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Capítulo 147. Baixa agrupada

Introdução

Dica

O acesso a baixa agrupada está disponível na guia [ Contas a pagar/ receber ] do financeiro através do botão [ Baixa Seletivas ].

Acesse [ Financeiro ] >> [ Financeiro ] >> guia [ Contas a pagar/receber ] >> [ Baixas Seletivas ] >> selecione a opção [ Baixa/Liquidação Agrupada ].

Através desse módulo as previsões de pagamento e recebimento poderão ser liquidadas ao mesmo tempo, mesmo que os lançamentos sejam de credores/devedores diferentes, tenham vencimentos distintos, ou até mesmo de tipos diferentes (contas a pagar/contas a receber) . Será muito utilizado para os casos onde a agência faz um único cheque para pagamento no banco de diversas contas de fornecedores.

Atenção

Será permitido baixar até no máximo 100 itens de uma vez. Baixas acima de 100 itens só poderão ser realizadas entre as 19:00 e 8:00 horas de Brasília.

Pesquisando por itens pendendes de Liquidação

Após acessar o módulo o usuário poderá exibir a listagem de contas em aberto, utilizando as opções de pesquisa oferecidas pelo módulo:

Figura 147.1. Tela exiibindo opções de pesquisa de contas a pagar/receber para baixa agrupada

Tela exiibindo opções de pesquisa de contas a pagar/receber para baixa agrupada


Filtros obrigatórios

Para realizar a pesquisa, é obrigatório o preenchimento dos campos abaixo:

  • Período/Tipo: nesse campo deverá ser informado o período, ([De] [Até]), que a pesquisa será realizada e o tipo que o período informado será baseado (Data de Vencimento ou Lançamento das contas).

  • Tipo de relatório: nessa parte o usuário deverá escolher qual(is) tipo(s) de relatório(s) deseja pesquisar (Contas a receber/Contar a pagar). A pesquisa poderá ser realizada tanto individualmente quanto simultaneamente para as contas a pagar e a receber.

Filtros opcionais

Os filtros apresentados a seguir são de preenchimento opcional na pesquisa de itens de baixa agrupada. Utilize-os quando for necessário exibir as previsões para os itens.

  • Competência: a pesquisa pode ser baseada na competência das previsões a pagar/receber

  • Gerais: nessa listagem são exibidos os filtros gerais que poderão ser utilizados na pesquisa.

    • Cred/Dev: nesse campo a pesquisa poderá ser realizada filtrando por Credor/Devedor (Clientes/Fornecedores/Emissores etc...);

      Dica

      Utilize o ícone da primeira lupa para filtrar utilizando listas de clientes e fornecedores.

    • Ref. A: nesse campo a pesquisa poderá ser realizada filtrando pelas contas de referencia (conta de luz/Agua/Telefone etc...);

    • CCA: nesse campo a pesquisa poderá ser realizada filtrando pelo centro de custo da Agência;

    • Origem: nesse campo a pesquisa poderá ser realizada filtrando a origem do lançamento (Lançamento Manual, Venda, Reembolso, Adiantamento, Empréstimo);

    • Tipo Conta: nesse campo a pesquisa poderá ser realizada filtrando o tipo da conta (Cartão Maquina própria, Cliente, Emissor/Promotor, Fornecedor, Outras Taxas);

  • Específicos de vendas: nessa listagem são exibidos os filtros opcionais relacionados ao módulo de vendas:

    • FOP: nesse campo a pesquisa poderá ser realizada filtrando por uma ou mais forma de pagamento de venda

    • Produto: nesse campo a pesquisa poderá ser realizada filtrando por um determinado produto da venda.

    • Emissor: nesse campo a pesquisa poderá ser realizada filtrando por um determinado emissor da venda.

    • Status: nesse campo a pesquisa poderá ser realizada filtrando pelos status da venda

  • Específico de reembolsos: nessa listagem são exibidos os filtros opcionais relacionados ao módulo de reembolsos

    • Emissor: nesse campo a pesquisa poderá ser realizada filtrando por um determinado emissor do reembolso

    • Status: nesse campo a pesquisa poderá ser realizada filtrando pelos status do reembolso

Pesquisando os itens a pagar/receber

Concluído o preenchimento dos filtros, a pesquisa pode ser iniciada.

  • Após realizar a escolha dos filtros, clique no botão [ Pesquisar disponíveis ] para pesquisar e listar os itens disponíveis para baixa.

  • Em seguida, será exibida a tela para seleção das opções de agrupamento das previsões a receber (1) ou a pagar (2). Clique em [ Ok ] para prosseguir

    Atenção

    A exibição das telas de agrupamento dependederão dos tipos de relatórios selecionados nos filtros, (Ctas. a pagar, Ctas a receber).

    Figura 147.2. Telas com as opções de agrupamento para exibir a listagem das previsões a receber e a pagar.

    Telas com as opções de agrupamento para exibir a listagem das previsões a receber e a pagar.


    Dica

    Clique aqui para maiores detalhes sobre as opções de agrupamento.

  • Os itens localizados serão listados conforme imagem abaixo:

    Figura 147.3. Tela exibindo itens disponíveis para baixa agrupada após pesquisa

    Tela exibindo itens disponíveis para baixa agrupada após pesquisa


    • Selecionar: através dessa coluna o usuário poderá marcar/desmarcar as contas que irá liquidar.

    • Vct (vencimento): Esse campo exibe o vencimento das contas

    • Código: Esse campo exibe o código do Credor/Devedor

    • P/R: essa coluna indica se a conta está no contas a receber ou no contas a pagar

    • Descrição: Essa coluna exibe a descrição/nome da conta credor/Devedor

    • Valor: essa coluna exibe o valor da conta;

    • Faturas: essa coluna exibirá o número das faturas que foram emitidas para as contas a receber que estiverem em aberto.

    Dica

    É possível ordenar o resultado de acordo com a coluna, bastando clicar sobre a mesma.

    • Botão de multi seleção (1): através desse botão o usuário poderá marcar todos os itens e desmarcar todos itens. Esse recurso se torna pratico quando existe um grande número de contas listadas.

    Dica

    Como o módulo só permite que sejam liquidados até 100 itens por vez durante às 8:01 e e 18:59 de Brasília, para facilitar a identificação quantos itens já foram selecionados, o texto 'Quantidade de itens selecionados' (3), informará o total de itens selecionados pelo usuário.

    Também, para facilitar a seleção, o botão 'Marcar todos' selecionará automaticamente apenas 100 primeiros itens, mesmo que na listagem sejam exibidos mais de 100 itens. Se for necessário, o usuário poderá marcar/desmarcar outros itens manualmente.

Botão para acesso a tela de previsões da conta (2)

Na última coluna da listagem, é exibido para cada um dos itens encontrados o botão de acesso a tela de previsões do item, onde além de visualizar o detalhamento dos itens presentes naquele vencimento.

Atenção

Para abrir a tela de previsões é necessário que o item esteja selecionado. Se o item a ser detalhado não estiver selecionado, a mensagem de confirmação abaixo será exibida. Clique em [ Sim ] para selecionar o item e exibir a tela de previsão.

Figura 147.4. Tela de confirmação para selecionar o item que será exibido o detalhamento da tela de previsões

Tela de confirmação para selecionar o item que será exibido o detalhamento da tela de previsões


Figura 147.5. Tela de confirmação para selecionar o item que será exibido o detalhamento da tela de previsões

Tela de confirmação para selecionar o item que será exibido o detalhamento da tela de previsões


Na tela de previsões, além de visualizar os detalhes dos itens, é possível realizar alguns ajustes:

  • Marcar/desmarcar itens que não serão liquidados;

  • Ajustar valores dos itens individualmente ou através do botão [ Lançamento Parcial ];

  • Incluir reconciliações de valores (acréscimos e descontos).

Dica

Clique aqui para mais detalhes sobre a tela de detalhamento de previsões.

Liquidando/Quitando os itens agrupados

Após listar e selecionar os itens que serão liquidados, clique no botão [ Liquidar Selecionados ] para realizar a baixa agrupada dos itens.

Atenção

É necessário selecionar ao menos um item para iniciar a liquidação

Figura 147.6. Mensagem exibida ao iniciar a liquidação da baixa agrupada quando nenhum item é selecionado.

Mensagem exibida ao iniciar a liquidação da baixa agrupada quando nenhum item é selecionado.


Atenção

É recomendado que os itens selecionados para baixa agrupada de contas a pagar tenham nota de crédito emitidas, isso permitirá que após a baixa seja anotado o número de referencia dos documentos dos fornecedores em cada nota de crédito. Dessa forma, será exibido a mensagem de alerta quando os itens de contas a pagar não possuírem Nota de crédito

Figura 147.7. Tela de aviso de emissão de nota de crédito para baixa agrupada de contas a pagar

Tela de aviso de emissão de nota de crédito para baixa agrupada de contas a pagar


Dica

Clique em 'Desconsiderar a mensagem acima e prosseguir com a baixa', para prosseguir com a liquidação mesmo que os itens esteja sem nota de crédito emitida.

A maioria dos campos presentes na tela da baixa agrupada, são os mesmos presentes na tela de liquidação padrão (não agrupada).

Figura 147.8. Tela exibindo os campos para informação de baixa agrupada

Tela exibindo os campos para informação de baixa agrupada


  • Data de Lançamento: nesse campo deverá ser informado a data de lançamento/quitação das contas

  • Opções de baixa agrupada: a baixa agrupada poderá ser realizada em dois formatos

    1. Lançamento individual na conta: selecionando essa opção o sistema irá realizar a baixa de todas as contas selecionadas em uma única conta (CAIXA/BANCO) escolhida pelo usuário. No exemplo da imagem abaixo a baixa será realizada na conta banco Itau que está cadastrada no plano de contas.

      Figura 147.9. Tela de baixa agrupada com uma conta

      Tela de baixa agrupada com uma conta


      Após a liquidação, serão gerados vários lotes (um lote para cada previsão que foi selecionada para liquidação), dentro da conta CAIXA/BANCO escolhida, (no exemplo, a conta ITAU).

      Dica

      Esse procedimento será mais utilizado quando os pagamentos e recebimentos tiveram seus lançamentos também individuais no extrato do banco/caixa;

    2. Lançamentos individuais em uma conta agrupando o total em outra conta: através dessa opção, cada item selecionado será liquidado individualmente em uma conta "auxiliar" preenchida no campo: 'lançamentos individuais na conta' e o sistema fará a transferência em um único lote com o valor total liquidado para a conta Caixa/Banco preenchida no campo 'agrupado na conta'.

      Figura 147.10. Tela de baixa agrupada com conta auxiliar

      Tela de baixa agrupada com conta auxiliar


      Atenção

      Esse formato é utilizado quando é necessário que no movimento da respectiva conta de banco do Wintour seja cadastrado um único lote de movimentação referente a todos os pagamentos/recebimentos presentes na baixa agrupada.

      Dica

      Para auxiliar na conferência de extratos, sugerímos que seja cadastrado no plano de contas uma conta de nível de banco (dentro da hierarquia 1.1.2), para ser utilizada para os lançamentos individuais. Essa conta será utilizada como um apoio à conta principal do banco a qual conterá as movimentações detalhadas dos lotes individuais das movimentações agrupadas. Essa conta é conhecida no mercado como francesinha bancária.

      A imagem abaixo ilustra um exemplo do cadastro de uma conta desse tipo cadastrada como ITAU_DET.

      Figura 147.11. Exemplo de cadastro de conta de banco para lançamentos individuais.

      Exemplo de cadastro de conta de banco para lançamentos individuais.


      Atenção

      Como ao final da baixa agrupada, o sistema sempre cadastra automaticamente uma transferência do valor total dos lotes individuais para a conta agrupada, a conta de lançamentos individuais quando usada apenas para as movimentações agrupadas, terá sempre saldo 0.

  • Nr cheque: esse campo será exibido para valores a pagar onde poderá ser informado o número do cheque do talonário da agência, utilizado no pagamento.

    Atenção

    O cheque utilizado deve ser cadastrado no módulo de talonário de cheques para o banco que está sendo efetuado a baixa.

    Se na baixa agrupada estiver sendo liquidado simultaneamente valores a receber e a pagar e o total a ser liquidado for maior do que zero, entende-se que a agência está recebendo o valor. Neste caso, o campo Nr. cheque ficará invisível.

  • Compensando: esse campo será exibido para as contas de BANCO, devendo ser selecionada se o valor que está sendo liquidado já tiver sido compensado.

    Atenção

    A informação de compensado é meramente visual. Marcar ou não marcar um valor como compensado não afetará nos resultados do movimento Geral/Fluxo de caixa do sistema.

  • Histórico: nesse campo poderá ser preenchido um breve histórico referente a baixa.

  • Observações: campo para preenchimento de textos adicionais relacionados a liquidação. As observações podem ser preenchidas em dois campos:

    Atenção

    Cada campo tem o limite de até 500 caracteres.

    • Observações Internas: o texto inserido nesse campo será exibido apenas internamente no sistema não será exibido para o cliente.

    • Observações recibo: o texto inserido nesse campo será impresso nos recibos entregues para clientes e fornecedores.

  • Salvar: após clicar em salvar o sistema exibirá uma tela com o campo Nr documento Credor, onde opcionalmente poderá ser preenchido informações como número da fatura do fornecedor (para pagamentos de faturas, ou número da transação bancária, ou número do cheque do cliente (para baixas de recebimentos de cheques).

    Será exibido um campo para cada um dos itens que está sendo liquidado

    Dica

    Após clicar em salvar o sistema exibirá uma tela com o campo [Nr Doc. Credor], onde opcionalmente poderá ser preenchido informações como:

    • Número da fatura do fornecedor (para pagamentos de faturas);

    • Número da transação bancária;

    • Número do cheque do cliente (para baixas de recebimentos de cheques);

    Será exibido um campo para cada um dos itens que está sendo liquidado.

    Para facilitar, a coluna FAT/ND/NC exibirá o número do documento emitodo no Wintour.

    Figura 147.12. Tela para preenchimento do campo Nr Doc Credor

    Tela para preenchimento do campo Nr Doc Credor


Recibos da baixa agrupada

Após realizar a baixa o usuário poderá exibir os recibos das liquidações clicando no ícone da Lupa disponível na coluna [Visualizar].

  • A figura 1 exibe um exemplo de baixa agrupada realizada utilizando diretamente a conta banco Itau conforme destacado na coluna.

    Atenção

    A visualização dos recibos dos lotes de uma baixa agrupada sem procedimento de transferências deve ser feita individualmente por lote

  • A figura 2 exibe um exemplo da baixa realizada utilizando a conta CAIXA como uma conta auxiliar a qual receberá as baixas individuais de vários lotes e a conta banco (lotes 3900 3902 da imagem 2), ITAU que receberá a transferência do valor total dos lotes liquidados na conta auxiliar (Lote 3903 da imagem 2), em um único lote.

    Atenção

    Para facilitar a identificação o recibo do lote de transferência exibirá a informação do número de todos os lotes gerados na conta CAIXA. (Por exemplo, na visualização do recibo do lote 3903 será exibido a referência dos lotes 3900 e 3902)

Figura 147.13. Tela para visualização do recibo de lotes gerados a partir de uma baixa agrupada

Tela para visualização do recibo de lotes gerados a partir de uma baixa agrupada


O movimento financeiro após a quitação agrupada das contas

Nessa parte será exemplificado o resultado do movimento financeiro para cada um dos formatos da baixa agrupada

O movimento financeiro após a baixa agrupada individual em uma conta

O movimento financeiro explicado nessa parte, está relacionado com a baixa agrupada realizada através da opção individual, como destacado na imagem abaixo

Figura 147.14. Tela exibindo exemplo de baixa agrupada individual

Tela exibindo exemplo de baixa agrupada individual


A conta que foi escolhida para a baixa individual terá no seu movimento do dia da baixa um lote para cada item selecionado para a baixa agrupada. No exemplo a abaixo, é apresentado o movimento da conta [ ITAU ] possui 5 lotes referentes as baixas agrupadas individuais realizada no dia 28/04/2010. repare que na contrapartida as referências de cada baixa é individual.

Figura 147.15. Tela de movimento após baixa agrupada individualmente

Tela de movimento após baixa agrupada individualmente


O movimento financeiro após a baixa agrupada com transferência de contas

O movimento financeiro explicado nessa parte, está relacionado a baixa agrupada realizada com transferência de valores.

Figura 147.16. Baixa agrupada com conta de agrupamento para transferência

Baixa agrupada com conta de agrupamento para transferência


  • No campo, 'Lançamentos individuais na conta', (no exemplo da imagem anterior foi escolhida a conta de nome ITAU_DET), será preenchida a conta onde cada item selecionado para a baixa será liquidado individualmente e ao témino da baixa será feita automaticamente pelo sistema a transferência para a conta de agrupamento selecionada no campo 'e agrupado na conta', no exemplo anterior a conta de nome ITAU.

    Figura 147.17. Tela de movimento após baixa agrupada com conta auxiliar

    Tela de movimento após baixa agrupada com conta auxiliar


    Na imagem do exemplo anterior a coluna [ lote ] possui 3 lotes das contas apresentadas na coluna [ Contra-partida ] liquidadas individualmente.

    • 2 lotes das contas que foram liquidadas individualmente, (lotes 16123 e 1625):

    • 1 lote referente a transferência do valor total liquidado na conta 'ITAU_DET' para a conta de agrupamento 'ITAU' fazendo com que o saldo da conta de transferência auxiliar seja reajustado para o mesmo valor antes da baixa agrupada.

    • Ao listar o movimento da conta 'ITAU' na data do lançamento preenchida na baixa agrupada, será exibido o lote referente a transferencia da conta 'ITAU_DET' com o somatório total das contas que foram liquidadas, (no exemplo, lote 16126).

      Figura 147.18. Tela de movimento da conta caixa após baixa

      Tela de movimento da conta caixa após baixa


Manutenção dos lotes das baixas agrupadas

A manutenção dos lotes da baixa agrupada, (exibir recibos, alteração de compensado e data de lançamento, estornos), está disponível tanto na listagem da baixa agrupada como também no Movimento Financeiro.

Ao clicar nos lotes gerados a partir de baixa agrupada, será exibida a tela de Manutenção de baixas agrupadas contendo um resumo de todos os lotes. As opções de manutenção podem ser acessada individualmente por lote (Coluna Manut .( 1)) ou realizar a manutenção do grupo de todos os lotes exibidos através do botão [ Manutenção grupo ].

Figura 147.19. Tela de manutenção de lotes com baixa agrupada

Tela de manutenção de lotes com baixa agrupada


  1. Coluna de Manutenção: cada um dos lotes da baixa agrupada possui na primeira coluna o botão de manutenção individual. Após clicar no botão, será exibida a tela de padrão de manutenção do movimento

    Atenção

    A tela com as opções de manutenção individual do lote não será exibida através do botão de [ Manutenção Grupo ] (2).

    Figura 147.20. Alteração de lotes de baixa agrupada

    Alteração de lotes de baixa agrupada


    • Recibo: apesar da baixa ser agrupada com outros lançamentos, os recibos permanecem sendo exibidos individualmente por lote.

      Atenção

      O recibo do lote de transferência das baixas que utilizaram conta de agrupamento, além do valor, listará todos os lotes individuais que compõe a baixa agrupada.

      Figura 147.21. Alteração de lotes de baixa agrupada

      Alteração de lotes de baixa agrupada


    • Alterar: a alteração de lotes de baixa agrupada possui algumas restrições diferentes dependendo do formato da baixa agrupada, a saber:

      • Baixa agrupada utilizando contas individuais (sem transferência): ao clicar na manutenção de lotes gerados com esse formato de baixa agrupada. será exibido a janela abaixo com as duas opções:

        Figura 147.22. Alteração de lotes de baixa agrupada

        Alteração de lotes de baixa agrupada


        • Alterar todos os lotes da baixa agrupada ref. XXX: essa opção irá abrir a tela de manutenção de grupo dos lotes, com as opções de estorno alteração de data de compensado e alteração da data de lançamento dos lotes.

          Dica

          A tela de manutenção exibida nessa opção é a mesma obtida a partir do botão de [ Manutenção do Grupo ] (2), clique aqui para acessar a explicação da manutenção do grupo.

        • Alterar apenas o lote XX: essa opção abrirá a tela de manutenção de baixa do lote como no movimento, permitindo realizar a alteração em todos os campos da tela de lançamento automático.

          Figura 147.23. Alteração de lotes de baixa agrupada

          Alteração de lotes de baixa agrupada


          Atenção

          *A Alteração do 'CCA', 'Competência' e 'Referente a', só estará disponível para os lotes gerados a partir de lançamentos manuais criados através dos módulos ' Mensais Fixas' ou botão '+ Lançar' do contas a pagar/receber.

      • Baixa agrupada utilizando conta agrupamento (com transferência): ao clicar na manutenção dos lotes individuais gerados nesse formato de baixa agrupada, será aberto a tela de Manutenção de grupo , (também disponível no botão [ Manutenção grupo ] (2) ). Clique aqui para ir para a manutenção de grupo.

        Atenção

        Não é permitido realizar alterações no lote de transferência da baixa agrupada.

        • Lote de transferência Principal: ao clicar na manutenção de lotes de transferência (o lote principal da baixa com transferência), será exibida a tela de movimento conforme abaixo

          Figura 147.24. Manutenção do lote de transferência principal da baixa agrupada

          Manutenção do lote de transferência principal da baixa agrupada


          • É possível alterar: 'Nr. do documento', 'Alterar o histórico principal', 'Observações Internas', 'Observações do Recibo'.

    • Estornar: da mesma forma como a alteração, as opções de estorno dos lotes dependerão do formato da baixa agrupada do lote.

      Atenção

      As opções de estorno estarão disponíveis de acordo com as duas opções de baixa agrupada:

      1. Baixa agrupada feita por liquidação individual: nas baixas agrupadas com esse formato, é permitido selecionar os lotes que serão estornados.

        Figura 147.25. Alteração de lotes de baixa agrupada

        Alteração de lotes de baixa agrupada


        Dica

        Lotes da baixa agrupada que já foram estornados serão destacados na cor vermelha.

      2. Baixa agrupada feita utilizando conta agrupamento: nas baixas agrupadas com esse formato, só é permitido estornar todos os lotes.

        Atenção

        Ao tentar estornar um lote individualmente através do botão da coluna de manutenção (1), a mensagem de confirmação abaixo será exibida informando que aquele lote faz parte de uma baixa com transferência. Se a baixa for concretizada clicando no botão [ Sim ] todos os lotes serão estornados.

        Figura 147.26. Mensagem exibida ao tentar estornar um lote individualmente para baixas agrupadas com transferência

        Mensagem exibida ao tentar estornar um lote individualmente para baixas agrupadas com transferência


    • Excluir: como os lotes de baixas agrupadas são gerados a partir das previsões a pagar/receber, a exclusão não será permitida.

      Dica

      Só é permitido excluir lotes que foram gerados diretamente no movimento financeiro através do botão [ Lançar].

  2. Manutenção do grupo: esse módulo contém as opções de manutenção de todos os lotes presentes na baixa agrupada. Poderá ser utilizado tanto para as baixas agrupadas individualmente como nas baixas com transferência.

    Dica

    Quando existirem, as diferenças para cada tipo de baixa (com transferência e sem transferência), serão observadas nas opções.

    Atenção

    A manutenção das baixas agrupadas com transferência utilizam sempre essa opção, mesmo clicando na coluna de manutenção individual.

    Figura 147.27. Alteração de lotes de baixa agrupada

    Alteração de lotes de baixa agrupada


    • Estornar: como explicado anteriormente o estorno dos lotes de baixas agrupadas dependerá do formato da baixa agrupada:

      1. Baixa agrupada feita por liquidação individual: nas baixas agrupadas com esse formato, é permitido selecionar os lotes que serão estornados.

      2. Baixa agrupada feita utilizando conta agrupamento: nas baixas agrupadas com esse formato, só é permitido estornar todos os lotes da baixa agrupada

    • Alterar Compensado: essa opção marca ou desmarca os lotes selecionados da baixa agupada como 'Compensado';

      Dica

      Os lotes podem ser selecionados tanto para baixas individuais como para as agrupadas com transferência.

      Figura 147.28. Alteração da informação de compensação dos lotes da baixa agrupada

      Alteração da informação de compensação dos lotes da baixa agrupada


    • Alterar data de lançamento: muda a data de lançamento dos lotes da baixa agrupada.

      Dica

      A data de lançamento preenchida no momento da baixa está relacionada com a data que o valor do lote foi pago ou recebido pela agência.

      Atenção

      As opções de alteração estarão disponíveis de acordo com uma das duas opções de baixa agrupada:

      1. Alteração da data nas baixas agrupada com liquidação individual: as baixas agrupadas com esse formato permitem tanto a alteração da data de lançamento de todos os lotes como também a seleção dos lotes a serem alterados.

        • Selecione os lotes que a data de lançamento será alterada através das opções destacadas na imagem anterior e clique em [ OK ].

          Figura 147.29. Alteração da data de lançamento de baixa agrupada

          Alteração da data de lançamento de baixa agrupada


        • Preencha a nova data de lançamento para os lotes que foram selecionados e clique em [ OK ].

          Figura 147.30. Alteração da data de lançamento de todos os lotes da baixa agrupada.

          Alteração da data de lançamento de todos os lotes da baixa agrupada.


      2. Alteração da data nas baixas agrupadas com transferência: a alteração da data de lançamento das baixas agrupadas com transferência não permite seleção dos lotes, a alteração da data será feita para todos os lotes presentes na baixa agrupada.

        • Após clicar no botão de alteração, informe a nova data de lançamento de todos os lotes e clique em [ OK ].

          Figura 147.31. Tela para digitar a nova data de lançamento dos lotes

          Tela para digitar a nova data de lançamento dos lotes


    • Alteração do número do documento: essa opção permite alterar o conteúdo do campo número do documento (Nr.Doc) disponível no momento da baixa. Esse campo geralmente é preenchido com algum identificador da respectiva baixa (número da transação bancária, cheque recebido do cliente, etc...).

      Dica

      A alteração do número do documento pode ser realizada selecionando os lotes para alteração, tanto para baixas agrupadas com e sem transferência.

      Figura 147.32. Alteração do campo número do documento dos lotes da baixa agrupada

      Alteração do campo número do documento dos lotes da baixa agrupada


    • Alteração do número do cheque: essa opção permite alterar o campo número do cheque (Nr. Cheque) disponível na tela de baixas de pagamento.

      Atenção

      • Ao clicar no botão o sistema exibirá somente os lotes de contas a pagar.

      • Será exibida uma mensagem de erro ao tentar salvar o número do cheque em lotes de contas a receber.

      • O campo 'Nr Cheque' só será exibido na tela de baixa se existir talonário de cheques configurado no sistema. Dessa forma, será exibido uma mensagem de erro ao salvar o número do cheque em lotes que não possuam talonário configurado para o respectivo banco.

        Clique aqui para saber mais sobre a configuração do talonário de cheques da agência.

      Dica

      A alteração do número do documento pode ser realizada selecionando os lotes para alteração, tanto para baixas agrupadas com e sem transferência apenas com a diferença de que nas baixas com transferência não é possível alterar os lotes individualmente:

      • Alteração número do cheque para baixa sem transferência: permite alterar o número do cheque individualmente nos lotes ou selecionar mais de um lote para informar a número do cheque.

        Figura 147.33. Alteração do número do cheque nos lotes das baixas agrupada sem transferência

        Alteração do número do cheque nos lotes das baixas agrupada sem transferência


      • Alteração número do cheque para baixa com transferência: aqui a alteração do número do cheque será realizada apenas uma vez no lote principal da baixa agrupada com transferência.

        Figura 147.34. Alteração do número do cheque nos lotes das baixas agrupada com transferência

        Alteração do número do cheque nos lotes das baixas agrupada com transferência


    • Alterar Histórico Principal: essa opção permite alterar o texto do histórico principal das baixas agrupadas com transferência.

      Atenção

      Essa opção está disponível somente para as baxas agrupadas com transferência.

      Figura 147.35. Alteração do histórico principal das baixas agrupada com transferência

      Alteração do histórico principal das baixas agrupada com transferência


    • Alterar Observações Internas: permite alterar o campo de observações internas dos lotes das baixas agrupadas.

      Dica

      • A alteração pode ser realizada para baixas agrupadas com e sem transferência.

      • É possível selecionar os lotes que a alteração será realizada.

        Figura 147.36. Alteração das observações internas das baixas agrupadas

        Alteração das observações internas das baixas agrupadas


    • Alterar Observações Externas: permite alterar o campo de observações do recibo dos lotes das baixas agrupadas

      Dica

      • A alteração pode ser realizada para baixas agrupadas com e sem transferência.

      • É possível selecionar os lotes que a alteração será realizada.

        Figura 147.37. Alteração das observações externas das baixas agrupadas

        Alteração das observações externas das baixas agrupadas


Exibir listagem das baixas

Através do módulo [Listagem], disponível através do botão [Opções] da barra de menu principal da listagem, e através do botão [ Opções ] da tela principal do módulo funanceiro, conforme exibido na imagem abaixo, o usuário poderá exibir a listagem das últimas liquidações agrupadas realizadas.

Atenção

A pesquisa e manutenção de lotes de baixas agrupadas, também podem ser realizada diretamente no [ Movimento ] do módulo Financeiro

Figura 147.38. Tela exibindo a opção de listagem de baixa agrupada

Tela exibindo a opção de listagem de baixa agrupada


Opções do relatório

  • Exibir as XX ultimas baixas: utilize essa opção para exibir o relatório das ultimas XX baixas agrupadas realizadas.

  • Pesquisar por período de lançamento das baixas: utilize essa opção para exibir o relatório de baixas agrupadas dentro de um período pré determinado

    Atenção

    O período de pesquisa é restrito ao máximo de 31 dias.

  • Formato de saída: o relatório poderá ser exibido em tela ou exportado para formato Excel.

Compreendendo o relatório

Figura 147.39. Tela exibindo relatório de listagem de baixas agrupada

Tela exibindo relatório de listagem de baixas agrupada


  • Ref: cada baixa agrupada realizada recebe um número de referência. O número de referência é exibido nessa linha;

  • Lote: essa coluna exibe os números dos lotes gerados no processo da baixa agrupada.

    Dica

    Clique no número do lote para visualizar o recibo referente a baixa;

  • Dt movt: essa coluna exibe a data em que o lote foi gerado;

  • Histórico: essa coluna exibe o histórico dos lotes;

  • Cheque/Docto: essa coluna exibirá as informações preenchidas no campo Nr. Ch/documento no momento da baixa;

  • Contas: essa coluna exibirá as informações das contas.

  • Valor: essa coluna exibe o valor contido no lote liquidado;

  • Lote trf: essa coluna será preenchida somente se a baixa agrupada for realizada utilizando a conta auxiliar, onde será exibido os lotes de referência.

    • O usuário poderá visualizar o recibo referente a transferência do valor da conta auxiliar para a conta Caixa/Banco.

  • Manutenção grupo: clique aqui para acessar a explicação sobre a manutenção do grupo da baixa agrupada.

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