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Capítulo 23. Cadastro de Fornecedores

Introdução

Dica

[ Cadastros ] >> [ Fornecedores ]

Neste módulo será possível realizar cadastro e manutenção de fornecedores da Agência ,impressão de etiquetas e listagens de Fornecedores. Os fornecedores a serem cadastrados nesse módulo vão desde cias aéreas operadoras hotéis consolidadoras Locadoras de automóveis até Fornecedor de Luz, Água, Telefone, Internet, Imobiliária, ou seja, todo e qualquer tipo de Fornecedor da Agência.

Explicação da barra de botões

Figura 23.1. A barra de botões principal do cadastro de fornecedores

A barra de botões principal do cadastro de fornecedores


  • Incluir, Apagar, Alterar, Salvar: Padrão explicado no capítulo 1;

  • Localizar [ F8 ]: Localiza um fornecedor que esteja préviamente cadastrado;

    Figura 23.2. Módulo para pesquisa de fornecedores

    Módulo para pesquisa de fornecedores


    Explicação dos campos

    • Razão Social: A pesquisa será realizada pela Razão Social do fornecedor'

    • Código: A pesquisa será realizada pelo código do fornecedor

    • Nome Fantasia: A pesquisa será realizada pelo nome fantasia do fornecedor

    • Pesquisa parcial: através desse botão, a pesquisa poderá ser realizada parcialmente, isto é, sobre qualquer parte do nome do fornecedor cadastrado;

      Atenção

      A pesquisa iniciará somente a partir do terceiro digito informado no campo

    • Exibir Inativos: selecionando essa opção o sistema, durante a pesquisa, irá pesquisar e exibir tanto os cadastros de Fornecedores Ativos quanto os Inativos.

    • Pesquisa Avançada: Através desse botão é possível realizar pesquisas avançadas através de:

      • CPF ou CNPJ: esse campo permite pesquisar por cadastros fornecedores pelo campo CPF ou CNPJ;

      • Telefone: esse campo permite pesquisar por cadastros fornecedores pelo campo Telefone.

      • E-mail: esse campo permite pesquisar por cadastros fornecedores pelo campo E-mail.

      • Cidade: esse campo permite pesquisar por cadastros fornecedores pelo campo Cidade.

      • Estado: esse campo permite pesquisar por cadastros fornecedores pelo campo Estado.

      • País: esse campo permite pesquisar por cadastros fornecedores pelo campo País.

      • Pesquisa Parcial: a pesquisa poderá ser realizada parcialmente, isto é, sobre qualquer parte do texto digitado em qualquer campo.

    • Abrir cadastro: Abre o cadastro do fornecedor selecionado;

    • Cadastrar novo: Abre a tela de cadastro de fornecedor para realizar um novo cadastro.

    • Transferir: Transfere para a tela principal de cadastro o fornecedor selecionado.

  • Abrir [F7]: selecione essa opção quando souber o código do fornecedor que deseja-se abrir o cadastro.

    Atenção

    Não utilize essa opção se não souber o código do fornecedor. nesse caso, realize a pesquisa através do botão [ Localizar ].

  • Imprimir [F9]: imprime etiquetas e listagem de Fornecedores. Para maiores detalhes acesse o capítulo Etiquetas/Listagem de fornecedores.

    Utilize o botão da impressora para imprimir listagem e etiquetas dos cadastros de contatos.

    Figura 23.3. Pesquisa de e-mails cadastrados para o fornecedor

    Pesquisa de e-mails cadastrados para o fornecedor


    • Modelo da Etiqueta/Listagem:

      • Etiquetas: selecione uma das opções de etiquetas disponíveis para imprimir os dados dos contatos de fornecedores.

        Dica

        A marca Pimaco é utilizada apenas como referência, outras fabricantes de etiquetas também podem ser utilizadas.

        Utilize o campo de posição da etiquetas, (explicado a seguir) quando for necessário imprimir em folhas com etiquetas já utilizadas.

        • Pimaco 6182/6282/0282

        • Pimaco 6180/6280/0280/5080

        • Pimaco 6081/6181/6281

      • Listagem: utilize essa opção para imprimir uma listagem contendo os dados dos contatos dos fornecedores.

    • Filtros de pesquisa: essa parte contém opções para filtrar o resultado da pesquisa

      • Aniversariantes do mês: esse filtro permite listar apenas os contatos que fazem aniversário em um determinado mês

      • Fornecedores: esse filtro permite listar apenas contatos de fornecedores específicos.

    • Quanto às etiquetas: para aproveitar a folha de etiquetas, seleciona a partir de qual etiqueta deverá iniciar a impressão.

      Dica

      A contagem da etiqueta inicia de cima para baixo da esquerda para a direita.

    • Somente fornecedores com e-mail: selecione essa opção para listar contatos apenas de fornecedores que estejam com o campo e-mail preenchido.

      Atenção

      Selecionando essa opção, somente são listado contato de fornecedores que estejam com o cadastro ativo e com o campo e-mail preenchido.

  • Anexos: botão para anexar documentos ao cadastro de fornecedores.

    Dica

    Clique aqui para obter informações sobre os anexos

Explicação dos campos do cadastro de Fornecedores

Figura 23.4. Tela de cadastro de fornecedores Tipo Jurídico (J) e Físico (F)

Tela de cadastro de fornecedores Tipo Jurídico (J) e Físico (F)


  • Código: Digite o código desejado, lembre-se de utilizar uma codificação conforme instrução contida no capítulo 1. Passando pelo campo com a tecla TAB o sistema irá gerar um código automaticamente;

    Atenção

    Quando o cadastro possui muitas vendas/reservas cadastradas, o sistema não permitirá a alteração do código de imediato. Para esses casos o próprio usuário deverá agendar a alteração do código diratamente no sistema para ser realizada à noite a partir da 00:15 de Brasília. Clique aqui para obter mais informações sobre o agendamento.

  • Tipo F/J: F = Pessoa Física, J = Pessoa Jurídica;

  • Nome/Razão Social: Razão Social do Fornecedor;

  • Nome Fantasia: Nome Fantasia do Fornecedor;

  • Tipo do Fornecedor: Selecione o tipo de Fornecedor que está sendo cadastrado. Para maiores detalhes acesse o capítulo Tipo de Fornecedores;

  • Dados para o endereço

    • Tipo Endereço: campos para selecionar as descrições padrões dos tipos de logradouros: Ex: Rua, Avenida, Estrada, etc...

    • Endereço: endereço do fornecedor sem o número;

    • Número: número do endereço;

    • Complemento: campo para preenchimento de informações complementares do endereço Ex: Sala, nome do edifício, etc... ;

    • Bairro: bairro do endereço principal do fornecedor;

    • Cep: cep do endereço do fornecedor;

    • Cidade: cidade do endereço do fornecedor;

      Atenção

      O campo 'Destino principal' de vendas e reservas funcionará apenas com o preenchimento do campo 'Cod Cidade (IATA)' do fornecedor.

    • UF: sigla do estado do endereço principal do fornecedor;

    • País /Ender: esse campo pode ser preenchido com o país referente ao endereço do cadastro do fornecedor;

      Atenção

      • O código dos países deverão ser cadastrados pelo próprio usuário;

      • Os cadastros sem país preenchido serão considerados como "não BR", ou seja, internacional.

      • Se o campo for preenchido com um código diferente de BR, e não for deixado em branco, mesmo o campo CPF estando marcado como preenchimento obrigatório, a obrigatoriedade será desconsiderada.

    • Cod Cidade (IATA): campo para preenchimento do código IATA da Cidade.

      Atenção

      • O preenchimento do campo requer que as cidades estejam pré-cadastradas. Clique aqui para saber mais sobre o cadastro de cidades.

      • Apesar do preenchimento desse campo ser opcional, recomendamos o seu preenchimento para o funcionamento do campo 'Destino principal' da venda e Crm. Clique aqui para saber mais sobre o Destino Principal da venda.

    Dica

    Para facilitar a localização e edição dos cadastros que não estão com os campos 'Tipo Endereço', 'Número' e 'Complemento' preenchidos, utilize o botão [ Ajuste Endereço ], (acessível através do botão [ Opções ] disponível no canto superior esquerdo da tela principal do cadastro de fornecedores.

    Será exibido uma listagem onde poderá ser feito o ajuste manualmente pelo usuário.

  • Contato: Nome da pessoa de contato. Utilizado apenas para cadastros de pessoa jurídica;

  • Data de Nascimento: Data de nascimento (para pessoa física);

  • DDD: Auto explicativo;

  • Telefone: Auto explicativo;

  • DDD: Auto explicativo;

  • Fax: Auto explicativo;

  • País /Nacion: esse campo pode ser preenchido com o País referente a nacionalidade do fornecedor

    Atenção

    Esse campo estará disponível somente para fornecedores pessoa física.

    O código dos países deverão ser cadastrados pelo próprio usuário.

  • CNPJ/CPF: Auto explicativo

    Atenção

    A validação não está ligada à existência dos dados, e sim ao uso de caracteres inválidos ou algumas formatações previstas.war

  • Inscrição Estadual/RG: Auto explicativo;

    Atenção

    Esse campo estará disponível somente para fornecedores pessoa jurídica;

  • Inscrição Municipal: Auto explicativo;

    Atenção

    Esse campo estará disponível somente para fornecedores pessoa jurídica;

  • Celular: Auto explicativo;

  • Email: Auto explicativo;

    Atenção

    A validação não está ligada à existência dos dados, e sim ao uso de caracteres inválidos ou algumas formatações previstas.

  • Home Page: Auto explicativo;

  • Ativo: desmarque esse campo caso o Fornecedor não esteja mais ativo. Ex: agência não compra mais com um determinado Fornecedor;

  • Cadastrado Por: código do Emissor que cadastrou o fornecedor;

  • Data do cadastro: auto explicativo;

  • Cód. Numérico (IATA): além do código IATA digitado anteriormente é possível digitar o código numérico (IATA) da companhia código numérico da companhia aérea. Com essa opção o usuário tem liberdade de cadastrar o código da cia aérea e também o código numérico conforme convier ou o EBTA/CTA/CPB requisitar;

  • Multi-marcas: selecione essa opção para os fornecedores que comercializam serviços de outros prestadores de serviço.

    Dica

    As consolidadoras seriam um exemplo de fornecedor multi-marca pois comercializam passagens aéreas de várias cias.

    Atenção

    • A checagem Multi-marca no lançamento de vendas pode ser habilitada por usuários com nível de administrador em [ Outros ] >> [ Configurações Gerais ] >> [ Config. de Vendas 2 ] conforme destaca a imagem abaixo.

      Figura 23.5. Checagem do país dos prestadores de serviço de acordo com o tipo (D/I) da venda

      Checagem do país dos prestadores de serviço de acordo com o tipo (D/I) da venda


    • Apenas desmarque essa opção quando tiver certeza que o fornecedor não comercializa serviços de outros prestadores de serviço que não seja ele mesmo.

  • Parametrizações: Esse botão é um atalho para as possíveis parametrizações de Fornecedores disponíveis no Wintour tais como: Comissionamento cias/Por, tour code, Taxa DU, Taxa de Emissão, Prazos pagamento fornecedores, Fornecedores/cias sem lei Kandir, conforme exibe a imagem abaixo.

    Dica

    Os detalhes de cada item serão vistos em seus respectivos capítulos em sequencia.

  • Grupo empresarial: preencha esse campo quando o fornecedor fizer parte de um grupo empresarial

    Dica

    Clique aqui para saber mais sobre grupo empresarial.

  • Observações: campo para inserção de observações. Texto livre para digitação;

  • Dados Bancários: campo para inserção de informações de dados Bancários do Fornecedor.

Rodapé fornecedores físicos e juridicos

Nessa parte serão listadas as configurações do rodapé que estão disponíveis tanto para para cadastros de fornecedores jurídicos como físicos

Dados Bancários

Campo utilizado para preencher os dados bancários do fornecedor.

Figura 23.6. Rodapé fornecedores físicos e jurídicos

Rodapé fornecedores físicos e jurídicos


  • Texto Livre. Campo para preenchimento de texto livre

  • Pagtos Eletrônico: utilize o preenchimento dos dados bancários do fornecedor nesse campo para uso do módulo de pagamento eletrônico do financeiro. Clique aqui para saber mais sobre o pagamento eletrônico.

    • Dados DOC/TED/ Crédito em CC: os dados do fornecedor preenchidos nesse campo podem ser utilizados no cadastro de DOC/TED/Crédito em CC do pagamento eletrônico

    • Dados Pix: os dados preenchidos nesse campo podem ser utilizados no cadastro de PIX do pagamento eletrônico

      Figura 23.7. Cadastro da chave Pix.

      Cadastro da chave Pix.


      Atenção

      • Chave Principal: a chave marcada com essa opção será pré selecionada no cadastro de Pix no pagamento eletrônico

      • Para facilitar o cadastro, a chave Pix celular já virá com o número +55 preenchido. Essa informação é obrigatória para o envio de pix para os bancos

Rodapé do cadastro de fornecedores pessoa jurídica

Após realizar o cadastro dos dados principais dos fornecedores jurídicos encontra-se disponível no rodapé as opções para cadastrar Cartões de Crédito, Contatos e Listas dos fornecedores.

Cartões de crédito

Essa parte é utilizada para os cadastros de fornecedores que representam os cartões de crédito da própria agência, os dados desses cartões poderão ser incluídos nesse campo.

Dica

Clique aqui para saber mais sobre o cadastro de cartão próprio.

Atenção

Será obrigatório preencher os dados do cartão somente no cadastros de cartões corporativos de viagens que possuem interface com o Wintour: EBTA - Amex, CPB - Bradesco, Cielo - vCorp, CPA/CTA, CTAA - Mastercard.

Figura 23.8. Aba para cadastro de cartões de crédito

Aba para cadastro de cartões de crédito


  • Clique no botão [ + ] para iniciar abrir a tela para preenchimento dos dados do cartão

    Figura 23.9. Cadastro dos dados de cartão próprio de Fornecedor

    Cadastro dos dados de cartão próprio de Fornecedor


    Atenção

    As informações do número do cartão de crédito são criptografadas.

    • Cartão: campo para preenchimento do nome do cartão (Mastercard, Itau-Visa, etc...)

      Atenção

      O campo possui apenas 10 dígitos.

    • Número: campo para preenchimento do número do cartão de crédito do fornecedor.

      Atenção

      Após cadastrar o cartão, a visualização do número do cartão não estará disponível na tela principal do cadastro de cartão, tanto a visualização como alteração do número do cartão é realizada através do botão de alteração como destacado na imagem abaixo.

      Figura 23.10. Imagem destacando como a numeração do cartão

      Imagem destacando como a numeração do cartão


      Após clicar no botão de edição de um cartão já cadastrado, será disponibilizado um botão no formato de lupa ao lado do campo [ Número ], conforme destaca a imagem abaixo. Esse botão exibirá as opções de visualização e edição do número do cartão.

      Figura 23.11. Cadastro de cartões de crédito de fornecedores

      Cadastro de cartões de crédito de fornecedores


      Explicação das opções

      • Visualizar o número do cartão

        Essa opção permite visualizar o número completo do cartão selecionado

        Figura 23.12. Visualização do número completo do cartão do fornecedor

        Visualização do número completo do cartão do fornecedor


        Atenção

        Somente usuários com permissão configurada no cadastro de usuários do sistema terão acesso a visualização completa de todos os dígitos do cartão do fornecedor.

      • Alterar o número do cartão

        Essa opção permite alterar/mudar o número do cartão de crédito.

        Figura 23.13. Alteração do número do cartão do fornecedor

        Alteração do número do cartão do fornecedor


    • Vencimento: campo para preenchimento da data de expiração/vencimento do cartão.

      Atenção

      O formato do campo é MM/AAAA

    • Nome Impresso: campo para preenchimento do nome impresso do cartão

    • Cod Seg: campo para preenchimento do código de segurança do cartão.

    • Dia Vct. Cartão: campo para preenchimento da data que vence a fatura do cartão do fornecedor.

    • Observações: campo para preenchimento de observações.

Contatos de fornecedores

Através desse campo, a agência poderá cadastrar os dados dos contatos dos Fornecedores.

Figura 23.14. Aba para cadastro de contato de fornecedores

Aba para cadastro de contato de fornecedores


  • Clique no botão [ + ] para iniciar o cadastro.

    Figura 23.15. Cadastro de contatos de fornecedores

    Cadastro de contatos de fornecedores


    • Nome: campo para preenchimento do nome do contato;

    • Cargo: campo para preenchimento do cargo do contato (opcional);

    • Departamento: campo para preenchimento do departamento do contato (Opcional);

    • Matricula:campo para preenchimento da matricula do contato (opcional);

    • Identidade: campo para preenchimento da identidade do contato (opcional);

    • CPF: campo para preenchimento do cpf do contato (opcional);

    • Data Nascimento: campo para preenchimento da data de nascimento do contato (preenchendo esse campo o usuário poderá receber o lembrete quando o contato estiver aniversariando), (opcional);

    • Telefone: campo para preenchimento do telefone do contato;

    • Celular: campo para preenchimento do celular do contato;

    • E-mail: e-mail do contato.

      Dica

      Campo opcional.

      Atenção

      O e-mail do contato pode ser utilizado para enviar os documentos gerados pelo sistema.

      • Configuração de envio de documentos para os e-mails do fornecedor:

        • Documentos disponíveis: essa coluna exibe alguns documentos disponíveis no Wintour que podem ser configurados para que o e-mail do contato seja exibido como sugestão para o envio dos mesmos por e-mail.

          Atenção

          A configuração está disponível para os documentos abaixo:

          • Carta de cobrança de comissão

          • Cotação do fornecedor

          • Faturas e Boletos

          • Notas de Créditos

          • Solicitação de reservas a fornecedores

          Para os demais documentos gerados pelo sistema, que possuem ligação com o fornecedor mas não estão na listagem anterior, (Recibos), será sugerido o envio para o e-mail principal do cadastro, (quando este estiver preenchido).

        • Documentos que serão enviados para o e-mail: apenas os documentos presentes nessa coluna poderão ser enviados para o e-mail do contato. Abaixo seguirá a explicação do funcionamento do envio de e-mail dos documentos.

          1. E-mail do documento gerado a partir do botão disponível na barra de menu da visualização dos documentos.

            • Nesses casos, se não for selecionado nenhum documento a sugestão de e-mails para enviar o documento ocorrerá da seguinte forma:

              1. Se o e-mail do cadastro principal estiver com a opção, 'Utilizar este e-mail para envio de documentos selecionadas', o e-mail principal será exibido logo na primeira sugestão de envio como pode ser visualizado na imagem abaixo.

                Figura 23.16. E-mail principal do cadastro do fornecedor exibido na tela de seleção de e-mails para enviar documentos a partir da tela de visualização.

                E-mail principal do cadastro do fornecedor exibido na tela de seleção de e-mails para enviar documentos a partir da tela de visualização.


                Dica

                *Para exibir todos e-mails cadastrados do fornecedor e selecionar o e-mail desejado, clique no botão [ Procurar email ] >> [ Continuar ]

                Figura 23.17. Acesso ao módulo de cadastro de grafias de passageiro

                Acesso ao módulo de cadastro de grafias de passageiro


              2. Se o e-mail principal do fornecedor não estiver com a opção 'Utilizar este e-mail para envio de documentos' selecionada, será exibida a opção de pesquisar e-mails ou informar e-mails manualmente. Na opção de pesquisa serão exibidos todos os e-mails do cadastro do fornecedor.

                Figura 23.18. Acesso ao módulo de cadastro de grafias de passageiro

                Acesso ao módulo de cadastro de grafias de passageiro


            • Se o campo for preenchido com algum documento, o e-mail do contato passa a ser exibido como sugestão na primeira opção de seleção dos e-mails para os documentos selecionados.

              Figura 23.19. Visualização dos e-mails dos contatos que possuem documento configurado

              Visualização dos e-mails dos contatos que possuem documento configurado


              Dica

              *Para exibir todos os e-mails cadastrados do fornecedore e selecionar o e-mail desejado, clique no botão [ Procurar email ] >> [ Continuar ]

              Figura 23.20. Pesquisa de e-mails cadastrados para o fornecedor

              Pesquisa de e-mails cadastrados para o fornecedor


          2. Envio automatizado dos documentos fatura e boletos por e-mail

            Os documentos fatura e boleto, além de poderem utilizar o envio de e-mail a partir do menu principal da visualização do documento, como explicado anteriormente, possuem um resultado diferente nas configurações de e-mail quando os documentos são enviados utilizando os módulos

            • [ Enviar por e-mail ], disponível no módulo de faturamento;

            • [ Enviar boleto por e-mail ], disponível no módulo de boleto;

            • [ Configurações de faturamento ], disponível em [ Cadastros ] >> [ Parametrização ] >> [ Diversos ] >> [ Configuração de faturamento ].

            Nesses módulos, os e-mails a serem incluídos no destinatário do e-mail gerado para o documento, ocorre de acordo com o que está pré configurado, dessa forma:

            • Se o e-mail principal estiver com a opção 'Utilizar este e-mail para envio de documentos' selecionada ele será exibido no campo destinatário do e-mail,

            • O e-mail dos contatos só serão exibidos no campo destinatário se o documentos fatura/boleto estiver selecionado para os contatos.

    • Observações: campo com texto livre para preenchimento de informações adicionais.

    • Contato Principal: selecionando esse campo o contato passará a ser o contato principal do Fornecedor. O nome do contato principal será preenchido nas emissões das etiquetas para mala direta.

      Atenção

      O sistema permite apenas que apenas um contato seja o contato principal.

    • Ativo: por motivo de histórico, o sistema não permite apagar cadastros de fornecedores que já foram utilizados em outros módulos do sistema, dessa forma, desmarque o campo para inativar os cadastros que não podem ser excluídos e não serão mais utilizados.

Listas de fornecedores

Essa guia exibirá todas as listas de fornecedores que o respectivo cadastro faz parte. O sistema permite criar listas de fornecedores para facilitar o preenchimento dos filtros de pesquisas quando é necessário, por exemplo, pesquisar e exibir relatórios para vários fornecedores, ao invés de pesquisar fornecedor por fornecedor, poderá ser utilizado a lista já contendo todos os formecedores.

Figura 23.21. Listas de fornecedor

Listas de fornecedor


  • Clique no botão disponível na coluna lateral dentro do cadastro de listas (destacado em vermelho na imagem anterior), para:

    Criar uma nova lista para o fornecedor (botão [ Incluir F3 ] 1), incluir o fornecedor em uma lista existente (2) conforme destacado na imagem abaixo.

    Dica

    Utilize o campo de pesquisa 'Texto a procurar', para filtrar por listas cadastradas de acordo com o texto informado.

    Figura 23.22. Cadastrando uma nova lista (1), ou apenas incluir o fornecedor em listas pré existentes (1)

    Cadastrando uma nova lista (1), ou apenas incluir o fornecedor em listas pré existentes (1)


    1. Clique no botão [ Incluir F3 ] para cadastrar uma nova lista.

      • De um nome para a lista no campo 'Descrição';

      • Clique no botão [ + ] na tabela de fornecedor para abrir a tela de pesquisa e selecionar os fornecedores para a nova lista.

        Dica

        • A pesquisa permite selecionar todos os cadastros que estejam listados na tela.

        • Após transferir os cadastros selecionados, a tela de pesquisa é reaberta automáticamente para uma nova pesquisa.

        Figura 23.23. Pesquisa de fornecedores para inclusão nas listas

        Pesquisa de fornecedores para inclusão nas listas


        Atenção

        • Só será permitido selecionar os cadastros listados na tela após a pesquisa, de forma que, ao realizar uma nova pesquisa a seleção dos cadastros feita anteriormente será desconsiderada.

        • Se nenhum item for selecionado na primeira coluna, é possível transferir o cadastro que estiver selecionado, conforme destaca a imagem abaixo

          Figura 23.24. Transferir fornecedor selecionado

          Transferir fornecedor selecionado


      • Após concluir a seleção dos fornecedores, feche a tela de pesquisa e a tela da lista, em seguida, transfira a nova lista.

    2. Se a lista que o fornecedor fará parte já estiver cadastrada, basta selecioná-la e clicar em transferir.

Auditoria

A auditoria permite identificar os usuários que realizaram cadastros, alterações e exclusões das listas de fornecedor.

Dica

O módulo está disponível a partir do botão [Opções] ,confome destaca a imagem abaixo:

Figura 23.25. Acesso à auditoria de lista de fornecedores

Acesso à auditoria de lista de fornecedores


Víncular o cadastro do fornecedor com tipo de prestadores de serviços

Essa guia permite vincular o cadastro do fornecedor com os tipos de prestadores de serviço que ele comercializa. Clique no botão + para incluir os tipos de prestadores de serviço vinculados com o fornecedor.

Figura 23.26. Aba Vínculo de fornecedor

Aba Vínculo de fornecedor


Atenção

  • Para utilizar a validação do vínculo de prestador de serviço na venda, a configuração pode ser habilitada por usuários com nível de administrador em: [ Outros ] >> [ Configurações Gerais ] >> [ Config. Vendas 2 ] >> [ Validações de vínculos ] selecionando a opção destacada na imagem abaixo.

    Figura 23.27. Restringir lançamento de vendas ao vínculo do fornecedor com os tipos de prestadores de seviço

    Restringir lançamento de vendas ao vínculo do fornecedor com os tipos de prestadores de seviço


  • O cadastro acessado pelo vínculo é o de Tipos de Fornecedores. Clique aqui para saber mais sobre o cadastro de Tipos de Fornecedores.

Configurações adicionais ao cadastro de fornecedores

No módulo de cadastro de fornecedores poderão ser definido alguns campos que deverão ter seu preenchimento obrigatório durante o cadastro dos fornecedores.

Atenção

Essa opção está acessível somente para usuários que tenham nível de acesso de administrador.

Dica

Para acessar esta opção, clique no botão [Outros] >> [Configurações gerais] >> guia [ Cad. Fornecedores ], conforme exibe a imagem abaixo.

Figura 23.28. Configurações adicionais do cadastro de fornecedores

Configurações adicionais do cadastro de fornecedores


Explicação dos campos

  • Nessa tela poderá ser definido se será permitido duplicidade com relação ao Nome do Fornecedor;

  • Obrigatoriedade do e-mail do fornecedor;

  • Obrigatoriedade dos e-mails dos contatos dos fornecedores;

  • Obrigatoriedade do preenchimento do tipo de fornecedor;

  • Definir se o preenchimento dos campos CPF e CNPJ, será obrigatório durante o cadastro do Fornecedor;

    Atenção

    A obrigatoriedade valerá apenas para os cadastros de fornecedores cujo campo [País/Ender] esteja preenchido com o código BR ou o campo tenha sido deixado em branco

    • Quanto ao CPF e CNPJ de fornecedores, ainda é possível definir se será permitido cadastro de fornecedores com duplicidade de CNPJ ou CPF.

  • Campo Telefone obrigatório

  • Endereço completo obrigatório

    Atenção

    Ao salvar o cadastro do fornecedor se essa opção estiver selecionada será exigido o preenchimento dos campos: Endereço, Cep, Bairro, Cidade UF, conforme exibido na imagem abaixo.

    Figura 23.29. Tela de cadastro de fornecedores após tentativa de salvar o cadastro sem endereço completo preenchido

    Tela de cadastro de fornecedores após tentativa de salvar o cadastro sem endereço completo preenchido


    Dica

    Usuários com nível de administrador podem marcar o preenchimento do campo 'País/Ender' do fornecedor como obrigatório em [ Outros ] >> [ Configurações Gerais ] >> [ Diversos 1 ] conforme destaca a imagem abaixo:

    Figura 23.30. Habilitando a obrigatoriedade de preenchimento do campo 'País'/Ender no cadastro de fornecedores e aeroportos

    Habilitando a obrigatoriedade de preenchimento do campo 'País'/Ender no cadastro de fornecedores e aeroportos


  • Campo cadastrado por obrigatório

Auditoria

Através do botão [Opções] do cadastro de fornecedores, poderá ser exibido informações de auditoria do cadastro de fornecedores. Essa auditoria conterá informações do usuário quem realizou o cadastro do fornecedor e também alterações realizadas no respectivo cadastro.

Atenção

A auditoria exibirá informações referente a alterações ocorridas após a versão 4.0.0.181

Figura 23.31. Auditoria do cadastro de fornecedores

Auditoria do cadastro de fornecedores


Opções de auditoria disponíveis

  • Apenas as informações principais do fornecedores: essa opção exibirá a auditoria somente dos campos principais da tela inicial do cadastro de fornecedores.

  • Informações do fornecedor e tabelas acessórias: essa opção exibirá a auditoria completa, contendo informações de auditoria tanto dos campos principais como também dos campos adicionais: 'Cartões', 'Contatos'.

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