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Capítulo 137. Configuração de faturamento de clientes

Introdução

Dica

O acesso ao módulo é realizado em [ Cadastros ] >> [ Parametrizações ] >> [ Diversos ] >> [ Configuração de faturamento ]

Para as agências que possuem faturamento de clientes, esse módulo permitirá que a agência deixe pré configurado os formatos de faturamento que a agência trabalha.

Atenção

A emissão de faturas para configurações de faturamento cadastradas, deverão ser realizadas diretamente no módulo de configurações de faturamento.

A configuração não afetará faturas emitidas através do atalho no [ Resumo ] da venda e através do módulo de faturamento em [ Financeiro ] >> [ ND/NC/FAT ] >> [ Fatura ] >> [ Emitir ]

Figura 137.1. Menu de opções do módulo de Configuração de Faturamento

Menu de opções do módulo de Configuração de Faturamento


  • Emitir Listagem: exibe uma listagem das configurações que estiverem exibidas na tela principal;

    Atenção

    A listagem será gerada apenas para os itens que estiverem listados na tela principal (1), dessa forma, se algum dos filtros de pesquisas forem utilizados, (2), o arquivo conterá somente os itens visíveis na tela.

    Figura 137.2. O conteúdo da listagem será igual aos itens que estiverem listados na tela principal do cadastro (1).

    O conteúdo da listagem será igual aos itens que estiverem listados na tela principal do cadastro (1).


  • Filtrar/Pesquisar: utilize essa opção para exbir a listagem de parametrizações que contiverem os filtros preenchidos:

    • Sacado: exibirá na listagem apenas as parametrizações que tiverem o cliente que foi selecionado;

    • Produto: exibirá na listagem apenas as parametrizações que tiverem o produto que foi selecionado.

    Dica

    A listagem do cadastro pode ser ordenada pelas colunas. Clique aqui para saber mais sobre a ordenação da listagem dos cadastros.

  • Opções: nesse botão encontram-se os módulos para realizar a Auditoria do cadastro de comissionamento e a exportação das configurações para planilha Excel.

    Figura 137.3. Acesso a auditoria e exportação das parametrizações configuradas para Excel.

    Acesso a auditoria e exportação das parametrizações configuradas para Excel.


    • Auditoria: a auditora da parametrização do cadastro de comissionamento possui duas opções:

      • Auditoria do item: exibe as informações de data login e hora do cadastro e alteração da parametrização selecionada.

      • Auditoria de excluídos: permite pesquisar dentro de um período máximo de 1 (um) ano os cadastros do respectivo módulo de parametrização, que foram excluídos exibindo:

        • data/ hora de cadastro/alteração e login dos usuários;

        • data/hora e login da exclusão da parametrização;

        • e as informações que estavam cadastradas na parametrização até a data da exclusão.

    • Exportar para excel: essa opção permite exportar o cadastro das parametrizações para planilha formato excel.

      Atenção

      O excel será gerado apenas para os itens que estiverem listados na tela principal (1), dessa forma, se algum dos filtros de pesquisas forem utilizados, (2), o arquivo conterá somente os itens visíveis na tela.

      Figura 137.4. Conteúdo do arquivo exportado para excel será igual aos itens que estiverem listados na tela principal do cadastro (1).

      Conteúdo do arquivo exportado para excel será igual aos itens que estiverem listados na tela principal do cadastro (1).


Incluindo novas configurações

Utilize o botão [Incluir [F3]] para realizar o cadastro de uma nova configuração de faturamento.

Figura 137.5. Módulo para cadastro de configuração de faturamento

Módulo para cadastro de configuração de faturamento


Explicação dos campos

  • Filtros Gerais (vendas, reembolsos e lançamentos direto no financeiro)

    Os filtros abaixo afetarão itens de vendas, reembolsos e lançamentos manuais do financeiro.

    • Sacado: Nesse campo deve ser preenchido com os sacados para os quais a configuração de faturamento será realizada.

      Dica

      Se a agência tiver cadastrado no Wintour listas de clientes, utilize a primeira lupa para localizar as listas que terão a mesma configuração.

      Atenção

      • É obrigatório preencher ao menos 1(um), sacado;

      • Apesar do uso mais comum ser com cadastros de clientes, o campo sacado também permite utilizar cadastros de emissores e fornecedores.

    • Grupo empresarial cliente: utilize esse campo para configurar o faturamento para grupos empresariais de clientes

      Atenção

      Não é permitido utilizar o filtro sacado com cadastros de clientes junto com o grupo empresarial de clientes.

      Figura 137.6. Mensagem de erro exibida ao utilizar clientes no grupo sacado junto com o filtro grupo empresarial.

      Mensagem de erro exibida ao utilizar clientes no grupo sacado junto com o filtro grupo empresarial.


      Dica

      Clique aqui para saber mais sobre grupo empresarial.

    • CCA: a configuração do faturamento poderá ser realizada variando a pesquisa de itens a faturar por centro de custos da agência. Normalmente é utilizada quando o faturamento deve ser feito para CCAs específicados no campo.

  • Filtros de vendas e reembolsos

    Os filtros abaixo afetarão somente os itens de vendas e reembolsos que forem encontrados na pesquisa.

    • Cias: utilize esse campo para configurar o faturamento por prestadores de serviço.

    • Produto(s): a configuração poderá ser realizada variando a pesquisa de itens a faturar por produtos. Normalmente é utilizada quando a pesquisa de faturamento deve ser realizada somente para os produtos específicados no filtro

    • Forma(s) de Pagamento: a configuração poderá ser realizada variando a pesquisa de itens a faturar por forma de pagamento. Normalmente é utilizada quando a pesquisa de faturamento deve ser realizada somente para as formas de pagamento específicados no filtro.

      Dica

      Utilize a lupa para selecionar várias formas de pagamento ao mesmo tempo.

  • Filtros específicos de vendas

    Os filtros abaixo afetarão somente os itens de vendas que forem encontrados na pesquisa.

    • Tipo Doméstico/Internacional: a configuração de faturamento poderá ser realizada variando a pesquisa de itens a faturar por emissões domésticas e Internacionais. Geralmente a opção padrão Qualquer é alterada quando a pesquisa de faturamento deve ser realizada somente para as emissões Domésticas, ou as Internacionais.

  • Filtros específicos de reembolso

    Os filtros abaixo afetarão somente os itens de reembolsos que forem encontrados na pesquisa.

    • Status: utilize esse campo quando o faturamento a ser configurado deva ser gerado para determinados Status da venda.

  • Tipo de período: essa opção permite diferenciar a configuração do faturamento do cliente por data de emissão das vendas e por data de vencimento das vendas.

    Dica

    Auxilia principalmente no faturamento do terreste que geralmente é baseado na data de vencimento e não na data de emissão.

    Atenção

    É obrigatório selecionar o tipo de período

  • Incluir Outras pendências: deixe essa opção selecionada se, na configuração de faturamento que está sendo cadastrada, deva ser incluído reembolsos e lançamentos financeiros manuais disponíveis para faturamento

  • Incluir vendas zeradas: deixe essa opção selecionada, se as vendas sem valores, (vendas canceladas, vendas de substituição sem diferença tarifaria etc...), devem ser incluídas no faturamento

    Atenção

    Para incluir as vendas canceladas na fatura o campo Tarifa ou Taxa já deverão ter tido algum valor digitado e depois apagados (zerados), sendo assim, se a venda tiver sido lançada e os campos tarifa e taxa não tiverem tido nenhum valor digitado, não será possível incluir a venda zerada na fatura. Para esses casos, digite qualquer valor no campo Tarifa ou Taxa salve a venda e depois apague os valores dos campos e salve a venda novamente.

  • Agrupamentos: o Wintour possui várias opções de agrupamento dos itens a faturar permitindo uma maior flexibilidade quanto a geração da fatura de acordo com a exigência do cliente, no que diz respeito ao agrupamento de vendas de suas faturas.

    Dica

    O usuário poderá selecionar 1(um) ou mais tipos de agrupamentos de acordo com a necessidade.

    • Agrupar por centro de custos: selecionando essa opção cada fatura emitida será separada por centro de custos dos itens a faturar do cliente.

    • Agrupar por Solicitante: selecionando essa opção cada fatura emitida será separada pelos solicitantes de emissão dos itens a faturar do cliente.

    • Agrupar por Produto: selecionando essa opção cada fatura emitida será separada por Produtos dos itens a faturar do cliente.

    • Agrupar por CCA (Centro de custos da agência): selecionando essa opção cada fatura emitida será separada por CCA dos itens a fatuar do cliente.

    • Agrupar por tipo D/I: selecionando essa opção cada fatura emitida será separada em fatura com vendas domésticas e faturas com vendas internacionais

    • Agrupar por Cia/Opr/Htl: selecionando essa opção cada fatura emitida será separada pelas Cias, Operadoras e Hotéis dos itens a faturar do cliente.

    • Agrupar por Projeto: selecionando essa opção cada fatura emitida será separada por projetos dos itens a faturar do cliente.

    • Agrupar por número de requisição: selecionando essa opção cada fatura emitida será separada por número de requisição dos itens a faturar do cliente.

    • Separar por venda: selecionando essa opção as faturas do cliente serão separadas por venda.

    • Agrupar por Departamento: selecionando essa opção cada fatura emitida será separada pelos departamentos dos itens a faturar do cliente.

    • Agrupar por Passageiro: selecionando essa opção cada fatura emitida será separada pelos passageiros dos itens a faturar do cliente.

      Atenção

      Esse agrupamento funcionará apenas para as vendas que possuírem o nome de passageiro normalizado. Clique aqui para compreender sobre normalização de nome de passageiro.

    • Agrupar por aprovador: selecionando essa opção cada fatura emitida será separada pelos aprovador dos itens a faturar do cliente.

    • Agrupar por motivo de viagem: selecionando essa opção, cada fatura emitida será separada pelo motivo de viagem dos itens a faturar do cliente.

    • Agrupar por grupo de produto: selecionando essa opção, cada fatura emitida será separada pelo grupo de produto das vendas a faturar do cliente.

    Atenção

    Para qualquer tipo de agrupamento o Wintour sempre emitirá a fatura baseado na data de vencimento dos itens a faturar, dessa forma, mesmo escolhendo um tipo de agrupamento, se a data de vencimento dos itens a serem agrupados na mesma fatura forem diferentes, o Wintour emitirá uma fatura para cada ítem.

Concluída a configuração, clique em [Salvar]

Dica

Poderão ser pré cadastradas quantas configurações de faturamento forem necessárias.

Emissão das faturas configuradas

Para emitir as faturas com configuração, clique no botão [Emitir faturas].

Abaixo será explicado as opções para emissão de fatura.

Figura 137.7. Menu de opções de emissão de faturas

Menu de opções de emissão de faturas


Explicação dos campos

  • Pesquisar por Período de: A emissão de fatura pode ser feita pesquisando pelo período de vencimento ou lançamento dos itens a faturar.

    • Pesquisa de faturamento por vencimento

      Utilize essa opção para rodar o faturamento pesquisando pela data de vencimento dos itens a faturar,

      Dica

      O campo opcional, 'e data de lançamento até' pode ser utilizado quando for necessário filtrar os itens encontrados dentro do período de vencimento para uma data de emissão específica.

      Exemplo 137.1. Exemplo pesquisa de faturamento por vencimento com filtro opcional de data de lançamento

      Pesquisar por itens que estejam vencendo em 03/3/2016 até 04/3/2016 cuja data de emissão seja até 20/2/2016.


      Atenção

      O preenchimento do filtro lançamento é opcional.

    • Pesquisa de faturamento por lançamento:

      Utilize essa opção para rodar o faturamento pesquisando pela data de emissão/lançamento dos itens a faturar,

      Dica

      O campo opcional, 'e data de vencimento igual' pode ser utilizado quando for necessário filtrar os itens encontrados dentro do período de emissão para uma data de vencimento específica.

      Exemplo 137.2. Exemplo pesquisa de faturamento por lançamento com filtro opcional de data de vencimento

      Pesquisar por itens que estejam emitidoos/lançados entre11/02/2016 até 20/2/2016 cuja data de vencimento seja 03/03/2016.


      Atenção

      O preenchimento do filtro vencimento é opcional.

  • Sacados para emitir faturas: por padrão o usuário poderá tentar realizar a emissão para TODOS os sacados que possuam configuração de faturamento cadastradas, mas também é possível faturar para sacados pré selecionados conforme explicado abaixo.

    • Emitir para todos os sacados cadastrados: selecionando essa opção será emitido fatura para TODAS as configurações de faturamento cadastradas

    • Emitir apenas para os sacados abaixo: selecionando essa opção será necessário selecionar ao menos 1 (um) sacado que possua configurações de faturamento cadastradas.

    Dica

    Através do primeiro ícone de lupa é possível selecionar listas de clientes.

  • Produtos para emitir faturas: por padrão o faturamento é realizado para todos os produtos das configurações cadastradas, mas também é possível faturar apenas para configurações cadastradas para produtos especificos.

    • Emitir para todos os produtos: opção padrão onde o faturamento é feito para todos os produtos das configurações cadastradas;

    • Emitir apenas para os produtos abaixo: utilize essa opção para rodar o faturamento apenas para as configurações que possuírem específicado no campo [Produtos] do seu cadastro, um ou mais produtos informados nesse campo.

      Exemplo 137.3. Exemplo de emissão de faturamento para configurações cadastradas para produtos específicos.

      Rodar faturamento apenas para configurações que possuem em seu cadastro o filtro produto preenchido com os produtos HTL e CAR.


Atenção

Após clicar no botão [OK], existindo faturas para serem emitidas, o sistema irá emiti-las sem nenhuma confirmação, dessa forma, clique em [OK] somente se as faturas realmente devem ser emitidas.

Seleção de itens a faturar

Após o usuário clicar no botão [OK] da tela de emissão de faturas o sistema exibirá a janela onde o usuário deverá realizar uma rápida conferencia dos itens que poderão se faturados dessa forma poderá ser selecionados os itens que serão faturados.

Dica

Confira todos os itens de cada sacado/vencimento antes de confirmar a emissão da fatura.

A tela de seleção é dividida em três guias: Contas/Vencimento (1), Vendas (2) e Outros (3), e um Relatório (4) que serão detalhadas a seguir.

Dica

Cada uma das partes podem ter a sua visualização redimensionada bastando parar o mouse sobre a linha destacada em vermelho com * na tela abaixo.

Figura 137.8. Tela para conferencia e seleção de itens para faturar

Tela para conferencia e seleção de itens para faturar


Contas/Vct(1)

Nessa parte constarão todas as contas pendentes de faturamento que foram localizadas de acordo com as informações digitadas na tela anterior.

Dica

Utilize o botão lateral para marcar/desmarcar as contas, ou clique com o botão direito do mouse sobre a coluna 'Selecionado' para abrir a tela de seleção.

Figura 137.9. Aba [ Contas/Vct ] do módulo de seleção de faturas a emitir

Aba [ Contas/Vct ] do módulo de seleção de faturas a emitir


  • Selecionado: através dessa coluna o usuário poderá marcar/desmarcar as contas que serão ou não faturadas;

  • Item: essa coluna identifica cada uma das contas com um número o qual auxiliará na identificação das mesmas durante a conferência das vendas, reembolsos e lançamentos manuais que serão incluídos na fatura daquela conta/vencimento.

  • Vencimento: essa coluna exibe os vencimentos dos itens que poderão ser faturados;

  • Cod: essa coluna exibe o código do devedor a ser faturado;

  • Conta: nessa coluna é exibido o nome do devedor a ser faturado;

  • As demais colunas exibirão informações dos agrupamentos selecionados na tela anterior. Ex: Centro de custo, Id. venda, Solicitante, etc...

Vendas

Essa parte da tabela exibirá as vendas da conta selecionada na parte anterior com seus respectivos itens.

Figura 137.10. Parte das vendas do módulo de seleção de faturas a emitir

Parte das vendas do módulo de seleção de faturas a emitir


  • Selecionado: através dessa coluna poderão ser marcado/desmarcado as vendas a serem incluídas na fatura.

    Atenção

    O clique com o botão direito do mouse sobre a coluna 'selecionado' ou através do botão lateral (A), abrirá uma janela com várias opções para seleção das vendas das quais podemos destacar:

    • Operações por data de lançamento (B): essa opção permite selecionar os itemns emitidos até uma data ou após uma data.

    • Ao clicar na opção [ Pesquisar ] (C), será exibida uma janela de pesquisa por vendas através do nome do passageiro ou número de bilhete.

  • Venda: essa coluna exibe o número da venda que será incluída na fatura do cliente.

    Dica

    Clique sobre o número da venda quando for necessário visualiza-la.

    Atenção

    Após visualizar a venda, alterações realizadas na mesma não afetarão os itens listados na tela, sendo necessário refazer a pesquisa para que as alterações sejam exibidas. A mensagem de alerta abaixo será exibida ao clicar sobre a venda.

    Figura 137.11. Aba [ Vendas ] do módulo de seleção de faturas a emitir

    Aba [ Vendas ] do módulo de seleção de faturas a emitir


  • Data Lct: essa coluna exibe a data de lançamento;

  • CCA: exibe o campo centro de custos da ag}encia da venda;

  • Prest. Serviço: essa coluna exibe o código da prestadora de serviço (fornecedor) da venda;

  • Pax: essa coluna exibe o nome dos passageiros da venda;

  • Pax Normalizado: exibie o nome normalizado do passageiro;

    Atenção

    Será exibida apenas se as vendas estiverem com o campo passageiro normalizado.

  • Serviços: essa coluna exibe uma descrição do serviço da venda;

  • Nr Requição: exibe a informação do número de requisição da venda;

  • Produto: essa coluna exibe o código do produto da venda;

  • Fop: exibe a forma de pagamento da venda;

  • Form: essa coluna exibe o número do formulário do bilhete;

  • Nr. doc: essa coluna exibe o número do bilhete da venda;

  • Status: exibe o status da venda;

  • Projeto: exibe o campo projeto da venda;

  • Tipo D/I: exibe o tipo da emissão (Doméstica ou Internacional);

  • Departamento: exibe o campo departamento da venda;

  • Previsões (D): nessa parte será detalhada cada um dos itens, com seus respectivos valores, das vendas a serem faturadas;

    Dica

    O clique com o botão direito do mouse ou sobre a coluna selecionado ou sobre o botão lateral permite marcar/desmarcar os itens permitindo aplicar a seleção apenas para a venda selecionada ou para todas as vendas presentes listados ao lado, conforme exibe a imagem abaixo.

    Figura 137.12. Tela para seleção das vendas que deverão ser afetadas pela escola dos itens de vendas que devem ser incluído na fatura

    Tela para seleção das vendas que deverão ser afetadas pela escola dos itens de vendas que devem ser incluído na fatura


Outros

Essa parte da tela de seleção exibe as previsões de reembolsos e outros lançamentos financeiros referentes ao item selecionado na parte Contas/Vct..

Atenção

  • Para o sistema pesquisar por itens de reembolsos e lançamentos manuais é necessário que na tela de emissão a opção 'Incluir outras pendências (reembolsos, lançamentos manuais' esteja selecionada.

  • Itens de juros, (conta JUROS-ATRA) e multa, (conta MULTA-ATRA) que estiverem inclusos em uma fatura, não serão exibidos para inclusão no documento nota de débito.

Figura 137.13. Aba [ Vendas ] do módulo de seleção de faturas a emitir

Aba [ Vendas ] do módulo de seleção de faturas a emitir


O relatório

É possível realizar uma conferência prévia dos itens a serem faturados a partir do relatório exibido através do botão [ Relatório ].

Figura 137.14. Botão de acesso ao relatório contendo detalhamento dos itens a serem faturados

Botão de acesso ao relatório contendo detalhamento dos itens a serem faturados


Em seguida, selecione:

  • Os itens a serem visualizados: é possível visualizar no relatório apenas a conta/vencimento que foi selecionada ou Todos os itens que estiverem selecionados na tela de seleção.

  • Tipo de relatório: em tipo de relatório a opção detalhada exibirá as informações da tabela de previsões e a opção resumida omitirá essa informação.

  • Exiba o relatório clicando em [ Emitir ].

Figura 137.15. Visualização do relatório de itens a faturar

Visualização do relatório de itens a faturar


Dica

  • Utilize o link do ITEM # para retornar a tela anterior selecionando o respectivo item.

  • Utilize o link do número da venda para abrí-las quando necessário.

Emitir fatura

Concluída a conferência dos itens dos sacados a faturar, clique no botão [Emitir], em seguida, confirme a emissão na janela exibida.

Estando tudo certo, as faturas serão emitidas e será exibida a tela para escolher o formato de exibição da fatura.

Figura 137.16. Tela de exibição de fatura

Tela de exibição de fatura


  • Ordem de exibição: Através desse campo o usuário poderá selecionar a ordem que deseja que as vendas sejam exibidas na fatura.

    Atenção

    Caso não exista parametrização para o sacado, será utilizada a configuração de ordenação padrão.

    • Utilizar ordenação configurada para o sacado (se houver)*: utilize essa opção para os sacados que possuírem opção de ordenação já pré cadastrada em [Financeiro] >> [ND/NC/FAT] >> [Fatura] >> [Configurações] >> [Configurações Visuais] na opção [Ordem de exibição dos itens na fatura].

    • Utilizar ordenação abaixo: utilize essa opão para ordenar os itens da fatura a ser impresso por uma das opções abaixo.

      • Número de venda: campo padrão onde a fatura exibirá as vendas ordenadas pelo número das mesmas;

      • Data de Emissão: esse campo permitirá que as vendas sejam ordenadas pela data de emissão;

      • Cia/Opr/Nr do tkt: esse campo permitirá que as vendas sejam ordenadas pelos prestadores de serviço (cias aéreas/Hotéis etc..), e pelo número dos bilhetes das vendas de cada prestador de serviço.

      • Requisição: esse campo permitirá que as vendas sejam ordenadas pelo número de requisição do cliente

      • Centro de Custos: para as faturas com Multi Centro de custos o sistema permite ordenar a exibição por centro de custos.

      • Nome do passageiro: esse campo permitirá que as vendas sejam ordenadas pelo nome dos passageiros.

  • Moeda: para maioria dos casos a fatura será impressa em moeda nacional (BRL), caso seja necessário os valroes da fatura poderão ser impressos em outra moeda.

  • Abater valores já liquidados (se houver): essa opção poderá ser utilizada nos casos em que deseja-se emitir uma segunda via de uma fatura somente com o saldo devedor

  • Exibir vencimetno "Á Vista": selecionando essa opção, no campo vencimento da fatura será exibido o texto "Contra-Apresentação";

  • Layout

    • Fatura: essa opção exibe o texto fatura e o layout do documento no formato de uma Fatura;

    • Duplicata: essa opção exibe o texto duplicata assim como o layout do documento no formato de uma duplicata;

    • Excel: selecione essa opção para gerar a fatura em formato de planilha Excel;

    • XML: selecione essa opção para gerar a fatura em formato XML.

  • Após escolher o formato de exibição e layout desejado, clique em [OK] para visualizar os documentos. A Fatura será exibida na tela do computador. Na barra de menu, estará disponível as opções de: impressão, exportar para pdf, abrir com o programa de leitura, envio por e-mail , conforme destacado na imagem abaixo.

    Figura 137.17. Barra de botões para impressão de fatura

    Barra de botões para impressão de fatura


Atenção

Não é pemitido emitir faturas com valor total negativo, dessa forma, se durante o faturamento for encontrado faturas negativas, será exibida uma tela detalhando as faturas que não foram emitidas devido ao total ser negativo, e também as faturas que foram emitidas.

Figura 137.18. Tela exibida após rodar o faturamento e ser encontrado faturas com totais negativos.

Tela exibida após rodar o faturamento e ser encontrado faturas com totais negativos.


  • Faturas não emitidas - Totais negativos: essa tabela conterá detalhes das faturas que não puderam ser emitidas por estarem valor total estar negativo,

    Dica

    Clique em [Detalhar] para obter mais informações sobre os itens que estão sendo incluídos na fatura. O detalhamento exibirá todos os itens a serem faturados, auxiliando na identificação do total negativo.

    Figura 137.19. Tela de detalhamento de faturas não emitidas - Totais negativos

    Tela de detalhamento de faturas não emitidas - Totais negativos


  • Faturas emitidas: Essa linha conterá a numeração das faturas que foram emitidas com sucesso.

    Dica

    Clique em Imprimir para visualizar e imprimir as faturas.

    Clique em Listagem para exibir um pequeno relatório em formato de listagem detalhando cada uma faturas que foram emitidas.

Atenção

No documento Nota de crédito (NC), após confirmar a emissão da nota de crédito, será exibido uma tela sugerindo a inclusão da numeração da fatura do fornecedor.

Essa numeração normalmente é utilizada para auxiliar na conferência da fatura do fornecedor, (Fatura de consolidadores por exemplo), onde após conferir a fatura do fornecedor o usuário emite uma Nota de crédito no Wintour contendo todas as vendas e reembolsos já conferidos da fatura do fornecedor, e informa nesse campo o número da fatura do fornecedor que faz referência a nota de crédito emitida.

Essa informação auxilia nas pesquisas pois é possível pesquisar por esse número tanto na pesquisa/listagem de nota de crédito como também no módulo do Movimento Financeiro.

Figura 137.20. Tela exibida após a emissão da nota de crédito, para informar o número da fatura do fornecedor

Tela exibida após a emissão da nota de crédito, para informar o número da fatura do fornecedor


Dica

Após a conferência da fatura do fornecedor, procure sempre emitir a nota de crédito no sistema informando o número da fatura na Notad de Crédito (NC) como também marcar a nota de crédito (NC) como conferida para evitar alterações nas vendas/reembolsos já conferidos.

Dica

Concluída a emissão do documento o sistema poderá exibir a mensagem para marcar o documento como conferido. Se a mensagem não for exibida, um usuário com nível de administrador poderá configurar em [Outros] >> [Configurações Gerais] >> guia [Diversos 2], selecionando as opções destacadas na imagem abaixo.

Figura 137.21. Pré configurando para exibir a mensagem Marcar conferido após emissão dos documentos

Pré configurando para exibir a mensagem Marcar conferido após emissão dos documentos


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