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Capítulo 33. Vencimentos avançados vendas

Introdução

Dica

[ Cadastros ] >> [ Parametrização ] >> [ Diversos ] >> [ Vencimentos Avançados/Vendas ]

Existem alguns casos em que para o mesmo Fornecedor/Clientes os campos de vendas, que geralmente têm o mesmo vencimento podem possuir vencimentos diferentes, como por exemplo, o vencimento do pagamento ao Fornecedor pode ser diferente do vencimento da comissão que o Fornecedor paga a Agência. Para o cliente, por exemplo, o vencimento do valor a receber do mesmo pode ser diferente do vencimento da comissão que a Agência pode repassar para o cliente. Para esses casos o Wintour dispõe do módulo Vencimentos Avançados para que o usuário possa pré configurar essas situações.

Explicação da Barra de Botões

Figura 33.1. A barra de botões principal dos vencimentos avançados

A barra de botões principal dos vencimentos avançados


  • [ Incluir [F3] ], [ Apagar [F4] ], [ Alterar [F5] ]: padrão explicado no capítulo 1;

Emitir Listagem

Exibe uma listagem das configurações de vencimentos avançados cadastradas. Para gerar a Listagem, o sistema dispõe dos seguintes Filtros opcionais

  • Fornecedor: exibirá na listagem apenas as parametrizações que tiverem o fornecedor que foi selecionado;

  • Cia: exibirá na listagem apenas as parametrizações que tiverem o prestador de serviço que foi selecionado;

  • Cliente: exibirá na listagem apenas as parametrizações que tiverem o cliente que foi selecionado;

  • Forma de Pgt: exibirá na listagem apenas as parametrizações que tiverem a forma de pagamento que foi selecionada;

  • Produto: exibirá na listagem apenas as parametrizações que tiverem o produto que foi selecionado.

Dica

A listagem do cadastro pode ser ordenada pelas colunas. Clique aqui para saber mais sobre a ordenação da listagem dos cadastros.

: Recalcular

O botão [ Recalcular ], permite recalcular nas vendas as parametrizações de vencimentos avançados que foram incluídas ou alteradas.

Dica

Clique aqui para saber mais sobre o recálculo.

Atenção

Após finalizar o recálculo das vendas selecionadas, será exibida a tela para selecionar quais campos deverão ser recalculados.

Figura 33.2. Tela para seleção de campo de recálculo de vencimentos avançados

Tela para seleção de campo de recálculo de vencimentos avançados


Opções

Nesse botão encontram-se os módulos para realizar a Auditoria do cadastro de comissionamento e a exportação das configurações para planilha Excel.

Figura 33.3. Acesso a auditoria e exportação das parametrizações configuradas para Excel.

Acesso a auditoria e exportação das parametrizações configuradas para Excel.


  • Auditoria: a auditora da parametrização do cadastro de comissionamento possui duas opções:

    • Auditoria do item: exibe as informações de data login e hora do cadastro e alteração da parametrização selecionada.

    • Auditoria de excluídos: permite pesquisar dentro de um período máximo de 1 (um) ano os cadastros do respectivo módulo de parametrização, que foram excluídos exibindo:

      • data/ hora de cadastro/alteração e login dos usuários;

      • data/hora e login da exclusão da parametrização;

      • e as informações que estavam cadastradas na parametrização até a data da exclusão.

  • Exportar para excel: essa opção permite exportar o cadastro das parametrizações para planilha formato excel.

Configurando um vencimento avançado

Figura 33.4. Configuração de vencimento s avançados

Configuração de vencimento s avançados


  • Filtros Opcionais: Os filtros listados abaixo não possuem preenchimento obrigatório:

    • Fornecedor: sendo a configuração para um fornecedor específico o campo deverá ser preenchido com o código do mesmo

    • Grupo empresarial fornecedor: utilize esse campo para configurar o vencimento avançado para grupos empresariais de fornecedores

      Atenção

      Não é permitido utilizar o filtro fornecedores junto com o grupo empresarial fornecedores.

      Figura 33.5. Mensagem de erro exibida ao utilizar filtro de fornecedor e grupo empresarial juntos.

      Mensagem de erro exibida ao utilizar filtro de fornecedor e grupo empresarial juntos.


      Dica

      Clique aqui para saber mais sobre grupo empresarial.

    • Cia: sendo a configuração para uma Cia específica o campo deverá ser preenchido com o código da mesma

    • Cliente: sendo a configuração para um cliente específico o campo deverá ser preenchido com o código do mesmo;

    • Grupo empresarial cliente: utilize esse campo para configurar o vencimento avançado para grupos empresariais de clientes

      Atenção

      Não é permitido utilizar o filtro clientes junto com o grupo empresarial de clientes.

      Figura 33.6. Mensagem de erro exibida ao utilizar filtro de cliente e grupo empresarial juntos.

      Mensagem de erro exibida ao utilizar filtro de cliente e grupo empresarial juntos.


      Dica

      Clique aqui para saber mais sobre grupo empresarial.

    • Forma de Pgt: sendo a configuração para uma Forma de Pgt específica o campo deverá ser preenchido com o código da mesma

    • Produto: sendo a configuração para um Produto específico o campo deverá ser preenchido com o código do mesmo;

    • Tipo Doméstico/Internacional: sendo a configuração para um Tipo específico deverá ser selecionado o Tipo correto caso contrário deixe marcado a opção Ambos.

  • Campo: Esse campo deverá ser preenchido com o campo que terá o seu vencimento configurado com prazo diferente. O campo é composto de uma lista de opções de todos os campos que possui vencimentos na tela de vendas. Somente é possível realizar uma configuração de campo por vez.

  • Prazo conta a partir de: nessa opção o usuário deverá selecionar a base para a qual o prazo de vencimento será calculado. As configurações disponíveis são:

    • A partir Data de emissão: vencimento conta a partir da data de lançamento da venda;

    • Data início dos serviços: o vencimento será contado a partir da data de início do serviço contratado.

      Ex: Nas vendas com produto do grupo hotel, a data de início do serviço é a data de 'Check-in' do passageiro, da locação de veículo é a data de retirada do veículo, no aéreo será a data de embarque etc...

      Atenção

      Ao utilizar essa configuração, será obrigatório que o campo 'Data de início dos serviços' esteja preenchido. Esse campo está disponível na tela de vendas através de [ Opções ] >> [ Campos adicionais ]. Seu preenchimento será feito de duas formas:

      • Com base na data dos campos de data do período de viagem das máscaras de cada produto: para os grupos de produtos que possuem máscara para preenchimento das descrições de serviços, (hotel, Locação Transfer, aéreo, etc...), o campo 'Data início de serviços' será preenchido automaticamente de acordo com a data informada nos campos que representam a data de fim dos serviços das máscaras de descrição dos serviços para cada produto da venda.

      • Preenchimento manual: para os produtos que estiverem cadastrados no grupo 'Outros (sem máscara)', o preenchimento do período de utilização do serviço deverá ser realizado manualmente acessando o módulo [ Opções ] >> [ Campos adicionais ] da tela de vendas.

      Clique aqui para maiores informações sobre o cadastro de produtos.

      Clique aqui para maiores informações sobre o preenchimento da máscara de detalhes de serviço.

    • Data fim dos serviços: o vencimento será contado a partir da data de término serviço contratado.

      Ex: Nas vendas com produto do grupo hotel, a data de fim do serviço é representada pela data de 'Check-out' do passageiro, da locação de veículo é a data de devolução do veículo, no aéreo será a data de desembarque do último voo do roteiro etc...

      Atenção

      Ao utilizar essa configuração, será obrigatório que o campo 'Data de fim dos serviços' esteja preenchido. Esse campo está disponível na tela de vendas através de [ Opções ] >> [ Campos adicionais ]. Seu preenchimento será feito de duas formas:

      • Com base na data dos campos de data do período de viagem das máscaras de cada produto: para os grupos de produtos que possuem máscara para preenchimento das descrições de serviços, (hotel, Locação Transfer, aéreo, etc...), o campo 'Data fim de serviços' será preenchido automaticamente de acordo com a data informada nos campos que representam a data de início e fim dos serviços das máscaras de descrição dos serviços para cada produto da venda.

      • Preenchimento manual: para os grupos de produto sem máscara, 'Outros (sem máscara)', o preenchimento do período de utilização do serviço deverá ser realizado manualmente acessando o módulo [ Opções ] >> [ Campos adicionais ] da tela de vendas.

      Clique aqui para maiores informações sobre o cadastro de produtos.

      Clique aqui para maiores informações sobre o preenchimento da máscara de detalhes de serviço.

    Atenção

    As opções data check-in/check-out e data retirada/devolução serão desativadas. Ao selecionar uma dessas opções durante o cadastro de um novo prazo ou durante a alteração de prazos já cadastrados com uma dessas opções, o sistema exibirá uma mensagem de informação alertando sobre a remoção dessas configurações e irá alterar a opção selecionada para a opção correspondente do novo formato, 'Data início' ou 'Data fim de serviços', explicado anteriormente.

    Figura 33.7. Mensagem de informação do novo formato das opções do prazo conta a partir de.

    Mensagem de informação do novo formato das opções do prazo conta a partir de.


  • Prazo de pagamento: Nesse campo deverá ser preenchido o prazo de vencimento para a configuração cadastrada.

    • Cód. Prazo: Preencha o campo com o código do prazo. Maiores detalhes sobre Prazos estão disponíveis no capítulo sobre Prazos/Vencimentos;

  • Prazo conta a partir de: Nesse campo deverá ser selecionada a data base para que o sistema possa calcular o vencimento. As datas base disponíveis são:

    • Data emissão/lct: Data de lançamento da venda;

    • Data Check-in (hotel): data de check-in do hotel;

    • Data Check-out (hotel): data de check-out do hotel;

    • Data retirada (carro): data de retirada do automóvel;

    • Data devolução (carro): data de devolução do automóvel.

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