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Capítulo 162. Acesso via smartphone e Tablets (iOS e Android)

Introdução

O Wintour permite aos usuários que possuírem smartphone e Tablet, (IOS e Android) acessar algumas informações do sistema através desses dispositivos. Dessa maneira, a agência poderá realizar algumas consultas como: visualizar cadastros de clientes, Fornecedores realizar uma breve consulta no Financeiro e produção de vendas e também consultar lembretes configurados para o usuário logado no Wintour.

Atenção

As explicações apresentadas a seguir serão exemplificados no smartphone iPhone.

Autorizando usuários do Wintour a ter acesso ao módulo de consulta através de dispositivos móveis

Para um usuário conseguir ter acesso a informações do sistema através dos dispositivos móveis, é necessário que um usuário com nível de administrador tenha liberado o acesso através do módulo de cadastro de login e senhas, conforme exibe a imagem abaixo.

Dica

O módullo de senhas e acessos só poderá ser acessado por um usuário com nível de administrador.

O acesso ao módulo está disponível em [Outros] >> [Senhas e acessos] >> [Configurações gerais]

Após acessar o módulo de senhas e acessos selecione o usuário que terá acesso a informações do sistema pelo Iphone e clique em [Configurar acessos]. Na tela seguinte clique em [Alterar F5] e em seguida clique na guia [Outros]. Em seguida selecione/marque a opção [Acesso pelo iPhone] e clique em [Salvar] para concluir o cadastro, conforme destacado na imagem abaixo.

Atenção

A liberação do acesso por dispositivos móveis é por completo, (libera acesso a todos os módulos disponíveis para dispositivos móveis). Não considera as liberações/bloqeios feitas ao aplicativo Wintour.

Figura 162.1. Autorizando acesso para dispositivos móveis

Autorizando acesso para dispositivos móveis


Criando atalho do módulo Wintour Iphone na tela inicial do iPhone

Dica

Para facilitar o acesso ao módulo, crie na tela inicial do iPhone o atalho para acessar o módulo diretamente, para não ser necessário digitar a url toda vez que for acessar o sistema.

Outra vantagem desse atalho é que o iPhone não exibirá as barras de endereço (no topo) e de navegação (no rodapé), aproveitando melhor o espaço visual da tela.

  1. Digite a url https://www.digirotas.com/mobile/ no navegador e clique no botão [Ir];

  2. Na tela seguinte clique no botão destacado na imagem (2);

  3. Em seguida clique no botão [Tela de Inicio] (3);

  4. Em seguida será exibido o nome do atalho bastando clicar em [Adicionar] (4);

  5. Nos próximos acessos basta clicar no ícone do Wintour criado na tela inicial como destacado na imagem 5;

Figura 162.2. Imagens ilustrando os passos para criar o atalho do Wintour na tela inicial do iPhone

Imagens ilustrando os passos para criar o atalho do Wintour na tela inicial do iPhone


Logando no Wintour através dos dispositivos móveis

Após digitar a url no navegador ou clicar no atalho criado no passo anterior, será aberto a tela de login conforme a imagem abaixo:

Figura 162.3. Tela de login do Wintour no iPhone

Tela de login do Wintour no iPhone


Explicação dos campos

  • Cód Acesso (Ide): nesse campo o usuário deverá informar o código de acesso da agência (Ide). O código de acesso está disponível no canto superior esquerdo da tela principal do Wintour entre parenteses(XXXXX). No caso de duvidas entre em contato com nossa equipe de suporte.

    Figura 162.4. Como obter o código de acesso da agência)(Ide)

    Como obter o código de acesso da agência)(Ide)


  • Filial: caso a agência possua filiais configuradas no Wintour deverá digitar o número da filial que deseja acessar, caso a agência não possua filial configurada no Wintour o número da filial deverá ser sempre 1.

  • Login: esse campo deverá ser preenchido com o login do usuário que possui permissão de acesso ao Wintour via iphone

    Atenção

    O login informado nesse campo é o mesmo login utilizado para acesso ao Wintour através dos computadores. Observando apenas que o usuário deverá estar com permissão de acesso ao Wintour via iPhone, caso contrário o usuário não terá permissão de acesso ao sistema

    Dica

    No primeiro acesso de cada dispositivo, o login informado permanecerá salvo para os próximos acessos

  • Senha: nesse campo deverá ser preenchido a senha do login informado anteriormente.

Módulos disponíveis para acesso no dispositivo móvel

Os módulos disponíveis para acesso estão agrupados da seguinte forma:

Figura 162.5. Tela inicial com os módulos disponíveis para consulta através do iPhone

Tela inicial com os módulos disponíveis para consulta através do iPhone


  • Cadastros

    • Cadastros de Clientes

      • Contatos de clientes

      • Valores em aberto

      • Valores recebidos/liquidados

    • Cadastros de Fornecedores

      • Contatos de Fornecedores

  • Financeiro

    • Saldo de Caixa/Banco

    • Contas a pagar/Receber

    • Receitas/Despesas

      • Regime de Caixa

      • Regime de Competência

    • Mapa de Produção

  • Lembretes

    • Aniversário de clientes

    • Aniversário de dependentes de clientes

    • Aniversário de contatos de clientes

    • Aniversário de contatos de fornecedores

    • Prazos de clientes de Reservas

    • Prazos de fornecedores em Reservas

    • Outros prazos em Reservas

    • Prazo de Revisão de cotação

    • Prazo de vencimento de vistos de clientes

    • Prazo de vencimento de passaportes de clientes

    • Prazo de lembretes cadastrados em faturas de clientes

    • Alerta de Inicio e fim de serviços de vendas (Embarque/Desembarque, Check-in/Check-out, etc...)

Cadastro de clientes

Através desse módulo o usuário poderá acessar algumas informações dos clientes da agência.

Pesquisar clientes

Após clicar no botão [Cadastro de clientes] será exibido a tela de [Pesquisar clientes], conforme exibido na imagem abaixo(1).

Figura 162.6. Pesquisa de clientes através do iPhone

Pesquisa de clientes através do iPhone


Após realizar a pesquisa, sendo o nome do cliente pesquisado encontrado, será exibido o resultado contendo a listagem de todos os clientes que possuam o nome pesquisado. O usuário deverá clicar no nome do cliente que deseja abrir o cadastro.

Com o cadastro de clientes aberto, imagem (2), a agência terá acesso as informações detalhadas de Contatos de cliente (3), Cartões de Milhagem(4), Valores em aberto (5), Valores liquidados (6).

Contatos do cliente (3)

Ao clicar no botão [Contatos] será listado todos os contatos do cliente

Figura 162.7. Visualizando contato de clientes

Visualizando contato de clientes


Cartões de milhagem

Através desse botão será possível visualizar dados do cadastro de cartões de milhagem dos clientes pessoa física.

Figura 162.8. Visualizando valores em aberto do cliente

Visualizando valores em aberto do cliente


Valores em aberto do cliente

Através desse botão a agência poderá exibir um relatório contendo todos os valores pendentes de recebimento do cliente.

Figura 162.9. Visualizando valores em aberto do cliente

Visualizando valores em aberto do cliente


Valores liquidado do cliente

Através desse módulo a agência obterá a informação dos valores que já foram pagos/liquidados pelo cliente.

Figura 162.10. Visualizando valores recebidos de clientes

Visualizando valores recebidos de clientes


Cadastro de Fornecedores

Através desse módulo o usuário poderá acessar algumas informações dos fornecedores da agência.

Pesquisar fornecedores

Após clicar no botão [Cadastro de Fornecedores] será exibido a tela de [Pesquisar Fornecedores], conforme exibido na imagem abaixo (1).

Figura 162.11. Pesquisa de fornecedores através do iPhone

Pesquisa de fornecedores através do iPhone


Após realizar a pesquisa, sendo o nome do fornecedor pesquisado encontrado, será exibido o resultado contendo a listagem de todos os fornecedores que possuam o nome pesquisado (2).

O usuário deverá clicar no nome do cliente que deseja abrir o cadastro.

Com o cadastro de Fornecedores aberto (3) a agência terá acesso às informações detalhadas a seguir.

Contatos de fornecedores

Ao clicar no botão [Contatos] será listado todos os contatos do fornecedor.

Figura 162.12. Visualizando contatos de fornecedores

Visualizando contatos de fornecedores


Consulta do Financeiro

Através desse módulo o usuário poderá acessar algumas informações do Financeiro da agência.

Figura 162.13. Opções disponível para consulta do financeiro

Opções disponível para consulta do financeiro


Saldo de Caixa/Bancos

Através desse botão o usuário terá acesso a um relatório de Fluxo de Caixa das contas Caixa/Bancos do sistema, conforme exibe a imagem abaixo.

Figura 162.14. Consulta de saldo caixa/bancos do sistema

Consulta de saldo caixa/bancos do sistema


Contas a Pagar

Através desse relatório a agência poderá consultar as pendencias de pagamentos da agência. A Consulta poderá ser realizada para valores.

  • [Vencidos a mais de 30 dias]

  • [Vencidos a menos de 30 dias]

  • [A vencer nos próximos 30 dias]

  • [A vencer após 30 dias]

Após exibir a listagem com as datas dos vencimentos com contas em aberto o usuário poderá clicar na data de vencimento para detalhar o valor a pagar conforme exibe a sequencia de imagens abaixo.

Figura 162.15. Consulta de contas a pagar

Consulta de contas a pagar


Contas a receber

Através desse relatório a agência poderá consultar as pendencias de recebimentos da agência. A Consulta poderá ser realizada para valores:

  • [Vencidos a mais de 30 dias]

  • [Vencidos a menos de 30 dias]

  • [A vencer nos próximos 30 dias]

  • [A vencer após 30 dias]

Após exibir a listagem com as datas dos vencimentos das contas em aberto, o usuário poderá clicar na [data de vencimento] para detalhar o valor a receber, conforme exibe a sequencia de imagens. abaixo.

Figura 162.16. Consulta de contas a receber

Consulta de contas a receber


Relatório de Receitas e Despesas

Através desse relatório o usuário poderá consultar o balancete da agência de receitas e despesas tanto por [Regime de Caixa] quanto por [Regime de competência](1). Em seguida deverá ser escolhido o ano/mês que deseja-se exibir o relatório escolhido (2).

Figura 162.17. Consulta de relatóro receitas e despesas

Consulta de relatóro receitas e despesas


Após escolher o mês o sistema exibirá um relatório contendo um Resumo das receitas e despesas do Mês (3). O usuário ainda poderá Detalhar o resultado exibido através do botão [Detalhar] (4).

Figura 162.18. Detalhamento receitas e despesas mês a mês

Detalhamento receitas e despesas mês a mês


Relatório de Mapa de produção

Através desse relatório o usuário poderá exibir a produção de vendas da agência. O resultado do relatório poderá ser exibido pela data de:

  • [Hoje] (Data corrente);

  • [Últimos 7 dias];

  • [Este mês];

  • [Mês anterior];

  • [Últimos 30 dias];

  • [Selecionar período] (O usuário deve informar o período que deseja consultar a produção de vendas).

O Resultado da consulta exibirá um resumo da produção de vendas da agência exibindo o número da [venda] a [data de lançamento], [produto], [Fornecedor], [Cliente] o [Total de Tarifa] o [Total de Taxa] e a [Previsão de lucro] da venda(1). O usuário ainda poderá exibir um relatório que detalha a venda(2). O relatório poderá ser exibido clicando no link contendo o número da venda.

Figura 162.19. Consulta do mapa de produção

Consulta do mapa de produção


Lembretes

Através desse botão o usuário poderá consultar os lembretes cadastrados para ele no sistema. Clicando na data do lembrete será aberto o calendário para o usuário escolher a data de exibição do lembrete, conforme exibe a imagem abaixo.

Figura 162.20. Consulta dos lembretes

Consulta dos lembretes


  • Abaixo segue a listagem dos tipos de lembretes que poderão ser exibidos para o usuário

    • Aniversário de clientes

    • Aniversário de dependentes de clientes

    • Aniversário de contatos de clientes

    • Aniversário de contatos de fornecedores

    • Prazos de clientes de Reservas

    • Prazos de fornecedores em Reservas

    • Outros prazos em Reservas

    • Prazo de Revisão de cotação

    • Prazo de vencimento de vistos de clientes

    • Prazo de vencimento de passaportes de clientes

    • Prazo de lembretes cadastrados em faturas de clientes

    • Inicio e fim de serviços (Embarque/Desembarque, Check-in/Check-out)

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