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Capítulo 58. Roteiro aéreo de bilhete

Introdução

As emissões e reservas referentes a bilhetes aéreos possuem o detalhamento dos voos contidos no roteiro aéreo da emissão. Esse detalhamento possui algumas características específicas para um roteiro aéreo.

Esse documento auxiliará o usuário na compreensão de todos os detalhes envolvidos em um roteiro aéreo. Dividiremos o documento da seguinte forma:

Montagem do roteiro aéreo

O detalhamento do roteiro aéreo encontra-se disponível tanto no módulo CRM como no de Vendas. Sua definição é realizada através de uma máscara (tela), com campos específicos em um roteiro aéreo, conforme apresentado na imagem a seguir.

Atenção

Clique aqui para observar às configurações disponíveis para a quantidade máxima retroativas e futuras do período da viagem e também a quantidade máxima de duração da viagem.

Atenção

A máscara com campos para definição do roteiro aéreo do bilhete só estará disponível para os produtos que foram definidos, dentro do módulo de cadastro de produtos do Wintour, como sendo do tipo Aéreo.

Figura 58.1. Máscara do roteiro aéreo em Reservas (1) e vendas (2)

Máscara do roteiro aéreo em Reservas (1) e vendas (2)


O Roteiro aéreo pode ser cadastrado manualmente, utilizando o botão [Incluir F3] ou através do botão [Importar], que no módulo de vendas importará roteiros já cadastrados em vendas, e no módulo de reservas importará roteiros já cadastrados em reservas .

  • Campos para digitação: os campos abaixo são utilizados para o usuário descrever o roteiro aéreo. Para poder digitar no campo utilize o botão Incluir [F3].

    • Cia: preencher com o código Iata da Cia aérea que prestará o serviço no trecho que está sendo cadastrado;

    • Vôo: preencha esse campo com o número do Vôo do trecho;

    • Datas e horários de partida e chegada do trecho

      Nos campos a seguir pode ser detalhado a data e horário de partida e desembarque do voo no trecho que está sendo cadastrado

      Atenção

      Apesar do preenchimento desses campos ser opcional, recomendamos que sempre que possível eles sejam preenchidos para o cadastro da roteiro ser exibido completo em documentos entregues ao cliente, como também, relatórios de acompanhamento de início e fim de serviço.

      • Aeroportos

        • De: esse campo pode ser preenchido com o Aeroporto de origem do trecho, isto é, o aeroporto que o passageiro irá embarcar no trecho;

        • Para: esse campo pode ser preenchido com o Aeroporto de destino do trecho, isto é, o aeroporto que o passageiro irá desembarcar no trecho.

        Atenção

        Se necessário, é possível restringir o preenchimento do aeroporto de acordo com o tipo da venda:

        • Somente aeroportos com país BR nas emissões com tipo doméstico (D), tanto no campo 'De' quanto no campo 'Para'

        • Nas emissões com tipo internacional, ao menos 1 dos aeroportos deverão ter o campo País do seu cadastro diferente de BR.

          Atenção

          Os cadastros de aeroportos que estiverem sem o campo país preenchido serão considerados como "não BR", ou seja, internacional

          Clique aqui para saber mais sobre o cadastro de País.

        As checagens podem ser habilitadas por usuários com nível de administrador em [ Outros ] >> [ Configurações Gerais ] >> [ Config de Vendas 2 ] conforme destaca a imagem abaixo.

        Figura 58.2. Checagem do país dos aeroportos de acordo com o tipo (D/I) da venda

        Checagem do país dos aeroportos de acordo com o tipo (D/I) da venda


      • Data Partida: nesse campo pode ser preenchido a data de partida do voo no aeroporto de origem do trecho;

      • Hora Partida: nesse campo pode ser preenchido o horário em que o voo do trecho irá sair do aeroporto destino;

      • Data Chegada: nesse campo pode ser preenchida a data de chegada do voo no aeroporto de destino do trecho;

        Dica

        na maioria dos casos a data de chegada será igual a data de partida. A data será diferente nos voos noturnos em que o embarque seja realizado em um dia e o desembarque seja realizado no dia seguinte.

      • Hora Chegada: nesse campo deve ser preenchido o horário em que o voo do trecho irá chegar no destino.

      Atenção

      Para evitar dupla interprertação, os voos que iniciam ou terminam às 00:00 o sistema irá sugerir o preenchimento do horário às 23:59 ou 00:01

    • Classe: esse campo deve ser preenchido com a classe do bilhete

    • Base Tarifária: campo de preenchimento opcional, utilizado para informar o código da base tarifária do bilhete do trecho.

      Atenção

      O preenchimento desse campo é obrigatório apenas para as vendas que serão exportadas para a interface com o sistema PRISM.

    • Ticket Designator: campo de preenchimento opcional utilizado para preencher um código presente nos bilhetes das cias aéreas para indicar qual tipo de desconto está sendo aplicado, tal como desconto para um CHD, INFANT ou desconto para Funcionários da cia aérea.

      Atenção

      Para utilização da interface com o sistema PRISM, o preenchimento desse campo será obrigatório apenas se houver um desconto previsto no bilhete.

    • CO2: utilize esse campo para informar o total de Co2 em kg consumido no trecho do vôo

Reorganizar a ordem dos voos

Esse módulo deve ser utilizado nas situações em que os voos do roteiro estão cadastrados com ordem incorreta. Para organizar a ordem dos voos, basta clicar no botão [Reorganizar a ordem dos voos].

Figura 58.3. Alteração da ordem dos voos do roteiro aéreo

Alteração da ordem dos voos do roteiro aéreo


Os voos do roteiro podem ser alterados de duas formas

  1. Manualmente

    Selecione o trecho que está fora de ordem e utilize as setas laterais para reordena-los no roteiro;

    Dica

    Para facilitar a reorganização da ordem dos voos, se os trechos do roteiro estiverem com a data e horários dos voos preenchidos, utilize o botão reorganizar por ordem cronológica explicado a seguir.

  2. Automaticamente ( Reorganizar por ordem cronológica)

    O botão Reorganizar por ordem cronológica irá reorganizar automaticamente os trechos com base nas datas e horários de partida e chegada de cada um dos trechos do roteiro.

    Atenção

    Esse recurso só funcionará se as informações de data e horário dos voos tiverem sido preenchidas.

Exibir nome das cidades dos aeroportos na Rota Completa (Decodificação do nome dos Aeroportos)

Para a maioria dos clientes da agência, é difícil identificar os aeroportos do roteiro de sua viagem através dos códigos IATAs dos aeroportos. O recurso de decodificar o nome dos aeroportos torna-se util para auxiliar os passageiros na compreensão do seu roteiro de viagem.

Dica

A Decodificação do aeroporto afetará somente os documentos que utilizam a rota completa da venda como: Voucher, Demonstrativo de Vendas ao Clientes (DVC), Notas de Débito (ND), Notas de Crédito (NC), Fatura (FT) e Recibos de liquidação.

Atenção

  • A Decodificação do nome dos Aeroportos afetará somente:

    • O campo ROTA COMPLETA da tela de vendas;

    • Recibos de baixa, DVC, Faturas, Nota de Débito, Nota de crédito, Mapa de produção Agência analítico Personalizado (R08A).

Atenção

  • A Decodificação do aeroporto não afetará:

    • Retalórios onde a rota resumida da venda é informada;

    • Módulo CRM.

Atenção

  • A Decodificação de aeroportos não tem nenhuma relação com a ROTA RESUMIDA.

Dica

Para habilitar o recurso usuários com nível de administrador deverá acessar [Outros] >> [Configurações Gerais] >> guia [Configurações de vendas] e selecionar a opção [Decodificar nome dos aeroportos nos roteiros das vendas](1).

Após selecionar, clique no botão Salvar (2).

Figura 58.4. Tela destacando a opção para decodificar os aeroportos da Rota completa da venda

Tela destacando a opção para decodificar os aeroportos da Rota completa da venda


Atenção

Após selecionar a decodificação o sistema afetará apenas as próximas vendas a serem cadastradas. Para decodificar os aeroportos das vendas já cadastradas, é necessário que após ativar a decodificação, o usuário retorne nas Configurações Gerais e clique no botão [Recalcular rotas] (3)

Em seguida preencha o [Período de emissão de vendas], que a rota deve ser recalculada e clique em [OK].

Dica

É possível recalcular rotas de vendas de um cliente específico, bastando preencher o campo opcional [Cod Cliente] com o código do respectivo cliente.

Rota Resumida para relatórios que contém informações do roteiro aéreo

Devido a restrição de espaços nos relatórios de vendas, (Mapa de produção, Contas a pagar/Receber, Movimento diário), o roteiro aéreo das vendas será exibido em formato resumido nesses relatórios. Essa forma de exibição da rota é conhecida como Rota Resumida.

Por exemplo:

  • Os Roteiros aéreos preenchidos no campo Rota Completa da venda são exibidos no formato POA GIG JJ 3581 15/03/2015 15:30 16:24;

  • Nos relatórios do sistema, o mesmo roteiro exemplificado anteriormente, será exibido resumido (Rota Resumida), no formato POA/GIG.

Dica

O usuário administrador poderá escolher entre 4 formatos de exibição da Rota Resumida. Essa configuração está disponível em [Outros] >> [Configurações Gerais] >> guia [Configurações de vendas].

Figura 58.5. Imagem destacando a configuração da Rota Resumida dos relatórios que contém informações do roteiro aéreo

Imagem destacando a configuração da Rota Resumida dos relatórios que contém informações do roteiro aéreo


  1. Aeroportos separados por barra: essa opção exibirá apenas os aeroportos contidos na rota;

  2. Dados do primeiro voo: essa opção exibirá apenas os dados do primeiro trecho do roteiro com o o nome da cidade/aeroporto. cia aérea número do voo data de partida e hora de embarque/desembarque;

  3. Aeroportos + Data + Hora: essa opção exibirá os aeroportos do roteiro com as datas e horas de embarque/desembarque;

  4. Aeroportos + Data: essa opção exibirá os aeroportos do roteiro e as datas de embarque/desmbarque de cada trecho.

Atenção

Após alterar o layout da rota resumida, o sistema afetará apenas as próximas vendas a serem cadastradas. Para alterar o Layout de rota resumida das vendas já cadastradas, é necessário que após salvar o novo layout selecionado o usuário retorne nas configurações Gerais e clique no botão [Recalcular rotas] (3)

Em seguida preencha o [Período de emissão] de vendas que a rota resumida deve ser recalculada nos relatórios do sistema e clique em [OK]

Dica

É possível recalcular rotas de vendas de um cliente específico, bastando preencher o campo opcional [Cod Cliente] com o código do respectivo cliente.

Atenção

O conteúdo dos trechos da rota resumida será exibido até o limite de 60 caracteres nos relatórios do sistema. Se a rota possuir mais do que 60 caracteres o sistema irá desconsiderar a informação que ultrapassar os 60 caracteres.

Atenção

A rota resumida não tem nenhuma relação com a Decodificação de aeroportos;

Importante observar também que os layouts da rota resumida não afetam ao campo [Rota completa] da venda assim como os documentos que são baseados na rota completa, (Recibos de baixa, Faturas,etc..).

Impressão do roteiro aéreo e exportação para Microsoft Excel©

Os trechos do roteiro podem ser impressos(1) ou exportados para planilha Microsoft Excel© (2).

Figura 58.6. Botões para impressão do roteiro(1) e exportação para excel (2)

Botões para impressão do roteiro(1) e exportação para excel (2)


Dica

Na impressão do roteiro aéreo (1), é possível cadastrar um texto fixo para ser exibido como observação no documento. O cadastro é realizado nas Configurações gerais do Wintour em [Outros] >> [Configurações Gerais] >> guia [Texto documentos] >> [Impressão Roteiro aéreo].

Atenção

Somente usuários com nível de acesso de administrador podem acessar as Configurações Gerais do Wintour.

Figura 58.7. Tela de configuração do rodapé de roteiro aéreo

Tela de configuração do rodapé de roteiro aéreo


Figura 58.8. Impressão do roteiro aéreo

Impressão do roteiro aéreo


Definição de trechos como conexão em um roteiro aéreo

O cadastro do detalhamento das rotas dos serviços do produto aéreo, permite definir os voos que são conexões. A definição da conexões tras alguns benefícios para a agência como:

  • Permitirá aos clientes da agência identificar nos vouchers e recibos os trechos que representam conexões;

  • A exibição do relatório de estatística de aéreo com uma opção de poder exibir roteiros que tenham conexão como sendo um trecho unico;

  • Relatórios de embarque e desembarque passa a identificar se um trecho é uma conexão.

Essa definição pode ser realizada de duas formas:

  1. Manualmente: nessa opção o usuário poderá informar diretamente na rota os trechos que representam conexões;

  2. Parametrização: nessa opção poderá ser pré definido os trechos que representam conexões, dessa forma ao cadastrar as rotas o sistema identificará automaticamente os trechos que são conexões de acordo com o que está parametrizado.

Atenção

A utilização do recurso de conexões é opcional.

O trecho onde será feita a conexão passa a ser indentificado no sistema pelo caractere *, conforme exibido na imagem abaixo:

Figura 58.9. Exemplo de voo GIG/GYN com conexão em GRU, o aeroporto GRU no primeiro trecho é marcado com o caracter * representando uma conexão

Exemplo de voo GIG/GYN com conexão em GRU, o aeroporto GRU no primeiro trecho é marcado com o caracter * representando uma conexão


Definir as conexões previamente (parametrização de conexões)

Dica

A parametrização da conexão está disponível em [ Cadastros ] >> [ Parametrizações ] >> [ Diversos ] >> [ Configuração de conexões/voos ]

A parametrização das conexões facilitará no cadastro tanto das reservas de aéreo como nas vendas pois o sistema irá definir automaticamente os trechos com conexão de acordo com as parametrizações.

Dica

Clique aqui para realizar a leitura do capítulo sobre configuração de conexão.

Definir as conexões manualmente

Os trechos que representam conexões dos voos de um roteiro aéreo também podem ser definidos manualmente durante o cadastro da descrição tanto da rota da reserva como na venda como exemplificado na imagem abaixo.

Figura 58.10. Definição manual dos trechos com conexões a partir do roteiro aéreo de um file de atendimento, e a partir dos detalhes dos voos de uma venda

Definição manual dos trechos com conexões a partir do roteiro aéreo de um file de atendimento, e a partir dos detalhes dos voos de uma venda


Atenção

A definição das conexões a partir do roteiro aéreo de um file de atendimento será exibida somente após o roteiro possuir voos. Após inserir os voos basta clicar no botão de alteração do roteiro para definir a conexão.

  • Após clicar em [Conexões], selecione a opção Definir uma conexão manualmente;

    Atenção

    Se o roteiro possuir mais de uma conexão selecione e salve os pares de voos que representam uma conexão um por vez.. Depois retorne e selecione os próximos trechos que representam outra conexão

    Atenção

    O sistema não permite que uma venda tenha um roteiro com um trecho com conexão parametrizada e outro trecho com conexão definida manualmente. Se um roteiro possuir um trecho parametrizado (Ex: trecho de ida), e outro manual (ex: trecho de volta), os dois trechos terão que ser ou parametrizados ou definidos manualmente.

  • Em seguida, selecione os trechos que representam uma conexão e clique em [Marcar voos selecionados como uma conexão].

Mudança no relatório de estatística de aéreo e embarque e desembarque

Os relatórios Estatística de aéreo e Embarque e Desembarque receberam algumas melhorias referente aos trechos com conexão.

Relatório de Estatística de aéreo

Dica

Relatório disponível em: [Relatórios gerenciais] >> [Estatística de aéreo]

O relatório de Estatística de aéreo passa a exibir uma opção para considerar os voos que representam conexões como sendo um trecho único, dessa maneira um voo GIG*GRU/POA aparecerá apenas como 1 trecho no relatório.

Na opção trecho a trecho o sistema exibiria dois trechos no voo exemplificado anteriormente GIG/GRU e o GRU/POA.

Dica

Utilize a opção [Considerar trecho a trecho] quando precisar visualizar as estatísticas de voos para todos os trechos independente se nos trechos exibidos existirem conexões

Utilize a opção [Considerar as conexões como sendo trecho único] quando o resultado do relatório deve considerar apenas os trechos de origem e destino desconsiderando as conexões existentes.

Relatório de embarque e desembarque

Dica

Relatório disponível em: [Atendimento/Vendas] >> [Utilitários] >> [Relatório de Embarque e Desembarque]

Os filtros de pesquisa do relatório de embarque/desembarque não sofreram alterações. Apenas o relatório que passará a exibir a coluna 'Conexão' onde será informado se o trecho é uma conexão, (Sim ou Não). Nos trechos com conexão, será exibido entre parenteses o destino principal da viagem, (aeroporto de origem e aeroporto de destino da viagem).

Definição do tipo do roteiro

Nesse campo o sistema definirá se o roteiro representa apenas ida (OW) ou se é um roteiro de ida e volta (RT).

Dica

Com o relatório Agência Analitico Personalizado R08A do Mapa de produção. é possível exibir informações das vendas baseadas no Tipo do Roteiro aéreo.

Atenção

Esse recurso está disponível apenas no módulo de vendas não estando disponível nas reservas de aéreo do CRM.

Figura 58.11. Tipo de roteiro aéreo

Tipo de roteiro aéreo


  • Roteiro One Way (OW): no Wintour um roteiro será considerado One Way quando:

    1. o roteiro possuir apenas um trecho;

    2. o roteiro possuir vários trechos mas nenhum deles indicar retorno para o aeroporto de origem.

  • Roteiro Round Trip (RT): no Wintour um roteiro será considerado Round Trip quando:

    1. o roteiro possuir trecho de ida e volta para a mesma cidade

      Atenção

      o usuáro poderá parametrizar os pares de trechos que indicam aeroportos da mesma cidade. Essa parametrização é realizada em [Cadastros] >> [Tabelas] >> [Vendas/Reservas] >> [Aeroportos considerar mesma cidade].

      Figura 58.12. Tipo de roteiro aéreo

      Tipo de roteiro aéreo


Atenção

A definição do Tipo de roteiro sempre serguirá as regras abaixo

  1. Se o Tipo de roteiro estiver parametrizado o Wintour respeitará a parametrização;

    Atenção

    A parametrização do Tipo de roteiro será explicada a seguir.

  2. Se o roteiro não possuir parametrização e possuir apenas um trecho será OW;

    Exemplo: GIG/FOR - Tipo do roteiro = OW.

  3. Se o roteiro não possuir parametrização e possuir mais de um trecho que indique ida e volta para a mesma cidade é RT;

    Exemplo: GIG/FOR/GIG - Tipo do roteiro = RT.

  4. Se o roteiro não possuir parametrização e possuir mais de um trecho que não indique ida e volta para a mesma cidade será OW;

    Exemplo: GIG/BSB/CWB - Tipo do roteiro = OW.

Dica

O Tipo do Roteiro aéreo é calculado automaticamente pelo sistema ou com base na parametrização mas se for necessário, é possível que o usuário informe manualmente o Tipo de roteiro seguindo os passos abaixo:

  1. Não clique em Alterar, clique diretamente no campo [Tipo de roteiro];

  2. Selecione o roteiro e clique em [OK];

  3. Em seguida, feche a tela de cadastro de roteir;

  4. Salve a venda;

  5. Será exibida a tela de confirmação de alteração manual do campo Tipo roteiro. Deixe selecionada a alteração e clique em [Continuar].

Figura 58.13. Procedimento para alteração manual do Tipo do roteiro aéreo

Procedimento para alteração manual do Tipo do roteiro aéreo


Atenção

Após a alteração, o Tipo do roteiro aéreo será destacado em vermelho indicando que o conteúdo do campo foi preenchido pelo usuário.

Parametrização do tipo de roteiro aéreo

O Wintour sempre preencherá a informação do Tipo de roteiro com base nos trechos definidos no roteiro da venda, mas podem existir casos em que a definição feita pelo sistema não esteja de acordo com o que a agência deseja. Para esses casos o usuário deverá deixar pré cadastrado nas parametrizações do Tipo de Roteiro o tipo de roteiro que o Wintour deverá utilizar no roteiro definido por ele.

Dica

  • A parametrização é acessada em [ Cadastros ] >> [ Parametrizações ] >> [ Diversos ] >> [ Tipos de Roteiro aéreo (OW/RT) ].

  • Clique aqui para visualiza o capítulo sobre Tipo Roteiro.

Definição de aeroporto origem e aeroporto de destino principal do Roteiro

Para roteiros com vários trechos é importante definir qual a origem e destino principal do roteiro, isto é, para onde o Passageiro vai realmente viajar.

Atenção

No Crm está disponível apenas o destino principal da viagem

Dica

  • A cidade do aeroporto preenchida nesse campo será utilizada para identificar automáticamente o campo 'Destino principal' da viagem disponível nos campos adicionais da tela de vendas.

    Clique aqui para saber mais sobre o destino principal de viagem da venda.

  • Os relatórios de mapa de produção personalizados R08A, R11, R13A, é possível exibir informações das vendas baseadas nos campos origem e destino princilpal.

Na imagem abaixo é exemplificado:

  • O trecho POA*GIG/EWR*GRU/POA onde o destino principal da viagem é o aeroporto EWR partindo de POA;

  • Os voos POA*GIG, no trecho de ida, representam uma conexão no aeroporto GIG;

  • Os voos EWR/GRU representam a conexão no aeroporto GRU do trecho de volta;

  • Os voos GRU/POA representam o trecho de retorno da viagem.

Figura 58.14. Trecho de destino principal do roteiro aéreo

Trecho de destino principal do roteiro aéreo


Atenção

A definição do Destino principal sempre serguirá as seguintes regras:

  1. Se o Destino principal estiver parametrizado o Wintour respeitará a parametrização;

    Atenção

    A parametrização do Destino principal será explicada a seguir.

  2. Se o roteiro não possuir parametrização e o Tipo do Roteiro for OW, o destino principal será o aeroporto de chegada do ultimo voo do roteiro;

    Exemplo: POA/GIG/FOR e se o Tipo do Roteiro for OW, o Destino principal será FOR.

  3. Se o roteiro não possuir parametrização,e contiver exatamente dois trechos, o destino principal será o aeroporto de destino do primeiro trecho;

    Exemplo: POA/GIG/FOR o Destino principal será GIG

  4. Se o roteiro não possuir parametrização, e tiver mais do que dois trechos, o detino principal será o aeroporo da cidade que o passageiro ficou mais tempo

    Exemplo: POA*GIG 19/03/2015 12:00 19/03/2015 14:10

    GIG/ FOR 19/03/2015 15:00 19/03/2015 18:15

    FOR*GIG 21/03/2015 08:50 21/03/2015 12:00

    GIG/ POA 21/03/2015 14:50 21/03/2015 16:50

    O destino principal do roteiro anterior será FOR pois foi a cidade em que o passageiro ficou mais tempo

Dica

O Aeroporto de Destino principal do Roteiro aéreo é calculado automaticamente pelo sistema ou com base na parametrização, mas, se for necessário, é possível que o usuário informe manualmente o Destino seguindo os passos abaixo:

  1. Não clique em Alterar, clique diretamente na lupa do campo [Aerop. destino (principal)];

  2. Selecione o Aeroporto destino principal e clique em [Trasnferir];

  3. Em seguida, feche a tela de cadastro de roteiro;

  4. Salve a venda;

  5. Será exibida a tela de confirmação de alteração manual do campo Destino principal (aéreo). Deixe selecionada a alteração e clique em [Continuar].

Figura 58.15. Procedimento para alteração manual do Destino principal do roteiro aéreo

Procedimento para alteração manual do Destino principal do roteiro aéreo


Atenção

Após a alteração, ao salvar a venda, o aeroporto do destino principal será destacado em vermelho indicando que o conteúdo do campo foi preenchido pelo usuário.

Parametrização do Destino principal do Roteiro aéreo

O Wintour sempre preencherá a informação do Aeroporto Origem e Destino principal da rota com base nos trechos definidos no roteiro da venda, mas podem existir casos em que a definição feita pelo sistema não esteja de acordo com o que a agência deseja. Para esses casos será necessário parametrizar o destino principal.

Dica

  • A parametrização é acessada em [ Cadastros ] >> [ Parametrizações ] >> [ Diversos ] >> [ Destino Principal Roteiro aéreo/Vendas ];

  • Clique aqui para visualiza o capítulo sobre Tipo Roteiro.

Auditoria do roteiro aéreo de vendas

A auditoria do roteiro aéreo está disponível através do botão opções.

Atenção

A auditoria está disponível apenas no módulo de vendas

Figura 58.16. Trecho de destino principal do roteiro aéreo

Trecho de destino principal do roteiro aéreo


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