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Capítulo 13. Relatórios Web de clientes

Introdução

As agências que trabalham com clientes corporativos podem disponibilizar em seus sites uma área para os clientes corporativos terem acesso a informações das emissões de suas empresas cadastradas no Wintour. Nessa área os clientes terão acesso:

  • Visualização de Faturas: visualização das faturas já emitidas no Wintour para aquele sacado.

    Atenção

    As faturas não podem ser emitidas através do relatório web.

  • Impressão e visualização de boletos: essa opção permite disponibilizar para os usuários: a visualização de boletos já emitidos pela agência ou a emissão de boletos pelo próprio usuário

    Atenção

    Essa opção estará disponível apenas nos sistemas que possuem boletos configurados.

    • Visualizar boletos: opção padrão do sistema onde os usuários poderão visualizar apenas boletos emitidos através do módulo de boletos do Wintour.

    • Emitir boletos: se essa opção for habilitada, os próprios usuários do relatório web poderão emitir os boletos de faturas emitidas.

      Atenção

      • Ao habilitar essa opção, todos os clientes que possuírem acesso ao relatório web passarão a poder emitir boletos pelo relatório web.

      • Por padrão, essa opção não está habilitada. Entre em contato com nossa equipe de suporte caso deseje ativá-la.

      • Os usuários só poderão realizar a emissão dos boletos cujas faturas estejam marcadas como conferida

      .

  • Relatórios de clientes do Mapa de produção (Clientes analíticos):

    • Relatórios da guia Cliente Analítticos (R04A, R04B, R04C, R04D).

    • Relatório da guia Clientes Sintéticos Analíticos e sintéticos (R05A, R05B, R05C, R05D).

    Atenção

    Demais relatórios do mapa de produção, inclusive os personalizados, não estarão disponíveis no relatório Web.

Atenção

Entre em contato com nossa equipe de suporte para solicitar a configuração do relatório web.

Após a configuração, será enviado as instruções que deverão ser encaminhadas para a empresa responsável pelo desenvolvimento do site da sua agência

Figura 13.1. Barra de botões

Barra de botões


  • Incluir: incluir um novo cadastro

  • Alterar: alterar um cadastro

  • Gerar url para alteração de senha: Essa opção deve ser utilizada para enviar para o e-mail dos usuários cadastrados para acesso ao relatório Web, uma url onde o próprio usuário poderá alterar sua senha de acesso ao relatório.

Dica

A listagem do cadastro pode ser ordenada pelas colunas. Clique aqui para saber mais sobre a ordenação da listagem dos cadastros.

Cadastro dos usuários para os clientes

Após as configurações iniciais. é necessário cadastrar login e senha para os clientes que terão acesso a parte de relatórios web do Wintour.

Dica

Acesse [ Cadastros ] >> [ Tabelas ] >> [ Clientes ] >> [ Senhas de Clientes (Relat. Web) ].

  • Clique em Incluir [F3], para iniciar o cadastro.

Figura 13.2. Cadastro de usuário

Cadastro de usuário


  • Cod Cliente: Código do cliente que irá ter acesso aos relatórios WEB;

  • Login: nesse campo deverá ser criado um login para o cliente selecionado no campo anterior;

  • Nome do Usuário: Nome do usuário cadastrado;

  • E-mail do Usuário: E-mail do usuário cadastrado.

  • Ativo: esse botão permite ativar/inativar o cadastro de um usuário.

    Atenção

    O sistema não permite excluir cadastros de usuários web, apenas alterar cadastros ou inativar.

    Atenção

    Durante o cadastro de um novo usuário recomendamos que o campo ativo permaneça desmarcado pois o mesmo será ativado após o usuário concluir o processo de criação de sua senha. Quando inativo, o usuário ficará destacado na cor amarela.

    Figura 13.3. Usuário inativo no cadastro de usuários de clientes para acesso do relatório web

    Usuário inativo no cadastro de usuários de clientes para acesso do relatório web


  • Salvar e gerar url de acesso para o usuário: ao clicar nessa opção será gerado o e-mail com a url para o usuário cadastrar sua senha

    Atenção

    • Para gerar a Url, é necessário ter o gerenciador de e-mail configurado no computador.

    • A senha que o usuário cadastrar deverá respeitar as seguintes regras:

      • mínimo de 6 caracteres

      • ter no mínimo 1 letra maiúscula

      • ter no mínimo 1 letra minúscula

      • ter no mínimo 1 número

    • A Url de alteração só poderá ser utilizada uma única vez.

    • A Url gerada é válida por 48 horas

Gerar URL para alteração de senha

Essa opção deve ser utilizada para enviar para o e-mail dos usuários cadastrados para acesso ao relatório Web, uma url onde o próprio usuário poderá alterar sua senha de acesso ao relatório.

Atenção

  • Para gerar a Url, é necessário ter o gerenciador de e-mail configurado no computador.

  • A senha que o usuário cadastrar deverá respeitar as seguintes regras:

    • mínimo de 6 caracteres

    • ter no mínimo 1 letra maiúscula

    • ter no mínimo 1 letra minúscula

    • ter no mínimo 1 número

  • A Url de alteração só poderá ser utilizada uma única vez.

  • A Url gerada é válida por 48 horas

Figura 13.4. Gerar URL de alteração de senha

Gerar URL de alteração de senha


Configuração de exibição do nome fantasia ou razão social nos relatórios de produção

Por padrão os relatórios de mapa de produção exibem a Razão Social de Fornecedores Cias, Operadoras, Hotéis, Clientes etc.. Caso a agência prefira que saia o Nome Fantasia ao invés da Razão Social é possível realizar essa configuração no módulo de configurações gerais.

O acesso ao módulo é realizado através de [Outros] >> [Configurações Gerais] >> guia [Diversos]. Abaixo segue imagem destacando o campo que deverá ser marcado.

Figura 13.5. Configurações Gerais para exibição do nome fantasia do cliente

Configurações Gerais para exibição do nome fantasia do cliente


Atenção

Essa alteração afetará Fornecedores Cias, Operadoras, Hotéis, Clientes exibidos no relatório não sendo possível configurar individual. Os mapas de produção do sistema serão afetados por essa configuração.

Gerenciamento da visualização de fatura e boletos (Protocolo eletrônico)

O sistema permite acompanhar se as faturas e boletos disponibilizados a partir do relatório Web foram visualizadas como também a quantidade de vezes que esses documentos foram visualizados. O acompanhamento é feito a partir do módulo de fatura em [Financeiro] >> [ND/NC/FAT] >> [Fatura].

Clique aqui para visualizar o manual explicativo.

Auditoria

Através do botão opções, usuários com permissão poderão auditar as alterações de senhas de relatório Web.

Atenção

A geração de URL também será registrado na auditoria.

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