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Capítulo 4. Configurando comissionamento de Emissores e Promotores e Gerentes

Introdução

Dica

[ Cadastros ] >> [ Parametrização ] >> [ Emissores/Promotores/Gerentes ] >> [ Emissores/Promotores/Gerentes ]

Neste módulo será possível configurar os padrões de comissionamento fixos que a agência oferece aos seus emissores, promotores e gerentes.

A configuração do comissionamento é feita em duas etapas

  1. Primeiramente definindo-se os padrões de comissionamento adotados pela agência, um padrão é uma regra, por exemplo:

    • Padrão 1: Comissionamento de 2% sobre a tarifa, para vendas de TKT's

    • Padrão 2: Comissionamento de 3% sobre a tarifa, para vendas de pacotes com o fornecedor X

    • Padrão 3: Comissionamento de 10% sobre a comissão da agência, para vendas de seguro-saúde

  2. Após definir e configurar os padrões que a agência irá trabalhar com os emissores, o usuário deverá relacionar cada padrão configurado com seus respectivos emissores, promotores e gerentes, de acordo com os padrões que se encaixarem para cada um.

Dica

Desta forma, o importante inicialmente é definir os padrões, e em seguida linkar (associar) cada padrão ao respectivo emissor/promotor/gerente. Se no futuro, houver alguma modificação nos percentuais, bastará alterar o padrão previamente definido, e a alteração refletirá em todos os emissores/promotores linkados (associados) ao mesmo.

Configurando comissionamento dos emissores/promotores/gerentes

Abaixo será detalhado como o usuário deverá procedor para:

  1. Definir os padrões da agência

  2. Relacionar os padrões configurados aos emissores, promotores e gerentes.

Definir os padrões de comissionamento da agência

Conforme mencionado anteriormente primeiramente é necessário cadastrar os Padrões de comissionamento que a agência definiu para comissionar seus emissores, promotores e gerentes.

Abaio seguem alguns exemplos de padrões de comissionamentos

Exemplo 4.1. Exemplos de padrões de comissionamento de emissores promotores e gerentes

  • Padrão único: esse tipo de configuração é o mais simples, onde a agência irá definir um único padrão para comissionar seus funcionários

    • A agência oferece a seus emissores promotores e gerentes 1% da comissão da agência para qualquer venda emitida pelo emissor, vendas geradas através de clientes do promotor e as vendas dos emissores que são gerenciados pelos gerentes.

  • Também poderá ser definido Diversos padrões (padrões variados):

    • Um percentual de comissionamento para os produtos Pacote, Hotel e Locação de Automóvel

    • Outro padrão de comissionamento para o produto TKT aéreo

    • Uma única configuração de padrão para os promotores da agência

    • E outra configuração de padrão para os gerentes da agência


Dica

Procure definir comissionamentos simples, sem complexidade, de forma que seja simples e fácil administrar os padrões confiigurados.

Na sequencia de figuras abaixo será exibido o caminho para chegar até o módulo para ser cadastrados os padrões de definidos pela agência.

Figura 4.1. Módulo para cadastro dos padrões de comissionamento que a agência oferece aos seus emissores, promotores e gerentes

Módulo para cadastro dos padrões de comissionamento que a agência oferece aos seus emissores, promotores e gerentes


Explicação dos campos da tela de Configurações de Comissões

    • Produto: utilize esse campo apenas nas configurações que o comissionamento seja diferenciado por um ou mais produtos;

    • Fornecedor: utilize esse campo apenas nas configurações que o comissionamento seja diferenciado por um ou mais fornecedores;

    • Cia/Operadora: utilize esse campo apenas nas configurações que o comissionamento seja diferenciado por um ou mais prestador de serviço (campo cia/Operadora da venda);

    • Cliente: utilize esse campo apenas nas configurações que o comissionamento seja diferenciado por um ou mais clientes.

    • CCA: utilize esse campo apenas nas configurações que o comissionamento seja diferenciado por fornecedor.

    • Tipo D/I: utilize esse campo apenas nas configurações que o comissionamento seja diferenciado por tipo D/I.

    Dica

    Os filtros não sendo preenchidos, a configuração valerá para qualquer tipo de Produto, Fornecedor,cia, clientes CCA e Tipo D/I;

  • Base de cálculo: nessa parte será definido o formato como o sistema irá calcular a comissão fixa. O Wintour disponibiliza 3 formatos de base de calculo.

    • Percentual: utilize esse formato para comissionamentos acordados em percentuais.

      Atenção

      O Wintour permite somente a configuração do percentual com no máximo 4 casas decimais.

      Dica

      Após definir o percentual, é obrigatório escolher sobre qual valor de venda esse percentual irá incidir (Tarifa, Taxa DU, Tarifa + Taxa DU, Líquido da agência, etc...)

    • Valor fixo: utilize esse formato para comissionamentos acordados em valores fixos, R$.

    • Fórmula especial: para cadastro de comissionamento de emissores com base de cálculo diferente das opções apresentadas no campo percentual, é possível configurar novas bases de cálculo com a combinação de campos de valores da venda.

      Atenção

      Entre em contato com o suporte para solicitar a configuração da sua fórmula.

Auditoria dos padrões de comissionamento e exportação dos padrões cadastrados para planilha

Através do botão [ Opções ], disponível no canto superior esquerdo da tela, encontram-se os módulos para realizar a Auditoria do cadastro de comissionamento e a exportação das configurações para planilha Excel.

Figura 4.2. Parametrização de padrão de comissionamento de emissores/promotores/geremtes

Parametrização de padrão de comissionamento de emissores/promotores/geremtes


  • Auditoria: a auditora da parametrização dos padrões de comissionamento de emissores possui duas opções:

    • Auditoria do item: exibe as informações de data login e hora do cadastro e alteração da parametrização selecionada.

    • Auditoria de excluídos: permite pesquisar dentro de um período máximo de 1 (um) ano os cadastros do respectivo módulo de parametrização, que foram excluídos exibindo:

      • Data/hora de cadastro/alteração e login dos usuários;

      • Data/hora e login da exclusão da parametrização;

      • E as informações que estavam cadastradas na parametrização até a data da exclusão.

  • Exportar para excel: essa opção permite exportar o cadastro das parametrizações para planilha formato excel.

Relacionando/associando os emissores/promotores/gerentes aos seus respectivos padrões

Após configurar os padrões de comissionamento que a agência oferece a seus a emissores/promotores/gerentes será necessário linkar (associar) os emissores e promotores e gerentes aos seus respectivos padrões de comissionamento configurados no passo anterior.

Figura 4.3. Associando os padrões definidos aos emissores, promotores e gerentes

Associando os padrões definidos aos emissores, promotores e gerentes


Essa associação é feita clicando no botão [ + ] verde, observando que existem 3 colunas para configurar o comissionamento fixo (emissores, promotores e gerentes), conforme explicado abaixo.

  • Coluna referente aos padrões do emissor (A): nessa coluna deverá ser transferido somente os padrões que dizem respeito ao emissor que está sendo configurado, na imagem anterior seria o cadastro da Cristina.

    Atenção

    Preencha essa coluna somente se o respectivo cadastro for de um emissor da agência e o mesmo receber comissão como vendedor.

  • Coluna referente aos padrões do promotor (B): nessa coluna deverá ser transferido somente os padrões que dizem respeito ao promotor que está sendo configurado, na imagem anterior seria o cadastro da Cristina.

    Atenção

    Preencha essa coluna somente se o respectivo cadastro for de um promotor da agência e o mesmo receber comissão como promotor.

  • Coluna referente aos padrões do padrão do gerente (C): nessa coluna, deverá ser transferido somente os padrões que dizem respeito ao Gerente que está sendo configurado, na imagem anterior seria o cadastro da Cristina.

    Atenção

    Preencha essa coluna somente se o respectivo cadastro for de um gerente da agência e o mesmo receber comissão como gerente.

Após clicar no botão de inclusão, o usuário deverá selecionar o padrão correto e clicar sobre o botão [Transferir] (D).

Quando for emissor e promotor emissor e gerente ou promotor e gerente da mesma venda

Vale observar que o mesmo cadastro poderá desempenhar os três papéis (ser emissor Promotor e ser Gerente), dessa forma, quando a mesma pessoa desempenhar mais de um papel no cadastro faz-se necessário, configurar o que o sistema fará, quando encontrar em uma mesma venda, o emissor igual ao promotor e/ou gerente.

  1. Calcula/Paga apenas a comissão como promotor

  2. Calcula/Paga apenas a comissão como emissor

  3. Calcula/Paga apenas a comissão como gerente

  4. Calcula/Paga as três comissões, tanto como emissor, promotor e gerente

Redução/Incentivo de comissão baseado no perfil do cliente

Em muitos casos, as agências não comissionam ou pagam uma comissão reduzida aos emissores quando fazem vendas para os clientes corporativos, pois consideram que o cliente é da agência. Em outros casos, a agência quer incentivar os emissores em vendas para clientes de outros perfis, exemplo: Incentivar as vendas para clientes do perfil terceira idade.

Figura 4.4. Configuração de redutor ou incentivo de comissionamento baseado no cadastro de perfis de clientes

Configuração de redutor ou incentivo de comissionamento baseado no cadastro de perfis de clientes


  • Percentual: nesse campo deverá ser informado o percentual que será utilizado para calcular o incentivo ou o redutor do comissionamento

    Atenção

    O Wintour permite somente a configuração do percentual com no máximo 4 casas decimais.

  • O percental acima será aplicado como: nesse campo o usuário deverá informar ao sistema se o percentual escolhido será um [Incentifo (+)] ou um [Redutor(-)]

Atenção

  • Se um cliente estiver cadastrado em dois perfis para os quais haja configuração de redução ou incentivo, prevalecerá a ordem de cadastro dos perfis nesse módulo.

  • O percentual de redução ou incentivo é aplicado sobre o comissionamento do emissor de acordo com a venda, exemplos de uma redução de 30%:

    • Se em uma determinada venda, o emissor ganhar 10% sobre a comissão da agência, ele passará a ganhar 7% também sobre a comissão da agência.

    • Se em uma determinada venda, o emissor ganhar 2% sobre a tarifa, ele passará a ganhar 1,4%, também sobre a tarifa.

  • Para efeito de segurança, e a fim de impedir a manipulação indevida de perfis de clientes (inclusão ou exclusão) de perfil, o sistema só permitirá modificações que não acarretem eventuais prejuízos à agência, solicitando senha de supervisor ou administrador para executar determinadas operações quando as mesmas tornem maior a comissão dos emissores.

Auditoria dos relacionamentos dos padrões de comissão com o emissor/promotor/gerente

O acesso a auditoria do módulo de relacionamento de comissionamento está disponível através do botão [ Opções ]. Com ela será possível auditar a inclusão e remoção de padrões de comissionamento com os cadastros de emissores/promotores/gerentes.

Figura 4.5. .Auditoria do cadastro de comissionamento de emissores

.Auditoria do cadastro de comissionamento de emissores


Configurar Over para emissores

Para os casos onde a agência deseja repassar todo ou parte do Over(Incentivo) oferecido pelos fornecedores para os emissores, deverá ser configurado no módulo [Configurar Over] conforme destacado na imagem abaixo:

Atenção

O campo 'Over' que é pago pela agência. está disponível apenas para os Emissores.

Figura 4.6. Módulo para cadastro do padrão configurado para over do emissor

Módulo para cadastro do padrão configurado para over do emissor


Explicação dos campos

  • Definir alterar padrões de comissionamento: assim como no módulo de configuração de comissionamento, através desse botão a agência poderá definir os padrões de calculo de over que a agência oferece para os emissores.

    Atenção

    O Wintour permite somente a configuração do percentual com no máximo 4 casas decimais.

  • Padrões de cálculo over emissor: após configurar o padrão que será utilizado para repasse do over ao emissor, o(s) mesmo(s) deverá(ão) ser transferido(s) para esse campo

Recálculo de comissões e Adiar Vencimentos de emissores e promotores Gerentes

Dica

[ Cadastros ] >> [ Parametrização ] >> [ Emissores/Promotores/Gerentes ] >> [ Emissores/Promotores/Gerentes ] >> botão [ Recalcualrcomissões ]

Esse módulo é utilizado para os casos onde ocorre uma mudança na comissão ou vencimento dos emissores ou promotores e essa mudança deve ser inserida nas vendas retroativas ao dia da alteração, não precisando alterar venda por venda manualmente.

Atenção

Esse módulo só estará liberado para usuários com acesso de Supervisor ou Administrador.

O Módulo é subdividido em duas partes:

Figura 4.7. Seleção de opções do recálculo de comissionamento

Seleção de opções do recálculo de comissionamento


  • Recalcular comissões: recalcula a comissão de emissores, promotores e gerentes

  • Adiar Vencimento: adia o vencimento de pagamento de comissão

Para ambas as partes o usuário poderá acessar o botão Opções para visualizar o Histórico dos recálculos realizados no sistema.

Recalcular valor e vencimento

O botão [ Recalcular ], permite recalcular nas vendas as parametrizações de comissionamento de emissores que foram incluídas ou alteradas.

Dica

Clique aqui para saber mais sobre o recálculo.

Atenção

Após finalizar o recálculo das vendas selecionadas, será exibida a tela para selecionar quais campos deverão ser recalculados.

Figura 4.8. Tela para seleção de campo de comissionamento de campo de emissores

Tela para seleção de campo de comissionamento de campo de emissores


  • Recalcular comissão: deixe marcado para recalcular a comissão

  • Recalcular Vencimento: deixe marcado para recalcular o vencimento

  • Atualizar Código: atualiza o código do promotor e do gerente na venda do período mencionado. Muito utilizado nos casos em que ocorre mudança de promotor do cliente como também uma mudança de gerente de um determinado emissor.

  • Recalcular apenas para as vendas cujos códigos atuais sejam: Emissor, Promotor, Gerente – Preencha esses campos para recalcular somente de um determinado emissor, promotor ou gerente.

  • Recalcular os vencimentos mesmo se já preenchidos: marque esse campo para que os vencimentos sejam recalculados

Adiar Vencimento das comissões que possuem pendências

Através desse módulo será possível alterar o vencimento atual do(s) emissore(s)/promotore(s). Muito útil para os casos onde a agência não obteve o recebimento do cliente/Fornecedor(comissão).

Figura 4.9. Módulo para adiar comissionamento dos emissores, promotores e gerentes

Módulo para adiar comissionamento dos emissores, promotores e gerentes


  • Passo 1 Exibir emissores promotores: De acordo com o vencimento inserido, o sistema irá exibir uma listagem dos emissores/promotores que se enquadram no vencimento inserido.

  • Passo 2 Alterar agora (vencimento): No passo dois será alterado o vencimento atual do comissionamento de todos os emissores/promotores exibidos no passo anterior para o novo vencimento escolhido. Selecione as pendências a considerar (1) ao adiar o vencimento.

Atenção

O procedimento adiará o vencimento das comissões dos emissores/promotores/gerentes considerando as vendas que contenham:

  • Pendência de clientes: para todas as comissões de emissores/promotores/gerentes que estiverem pendentes na data de vencimento preenchida, os emissores que possuírem vendas com pendência de recebimento de clientes, terão a sua comissão adiada para o novo vencimento informado.

  • Pendência de fornecedores: para todas as comissões de emissores/promotores/gerentes que estiverem pendentes na data de vencimento preenchida, os emissores que possuírem vendas com pendência de recebimento de comissão/DU/Over do fornecedor, terão a sua comissão adiada para o novo vencimento informado.

    Dica

    Pendência de recebimento de comissão de fornecedores é comum de ocorrer em emissões de Hotel

    Atenção

    Vendas que contenham valor no contas a pagar negativo de fornecedor o sistema não adiará, visto que, geralmente quando um valor a receber do fornecedor está no contas a pagar é devido ao fornecedor abater/deduzir esse valor do total que a agência tem a pagar no fechamento da fatura. Dessa forma, o sistema não adiará os vencimentos de emissores para esse tipo de pendencia encontrada visto que o valor de comissão estará garantido o recebimento.

  • Pendência de cartão MP: para todas as comissões de emissores/promotores/gerentes que estiverem pendentes na data de vencimento preenchida, os emissores que possuírem vendas com pendência de recebimento da operadora de máquina própria de cartão da agência, terão a sua comissão adiada para o novo vencimento informado.

    Atenção

    Valores a receber de máquina própria que foram divididos através do módulo [ Divisão de valores MP ] da venda, não serão considerados na pesquisa.

Atenção

A opção de adiar vencimento é válida mesmo que o vencimento do cliente/forncedor/MP seja futuro e não apenas o que está vencido.

Clonagem de configuração de emissores/promotores/gerentes

Dica

[Cadastros] >> [Parametrização] >> [Emissores/Promotores/Gerentes] >> [Emissores/Promotores/Gerentes] >> botão [Clonar Configuração]

Esse módulo permite clonar (copiar) as configurações cadastradas de um emissor/promotor para outro. Essa opção facilita nos casos onde o(s) padrões de comissionamento cadastrado de um emissor/promotor forem iguais para o(s) outro(s) emissor(es)/promotor(es)/gerente(s), não sendo necessário refazer o mesmo procedimento para os emissores que possuírem as mesmas configurações.

Abaixo será listado os passos para realizar a clonagem dos emissores/promotores/gerentes.

  1. Clique no botão configurar padrões

    Figura 4.10. Módulo para Clonagem de configurações de comissionamento de emissores ,promotores e gerentes

    Módulo para Clonagem de configurações de comissionamento de emissores ,promotores e gerentes


  2. Na tela seguinte serão exibidas duas colunas

  3. Na coluna da esquerda (A) selecione o emissor/promotor que será clonado na coluna lado direito.

  4. Na coluna da direita (B) selecione o emissor/promotor que receberá as configurações do emissor/promotor selecionado no passo anterior.

  5. Após o passo anterior clique sobre o botão clonar agora.

Atenção

O fato de clonar uma configuração não a mantém "ligada" à outra de maneira definitiva. Após a clonagem, poderão ser realizadas modificações individuais em cada usuário.

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