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Capítulo 18. Configuração da base de cálculo para geração dos relatórios baseados em saving

Introdução

Dica

O acesso a configuração está disponível em [ Cadastros ] >> [ Parametrizações ] >> [ Clientes ] >> [ Base de cálculo Saving ].

Para exibir os relatórios baseados em saving de clientes, é necessário configurar a base de cálculo para gerar esses relatórios. Abaixo segue informação dos relatórios cujo resultado é baseado na base de cálculo escolhida.

  • Mapa de produção: relatórios Cliente analítico (R04B, R04C e R04D) Cliente sintético (R05B, R05C e R05D). Esses relatórios estão disponíveis em [ Relatórios gerenciais ] >> [ Mapa de produção ].

    • Clique aqui para mais informações sobre os relatório R04B;

    • Clique aqui para mais informações sobre o relatório R04C;

    • Clique aqui para mais informações sobre o relatório de produção R04D;

    • Clique aqui para mais informações sobre o relatório sintético de cliente R05B;

    • Clique aqui para mais informações sobre o relatório sintético de cliente R05C;

    • Clique aqui para mais informações sobre o relatório sintético de cliente R05D.

  • Relatórios de Economia de faturas clientes: esse relatório está disponível em [ Financeiro ] >> [ ND/NC/FAT ] >> [ Faturas ] >> [ Relat Economia ]

    • Clique aqui para mais informações sobre o relatório de economia de fatura.

Barra de botões

A seguir a explicação da barrade de menu de opções do módulo.

Figura 18.1. Barra de botões da configuração de Saving

Barra de botões da configuração de Saving


  • Incluir [F3], Apagar [F4] e Alterar [F5]: padrão explicado no capítulo 1.

Opções

Nsse botão encontram-se os módulos para realizar a auditoria do cadastro de comissionamento e a exportação das configurações para planilha Excel.

Figura 18.2. Acesso a auditoria e exportação das parametrizações configuradas para Excel.

Acesso a auditoria e exportação das parametrizações configuradas para Excel.


  • Auditoria: a auditora da parametrização do cadastro de fee possui duas opções:

    • Auditoria do item: exibe as informações de data login e hora do cadastro e alteração da parametrização selecionada.

    • Auditoria de excluídos: permite pesquisar dentro de um período máximo de 1 (um) ano os cadastros do respectivo módulo de parametrização, que foram excluídos exibindo:

      • data/ hora de cadastro/alteração e login dos usuários;

      • data/hora e login da exclusão da parametrização;

      • e as informações que estavam cadastradas na parametrização até a data da exclusão.

  • Exportar para excel: essa opção permite exportar o cadastro das parametrizações para planilha formato excel.

Recalcular

Através do botão [ Recalcular ], disponível na tela principal do módulo de cadastro da base de calculo de saving, é possível recalcular o desconto escalonado de acordo com a base de calculo que estiver configurada.

Figura 18.3. Recalculo do desconto escalonado de acordo com a base de cálculo.

Recalculo do desconto escalonado de acordo com a base de cálculo.


  • Opções: esse botão permite exibir um relatório contendo o histórico dos recalculos realizados.

  • Periodo de emissão: Informe nesse campo o período que o recalculo deve ser executado

  • Somente vendas com Status: utilize esse campo para realizar o recalculo somente para vendas com Status específicos.

  • Cód Cliente(Opcional): opcionalmente o recalculo pode ser realizado somente para o cliente especificado no campo.

  • Modelo com campos a exibir na pré seleção: essa opção permite escolher os campos de vendas que serão exibidos na pré seleção de vendas que será exibida durante o recálculo.

    Dica

    O recálculo possui um modelo padrão de campos pré selecionados, mas caso seja necessário, é possível criar um novo escolhendo os campos de vendas que deverá compor o relatório.

    Figura 18.4. Modelo padrão de campos a exibir na pré seleção de vendas

    Modelo padrão de campos a exibir na pré seleção de vendas


    • Clique na lupa para selecionar/criar um novo modelo

      Figura 18.5. Criar modelo de recálculos

      Criar modelo de recálculos


      • Nome do relatório: informe o nome do novo relatório que será criado

      • Campos Disponíveis: nessa parte, encontram-se os campos que podem ser selecionados para montar os relatórios

        • Pesquisa Por: filtro para facilitar a localização dos campos que serão incluídos no relatório.

      • Campos Selecionados: clique no botão -> para incluir os campos selecionados e no botão <- para remover os campos selecionados

    • Clique no [ X ] para remover um modelo criado pelo usuário e retornar ao modelo padrão

      Figura 18.6. Mensagem exibida ao clicar no X para cancelar um modelo selecionado

      Mensagem exibida ao clicar no X para cancelar um modelo selecionado


Tela de seleção de vendas para executar o recálculo

Após confirmar o recálculo, o sistema pesquisará as vendas que estão de acordo com os filtros preenchidos na tela de recálculo. Selecione as vendas que o recálculo deverá ser realizado.

Atenção

As colunas exibidas serão de acordo com o relatório selecionado na tela de recálculo.

Figura 18.7. Tela para seleção das vendas localizadas para recálculo

Tela para seleção das vendas localizadas para recálculo


Resultado do recálculo

Após clicar em [ OK ], será exibida a mensagem de alerta de alterações de campos devido ao recálculo

Figura 18.8. Mensagem de alerta de recálculo

Mensagem de alerta de recálculo


Atenção

Selecione a caixa 'Estou ciente e desejo continar com esse recalculo' e clique em [ OK ] para finalizar.

Será exibida o relatório com o resultado do recálculo conforme exibe a imagem abaixo

Figura 18.9. Resultado Recálculo

Resultado Recálculo


Atenção

Serão exibidas somente as vendas selecionadas anteriormente que foram afetadas pelo recálculo.

Configurando a base de cálculo

Após acessar o módulo a tela de configuração da base de cálculo será exibida

Figura 18.10. Configuração de base de calculo para relatórios baseados em Saving

Configuração de base de calculo para relatórios baseados em Saving


  • Tarifa (Fixo para portaria 365): essa opção resultará em um relatório para ser demonstrado ao cliente a economia tarifária que ele obteve ao comprar com a agência. É o relatório mais comum pois atende ao principal objetivo da criação do Saving no Wintour que é de demonstrar ao cliente economia tarifária.

  • As opções [Tarifa - Desconto], [Tarifa + DU] e [Tarifa + DU – Desconto] gerará um relatório que demonstrará para o cliente o quanto ele economizou comprando na agência considerando não somente a Tarifa mas também a taxa de DU e Descontos oferecidos pela agência ao cliente.

Atenção

  • Para o cáculo do saving, caso não seja configurado uma base de cálculo o Wintour sempre considerará a base de cálculo (1 Tarifa (Fixo para portaria 365)).

  • Para as opções com Taxa DU, dependendo do resultado desejado, deverá somar-se a Taxa DU que seria cobrada na tarifa cheia, junto ao valor da Tarifa cheia que é preenchido no campo FULL FARE.

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