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Com a interface de vendas, as agências que emitem através do sistema Sabre, poderão importar suas emissões de aéreo diretamente para o Wintour.
Para realizar as importações é indispensável a leitura do documento de uso geral das interfaces.
Antes de iniciar as importações das vendas, é necessário realizar algumas configurações.
Abaixo serão listadas as configurações iniciais a serem realizadas no Sabre.
Inicialmente será necessário entrar em contato com o Sabre para verificar em qual pasta está sendo salvos os arquivos PNR.
Essa configuração é realizada em um computador especifico. Caso o acesso a Interface for realizado em outro computador será necessário que a pasta que contém o arquivo PNR esteja compartilhada na rede da Agência.
Abaixo segue listagem de como serão integradas as formas de pagamento do sistema Sabre para o Wintour.
As emissões integradas do sistema Sabre com as formas de pagamento listatas abaixo, serão integradas no Wintour com a forma de pagamento CA (Cash).
CK (Check)
CA (Cash)
CH (Cash or Check - Trams Only)
MA (Miscellaneous form of payment – MS cash)
As emissões integradas do sistema Sabre com as formas de pagamento listatas abaixo, serão integradas no Wintour como CC (Cartão do cliente direto no fornecedor).
CC (Creditcard)
CX (Suppress the credit card number on the invoice and itinerary document)
MR (Miscellaneous form of payment – credit)
As emissões integradas do sistema Sabre com as formas de pagamento listatas abaixo, serão integradas no Wintour como GR (Órgão Governamental).
SG, GR, GT (Government voucher)
O remark P- pode ser utilizado para informar formas de pagamento do Wintour que não estão disponíveis para integração no Sabre.
Clique aqui para mais informações sobre o remark de forma de pagamento.
Quando presente no arquivo PNR, o número do cartão de crédito será importado para o respectivo campo disponível através do campo [PAX] (passageiro) presente no módulo de Vendas do Wintour.
O Wintour irá importar a informação do Tour code se as emissões do Sabre tiverem o Tour Code preenchido.
Para concluir a importação é obrigatório que o código do TourCode preenchido no Sabre, deverá estar pré cadastrado no Wintour em [Cadastros] >> [Parametrização] >> [Fornecedores] >> [Tour Code]
O Sabre não disponibiliza a informação do Câmbio das emissões, dessa forma, para realizar a importação correta das emissões internacionais, é necessário cadastrar diariamente o câmbio diário do Sabre no Wintour. Clique aqui para obter maiores detalhes sobre o cadastro do câmbio diário.
Algumas informações que não se encontram disponíveis por padrão no arquivo PNR poderão ser enviadas para o Wintour utilizando as linhas de Remark
Para realizar a integração dos remarks listados abaixo, os mesmos deverão primeiro ser programados no Sabre para que sejam gerados na linha M8 ou na linha M9.
Informações sobre a geração do conteúdo na linha devem ser verificados junto ao Sabre.
Tabela 99.1. Remarks ArgoIT que estão disponíveis no Wintour
Descrição do campo para o Wintour | Identificador/Remark no ArgoIT |
---|---|
Aprovador | A- |
Best Fare | B- |
Cliente | C- |
Departamento | D- |
Emissor | E- |
Fornecedor | F- |
Matrícula | J- |
Fee | K- |
Filial | M- |
Best fare disponível | N- |
Forma de pagamento | P- |
Nr. de requisição | R- |
Solicitante | S- |
Centro de custos do cliente | U- |
Motivo da viagem | V- |
Full Fare (Tarifa Y) | Y- |
Motivo de recusa Best Fare (desvio da política de viagem) | W- |
Informações adicionais Externas | ADDINFO- |
Informações adicionais Internas | INTINFO- |
Para que o cliente seja importado nas vendas geradas através da Interface o usuário, ao cadastrar a reserva no sistema Sabre deverá preencher o campo [Remarks] com a informação C-XXXXXX, , onde XXXXXX, será o código do Cliente cadastrado no Wintour.
Para as vendas importadas que não contiverem a informação do cliente o Wintour registrará a venda utilizando o cliente genérico [CINTERFACE] conforme explicado no documentação geral das interfaces
Para que o Centro de custos do Cliente seja importado nas vendas geradas através da Interface, o usuário, ao cadastrar a reserva no sistema Sabre deverá preencher o campo [Remarks] com a informação U-XXXXXX, , onde XXXXXX, será o nome ou Código do centro de custos cadastrado no Wintour.
Para que o Departamento do passageiro seja importado nas vendas geradas através da Interface, o usuário, ao cadastrar a reserva no sistema Sabre deverá ser preenchido o campo [Remarks] com a informação D-XXXXXX, onde XXXXXX=(departamento) será o código do Departamento cadastrado no cadastro de clientes do Wintour.
Para que a Matrícula do passageiro, informado pelo cliente da agência, seja importada nas vendas geradas através da Interface, ao cadastrar a reserva no sistema Sabre o usuário deverá preencher o campo [Remarks] com a informação J=XXXXXX, onde XXXXXX=(Número da Matrícula) que será importado para o campo [Matrícula] do módulo de vendas do Wintour.
Para que o Solicitante seja importado nas vendas geradas através da Interface, o usuário, ao cadastrar a reserva no sistema Sabre deverá preencher o campo [Remarks] com a informação S-XXXXXX, , onde XXXXXX, será o nome do solicitante que está cadastrado no Contato do cadastro do cliente no Wintour.
Para que o Aprovador da emissão do passageiro seja importado nas vendas geradas através da Interface, o usuário, ao cadastrar a reserva no sistema Sabre deverá ser preenchido o campo [Remarks] com a informação A=XXXXXX, onde XXXXXX=(aprovador) será o código do Arpovador cadastrado como contato no cadastro de clientes do Wintour.
Para que o emissor seja importado nas vendas geradas através da Interface o usuário, ao cadastrar a reserva no sistema Sabre deverá preencher o campo [Remarks] com a informação E-XXXXXX, , onde XXXXXX, será o código do emissor cadastrado no Wintour.
Para as vendas importadas que não contiverem a informação do emissor o Wintour registrará a venda utilizando o cliente genérico [EINTERFACE] conforme explicado no documentação geral das interfaces.
Para que o Fornecedor seja importado nas vendas geradas através da Interface, o usuário, ao cadastrar a reserva no sistema Sabre deverá preencher o campo [Remarks] com a informação F-XXXXXX, , onde XXXXXX, será o código do fornecedor cadastrado no Wintour.
Se a informação do fornecedor não constar nos bilhetes do Sabre, a venda será cadastrada com o fornecedor BSP.
Para que o Motivo Viagem seja importado nas vendas geradas através da Interface, o emissor, ao cadastrar a reserva no sistema Sabre deverá preencher o campo [Remarks] com a informação V-XXXXXX, , onde XXXXXX, será a descrição do Motivo de Viagem cadastrado no Wintour.
Para que o Motivo da Recusa Best Fare seja importado nas vendas geradas através da Interface, o usuário, ao cadastrar a reserva no sistema Sabre deverá preencher o campo [Remarks] com a informação =W-XXXXXX, onde XXXXXX=(motivo de recusa Best Fare) será o nome do motivo da recusa cadastrado no Wintour Internet.
Para que seja importado uma forma de pagamento diferente da que está presente no arquivo do Sabre a reserva deverá conter o [Remark] com a informação P-XXXXXX, , onde XXXXXX, será a forma de pagamento do Wintour que deverá ser integrada.
Exemplo de remark com forma de pagamento VP: P-VP
Quando o remark P- estiver presente, a forma de pagamento informada presente no arquivo do Sabre será ignorada sendo integrada a que estiver presente no Remark
Para que o número de Requisição informado pelo cliente da agência, seja importado nas vendas geradas através da Interface, ao cadastrar a reserva no sistema Sabre o usuário deverá preencher o campo [Remarks] com a informação R-XXXXXX, onde XXXXXX=(Número da requisição) que será importado para o campo [NR. Requisição] do módulo de vendas do Wintour.
O número de requisição gerado automaticamente pelo sistema Sabre será importado para campo [Cód ref Interface], disponível através da guia [Outros] das informações adicionais da venda
Quando o remark manual (R-) não for cadastrado na emissão, o Wintour importará a informação do número de referência da emissão gerado pela ArgoIt para os dois campos da venda, [Cód ref Interface] e [Número Requisição]
Para que a Tarifa Full Fare seja importada nas vendas geradas através da Interface, o usuário, ao cadastrar a reserva no sistema Sabre deverá preencher o campo [Remarks] com a informação Y-XXXXXX, onde XXXXXX será igual ao valor da Tarifa Full Fare
Para que a Best Fare seja importada nas vendas geradas através da Interface, o usuário, ao cadastrar a reserva no sistema Sabre, deverá preencher o campo [Remarks] com a informação B-XXXXXX, onde XXXXXX será igual ao valor da Tarifa Best Fare
Para que a Tarifa Best Fare Disponível seja importado seja importado nas vendas geradas através da Interface, o usuário, ao cadastrar a reserva no sistema Sabre deverá preencher o campo [Remarks] com a informação N-XXXXXX, onde XXXXXX será igual ao valor da Tarifa Best Fare Disponível.
Para que a informação de FEE, taxa adicional cobrada pela própria agência seja importada nas vendas geradas através da Interface, o usuário, ao cadastrar a reserva no sistema Sabre deverá preencher o campo [Remarks] com a informação K-XXXXX, onde XXXXX será o valor da taxa adicional cobrado pela agência.
Para utilizar o recurso é necessário que um usuário com nível de administrador do Wintour configure a conta que deve ser utilizada para as importações de FEE através da interface.
Para maiores detalhes vide explicações no documento geral de interface
Para as agências que possuem configuração de Multi Filial, o Wintour poderá importar as vendas para a filial correta. Para isso é necessário que o usuário, ao cadastrar a reserva no Sabre, preencha o campo [Remarks] com a informação M-XXXXXX, onde XXXXXX, deve ser igual a descrição da filial cadastrada no Wintour.
Caso descrição da filial não seja igual ao nome das filiais cadastradas no Wintour, é necessário relacionar as filiais cadastradas no Wintour com a descrição das filiais cadastradas no Sabre.
A configuração é realizada no módulo da Interface em [Atendimento/Vendas] >> [Interfaces] >> [ArgoIT] >> [Relacionamentos] >> [Filiais], conforme exibe a imagem abaixo
Explicação dos campos
Filial Wintour Internet: clique na lupa para localizar a filial cadastrado no Wintour que será relacionada.
Identificação Interface: nesse campo deverá ser preenchido a descrição da filial da agência exatamente como está cadastrado no Sabre.
Se o arquivo não contiver o remark da filial a venda será cadastrada na filial que o usuário estiver logado durante a importação.
Para que textos de informações adicionais externas sejam importados, os mesmos deverão ser enviados utilizando o remark ADDINFO-XXXXXX, , onde XXXXXX será o texto da informação adicional que será importada.
Todas as linhas que contiverem o remark ADDINFO serão importadas nas informações adicionais externas da venda
É possível que o envio das informações adicionais sejam enviadas criptografadas em base 32. Necessário solicitar habilitação previa com o suporte.
Para que textos de informações adicionais internas sejam importados, os mesmos deverão ser enviados utilizando o remark INTINFO-XXXXXX, , onde XXXXXX, será o texto da informação adicional interna que será importada.
Todas as linhas que contiverem o remark INTINFO serão importadas nas informações adicionais internas da venda.
É possível que o envio das informações adicionais sejam enviadas criptografadas em base 32. Necessário solicitar habilitação previa com o suporte.
Após as configurações, a importação poderá ser realizada acessando: [ Atendimento/Vendas ] >> [ Interfaces ] >> [ Importação ] >> [ Sabre ]
Explicação dos campos
Diretório dos arquivos: nesse campo o usuário deverá selecionar a pasta onde estão contidos os arquivos da Interface a serem importados.
Arquivos: esse campo listará os arquivos contidos dentro da pasta selecionada anteriormente. O usuário deverá selecionar o arquivo que deseja realizar a importação e em seguida clicar sobre o botão [Importar Vendas];
Localizadores: opcionalmente, é possível específicar os localizadores presentes no arquivo a serem importados.
O preenchimento desse campo pode ser definido como obrigatório no cadastro dos usuários(Senhas e Acessos).
Utilize essa opção, quando for necessário que cada emissor integre as suas próprias emissões.
Importar vendas: clique nesse botão para iniciar o processo de importação de vendas.
Após enviar os arquivos para a importação, o sistema exibirá a pré tela de integração contendo todos as vendas presentes nos arquivos enviados.
Recomendamos a leitura do documento, Compreendendo mensagens dos bilhetes disponíveis para importação. para compreender o funcionamento da pré-tela de importação.
Após corrigir e clicar em [ Lançar Bilhetes ] as vendas serão cadastradas
As vendas importadas para a pré tela poderão ser visualizadas a partir da mesa de importação através do botão [ Acessar mesa ].
As endas ficarão disponíveis por 30 dias para consulta na mesa.
As vendas que foram carregadas para a pré-tela de importação, tendo o usu[ario clicado em [ Lançar Bilhetes ] ou não, poderão ser visualizadas através da mesa de importacão. Se por algum motivo, o usuário não concluir a importação de alguma das vendas listadas na pré-tela, para importá-las será necessário acessar a mesa de importação.
Clique aqui para saber mais sobre a mesa de importação de vendas.
Em caso de ocorrerem erros nas vendas que necessitem o reenvio do arquivo das mesmas, será necessário entrar na pasta enviados, localizar o respectivo arquivo e retornar com ele para a pasta dos arquivos ainda não processados.
Importante ajustar o nome do arquivo para o nome original bastando apagar do texto _enviado pra frente
Exemplo: Nome do arquivo após envio AAAATGAL_120620172250_enviado_160620095449.PNR alterar para AAAATGAL_120620172250.PNR.
A extensão .PNR só será exibida se a opção de exibir extensão de arquivos estiver habilitada no Windows Explorer.
Ao tentar reenviar um arquivo já enviado, o sitema exibirá uma mensagem de confirmação. Lembrando que as vendas que foram enviadas anteriormente que apresentaram erro, estarão pendentes na mesa e podem ser apagadas.
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