Índice
Índice

Capítulo 61. Reembolsos

Introdução

Dica

[ Atendimento/Vendas ] >> [ Reembolsos ]

Através do módulo [ Reembolso ] a agência poderá administrar as solicitações de reembolsos. O acesso ao módulo é realizado através [ Atendimento/Vendas ]>>[ Reembolso ] conforme exibe a imagem abaixo.

Explicação da barra de botões

Figura 61.1. Barra de botões principal do módulo reembolso

Barra de botões principal do módulo reembolso


  • [F1]: através desse botão o usuário poderá retroceder um registro dos reembolsos cadastrados;

  • [F2]: através desse botão o usuário poderá avançar um registro dos reembolsos cadastrados;

  • Incluir [F3], Alterar [F5], padrão explicado no capítulo 1;

  • [F7]: através desse botão o usuário poderá localizar e abrir o cadastro de um reembolso através do número do mesmo.

  • [F8]: através desse botão o usuário poderá realizar pesquisas de reembolsos cadastrados.

    Explicação dos campos

    Atenção

    É obrigatório preencher ao menos um dos filtros obrigatórios, Data do pedido ou Data da próxima revisão ou Localizador ou Nr. Doc, ou Status, não estiver preenchido. Não sendo preenchido ao menos um dos campos, a pesquisa não poderá ser realizada sendo exibida a mensagem de erro abaixo.

    Figura 61.2. Mensagem de erro de filtros obrigatório na pesquisa de reembolso.

    Mensagem de erro de filtros obrigatório na pesquisa de reembolso.


    Figura 61.3. Tela de pesquisa de reembolsos

    Tela de pesquisa de reembolsos


    • Data do pedido: a pesquisa do reembolsos poderá ser realizada através de uma data de pedido;

      Atenção

      Será obrigatório preencher esse campo quando ao menos um dos filtros, Data da próxima revisão ou Localizador ou Nr. Doc, ou Status, não estiver preenchido.

    • Data da próxima revisão: opcionalmente a pequisa de reembolsos poderá ser realizada pela data de revisão dos reembolsos

      Atenção

      Será obrigatório preencher esse campo quando ao menos um dos filtros, Data Pedido ou Localizador ou Nr. Doc, ou Status, não estiver preenchido.

    • Emissor:opcionalmente a pesquisa do reembolso poderá ser realizada filtrando o por um emissor específico;

    • Cliente: opcionalmente a pesquisa do reembolso poderá ser realizada filtrando o por um cliente específico;

    • Receber De: opcionalmente a pesquisa do reembolso poderá ser realizada filtrando por um devedor específico que foi cadastrado valores a serem reembolsados/devolvidos para a agência

    • Pagar A: opcionalmente a pesquisa do reembolso poderá ser realizada filtrando por um credor específico que foi cadastrado valores a serem reembolsados/devolvidos pela agência

    • C Custo Cliente: opcionalmente a pesquisa do reembolso poderá ser realizada filtrando o por um centro de custo de cliente específico;

      Atenção

      Esse filtro deve ser utilizado em conjunto com o filtro [Cliente].

    • Nr. Venda: a pesquisa dos reembolsos poderá ser realizada através do número da venda.

    • Fornecedor: opcionalmente a pesquisa do reembolso poderá ser realizada através do código de um fornecedor;

    • Cia: opcionalmente a pesquisa do reembolso poderá ser realizada através do código do prestador de serviços (cia aérea, hotel, locadora de veículos etc...)

    • Nr Doc: opcionalmente a pesquisa de reembolsos poderá ser realizada filtrando o por um número de bilhete específico;

      Atenção

      Será obrigatório preencher esse campo quando ao menos um dos filtros, Data Pedido, ou Data da próxima revisão ou Localizador, ou Status, não estiver preenchido.

    • Localizador: opcionalmente a pesquisa de reembolsos poderá ser realizada filtrando o pelo número de localizador do bilhete

      Atenção

      Será obrigatório preencher esse campo quando ao menos um dos filtros, Data Pedido, ou Data da próxima revisão ou Nr. Doc, ou Status, não estiver preenchido.

    • Fop: opcionalmente a pesquisa de reembolsos poderá ser realizada filtrando por forma de pagamento de venda

    • Status: opcionalmente a pesquisa de reembolsos poderá ser realizada filtrando por Status do reembolso

      Atenção

      Será obrigatório preencher esse campo quando ao menos um dos filtros, Data Pedido ou Localizador ou Nr. Doc, ou Status, não estiver preenchido.

    • Nome Pax (Texto Parcial): opcionalmente a pesquisa do reembolso poderá ser realizada através do nome parcial do PAX.

    • Solicitante do reembolso: opcionalmente a pesquisa de reembolsos poderá ser realizada pelo solicitante do reembolso

    • Nr. solicitação cia: opcionalmente a pesquisa do reembolso poderá ser realizada pelo número da solicitação do reembolso junto a cia aérea.

    • Produto: utilize esse filtro para localizar os reembolsos cadastrados para um determinado produto;

    • Cartão próprio: utilize esse filtro para localizar os reembolsos cadastrados para um determinado cartão próprio;

    • Valor Desonhecido - Fornecedor: opcionamente a pesquisa pode ser baseada nos reembolsos que tiverem esse campo marcado, desmarcado, ou Todos

    • Valor Desconhecido - Cliente: opcionamente a pesquisa pode ser baseada nos reembolsos que tiverem esse campo marcado, desmarcado, ou Todos

    Atenção

    Todos os filtros mencionados são campos que estão disponíveis na tela de cadastro de reembolsos

    Após preencher o filtro clique no botão [[F8] Procurar] para iniciar a pesquisa

    Atenção

    Após localizar o reembolso, selecione-o e clique no botão [F7 Abrir reembolso selecionado]

    Após realizar uma pesquisa o sistema manterá os filtros utilizados para pesquisa assim como o ultimo resultado pesquisado.

    Dica

    Utilize o botão [Salvar para Excel] para salvar o resultado da pesquisa no formato Excel

  • Listagem: através desse módulo o usuário poderá realizar pesquisas com diversos filtros para exibir listagens de reembolsos cadastrados. Será detalhado em seguida.

  • Resumo: após concluir o lançamento do reembolso, é possível visualizar um resumo financeiro do mesmo.

    O Resumo permitirá ao usuário conferir os valores a pagar e a receber gerado pelo cadastro do reembolso, emitir e prestar manutenação em documentos como faturas notas de crédito e notas de débito, assim como se o reembolso gerou Lucro ou Prejuizo.

    Atenção

    Como geralmente o total do reembolso recebido dos fornecedores será o devolvido para os clientes, as contas do plano de contas referentes a reembolso estão cadastradas como contas de repasse, similar as contas de TARIFA, TAXA DE EMBARQUE da venda.

    O sistema calculará lucro (receita em reembolsos) ou prejuízo, (despesas em reeembolsos), somente se houver diferenças entre os valores a receber e a devolver, onde o lucro ou prejuizo será diferença entre os dois valores.

  • Carta de solicitação: imprime a carta de solicitação de reembolso ao fornecedor.

  • Financeira: essa opção permitirá ao usuário exibir a listagem de reembolso baseada em informações Financeiras, (Liquidados a Liquidar).

Exibindo listagem de reembolsos cadastrados

Através da opção [ Listagem ] exibida na barra de menu principal do Reembolso o usuário poderá exibir listagens de reembolos cadastrados. O resultado da Listagem poderá ser exibido em relatórios do próprio Wintour ou exportado para Excel. O sistema disponibiliza dois tipos de Listagem e para cada tipo o usuário, opcionalmente, poderá utilizar os filtros de pesquisa listados a seguir.

Explicação dos campos

Figura 61.4. Módulo de Listagem de reembolso

Módulo de Listagem de reembolso


  • Filtros obrigatórios: para exibir a listagem é obrigatório preencher ao menos um dos filtros listados abaixo

    • Data Pedido: nesse campo o usuário poderá informar o período de pedido de reembolsos para o qual a pesquisa deverá ser baseada;

    • Data próxima revisão: nesse campo o usuário poderá informar um período referente ao campo Data da próxima revisão para o qual a pesquisa deverá ser baseada;

    • Status: utilize esse filtro para exibir a listagem de reembolsos de acordo com o seu status.

      Dica

      Se necessário, podem ser utilizados mais de um status na pesquisa.

    Atenção

    Não sendo preenchido ao menos um dos filtros obrigatórios, a pesquisa não poderá ser realizada sendo exibida a mensagem de erro abaixo.

    Figura 61.5. Mensagem de erro de filtros obrigatórios na listagem de reembolsos.

    Mensagem de erro de filtros obrigatórios na listagem de reembolsos.


  • Filtros Opcionais: os campos exibidos nessa parte são comuns a ambos os tipos de reembolsos.

    • Cliente(s): nesse campo o usuário poderá informar o(s) Cliente(s) pra o(s) qual(is) a pesquisa deverá ser baseada;

      Dica

      Através da primeiro botão de lupa, poderá ser utilizado listas de clientes para realizar a exibição da listagem

    • Forma(s) de Pgt: nesse campo o usuário poderá informar as) Forma(s) de pagamento que a pesquisa deverá ser baseada;

    • Fornecedor: nesse campo o usuário poderá informar o código do Fornecedor para o qual a pesquisa deverá ser baseada;

    • Cia: nesse campo o usuário poderá informar o código da Cia aérea para a qual a pesquisa deverá ser baseada;

    • Produto: nesse campo o usuário poderá informar o código do Produto para a qual a pesquisa deverá ser baseada;

    • Emissor: nesse campo o usuário poderá informar o código do Emissor para o qual a pesquisa deverá ser baseada;

    • Promotor: nesse campo o usuário poderá informar o código do Promotor para o qual a pesquisa deverá ser baseada;

    • CCA: nesse campo o usuário poderá informar o código do c centro de custos da agência para o qual a pesquisa deverá ser baseada;

    • Receber De: opcionalmente a listagem de reembolsos poderá ser realizada filtrando por um devedor específico que foi cadastrado valores a serem reembolsados/devolvidos para a agência;

    • Pagar A: opcionalmente a listagem de reembolsos poderá ser realizada filtrando por um credor, específico que foi cadastrado valores a serem reembolsados/devolvidos pela agência;

      Atenção

      O campo só pode ser preenchido com cadastro de Cliente ou Máquina própria.

    • Centro de custo do cliente: nesse campo o usuário poderá informar o código do centro de custos do cliente para o qual a pesquisa deverá ser baseada;

      Atenção

      Para utilizar ese filtro é obrigatório informar o cliente no campo [Cliente]

    • Nome Pax (Texto parcial): utilize esse campo para exibir listagem de reembolso filtrando pelo nome parcial do passageiro

      Atenção

      Para utilizar ese filtro é obrigatório informar o cliente no campo [Cliente]

    • Nr. requisição Reembolso: utilize esse filtro para exibir a listagem filtrando pelo campo número de requisição do reembolso.

    • Nr. requisição Venda: utilize esse filtro para exibir a listagem filtrando pelo campo número de requisição da venda.

    • Vct Fornecedor >> Agência: nesse campo o usuário poderá informar o vencimento do valor que o fornecedor deverá reembolsar a agência para o qual a pesquisa deverá ser baseada;

    • Vct Agência >> Cliente: nesse campo o usuário poderá informar o vencimento do valor que a agência deverá reembolsar o cliente para o qual a pesquisa deverá ser baseada;

    • Vct Fornecedor >> Cliente: nesse campo o usuário poderá informar o vencimento do valor que o fornecedor deverá reembolsar/estornar diretamente para o cliente,(vendas cartão de crédito por exemplo) para o qual a pesquisa deverá ser baseada;

    • Pagamento Fornecedor >> Cliente: nesse campo o usuário poderá informar o vencimento do valor que o Fornecedor deverá reembolsar ao cliente para o qual a pesquisa deverá ser baseada;

    • Vct Agencia >> Fornecedor: nesse campo o usuário poderá informar o vencimento do valor que a agência deverá devolver ao fornecedor para o qual a pesquisa deverá ser baseada.

    • Vct Estorno comissão agência: nesse campo o usuário poderá informar o vencimento do estorno da comissão da agência cliente para o qual a pesquisa deverá ser baseada;

    • Vct Estorno Emissor: nesse campo o usuário poderá informar o vencimento do estorno da comissão do emissor fornecedor para o qual a pesquisa deverá ser baseada;

    • Vct Estorno Promotor: nesse campo o usuário poderá informar o vencimento do estorno da comissão do promotor para o qual a pesquisa deverá ser baseada.

    • Vct Estorno Gerente: utilize esse campo para filtrar a pesquisa de reembolsos pelo período de vencimento do estorno da comissão do gerente.

    • Vct Fee Cliente: utilize esse filtro para pesquisar reembolsos pelo período de vencimento do fee de cliente.

Dica

O resultado do relatório poderá ser exportado para o formato excel, bastando selecionar a opção Excel no [Formato de Saída]

Atenção

Todos os tipos de relatório (Simples ou Financeiro), serão gerados com base nas opções de filtros escolhidos nessa tela.

Em seguida serão explicados os detallhes dos tipos de relatórios disponíveis

Listagem de reembolsos simples

A listagem de reembolso simples exibirá um relatório com informações gerais a respeito dos reembolsos cadastrados. O relatório exibirá todas as informações contidas no reembolso conforme exibe a imagem abaixo.

Figura 61.6. Listagem de reembolsos simples

Listagem de reembolsos simples


Listagem de reembolsos baseada em informações Financeiras

Esse tipo de relatório permitirá ao usuário exibir a listagem baseada nas informações Financeiras dos reembolsos (reembolsos pagos/recebidos e pendentes de pagamento/recebimento). Além de auxiliar no acompanhamento dos reembolsos essa listagem auxilia a agência a identificar reembolsos que ainda não foram pagos nem recebidos ou que ainda possuem pendências de pagamentos e recebimentos. Os filtros oferecidos na tela principal também poderão ser utilizados para exibir o a listagem Financeira de reembolsos. Também poderão ser utilizados outros filtros como exibidos a seguir:

Explicação dos campos

Figura 61.7. Filtros de listagem financeira de reembolso

Filtros de listagem financeira de reembolso


  • Opção 1

    • Valores a exibir: através desse campo o usuário deverá selecionar os valores que deseja exibir no resultado da listagem financeira. As opções de valores são: valor de reembolso de Cliente, valor de vencimento de Emissor, valor de vencimento de Fornecedor, valor de estorno de comissão do Emissor, valor de estorno de comissão do Promotor, valor de estorno de comissão do Gerente.

      Atenção

      A opção Fornecedor poderá exibir informações referentes a cartão próprio, para os reembolsos de vendas realizadas com cartão próprio

      A opção Cliente também poderá exibir informações referentes a maquina própria para os reembolsos de vendas maquina própria

    • Filtros adicionais: nesse campo o usuário poderá escolher se a listagem deverá conter [Somente valores Liquidados](recebidos/Pagos), [Somente os valores a liquidar](a receber/a paga) ou [Todos].

    O Relatório

    Figura 61.8. O relatório de listagem de reembolso Financeira

    O relatório de listagem de reembolso Financeira


    Dos campos exibidos no relatório vale destacar:

    • Valor a pagar: essa coluna exibe o valor a pagar de cada item da coluna [Referente a];

    • Valor a receber: essa coluna exibe o valor a receber de cada item da coluna [Referente a];

    • Liquidado: essa coluna exibe o valor que já foi liquidado;

    • Saldo Pendente: essa coluna exibe o saldo que ainda se encontra pendente de liquidação;

  • Opção 2: nessa opção o usuário poderá exibir a listagem escolhendo entre duas opções

    • Sem valor do fornecedor ou valor pendente de recebimento: essa opção exibirá somente os valores de reembolso que se encontram pendentes de recebimento do Fornecedor e os reembolsos que não possuem o campo valor do Fornecedor Preenchido. Esse relatório auxiliará muito nos casos onde a agência deseja listar os reembolsos eu estão pendentes de recebimento do fornecedor.

    • Sem valor do cliente ou valor pendente de pagamento: essa opção exibirá somente os valores de reembolso que se encontram pendentes de pagamento aos clientes e os reembolsos que não possuem o campo valor do Cliente Preenchido. Esse relatório auxiliará muito nos casos onde a agência deseja listar os reembolsos eu estão pendentes de recebimento do fornecedor;

    O Relatório

    Figura 61.9. O relatório financeiro exibindo somente valores pendentes de recebimento de clientes ou pagamento de Fornecedores

    O relatório financeiro exibindo somente valores pendentes de recebimento de clientes ou pagamento de Fornecedores


  • Opção 3: a terceira opção permite exibir listagens de reembolso com relação as respectivas baixas/liquidações dos valores referentes a clientes e fornecedores.

    Dica

    Esse relatório permite visualizar reembolsos devolvidos para clientes e não recebidos dos fornecedores ou recebidos do fornecedor e não devolvidos para o cliente

    • Cliente: essa coluna exibe as opções das baixas do reembolso com relação ao cliente oferecendo as seguintes opções

      • Todos: exibirá tanto os reembolsos liquidados quanto os que estão pendentes de liquidação

      • Somente liquidados: exibirá somente os reembolsos que já foram baixados no sistema

      • Somente a liquidar: exibirá somente os reembolsos que não foram liquidados ou que foram liquidados parcialmente e ainda possua saldo para liquidar

    • Fornecedor: essa coluna exibe as opções das baixas do reembolso com relação ao fornecedor oferecendo as seguintes opções

      • Todos: exibirá tanto os reembolsos liquidados quanto os que estão pendentes de liquidação

      • Somente liquidados: exibirá somente os reembolsos que já foram baixados no sistema

      • Somente a liquidar: exibirá somente os reembolsos que não foram liquidados ou que foram liquidados parcialmente e ainda possua saldo para liquidar

    Atenção

    É obrigatório escolher sempre uma opção da coluna Cliente e uma opção da coluna fornecedor. O resultado da pesquisa será baseado na comparação da opção escolhida em cada uma das colunas.

    O Relatório

    Figura 61.10. Exemplo de relatório financeiro de reembolso opção 3, comparando reembolsoa que não foram pagos a clientes e foram recebidos do fornecedor

    Exemplo de relatório financeiro de reembolso opção 3, comparando reembolsoa que não foram pagos a clientes e foram recebidos do fornecedor


Cadastrando um reembolso

O lançamento do reembolso poderá ser transferido em 3 partes

  • Preenchimento dos dados do reembolso

  • Preenchimento dos valores a serem reembolsados

  • Preenchimentos dos valores a serem estornados de Emissores/Gerentes/Promotores e Agências clientes

Figura 61.11. Módulo para cadastro de reembolsos

Módulo para cadastro de reembolsos


Atenção

Reembolsos de bilhetes aéreos devem ser cadastrados sempre 1(um) por bilhete reembolsado, mesmo para bilhetes que estejam em um unico localizador.

Dados para preenchimento da carta de solicitação do reembolso (1)

Nessa parte do cadastro serão incluídas as informações referentes a solicitação do reembolso.

Dica

Esses campos serão preenchidos automaticamente pelo sistema se o reembolso for lançado a partir de uma venda cadastrada no Wintour.

Os dados preenchidos nessa parte serão utilizados na carta de solicitação de reembolso.

Explicação dos campos

  • Data do Pedido: esse campo deverá ser preenchido com a data da solicitação do reembolso pelo cliente;

  • Nr Venda: opcionalmente esse campo deverá ser preenchido somente se o reembolso for de uma venda já cadastrada no Wintour. Para essa situação, esse campo deverá ser preenchido com o número da venda do Wintour. O sistema irá preencher os dados automaticamente até o campo [Itinerário da venda].

    Atenção

    Caso o reembolso seja de uma venda que não tenha sido emitida no Wintour o campo [Nr venda] não deverá ser preenchido.

  • Fornecedor: esse campo deverá ser preenchido com o código do fornecedor para quem está sendo solicitado o reembolso;

  • Cia: esse campo deverá ser preenchido com o código do prestador de serviço da emissão que gerou o reembolso, (normalmente preenchido com cia aérea)

  • Form Nr Doc: opcionalmente esse campo poderá ser preenchido com o número do Bilhete que está sendo reembolsado;

    Atenção

    Esse campo será considerando durante a checagem de reembolsos já cadastrados. Caso seja encontrado um outro reembolso com o mesmo número de bilhete para a mesma cia aérea, será exibido apenas uma mensagem de aviso informado que o reembolso já está cadastrado, mas o usuário poderá prosseguir com o cadastro se desejar.

  • Status: opcionalmente esse campo poderá ser utilizado para cadastrar os Status do Reembolso. Esse campo serve para auxiliar no acompanhamento da solicitação do reembolso, permitindo realizar pesquisas/listagens de reembolos pelo seu Status.

    Dica

    Clique aqui para obter maiores informações sobre cadastro de Status de Reembolso.

  • Produto: opcionalmente esse campo poderá ser preenchido com o produto que está sendo reembolsado.

  • Cliente: esse campo deverá ser preenchido com nome do cliente que solicitou o reembolso.

  • CCA: opcionalmente esse campo poderá ser preenchido com um centro de custo da agência específico;

  • Fop (Venda): opcionalmente esse campo poderá ser preenchido com a forma de pagamento da venda que gerou o reembolso.

  • Loc (Venda): opcionalmente esse campo poderá ser preencdhido com o localizador do bilhete que está sendo reembolsado

  • Dt Emiss (Venda): opcionalmente esse campo poderá ser preenchido com a data de emissão da venda que gerou o reembolso

  • Nr Solicitação na Cia: esse campo poderá ser preenchido com o número da solicitação do reembolso na Cia;

  • Pax: esse campo deverá ser preenchido com o nome do passageiro contido na solicitação do reembolso;

  • Itinerário da venda: esse campo poderá ser preenchido com o itinerário da venda que gerou o reembolso

  • Trecho não utilizado: esse campo poderá ser preenchido para descrever o trecho do reembolso que não foi utilizado;

  • Solicitante do Reembolso: esse campo poderá ser preenchido com o nome do Solicitante do reembolso

    Dica

    Geralmente esse campo é utilizado para reembolsos de clientes jurídicos

  • Nr. Req. Reembolso: esse campo poderá ser preenchido com o número de requisição de reembolso.

    Dica

    Informação geralmente utilizada com clientes corporativos.

  • Nr. Req. Venda: esse campo para informar o número de requisição da venda que originou o reembolso.

    Dica

    Informação geralmente utilizada por clientes corporativos.

    Quando o número da venda do reembolso é preenchido, esse campo será importado da venda (quando estiver informado no campo 'Nr, Requisição' da mesma).

  • SCPD: esse campo poderá ser preenchido com o número do SCPD de vendas GR.

    Atenção

    Utilizado para reembolsos de emissões de clientes com Lei Kandir;

Dica

Cadastre o reembolso no mesmo instante que ocorrer a solicitação do cliente, dessa forma, após preencher os dados iniciais(1) o reembolso poderá ser salvo.

Após salvar o reembolso, opcionalmente, poderá ser gerado a carta de solicitação do reembolso para o fornecedor através do botão [ Carta Solicitação ].

As informações do 'Nome do Cliente' e as 'Informações adicionais externas' do reembolso, também podem ser exibidas na carta, bastando selecionar os respectivos campos na janela exibida após clicar no botão [Carta Solicitação]

Dica

Se necessário, os dados preenchidos na carta pelo sistema, poderão ser alterados manualmente pelo usuário.

Figura 61.12. Carta de solicitação de reembolso

Carta de solicitação de reembolso


Configuração do rodapé da carta de solicitação

Usuários com nível de administrador podem configurar um texto fixo para ser exibido no rodapé das cartas de solicitação de reembolso. O acesso é realizado em [ Outros ] >> [ Configurações gerais ] >> [ Texto Documentos ] >> [ Carta Solicitação Reemb ] conforme exibe a imagem abaixo.

Figura 61.13. Configuração de texto fixo para rodapé da carta de solicitação do reembolso

Configuração de texto fixo para rodapé da carta de solicitação do reembolso


Revisão/Lembrete de reembolsos

Através do campo [ Dt Próxima revisão ] poderá ser definido uma data de lembrete para os usuários que estiverem com o lembrete de reembolsos hábilitado no módulo de Lembretes do sistema, acompanharem a solicitação do reembolso.

Dica

Utilize o campo [ Informações adicionais internas ], para incluir alguma observação para o lembrete.

Atenção

Para visualizar lembretes de reembolso, o usuário deverá marcar a caixa [ revisão de reembolsos ] conforme exemplificado na imagem abaixo.

Figura 61.14. Habilitando lembrete de revisão de reembolso

Habilitando lembrete de revisão de reembolso


Informações adicionais internas

Campo de texto livre para digitar observações do reembolso que são pertinentes a agência.

Atenção

Informações digitadas nesse campo, não serão exibidas para o cliente

Informações adicionais externas

Campo de texto livre para digitar observações do reembolso que são pertinentes ao cliente.

Atenção

Informações digitadas nesse campo serão exibidas nos documentos do cliente (Recibos, Faturas, etc..)

Preenchimento dos valores a Reembolsar

Os campos onde deverão ser inseridos os valores (R$) do reembolso são divididos em 4 partes destacadas na imagem a seguir.

Dica

Como no momento da solicitação do reembolso a agência não sabe o total que será devolvido, deixe selecionado o campo [Vlr desconhecido. Será informado depois]. Esse campo está disponível tanto para o valor a receber do fornecedor como também para o campo com valores a ser reembolsado para o cliente

Por padrão se os campos de valores não forem preenchidos e os campos [Receber de] e [Pagar a] estiverem preenchidos, após salvar o reembolso o sistema irá exibir uma mensagem sugerindo que o campo [Vlr desconhecido. Será informado depois] seja selecionado.

Atenção

Como geralmente o total do reembolso recebido dos fornecedores é repassado integralmente para os clientes, a transação nesses casos será registrada utilizando a conta de repasse de reembolso (RBREPASSE), (mesma classificação das contas de TARIFA, TAXA DE EMBARQUE da venda).

O sistema calculará lucro (receita em reembolsos) ou prejuízo, (despesas em reeembolsos), apenas nos casos em que houver diferenças entre os valor recebido do fornecedor e o valor a ser devolvido para o cliente , onde o lucro ou prejuizo será:

  • A diferença entre os valores digitados nos campos 'Vlr Forn >> Ag' e 'Vlr Ag >> Cliente';

  • O valor preenchido no campo 'Ajuste Posterior';

  • Campo valor de Fee do cliente for preenchido:

  • E também nos casos em que qualquer dos valores de Estorno de comissão forem preenchidos;

    • Estorno de comissão da Agência;

    • Estorno de comissão de Agência cliente;

    • Etorno de comissão do Emissor da agência;

    • Estorno de comissão do Promotor da agência;

    • Estorno de comissão do Gerente da agência.

Figura 61.15. Campos para preenchimento dos valores a reembolsar

Campos para preenchimento dos valores a reembolsar


Informações sobre os valores Fornecedor >> Agência (1)

Essa coluna será utilizada para informar o valor que o fornecedor está reembolsando a agência nas emissões faturadas ou maquina própria de cartão.

Dica

Esse campo não será utilizado nas emissões em que o cliente efetua o pagamento diretamente com o fornecedor, (vendas forma de pagamento DF (direto Fornecedor)), como por exemplo exemplo recebimentos com cartão de crédito do cliente passado diretamente no fornecedor.

  • Vlr Fornecedor >> Agência: preencha o campo com o valor exato que o fornecedor está reembolsando a agência;

    Atenção

    A alteração do campo de valor do fornecedor após a baixa do valor do cliente (2) resultará em uma das mensagens de erro abaixo.

    Figura 61.16. Mensagem exibida após tentativa de preencher o campo valor do fornecedor em reembolsos com valor do cliente já liquidado.

    Mensagem exibida após tentativa de preencher o campo valor do fornecedor em reembolsos com valor do cliente já liquidado.


    Dessa forma, recomendamos que, sempre que o cliente for reembolsado pela agência antes da mesma ter recebido o reembolso por parte do fornecedor, o campo 'Valores do fornecedor para a agência' (1), seja preenchido com o mesmo valor que está sendo reembolsado para o cliente. Essa orientação se deve pois, como explicado previamente, para gerar corretamente os valores que são de repasse e os valores que serãp de de receitas ou prejuízo, é necessário que o valor do fornecedor seja preenchido. Quando o a agência receber ou souber o valor exato que o fornecedor está reembolsando, se o valor for diferente do informado (maior ou menor) ,deverá apenas informar o valor da diferença. no campo de 'Ajuste Posterior'.

    Para acessar o ajuste posterior, o reembolso deve estar sendo cadastrado ou alterado, em seguida, clique em [ Opções ] >> [ Campos Adicionais ].

    Figura 61.17. Tela de ajuste posterior do valor do fornecedor

    Tela de ajuste posterior do valor do fornecedor


    • A Menor: preencha esse campo quando a diferença entre o valor recebido pelo fornecedor e o valor preenchido no campo for menor, isto é a agência recebeu um valor menor do que o provisionado no campo 'Valor Fornecedor'.

      Exemplo 61.1. Exemplo de ajuste posterior com valor a menor.

      Juntamente com o valor já reembolsado ao cliente ,foi provisionado no campo 'Valor fornecedor' da tela de reembolso R$ 400,00. porém, a agência foi reembolsada em R$ 350,00. A tela de Ajuste Posterior deve ser preenchida com a diferença a menor de R$ 50,00.

      Figura 61.18. Ajuste posterior a menor

      Ajuste posterior a menor


      Observe que o valor total do Fornecedor será de R$ 350,00. referente ao somatório dos R$ 400,00 que estava provisionado menos a diferença a menor que foi preenchida no 'Ajuste Posterior'.

      Figura 61.19. Valor total do fornecedor

      Valor total do fornecedor


      Nesse lançamento, será registrado um prejuízo de R$ 50,00, pois a diferença entre o valor repassado para o cliente foi maior do que o valor reembolsado pelo fornecedor e não existia nenhum valor de estorno de comissão preenchido no reembolso. O Resumo financeiro registrará um prejuízo de R$ 50,00.

      Figura 61.20. Resumo financeiro do reembolso exibindo o valor de prejuízo

      Resumo financeiro do reembolso exibindo o valor de prejuízo



    • A Maior: preencha esse campo quando a diferença entre o valor recebido pelo fornecedor e o valor preenchido no campo for maior, isto é, a agência recebeu um valor maior do que o provisionado no campo 'Valor Fornecedor'.

      Exemplo 61.2. Exemplo de ajuste posterior com valor a maior.

      Juntamente com o valor já reembolsado ao cliente, foi provisionado no campo 'Valor fornecedor' da tela de reembolso R$ 400,00. porém, a agência foi reembolsada em R$ 450,00. A tela de 'Ajuste Posterior' deve ser preenchida com a diferença a maior de R$ 50,00.

      Figura 61.21. Ajuste posterior a maior

      Ajuste posterior a maior


      Observe que o valor total do Fornecedor será de R$ 450,00, referente ao somatório dos R$ 400,00 que estava provisionado mais a diferença a maior que foi preenchida no 'Ajuste Posterior'.

      Figura 61.22. Valor total do fornecedor

      Valor total do fornecedor


      Nesse lançamento, será registrado um lucro de R$ 50,00, pois a diferença entre o valor repassado para o cliente foi maior do que o valor reembolsado pelo fornecedor e não existia nenhum valor de estorno de comissão preenchido no reembolso. O Resumo financeiro registrará um lucro de R$ 50,00.

      Figura 61.23. Resumo financeiro do reembolso exibindo o valor de lucro

      Resumo financeiro do reembolso exibindo o valor de lucro



      Caso o campo do valor do fornecedor não seja preenchido e o valor do cliente tenha sido liquidado, deverá ser utilizado o 'Ajuste posterior' preenchendo o campo 'A Maior' com o valor total reembolsado pelo fornecedor

      Exemplo 61.3. Exemplo de preenchimento do valor do fornecedor quando o mesmo não foi informado no ato da liquidação do cliente.

      A agência reembolsou o cliente em R$ 400,00 e não preencheu o campo 'Valor do fornecedor' no momento da baixa. Supondo que o fornecedor devolveu R$ 450,00 o sistema não permitirá que seja preenchido o campo Valr fornecedor devido a baixa do valor do cliente (será exibido a tela de erro apresentada no inicio da explicação do campo do fornecedor). Dessa forma o valor reembolsado pelo fornecedor, (R$ 450,00), deverá ser preenchido no módulo de 'Ajuste Posterior' no campo 'A maior' (1).O Total do fornecedor será o do valor preenchido no 'Ajuste Posterior', nesse caso os R$ 450,00.

      Figura 61.24. Preenchimento do ajuste posterior A maior quando o valor do fornecedor não está preenchido

      Preenchimento do ajuste posterior A maior quando o valor do fornecedor não está preenchido


      Atenção

      Como o campo 'Valor Fornecedor agência' não foi preenchido, não será registrado nenhum valor na conta de repasse de reembolso (RB-REPASSE), toda a movimentação será feita usando as contas de receita, Repasse de Reembolso a Maior (REPRBMAIOR) e a conta de Despesa de Repasse de reembolso a menor (REPRBMENOR).

      Nesse lançamento, será registrado um lucro de R$ 50,00, pois a diferença entre o valor repassado para o cliente foi maior do que o valor reembolsado pelo fornecedor e não existia nenhum valor de estorno de comissão preenchido no reembolso. O Resumo financeiro registrará um lucro de R$ 50,00.

      Figura 61.25. Resumo financeiro do reembolso exibindo o valor de lucro

      Resumo financeiro do reembolso exibindo o valor de lucro



  • Vct Fornecedor >> Agência: esse campo deverá ser preenchido com a data de vencimento prevista para o reembolso ser devolvido para a agência

  • Receber de: esse campo deverá ser preenchido com o Fornecedor que deverá reembolsar a agência.

    Atenção

    Nas emissões A vista/Faturadas (CA/IV) o fornecedor será (Consolidadores, cias aéreas, Hotéis, locadoras, etc...)

    Nas emissões com Cartão de crédito Próprio da agência o Fornecedor passa a ser o cartão próprio da agência.

    Dica

    Se o campo [Nr venda] for preenchido esse campo será preenchido automáticamente com o fornecedor correto.

  • [Vlr desconhecido. Será informado depois]: deixe esse campo selecionado quando o valor a receber do fornecedor for desconhecido

    Atenção

    Por padrão, se os campos de valores não forem preenchidos e o campo [Receber de] estiver preenchido, após salvar o reembolso o sistema irá exibir uma mensagem sugerindo que o campo [Vlr desconhecido. Será informado depois] seja selecionado.

    Quando o campo valor for preenchido, ao salvar o reembolso, o sistema sugerirá desmarcar o campo.

  • Relatório onde deverá figurar o valor a receber do Fornecedor: nesse campo o usuário deverá informar como o valor será reembolsado à agência. Se o mesmo será depositado na conta da agência ou se servirá de crédito a ser deduzido em uma próxima fatura que agência tem a pagar ao Fornecedor.

    • Contas a Receber: essa opção é a menos utilizada onde o valor ficará pendente de recebimento nas previsões de contas a receber do financeiro do sistema. Deverá ser utilizado caso o fornecedor pague o valor do reembolso para a agência;

    • Contas a Pagar (-): esse campo é o mais utilizado, onde o valor a ser reembolsado pelo Fornecedor é deduzido do valor que a agência tem a pagar ao mesmo no vencimento escolhido anteriormente. Dessa forma o sistema irá gerar um valor nas contas a pagar do sistema, e esse valor estará como negativo indicando que o mesmo será deduzido de outros valores contidos no mesmo vencimento do Fornecedor.

Informações sobre os Valores Agência >> Cliente (2)

Essa coluna será utilizada para informar o valor que a agência irá reembolsar o cliente.

Atenção

Esse campo só deve ser preenchido quando o reembolso do valor passar pela agência. Quando o reembolso for pago diretamente do fornecedor para o cliente, não preencha esses campos.

  • Vlr Agência >> Cliente: esse campo deverá ser preenchido com o valor que a agência está reembolsando o cliente;

    Atenção

    Como explicado anteriormente, se o valor do cliente for devolvido antes da agência receber o valor do fornecedor, recomendamos que o campo 'Valor do fornecedor para a agência' seja preenchido com o mesmo valor repassado ao cliente antes da baixa do mesmo.

  • Vct Agência >> Cliente: esse campo deverá ser preenchido com a data de vencimento prevista para o reembolso ser devolvido para ao cliente;

  • Pagar a: esse campo deverá ser preenchido para quem a agência irá reembolsar o valor (Cliente, Operadora de Máquina Própria)

    Atenção

    Nas emissões com recebimento do cliente Faturadas (IV)/Á Vista o reembolso normalmente será efetuado para o Cliente da venda.

    Nas emissões feitas com cartão do cliente na Maquineta de cartão de crédito da agência o campo será preenchido com a operadora da maquineta cadastrada no Wintour

    Dica

    Se o campo [Nr venda] for preenchido esse campo será preenchido automáticamente com o fornecedor correto.

    • Nas formas de pagamento mixta, parte à vista/faturado e saldo na maquineta de cartão, o sistema preencherá o campo com o cliente. O usuário deverá preencher o total a ser reembolsado e depois utilizar a [Divisão de valores] disponível no botão [Opções] para separar a parte que deverá ser reembolsada para a operadora da maquina própria.

  • Centro de Custos Cliente: opcionalmente esse campo poderá ser preenchido com o centro de custo do cliente que solicitou o reembolso;

    Dica

    O centro de custos é uma informação normalmente utilizado por clientes corporativos.

  • [Vlr desconhecido. Será informado depois]: deixe esse campo selecionado quando o valor a pagar para o cliente for desconhecido

    Atenção

    Por padrão, se os campos de valores não forem preenchidos e o campo [Receber de] estiver preenchido, após salvar o reembolso o sistema irá exibir uma mensagem sugerindo que o campo [Vlr desconhecido. Será informado depois] seja selecionado.

    Quando o campo valor for preenchido, ao salvar o reembolso, o sistema sugerirá desmarcar o campo.

  • Relatório onde deverá figurar o valor a receber do Fornecedor: nesse campo o usuário deverá informar como o valor será reembolsado ao cliente. Se o mesmo será devolvido em espécie ou se servirá de crédito a ser deduzido em uma próxima compra do cliente.

    • Contas a Receber (-): selecionando esse campo o valor a ser reembolsado ao cliente será deduzido de uma próxima compra do cliente. Dessa forma o sistema irá gerar um valor nas contas a receber do sistema, e esse valor estará como negativo indicando que o mesmo será deduzido de outros valores contidos no mesmo vencimento do cliente.

    • Contas a Pagar: selecionando essa opção o valor ficará pendente de pagamento ao cliente nas previsões de contas a pagar do financeiro. Deverá ser utilizado caso a agência pague o valor do reembolso para a cliente em espécie.

Informações quando o fornecedor faz o pagamento direto ao cliente (3)

Essa coluna será utilizada para informar o valor que o fornecedor irá reembolsar o cliente assim como informar o valor de estorno de comissão da Agência pelo Fornecedor. Os campos deverão ser preenchidos somente para os reembolsos cujas vendas, que originou o reembolso, possuírem valores preenchidos na coluna [Crédito/Ch.Fornecedor] da venda. Geralmente são vendas com Forma de pagamento cartão de crédito do cliente ou da agência e cheque repassado ao fornecedor;

  • Vlr Fornecedor >> Cliente: esse campo deverá ser preenchido com o valor que o o Fornecedor irá reembolsar o cliente;

  • Vct Fornecedor >> Cliente: esse campo deverá ser preenchido com a data de vencimento prevista para o reembolso ser devolvido para ao cliente;

  • Pgt Fornecedor >> Cliente: esse campo poderá ser preenchido com a data em que o valor a ser reembolsado ao cliente foi devidamente paga pelo fornecedor

  • Vlr Estorno comissão: como em vendas com cartão e crédito a agência não paga nenhum valor ao Fornecedor e não recebe nenhum valor do cliente o reembolso para esse tipo de lançamento gerará, financeiramente no sistema, apenas um estorno da comissão da agência junto ao Fornecedor. Dessa forma para esse tipo de situação esse campo deverá ser preenchido com o valor do estorno da comissão;

  • Relatório onde deverá figurar o valor a receber do Fornecedor: nesse campo o usuário deverá informar como o valor da comissão da agência será reembolsado ao Fornecedor. Se o mesmo será devolvido em espécie ou se será debitado na fatura do fornecedor.

    • Contas a Receber (-): essa opção é utilizada com menos freqüência geralmente por Fornecedores que são Hotéis onde o valor a ser reembolsado ao fornecedor pela agência será deduzido de uma próxima fatura que a agência tenha a receber de comissão do Fornecedor. Dessa forma o sistema irá gerar um valor de conta a receber no sistema, e esse valor estará como negativo indicando que o mesmo será deduzido de outros valores a receber contidos no mesmo vencimento do Fornecedor;

    • Contas a Pagar: essa opção é a de uso mais comum onde o valor de estorno da comissão ficará pendente de pagamento ao fornecedor nas previsões de contas a pagar do financeiro. Deverá ser utilizado caso o fornecedor estorne a comissão na fatura que a agência tem a pagar;

Informações sobre cobrança de Fee ao cliente (4)

Essa parte deverá ser utilizada somente nos casos em que a agência cobrar uma taxa de serviço pela solicitação do reembolso a qual deverá ser preenchida nessa parte.

  • Valor Fee: campo para informar o valor de Fee a ser cobrado do cliente referente ao reembolso;

  • Conta Fee: conta de receita que irá contabilizar o valor de Fee;

    Atenção

    • Durante o cadastro do reembolso o sistema já preencherá o campo com a conta padrão de Fee para reembolso, FEE-RB. Se necessário, poderá ser utilizado outra conta de receita, (Utiilize a lupa para realizar a pesquisa).

    • A configuração da conta padrão de FEE do reembolso está localizada nas configurações gerais do sistema em: [ Outros ] >> [ Configurações Gerais ] >> guia [ Diversos 1 ] no campo destacado na imagem abaixo

      Figura 61.26. Configuração da conta padrão de Fee de Reembolso

      Configuração da conta padrão de Fee de Reembolso


  • Vct Fee: data de vencimento para cobrança do Fee do cliente;

  • Relatório onde deverá figurar o valor a receber do Fee: informe se o valor do Fee será cobrado do cliente a parte ou se será deduzido do valor a ser reembolsado.

    • Contas a Receber: selecionando esse campo, o valor do Fee será gerado nas contas a receber do sistema.

      Dica

      Utilize essa opção quando o valor do Fee não for ser deduzido dos valores a creditar do reembolso ou quando o reembolso não possuir valor a reembolsar o cliente.

    • Contas a Pagar (-): selecionando esse campo, o valor do Fee será gerado nas contas a pagar

      Dica

      Utilize essa opçao quando o valor do Fee for deve ser deduzido do reembolso do cliente.

Preenchimento dos valores a serem estornados

Nessa parte do reembolso serão informados os respectivos estornos das comissões que a agência oferece. Vale ressaltar que se os valores referentes à comissão estiverem preenchidos na venda o sistema preencherá automaticamente o estorno nos devidos campos.

Figura 61.27. Estorno de comissões

Estorno de comissões


Informações sobre Estorno de comissão agência cliente (1)

Essa tabela contém informações a respeito do estorno da comissão oferecido normalmente a agências de viagens que são clientes. Geralmente os campos contidos nesse item serão preenchidos somente se a venda que gerou o reembolso contiver comissionamento a agência clientes.

  • Vlr Estorno comissão agência: esse campo terá seu preenchimento automático pelo sistema caso a venda do reembolso possua comissão para agência cliente. Apesar de o preenchimento ser automático o usuário poderá alterar o valor;

  • Vct Estorno comissão agência: estando com o campo anterior preenchido esse campo será preenchido automaticamente com o próximo vencimento do cliente (caso esteja parametrizado) ou com a data do dia do lançamento do reembolso. Caso o usuário deseje poderá preencher o campo manualmente;

  • Relatório onde deverá figurar o valor de estorno da comissão: nesse campo o usuário deverá informar como o valor da comissão da agência cliente será estornado. Se o mesmo será devolvido em espécie pelo cliente ou se será creditado na próxima fatura que o cliente tem a pagar a agência.

    • Contas a Receber: essa opção será utilizada quando o valor a ser estornado da comissão do cliente é incluído na fatura que o cliente tem a pagar a agência;

      Dessa forma ,o sistema irá gerar uma pendência de recebimento de valor nas previsões de contas a receber do sistema;

    • Contas a Pagar (-): essa opção será utilizada quando a agência paga a acomissão do cliente separadamente do total a receber. Dessa forma, o valor de estorno da comissão do cliente será deduzido do total que a agência tem a pagar ao cliente de comissão;

Informações sobre Estorno de comissão de Emissores (2)

Essa tabela contém informações a respeito do estorno da comissão oferecido aos emissores da agência. Geralmente os campos contidos nesse item serão preenchidos somente se a venda que gerou o reembolso contiver comissionamento a emissores.

  • Emissor: esse campo será preenchido automaticamente pelo sistema com o código do emissor da venda que originou o reembolso

  • Vlr Estorno Emissor: esse campo terá seu preenchimento automático pelo sistema caso a venda do reembolso possua comissão para o emissor. Apesar de o preenchimento ser automático o usuário poderá alterar o valor;

  • Vct Estorno Emissor: estando com o campo anterior preenchido esse campo será preenchido automaticamente após o usuário passar pelo campo ou clicar sobre o mesmo com o próximo vencimento a pagar comissão ao emissor (caso esteja parametrizado) ou com a data do dia do lançamento do reembolso. Caso o usuário deseje poderá preencher o campo manualmente;

Informações sobre Estorno de comissão de Promotores (3)

Essa tabela contém informações a respeito do estorno da comissão oferecido aos promotores da agência. Geralmente os campos contidos nesse item serão preenchidos somente se a venda que gerou o reembolso contiver comissionamento a promotores.

  • Promotor: esse campo será preenchido automaticamente pelo sistema com o código do promotor da venda que originou o reembolso;

  • Vlr. Estorno Promotor: esse campo terá seu preenchimento automático pelo sistema caso a venda do reembolso possua comissão para o promotor. Apesar de o preenchimento ser automático o usuário poderá alterar o valor;

  • Vct. Estorno Promotor: estando com o campo anterior preenchido esse campo será preenchido automaticamente após o usuário passar pelo campo ou clicar sobre o mesmo com o próximo vencimento a pagar comissão ao promotor (caso esteja parametrizado) ou com a data do dia do lançamento do reembolso. Caso o usuário deseje poderá preencher o campo manualmente;

Informação Estorno de comissão de Gerentes (4)

Essa tabela contém informações a respeito do estorno da comissão oferecido aos promotores da agência. Geralmente os campos contidos nesse item serão preenchidos somente se a venda que gerou o reembolso contiver comissionamento a gerentes.

  • Gerentes: esse campo será preenchido automaticamente pelo sistema com o código do gerente da venda que originou o reembolso;

  • Vlr. Estorno Gerente: esse campo terá seu preenchimento automático pelo sistema caso a venda do reembolso possua comissão para o gerente. Apesar de o preenchimento ser automático o usuário poderá alterar o valor;

  • Vct. Estorno Gerente: estando com o campo anterior preenchido esse campo será preenchido automaticamente após o usuário passar pelo campo ou clicar sobre o mesmo com o próximo vencimento a pagar comissão ao gerente (caso esteja parametrizado) ou com a data do dia do lançamento do reembolso. Caso o usuário deseje poderá preencher o campo manualmente.

Divisão de valores em Reembolsos dos clientes

O sistema permite dividir valor do reembolso do cliente e de maquina própria de cartão. Essa divisão geralmente é realizada nas seguintes situações

  • Para os casos onde o cliente deseja que o crédito do seu reembolso seja utilizado em partes descontando de futuras compras

  • Nos casos em que Cliente do reembolso deseja que seu crédito seja utilizado por outro Sacado.

  • Nas emissões/vendas com forma de pagamento mixta com entrada à vista/faturada para o cliente e o saldo utilizando o cartão do cliente na maquineta própria de cartão. O reembolso deverá ser devolvido parte para o cliente (referente ao valor de entrada/faturado) e o saldo a ser devolvido para a operadora da maquineta de cartão da agência.

  • Nas emissões utilizando maquina própria de cartão em que o valor da venda foi parcelado na maquina própria

Atenção

A divisão de valores impacta no valor a ser reembolsado ao cliente e no valor de FEE. O valor do estorno da comissão do cliente não será impactado pela Divisão de valores.

O acesso ao módulo é realizado através da opção [Divisão de Valores] acessível através do botão [Opções] >> [Divisão de Valores].

Figura 61.28. Divisão de valores de reembolso

Divisão de valores de reembolso


Explicação dos campos

Figura 61.29. Lançamento de divisão de valores de reembolsos

Lançamento de divisão de valores de reembolsos


  • Cliente/MP: nesse campo deverá ser informado o código do cliente ou da maquina própria

    Atenção

    O cliente poderá ser o mesmo cliente do reembolso ou outro cliente qualquer.

  • Data Vencimento: nesse campo deverá ser informada a data de vencimento em que o valor será devolvido para o cliente ou para a operadora da maquina de cartão da agência.

  • Valor: nesse campo deverá ser informado o valor de crédito do reembolso que estará sendo devolvido

    Atenção

    Se o valor que estiver sendo divido estiver negativo (-) é necessário informar sinal - no valor que se deseja dividir.

    Figura 61.30. Imagem destacando o preenchimento do sinal negativo (-) na divisão de valores negativos

    Imagem destacando o preenchimento do sinal negativo (-) na divisão de valores negativos


    Se o sinal - não for informado no valor para esses casos, será exibido a mensagem de erro abaixo.

    Figura 61.31. Erro divisão de valores negativo

    Erro divisão de valores negativo


  • Salvar: ao clicar em salvar, será exibido a tela abaixo

    Figura 61.32. Tela de opções após salvar a divisão de valores

    Tela de opções após salvar a divisão de valores


    • Selecione uma opção: selecione a opção desejada quanto a divisão de valores

      • Deixar o sistema dividir proporcionalmente nas contas disponíveis: opção padrão onde o próprio sistema irá dividir o valor proporcionalmente nas contas do valor do reembolso.

      • Selecionar as contas do valor a ser transferido: utilize essa opção somente se desejar selecionar a conta que o valor da divisão irá afetar.

        Figura 61.33. Tela de seleção de contas

        Tela de seleção de contas


    • Destino das previsões a serem selecionadas: selecione o destino da previsão

      • Previsões do Contas a Receber (CR): selecione essa opção para que o valor da divisão seja lançado no contas a receber

      • Previsões do Contas a Pagar (CP): selecione essa opção para que o valor da divisão seja lançado no contas a pagar

Atenção

Após salvar a divisão de valores o usuário poderá inverter o destino CP/CR para informar o destino do valor [Contas a Pagar] para pagar o valor em espécie e [Contas a Receber] para deduzir o valor de crédito do cliente de uma compra futura ou quando utilizado com maquina própria em que o valor geralmente é estornado de compras futuras da agência.

Figura 61.34. Destino (Contas a pagar/receber) da divisão de valores

Destino (Contas a pagar/receber) da divisão de valores


Auditoria divisão de valores

A auditoria da divisão de valores está disponível através do botão opções, conforme destaca a imagem abaixo

Atenção

A auditoria está disponível somente para os cadastros e alterações realizados a partir da versão 6.0.0.64, cadastros e alterações realizados antes dessa versão não poderão ser auditados.

Figura 61.35. Auditoria divisão de valores

Auditoria divisão de valores


Auditoria de reembolsos

O reembolso também disponibiliza o relatório contendo auditoria dos reembolsos cadastrados. O acesso ao módulo é realizado através do botão [ Opções ] disponível na barra de menu principal do reembolso e em seguida como exibe a imagem abaixo:

Figura 61.36. Auditoria de reembolsos

Auditoria de reembolsos


Explicação dos campos

  • Auditoria do cadastro do reembolso: os dados apresentados na primeira parte do relatório são referentes ao cadastro do reembolso;

    • Cadastrado em: essa coluna informará a data de cadastro do reembolso;

    • Login: essa coluna informará o login do usuário que cadastrou o reembolso;

    • Sessão: essa coluna exibirá a sessão do usuário que cadastrou o reembolso;

    • Hora Login: essa coluna exibirá a hora que o login realizou o cadastro do reembolso;

  • Auditoria nas alterações do reembolso: os dados apresentados na segunda parte do relatório são referentes as informações de alterações no reembolso

    • Campo: essa coluna informará os campos que sofreram alteração;

    • Valor Antigo: essa coluna exibirá o valor antigo do campo antes da alteração;

    • Valor Novo: essa coluna exibirá o valor novo do campo após a alteração;

    • Login: essa coluna exibirá o Login do usuário que efetuou a alteração;

    • Data/Hora: essa coluna exibirá a Data/Hora da alteração.

    • Sessão: essa coluna exibirá o número da sessão em que a alteração foi realizada.

Índice