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Capítulo 1. Informações Iniciais

Introdução

Antes de começar iremos abordar algumas convenções padrões utilizadas em todo o sistema.

Botões padrões

Em todas as telas de cadastro do Wintour os botões exibidos na imagem abaixo estarão disponíveis:

Botões de manutenção de cadastros

Esses botões serão encontrados em todos os cadastros do sistema.

Figura 1.1. Barra de botões padrão do sistema

Barra de botões padrão do sistema


Explicação dos campos

  • O botão Incluir [ F3 ] deve ser utilizado antes de iniciar um novo cadastro.

  • O botão Apagar [ F4 ] deve ser utilizado para apagar um registro.

    Atenção

    O sistema só permite apagar cadastros que não tenham sido utilizados em nenhum outro módulo do sistema. Em caso de cadastros em duplicidade, é possível unificar os cadatros conforme explicado no capítulo sobre exclusão de cadastros.

  • O botão Alterar [ F5 ] deve ser utilizado antes de iniciar uma alteração.

    Atenção

    Se na alteração de um cadastro for necessário alterar o conteúdo do campo 'Código', e durante a alteração for detectado que o cadastro possui mais de 5000 previsões de pagamento e/ou recebimento registrados, o sistema oferecerá a opção de agendar a alteração a partir da 00:15 (horário de Brasília). Após confirmar o agendamento, ele será salvo na tela de alteração/unificação de códigos das contas conforme imagem abaixo:

    Figura 1.2. Tela de agendamento de alteração/unificação de cadastro

    Tela de agendamento de alteração/unificação de cadastro


    • Cod. Atual: exibe o código atual do cadastro que será excluído;

    • Cod. Novo: exibe o código do cadastro que será unificado com o cadastro do campo 'Código atual';

    • Resultado da Operação: esse campo conterá informação se a alteração ocorreu com sucesso ou se teve algum erro que impediu a alteração;

    • Operação: a operação do agendamento, alteração do código ou unificação do cadastro.

    • Após a execução enviar o resultado para o e-mail: informe o e-mail que será enviado a notificação de conclusão do processo.

      Dica

      Quando cadastrado, esse campo será preenchido com o e-mail preenchido no cadastro do usuário que estiver executando o agendamento. Mas se necessário pode ser preenchido outro e-mail.

    Dica

    • Se necessário, o acesso a tela de agendamento pode ser realizado por um usuário com nível de administrador em [ Outros ] >> [ Manutenção ]. No código da rotina, digite AGEND_ALT_CODS e clique em [ Executar ].

    • Para apagar um agendamento que ainda não foi executado, clique no botão [ - ];

    • Apesar de disponível, o botão de inclusão normalmente não é utilizado nessa tela pois os agendamentos são feitos normalmente durante a tentativa de unificação ou alteraçao do código de um cadastro.

  • O botão Salvar [F6] deve ser utilizado para salvar as inclusões/modificações efetuadas.

Botão de escolha de seleção

Esse tipo de botão estará disponível existir a possibilidade de incluir/excluir contas, por exemplo, de faturas/Baixas do Financeiro etc. dessa forma o usuário terá uma opção de forma mais pratica de selecionar todas as opções oferecidas ou desmarcar todas as opções oferecidas sem ter a necessidade de marcar/desmarcar item a item.

Figura 1.3. Botão de escolha de seleção

Botão de escolha de seleção


Botão de Pesquisa (Localizar)

Em vários módulos o usuário poderá realizar pesquisas das informações cadastradas . A tela de pesquisa será utilizada para localizar um determinado cadastro, (Ex Cliente Fornecedor, Emissor etc..) e em seguida abrir o cadastro ou transferir o cadastro para utilização (Ex. localizar e transferir o cliente que se deseja fazer um lançamento de venda). A tela de pesquisa será acessada através do ícone da lupa, conforme exibe a imagem abaixo:

Figura 1.4. Icone da lupa de pesquisa do sistema

Icone da lupa de pesquisa do sistema


Dessa forma, todo o campo que possuir esse ícone significa que o campo não pode ser preenchido com qualquer informação, e o usuário deverá utilizar esse botão para abrir a tela de pesquisa.

Figura 1.5. Janela de pesquisa de contas

Janela de pesquisa de contas


Explicação dos campos da tela de pesquisa

  • Pesquisar por: nesse campo o usuário poderá realizar a pesquisa do cadastro que está procurando. A pesquisa poderá ser realizada pelo

    • Nome: o usuário deverá digitar o nome que deseja localizar;

    • Código: o usuário deverá digitar o código do cadastro que deseja localizar;

  • Pesquisa parcial: através desse botão o sistema realizará a pesquisa baseado no texto parcial que o usuário digitou;

  • Exibir Inativos: os cadastros que estão marcados como inativos não serão exibidos durante a pesquisa. Caso o usuário esteja pesquisando um cadastro inativo esse campo deverá ser selecionado para que o sistema exiba os cadastros inativos.

  • Abrir cadastro: após localizar o cadastro o usuário poderá utilizar esse botão para abrir o cadastro do cliente;

  • Cadastrar novo: esse botão permite que da tela de pesquisa o usuário possa realizar um novo cadastro no sistema. (Ex cadastrar um novo Fornecedor);

  • Transferir: após localizar o cadastro clique nesse botão para transferir o cadastro.

    Dica

    Também pode ser utilizado o clique duplo do mouse sobre o cadastro para transferi-lo.

  • Pesquisa Avançada: esse campo estará disponível no módulo de fornecedores e clientes onde o usuário poderá realizar pesquisas avançadas como telefone endereço, e-mail etc.

    Figura 1.6. Janela de pesquisa avançada de clientes e Fornecedores

    Janela de pesquisa avançada de clientes e Fornecedores


Botão de pesquisa Listas de cadastros

Nos cadastros que possuem listas (Como Clientes fornecedores e produtos) nas telas de pesquisas desses campos é possível fazer a pesquisa dessas listas utilizando o botão da lupa destacado na imagem abaixo.

Figura 1.7. Janela de pesquisa avançada de clientes e Fornecedores

Janela de pesquisa avançada de clientes e Fornecedores


Botão localizar texto

Em alguns módulos do sistema o resultado de uma pesquisa o usuário poderá desejar localizar um texto dentro do resultado obtido. Para isso o sistema disponibiliza, em alguns módulos, a opção de localizar o texto através do ícone destacado na imagem abaixo. Em seguida será exibida a barra de botões do ícone:

Figura 1.8. Botão de localizar texto

Botão de localizar texto


Explicação dos botões

  • Localizar texto: nesse campo o usuário poderá informar o texto que deseja localizar.

  • Próximo Anterior: através desse botão o usuário poderá navegar entre todas as referencias ao texto pesquisado dentro do relatório.

Botão detalhar cadastros

Esse botão permite listar todos os filtros que estão sendo utilizados nos cadastros de parametrização do sistema que disponibilizam o botão conforme destaca a imagem abaixo

Figura 1.9. Imagem destacando os botões de detalhamento de listas de filtros do cadastro de emissores

Imagem destacando os botões de detalhamento de listas de filtros do cadastro de emissores


Dica

Utilize o botão [ Excel ], para exportar a listagem para planilha.

Botão de Filtros de pesquisa

Esse botão estará presente na maioria das telas de cadastro do sistema. Através dele o usuário poderá Filtrar a exibição dos itens na tela principal do módulo. Na figura abaixo é exibido o campo de filtragem no módulo comissionamento cias/Operadoras.

Figura 1.10. Botão de Filtro de pesquisa

Botão de Filtro de pesquisa


Explicação dos campos

  • Filtrar/Pesquisar: nesse campo o usuário poderá filtrar o resultado da pesquisa. Na imagem anterior a pesquisa pode ser filtrada para um determinado Fornecedor e/ou Cia/operadora.

  • Filtrar: após escolher os filtros esse botão deverá ser pressionado para que o sistema efetue a filtragem no resultado.

  • Remover Filtros: esse botão deverá ser utilizado caso o usuário deseje desconsiderar os filtros utilizados.

Ordenar listagens de cadastros em tela

A listagem em tela dos cadastros pode ser ordenada clicando sobre uma das colunas dos campos disponível no cadastro. A coluna que estiver ordenando a listagem será destacada com a fonte na cor azul e a seta para baixo indica ordenação decrescente e a seta para cima ordenação crescente.

Figura 1.11. Ordenação do cadastro de emissores pelo campo nome.

Ordenação do cadastro de emissores pelo campo nome.


Botão de data

O botão de calendário, destacado na imagem abaixo, estará disponível nos módulos que possuírem campos de período

Figura 1.12. Calendário

Calendário


Figura 1.13. Opções de Calendário

Opções de Calendário


  • Opções de período: utilize os períodos pré selecionados para agilizar o preenchimento das datas

    • Ontem: a pesquisa será realizada no dia anterior à data atual

    • Hoje: a pesquisa será realizada na data atual

    • Úlimos x dias: a pesquisa será realizada considerando os últimos "x" dias que forem informados

    • Esta semana: a pesquisa será realizada para a semana atual (começando na segunda-feira e terminando no domingo)

    • Esta semana, até hoje: a pesquisa será realizada com período da semana mas até a data corrente

    • Este mês, até hoje: a pesquisa será realizada com período do mês as até a data corrente

    • Este mês, a partir de hoje: a pesquisa será realizada no mês atual a partir do dia atual

    • mês/ano: a pesquisa será realizada no mês/ano selecionado

      Dica

      Por padrão o mês e ano corrente estarão pré selecionados

    • Este ano, até hoje: a pesquisa será realizada desde o dia 1 de janeiro até a data corrente

    • Este ano a partir de hoje: a pesquisa será realizada no ano atual a partir da data atual

    • Ano: a pesquisa será realizada no ano selecionado

    • Período específico: A pesquisa será realizada dentro de um período específico. Neste caso, os calendários estarão habilitados para que o usuário selecione as datas inicial e final.

      Dica

      Essa é a opção padrão pré selecionada

Exibindo cadastros inativos

Os cadastros que foram inativados no sistema poderão ser exibidos selecionando a opção [Exibir Inativos]. Essa opção está disponível na tela de pesquisa ou na tela onde todos os cadastros são exibidos.

Informação sobre os códigos no sistema

Todos os códigos no sistema (em diversos módulos – clientes, fornecedores, emissores, promotores, plano de contas) são alfanuméricos de até 10 caracteres, desta forma, o usuário define qual o código a ser utilizado, por isso sugerimos que seja utilizada uma codificação que lembre ao usuário uma referência ao nome, seguem alguns exemplos: CódigoNome Tipo.

Figura 1.14. Exemplos de utilização de códigos

Exemplos de utilização de códigos


Desta forma, ao visualizar o código já fica fácil identificar o nome cadastrado. Naturalmente isso é um facilitador, mas sabemos que é humanamente impossível lembrar todos os códigos, por isso, em todo o sistema quando se deparar com um campo que exija a digitação de um código, pressione a tecla [F11] no teclado ou clique sobre o botão em forma de lupa.

Figura 1.15. Icone de pesquisa do sistema

Icone de pesquisa do sistema


Atenção

  • No campo código é permitido utilizar apenas os seguintes caracteres:

    • a até z

    • A até Z

    • 0-9

    • -

    • _

    • .

    • /

Barra de menu de opções dos relatórios relatórios gerados pelo Wintour

Os principais relatórios e documentos do Wintour ao serem visualizados na tela do computador conterão a barra de menu abaixo.

Figura 1.16. Barra de menu disponível na visualização das etiquetas, listagem e ficha de clientes.

Barra de menu disponível na visualização das etiquetas, listagem e ficha de clientes.


  1. Imprimir (1): selecione essa opção para imprimir o relatório em impressora. A tela de seleção da impressora será aberta. Clique em [ OK ] para iniciar a impressão.

    Figura 1.17. Tela para seleção da impressora

    Tela para seleção da impressora


  2. Salvar em PDF (2): selecione essa opção para salvar o relatório em formato pdf.

  3. Abrir relatório com leitor de PDF (3): selecione essa opção para abrir o relatório diretamente no leitor de pdf que estiver instalado no computador.

    Dica

    Recomendamos que essa opção seja utilizada quando a impressão através da impressora estiver cortando o relatório. Nesse formato a impressão será realizada a partir do aplicativo de leitor de pdf do computador.

  4. Enviar Anexo por e-mail (4): utilize essa opção para enviar o relatório anexado por e-mail.

    Atenção

    O Wintour não possui gerenciador de e-mai, dessa forma, após clicar no botão será gerado um novo e-mail a partir do gerenciador de e-mail padrão que estiver instalado no computador.

    Após clicar no botão de e-mail, a tela abaixo será exibida

    Figura 1.18. Tela para pesquisa ou informar manualmente o e-mail que será enviado o documento

    Tela para pesquisa ou informar manualmente o e-mail que será enviado o documento


    1. Pesquisa de e-mail

      • Código: pesquisa cadastros de clientes e fornecedores que possuam o código informado com e-mail cadastrado.

      • Nome (Parcial): pesquisa por cadastros de clientes e fornecedores que possuam o nome informado com e-mail cadastrado.

      • Informar um e-mail manualmente: utilize essa opção para informar o e-mail diretamente na tela de edsição do gerenciador de e-mails do computador.

        Atenção

        A tela de seleção de e-mails, (2) não será aberta nessa opção.

    2. E-mails encontrados: essa parte será exibida apenas para as opções de pesquisa de e-mail. Após a pesquisa, selecione o e-mail que deverá ser enviado o documento e clique em [ OK ] para a tela de edição do gerenciador de e-mails ser aberta.

    Atenção

    Para os documentos que possuem um unico credor/devedor, (vouchers e dvc's da venda e os documentos nota de débito, fatura, nota de crédito), será exibida a tela já com o o credor / devedor preenchido com a opção de informar manualmente e o botão para realizar a pesquisa.

    Figura 1.19. Tela de escolha de e-mail para documentos que possuem um unico credor/devedor

    Tela de escolha de e-mail para documentos que possuem um unico credor/devedor


    Dica

    O botão [ Procurar email ] exibirá a tela explicada anteriormente.

Informações sobre o sistema (Sobre)

O botão [Sobre], (1) irá auxiliar o usuário quando este necessitar de suporte técnico da equipe da Digirotas Informática.

Figura 1.20. Janela de informações sobre o sistema

Janela de informações sobre o sistema


Esse módulo possui informações de dados técnicos de configurações do sistema assim como a versão (2) atual do mesmo. Para enviar os dados por e-mail, basta clicar no ícone (3) como exibe a imagem acima. Os usuários que utilizam outro gerenciador de email diferente do Outlook Express e Microsoft Outlook, basta clicar no ícone (4) para que o sistema copie todas as informações de dados técnicos, sendo assim, todo o conteúdo poderá ser colado no e-mail que será enviado para o departamento de suporte da Digirotas Informática.

Outras dicas

  • Calendário: Nos campos de data, pressionando-se [F11] ou clicando sobre o botão em forma de Lupa, é exibido um calendário.

  • Exibir todos os itens cadastrados de um módulo: Nas telas de Pesquisa caso deseje exibir todo o cadastro utilize o caractere *, dessa forma o sistema irá exibir todos os itens cadastrados daquele módulo.

  • Importação de Vendas: As vendas podem ser importadas da reserva, assim o pessoal do atendimento preenche a reserva e o pessoal do financeiro tem apenas que importar a reserva, preenchendo alguns poucos campos específicos do financeiro.

  • Clonagem de vendas iguais: Quando do lançamento de uma sequencia de vendas similares e com vários campos repetidos (ex: Uma família compra 5 tkts, roteiro igual), não é necessário redigitar todos os campos, utilize o botão [Clonar] da venda.

  • Conferência BSP, TAM, GOL: O sistema possui um módulo de conferência automática do relatório BSP, cruzando os dados lançados com os dados adquiridos com BSP, TAM e GOL em um formato .txt padrão.

  • Cadastros: Existem diversas situações, que, na metade de um cadastro (venda, por exemplo), detectaremos que um código não esteja cadastrado. Exemplo: Após iniciar o cadastro, ao pressionar [F11], verifica-se que o cliente não está cadastrado. Quando isso ocorrer, não será necessário cancelar a venda atual para proceder com o cadastro. Basta que, na tela de pesquisa [F11], cliquese no botão [+ Cadastrar Novo], assim, o cliente poderá ser cadastrado e ao término do cadastro, a venda poderá ser concluída. O mesmo vale para outros códigos: Produtos, emissores, etc.

  • Prazos a pagar/receber (Vencimentos): Para pré configurar todos os vencimentos acordados com fornecedores Clientes Emissores o Wintour dispõe de inúmeras opções de prazo verifique no capítulo sobre Prazos/Vencimentos para maiores detalhes.

Passos Iniciais

Solicite à Digirotas o documento - Passos Iniciais para download. Esse documento contém a Sugestão de ordem dos primeiros passos a serem seguidos para que o usuário possa iniciar a utilização do Wintour Internet. A Sugestão de uso do Manual completo do Wintour é como um guia de Referencia às dúvidas que forem surgindo durante a utilização do sistema.

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