetas no padrão Pimaco

  • A) Pimaco 6182/6282/0282

  • B) Pimaco 6180/6280/0280/5080

  • C) Pimaco 6081/6181/6281

Atenção

Para melhor aproveitamento das etiquetas, é possível escolher a partir de qual posição da folha deseja-se iniciar a impressão, a posição é informada no campo [Quanto às etiquetas].

Para saber o número da posição a iniciar a impressão, inicie a contagem a partir da primeira linha da página de etiquetas da esquerda para a direita até chegar a posição desejada.

Listagem de cadastros e impressão de envelopes e-mails para envio de mala direta por e-mail

  • D) Exibir listagem de Clientes: Exibe a listagem do(s) cliente(s);

  • E) Impressão de envelopes: permite imprimir os dados dos clientes em envelopes. Vide “Capítulo Envelope Avulso” para maiores detalhes sobre impressão de envelopes.

Exportar cadastro de clientes para outros padrões

Atualmente é possível exportar o cadastro de clientes para dois tipos de padrões:

  • F) Excel: Exporta os dados para o Excel;

  • G) XML: exporta os dados para XML;

Ficha do cliente

  • H) Ficha do cliente: Exibe a Ficha do(s) cliente(s) selecionado(s) ou de todos os clientes caso não seja utilizado nenhum filtro.

  • Ficha em branco: Exibe uma ficha em branco do cliente para impressão.

Atenção

Para as opções: A), B) , C), D), E) e H) após visualizar a listagem de clientes é possível escolher entre IMPRIMIR, SALVAR [F6] como PDF ou enviar por e-mail.

Atenção

Após selecionar uma das opções oferecidas pelo sistema, bastará clicar no botão [Ok].

Filtrar clientes com e-mail

  • Para visualizar a listagem bastará marcar a opção “SOMENTE CLIENTES COM E-MAIL” no campo [Quanto ao campo e-mail] (2) se o campo [Somente Clientes com e-mail] estiver marcado, os e-mails serão colocados na área de transferência do Windows, sendo possível colá-los no Outlook Express ou outro programa gerenciador de e-mails.

Sobre Endereço do cliente

  • Exibir endereço de cobrança: selecione essa opção para exibir o endereço de cobrança do cliente.

  • Quanto ao endereço: essa opção permite listar: 'Todos os cadastros de clientes'; 'Apenas os que possuem endereço completo'; 'Apenas os que não possuam endereço completo'.

Atenção

O resultado dessa pesquisa é baseado no preenchimento de todos os campos, endereço, bairro, cep, cidade, uf , preenchidos.

Filtros

O Wintour permite vários tipos de filtros de pesquisa para impressão de etiquetas. Os filtros são separados em três abas como apresentado na figura anterior (3)

  • Filtros de Pesquisa,

  • Perfis,

  • Especifica.

Atenção

Todos os filtros apresentados nesta sessão são opcionais, portanto, o sistema permite diversas combinações de vários filtros, individual ou simultaneamente. O usuário poderá também informar se a pesquisa será filtrada pelo status do cadastro dos clientes: [Ativo], [Inativo] ou [Todos].

Aba Filtros de Pesquisa

Figura 8.2. Filtros para pesquisa de clientes para mala direta

Filtros para pesquisa de clientes para mala direta


Explicação dos campos

  • Tipo: utilize esse filtro para filtrar a pesquisa de clientes pelo tipo Físico (F) ou Jurídico (J).

  • Profissão: utilize esse filtro para filtrar a pesquisa por uma determinada Profissão.

  • Promotor: utilize esse filtro para filtrar a pesquisa por uma determinada Promotor.

  • Cadastrado Por: utilize esse filtro para filtrar a pesquisa por um determinado emissor que realizou o cadastro dos clientes.

  • CEP (Parcial inicial): utilize esse filtro para localizar cadastros de clientes que possuam uma numeração de cep específica.

    Dica

    A pesquisa pode ser feita digitando números parciais do cep. Quando for digitado o número incompleto a pesquisa será realizada apenas nos 5 números iniciais(desconsidera os 3 números após o dígito), de todos os ceps cadastrados.

  • Cidade/Estado: utilize esse filtro para filtrar a pesquisa de clientes de uma determinada cidade/Estado.

    Atenção

    Pressione a tecla [F11] ou clique no desenho da LUPA, localize e transfira a Cidade/UF desejado. O sistema listará todas as cidades/UFs disponíveis nos cadastros.

    Atenção

    A falta de padronização ou até mesmo erros de digitação nos cadastros, podem acarretar em descrições diferentes, mas que no fundo fazem referência à mesma Cidade/UF, por exemplo.

    Figura 8.3. Unificando cadastro de cidades

    Unificando cadastro de cidades


    No exemplo acima, os registros selecionados fazem referência a mesma cidade (Petrópolis), portanto caso o filtro utilizado seja [PETRÓPOLIS], nem todos os clientes que de fato deveriam aparecer vão fazer parte dessa listagem. Para resolver o problema das descrições diferentes, basta clicar com o botão direito do mouse sobre a descrição errada e escolher a opção [Unificar].

    Esta operação só é permitida para usuários do tipo Administrador ou Supervisor.

    Figura 8.4. Procedimento para unificação de cadastro de cidade em duplicidade

    Procedimento para unificação de cadastro de cidade em duplicidade


    Na tela acima, no campo [Novo] pressione a tecla [F11] e localize a descrição correta (1); Marque o quadro que confirma a unificação (2); e clique no botão [Ok, prosseguir] (3). O sistema irá substituir a Cidade/UF de todos os cadastros que tiverem a descrição informada no campo [Antigo] pela descrição informada no campo [Novo].

    No exemplo, esta operação deveria ser repetida para o código PET até que a cidade se tornasse única conforme a tela abaixo:

    Figura 8.5. Cadastro de cidades de clientes após a unificação do cadastro em duplicidade

    Cadastro de cidades de clientes após a unificação do cadastro em duplicidade


  • País (Endereço): utilize esse campo para filtrar a pesquisa de clientes de uma determinado País.

  • Canal de captação: utilize esse campo para filtrar a pesquisa pelo canal de captação do cliente.

  • Aniversariantes do Mês: utilize esse filtro para filtrar a pesquisa pelos clientes que aniversariam em um determinado mês.

    Atenção

    Campo exibido apenas para clientes físicos (tipo F).

  • Sexo: utilize esse filtro para pesquisar por clientes físicos especificando o sexo!

    Atenção

    Campo exibido apenas para o filtro de clientes físicos (tipo F).

  • Estado Civil: utilize esse filtro para pesquisar por clientes físicos de acordo com o seu estado civil.

    Atenção

    Campo exibido apenas para clientes físicos (tipo F).

  • Cadastrado entre os dias: utilize esse filtro para filtrar a pesquisa de clientes cadastrados entre um determinado período.

  • Faixa etária: utilize esse filtro para pesquisar por clientes de uma deterimada faixa etária.

    Atenção

    • Campo disponível apenas para clientes físicos (tipo F).

    • A pesquisa é realizada com base no campo 'Data de nascimento' do cadastro.

  • Quanto à ultima compra do cliente: Esse filtro permite exibir listagens/etiquetas baseado nas últimas compras dos clientes como também listagem de clientes que nunca compraram na agência

    • Desconsiderar informação: se essa opção estiver selecionada a pesquisa irá desconsiderar as informações referentes a ultimas compras.

    • Exibir clientes que nunca compraram: essa opção possibilita a geração de listagem dos clientes que estão cadadastrados no Wintour mas nunca compraram

    • Exibir clientes que não compraram a mais de XX dias: essa opção permite exibir listagem de clientes, baseada na quantidade de dias que o cliente não compra na agência

    • Ultimas compras entre: essa opção permite gerar a listagem dos clientes que compraram dentro de um determinado período

Após o procedimento anterior, basta escolher uma das opções de etiquetas/listagem em [Modelo da Etiqueta/Listagem], se desejar, marque outros filtros opcionais e clique no botão [Ok].

Aba Perfis

Figura 8.6. Aba Perfis

Aba Perfis


  • Selecionar Perfis: Selecione o(s) perfil(s) de cliente que deseja-se filtrar a pesquisa.

  • Opções de Pesquisa

    • Cliente de qualquer um dos perfis escolhidos: Serão escolhidos TODOS os clientes de qualquer um dos perfis selecionados anteriormente.

    • Cliente de todos os perfis escolhidos: serão selecionados somente os clientes que se encaixe em TODOS os perfis selecionados anteriormente.

Aba Seleção Específica de cliente

Figura 8.7. Aba Seleção Específica

Aba Seleção Específica


  • Cliente Especifico: selecione essa opção para filtrar a pesquisa para um ou mais clientes específicos.

    Dica

    • O campo permite selecionar mais de um cliente.

    • O campo será preenchido automaticamente com o cadastro do cliente que estiver aberto na tela principal.

  • Lista: Utilize essa opção para imprimir as etiquetas/listagens para uma lista de clientes.

    Dica

    O sistema permite criar listas de clientes para facilitar o preenchimento de filtro de pesquisas quando é necessário, por exemplo, exibir relatórios e realizar pesquisas para vários clientes. Normalmente as listas são criadas para clientes corporativos que fazem parte do mesmo grupo, para facilitar o envio de mala direta, etc...

    Para selecionar/criar uma lista, pressione o botão de [F11] dentro do campo 'Lista' ou clique no botão com desenho em forma de LUPA.

    • Na tela seguinte, será exibido as Listas de clientes (caso tenha alguma já cadastrada).

      Figura 8.8. Listas de clientes

      Listas de clientes


    • Clique no botão [ Incluir F3 ] para cadastrar uma nova lista,

      Figura 8.9. Cadastro de listas de clientes

      Cadastro de listas de clientes


      • No campo 'Descrição da Lista' preencha um nome para a nova lista

        Dica

        O campo estará preenchido com um código criado pelo sistema (Lista XX) onde XX será o número da Lista, mas recomendamos que seja preenchido um nome adequado para facilitar a idenficação das listas.

      • Clique no botão [ + ] (1) para pesquisar e escolher os clientes que farão parte da nova lista.

        Atenção

        Só é permitido selecionar um cliente por vez. Para facilitar a selação, após transferir o cliente desejado, a tela de pesquisa reabrirá automáticamente para uma nova pesquisa.

    Dica

    As listas que o cliente fizer parte, poderão ser visualizadas diretamente na tela principal do cadastro. Clique aqui para saber mais informação sobre as listas de clientes.

  • Grupo empresarial: utilize esse filtro para imprimir as listas e etiquetas de apenas de clientesque fazem parte de um grupo empresarial

    Dica

    Clique aqui para saber mais sobre o cadastro de grupo empresarial.

Imprimir e salvar os documentos

Após selecionar as opções para impressão e escolher o filtro, clique no botão [ OK ] para iniciar a impressão. A tela de ordenação para visualização dos clientes será exibida:

Figura 8.10. Opções de ordenação

Opções de ordenação


Escolha o tipo de ordenação e clique em [ OK ].

Atenção

Se a opção de exportação

Impressão de Etiquetas, Listagem e Ficha de cliente

Os formatos etiquetas, listagem e ficha de cliente exibirão um relatório cada qual com seu modelo. Todos os relatórios posuem em comum a barra de menu abaixo.

Figura 8.11. Barra de menu disponível na visualização das etiquetas, listagem e ficha de clientes.

Barra de menu disponível na visualização das etiquetas, listagem e ficha de clientes.


  1. Imprimir (1): selecione essa opção para imprimir o relatório em impressora.

  2. Salvar em PDF (2): selecione essa opção para salvar o relatório em formato pdf.

  3. Abrir relatório com leitor de PDF (3): selecione essa opção para abrir o relatório diretamente no leitor de pdf que estiver instalado no computador.

  4. Enviar Anexo por e-mail (4): utilize essa opção para enviar o relatório anexado por e-mail.

Dica

Clique aqui para mais informações sobre a barra de menu de botões dos relatórios e documentos do Wintour

Salvar relatórios (pdf, excel e XML)

O relatório poderá ser salvo em formato pdf, (como explicado anteriormente), e exportado para planilha formato excel (opção F) e arquivo XML (opção G). Será aberto a tela para selecionar o local onde o arquivo será salvo.

Figura 8.12. Barra de menu disponível na visualização das etiquetas, listagem e ficha de clientes.

Barra de menu disponível na visualização das etiquetas, listagem e ficha de clientes.


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