Índice
Índice

Capítulo 5. Comissionamento/Prêmio por meta de vendas

Introdução

Dica

[ Cadastros ] >> [ Parametrização ] >> [ Emissores/Promotores/Gerentes ] >> [ Prêmio por Metas ]

Esse módulo é utilizado para as Agências que oferecem comissionamento/prêmio aos emissores/Promotores/gerentes baseado em Metas. Nele será possível definir as metas e os percentuais de prêmio para a meta configurada.

Explicação da barra de botões principal

Figura 5.1. A barra de botões principal do módulo prêmio por metas

A barra de botões principal do módulo prêmio por metas


  • Incluir[F3] Apagar[F4] Alterar[F5]: padrão explicado no capítulo 1;

  • Clonar: para utilizar a clonagem de configurações por premio por meta deverá ser selecionado o emissor que terá suas configurações clonadas. Em seguida o sistema abrirá a tela de cadastro de Prêmio por meta com as configurações já clonadas bastando o usuário informar o emissor e o beneficiário da nova configuração.

  • Calcular: Através desse botão será realizado o calculo da meta do(s) Emissores/Promotores/Gerentes;

  • Imprimir: Exibe uma listagem com as configurações das metas;

Configurando Metas

O Wintour Oferece duas opções de configuração de metas:

  1. Prêmio por atingir a meta global de vendas da Agência

  2. Prêmio por atingir meta individual

A diferença entre os dois tipos de configuração é que no caso onde os emissores/promotores/gerentes ganham sobre suas vendas, será necessário fazer uma configuração individual para cada um, onde o código do emissor/promotor/gererente deverá ser preenchido em seu respectivo campo e também o mesmo deverá ser adicionado como beneficiário.

No caso onde os emissores/promotores/gerentes ganham sobre as vendas da agência, basta efetuar o cadastro de uma única configuração, informando os emissores/promotores/gerentes que serão premiados como beneficiários. Abaixo segue a imagem da tela de cadastro de configuração de metas com exemplos de cadastro de configuração de Meta global (1) e Meta individual (2).

Figura 5.2. Exemplo de configuração de meta global e meta individual por emissor

Exemplo de configuração de meta global e meta individual por emissor


A tela de configuração de prêmio por meta pode ser agrupada em três (3) partes. Em seguida será detalhado cada uma dessas partes

Filtros das vendas que devem ser consideradas (A)

Opcionalmente o usuário poderá definir

  • Cia/Opr/Htl: caso o prêmio varie por Cia/Opr/Htl esse campo deverá ser preenchido com o respectivo código da Cia/Opr/Htl da configuração;

  • Produto: caso o prêmio varie por produto esse campo deverá ser preenchido com o respectivo produto da configuração;

  • Cod Promotor: esse campo deverá ser preenchido com o código do Promotor caso a configuração do prêmio seja individual por promotor;

  • Cod Gerente: esse campo deverá ser preenchido com o código do Promotor caso a configuração do prêmio seja individual por gerente.

  • Cod. Emissor: esse campo deverá ser preenchido com o código do Emissor caso a configuração do prêmio seja individual por emissor;

  • CCA: utilize esse filtro apenas quando a configuração do prêmio por meta for específica para um centro de custo da agência (CCA).

  • Tipo de Cliente: filtro para restringir o cáuclo do prêmio por meta por tipo de cliente: físico ou jurídico.

Descrição da meta base de Calculo e Faixa de valores (B)

Nessa parte será inserido a Descrição da meta e definido a Base de Calculo para a Meta

  • Descrição: Nesse campo deve ser informado uma breve descrição para a Meta configurada.

  • Cálculo de meta: nessa parte será definido como será feito o cálculo das metas estipuladas pela agência.

    • Base de cálculo Meta: nesse campo deverá ser definido a base de cálculo que o Wintour irá utilizar para calcular a Meta. Nas Figuras anteriores (1 e 2) a base de calculo de Meta está definida como Tarifa, dessa forma o Wintour irá calcular a meta de acordo com o total da tarifa para todos os emissores na figura (1) e para o emissor RS na figura (2).

    • Fórmula especial: para cadastro de prêmios com bases de cálculo diferentes das opções apresentadas nas bases do valor percentual, é possível configurar novas bases de cálculo com a combinação de campos de valores da venda.

      Atenção

      Entre em contato com o suporte para solicitar a configuração da sua fórmula.

  • Tipo de Prêmio: nessa parte será definido como o valor do prêmio a ser pago será cálculado

    • Valor Fixo: marque esse campo caso o prêmio seja um valor fixo

    • Valor percentual: selecione este campo para o cálculo do prêmio de acordo com um percentual

    • Fórmula especial: para cadastro de prêmios com base de cálculo diferente das opções apresentadas nas bases do valor percentual, é possível configurar novas bases de cálculo com a combinação de campos de valores da venda.

      Atenção

      Entre em contato com o suporte para solicitar a configuração da sua fórmula.

  • Faixas de Valores da Meta: nesse campo será definido as faixas de valores para o cálculo da meta, isto é, definir as faixas para o sistema pode calcular se os vendedores atingiram a meta e qual das metas definidas eles atingiram.

    Figura 5.3. Campo para definir a faixa de valores do prêmio

    Campo para definir a faixa de valores do prêmio


    • Valor meta de: nesse campo deverá ser preenchido o valor inicial da Faixa

    • Valor meta até: nesse campo deverá ser preenchido o valor final da Faixa

    • % prêmio ou Valor: nesse campo deverá ser informado o percentual/valor, (dependerá do Tipo de Prêmio escolhido Valor fixo ou percentual) de prêmio para a faixa definida. Na imagem anterior a faixa está entre 0 e 50000,00. Se o vendedor no dia do cálculo tiver alcançado uma faixa de total de tarifa entre 0 e 50000,00 ele não receberá nenhum prêmio, pois o valor do prêmio está definido como 0 (zero).

      Figura 5.4. Exemplo de configuração com três faixas.

      Exemplo de configuração com três faixas.


      Atenção

      Quando o usuário concluir a definição das faixas, a ultima faixa deverá ser definida no campo [Valor meta Até] como 0,00 indicando assim que está sendo configurado a ultima faixa, conforme exibe a imagem acima.

      O Wintour permite somente a configuração do percentual com no máximo 4 casas decimais.

Beneficiários e Tipo de configuração de prazo (C)

Nessa parte poderá ser definido os Beneficiários da Meta configurada e o Tipo de configuração do prazo para fechamento da meta.

  • Beneficiários: nesse campo deverá ser inserido o código dos emissores/promotores/gerentes que serão beneficiados com a meta configurada.

    Dica

    Para a configuração global, isto é, (uma única meta para todos os emissores/promotores/gerentes) insira o código de todos os que serão beneficiados.

    Atenção

    É obrigatório informar ao menos 1 beneficiário.

  • Tipo Configuração: nesse campo será definido o período para calculo da meta.

    • Mensal: meta será calculada todo o mês de acordo com o dia de fechamento escolhido.

    • Período: a meta será calculada somente dentro de um período cadastrado nesse campo. Normalmente é utilizado para definir as metas que valerão apenas dentro de um período, após aquele período, geralmente é definido uma nova meta ou, se a meta permanecer para um novo período, o usuário atualizará esse campo para o novo período da meta.

Calcular meta

O Wintour não gera o calculo automático para as configurações de Prêmio por meta como é feito com o módulo de comissionamento de emissores. Dessa forma, quando chegar o período de checar se os emissores alcançaram a meta configurada o usuário deverá utilizar o botão [Calcular], disponível na barra de botões principal do módulo.

Em seguida será exibido a janela com o módulo para realizar o cálculo do prêmio conforme a imagem abaixo.

Figura 5.5. Cálculo de prêmio por metas

Cálculo de prêmio por metas


Atenção

O cálculo de prêmio por metas não irá considerar vendas com a Situação Contábil = N, (não gera financeiro).

Tipo de metas

Nesse ponto o usuário deverá escolher o calculo baseado na configuração que ele escolheu ao configurar as metas:

  • Mensal: essa opção deverá ser selecionada para calcular as metas que foram cadastradas baseadas na configuração mensal, onde a meta será calculada mensalmente. O usuário deverá digitar o mês e o ano que a meta deverá ser calculada.

  • Período específico de vendas: essa opção deverá ser selecionada para calcular as metas que foram cadastradas baseadas na configuração por período. O usuário não precisará digitar nenhuma informação pois o Wintour irá checar se existem metas configurada para um perído específico. Existindo o sistema irá calcular o resultado, não existindo metas por período configurado não será retornado nenhum resultado na pesquisa.

Calcular

Após selecionar o tipo de meta, o usuário deverá clicar no botão [Calcular] para que o sistema gere o relatório informando as metas que foram alcançadas. Na imagem abaixo após clicar no botão calcular o sistema identificou 3 (três) metas configuradas dentro do padrão mensal e que apenas dois emissores alcançaram a meta.

Figura 5.6. Exemplo de metas calculadas baseado no Tipo Mensal

Exemplo de metas calculadas baseado no Tipo Mensal


Explicação colunas do prêmio por meta

  • Selecionar: utilize essa coluna para marcar ou desmarcar as metas que deverão ou não deverão ser lançadas no financeiro

  • Configuração: essa coluna exibe a descrição do prêmio;

  • Beneficiário: essa coluna exibe o código do beneficiário do prêmio;

  • Valor: essa coluna exibe o valor do prêmio do beneficiário;

  • Valor já lançado: caso o prêmio do beneficiário já tenha sido lançado no financeiro (integral ou parcial), essa coluna exibirá o valor que já foi lançado no financeiro.

Lançar Prêmio

Esse botão será utilizado para lançar os prêmios calculados para os beneficiários, nas previsões a pagar do financeiro. Após clicar no botão [Lançar prêmio] será exibido a imagem abaixo.

Figura 5.7. Lançar prêmio por metas alcançadas dos vendedores

Lançar prêmio por metas alcançadas dos vendedores


Explicação dos campos

  • Data de lançamento dos prêmios: nesse campo deverá ser preenchido a data de lançamento/cadastro do prêmio;

  • Data de vencimento dos prêmios: nesse campo deverá ser preenchido a data de vencimento do prêmio;

  • Competência (mês/ano): nesse campo deverá ser preenchido o mês/ano de competência do lançamento. Por padrão o sistema preencherá o mês/no da competência igual ao do vencimento, mas o usuário poderá alterar conforme a necessidade;

  • CCA: campo para informar o Centro de custo da Agência.

    Dica

    Por padrão o campo é preenchido com o CCA Geral. Altere o campo apenas se realmente for necessário informar um CCA específico

Após clicar no botão [OK] o valor do prêmio será lançado no contas a pagar na data de vencimento preenchida. O pagamento/baixa/liquidação do valor lançado do prêmio deverá ser feito no módulo financeiro.

Pesquisa de prêmios já lançados no financeiro

Através desse botão o usuário poderá listar todos os prêmios que já foram lançados no financeiro, bastando informar o periodo que deseja realizar a consulta.

Figura 5.8. Pesquisa de prêmios cadastrados

Pesquisa de prêmios cadastrados


Atenção

Ao utilizar esse módulo o botão [Lançar prêmio] será desabilitado.

Figura 5.9. Resultado da pesquisa de metas

Resultado da pesquisa de metas


Dica

O usuário poderá alterar e remover prêmios lançados na previsão do financeiro desde que os mesmos não possuam baixa/liquidação. Para efetuar a alteração ou remoção bastará utilizar os botões disponíveis na coluna lateral do resultado da pesquisa, conforme destacados na imagem anterior.

Imprimir resultado dos prêmios

Esse botão poderá ser utilizado para imprimir em formato de relatório o resultado tanto os prêmios calculados quanto a dos prêmios já lançados.

Figura 5.10. Imprimir resultado de calculo e pesquisa de metas

Imprimir resultado de calculo e pesquisa de metas


Índice