Índice
Índice

Capítulo 65. Mesa de pendências de importação das interfaces automáticas

Introdução

Como as importações serão feitas automaticamente, o usuário não visualizará no momento da importação os erros e alertas que podem ocorrer em algumas emissões. Para esses casos, é necessário acompanhar as integrações através da Mesa de importações.

Dica

O acesso a mesa de importações pode ser realizado de duas formas: é realizado em

  1. [ Atendimento/Vendas ] >> [ Interfaces ] >> [ Opções ] (disponível no canto superior esquerdo da tela de interfaces) >> [ Importações automáticas ] >> [ Mesa de Importações ].

    Atenção

    • Exibirá as emissões de todas as interfaces automáticas que foram utilizadas.

    • Essa opção permite informar a quantidade de dias que deseja-se checar os itens da mesa. É permitido visualizar no máximo os últimos 30 dias da mesa.

  2. A mesa também pode ser acessada a partir do botão das interfaces que tiverem integração automática:

    Exemplo: [ Atendimento/Vendas ] >> [ Travel Ace ] >> [ Acessar Mesa ]

    Atenção

    • Exibirá apenas as emissões da respectiva interface.

    • Será exibido sempre os últimos 30 dias de emissão.

Atenção

Como informado anteriormente, a mesa listará as vendas referente as importações ocorridas apenas dos ultimos 30 dias. Após esse período, independente de terem sido importadas ou não, as vendas não serão mais listadas na mesa.

Mesa de pendências de importações

As vendas que ficarão pendentes de importação (não foram importadas por motivo de erro ou alerta), devem ser listadas através da mesa de importação conforme exibe a imagem abaixo:

Figura 65.1. Tela para configuração de importação automática de interface

Tela para configuração de importação automática de interface


  • Coluna Interface: essa coluna exibirá o nome da interface

  • Data: essa coluna exibe a data em que as vendas foram enviadas para o Wintour

  • Vendas não importadas: essa coluna exibirá a quantidade de vendas que não puderam ser importadas. Existem 2 tipos de motivo para a não integração da venda

    • Vendas com erro: essa coluna exibirá as vendas que apresentaram algum tipo de erro durante a integração.

      • Visualizar e corrigir erro: clique no botão certo verde para visualizar a tela com as venda que apresentaram erros ocorridos durante integração automática.

        Dica

        As vendas que estiverem nessa coluna possuem os mesmos tipos de erros ocorridos nas emissões integradas manualmente. Veja no documento abaixo com os tipos de erros que podem ocorrer.

        Compreendendo a tela de mensagens dos bilhetes disponíveis para importação

      • Remover vendas com erro: clique no botão de apagar (traço vermelho), para remover as vendas com erro da mesa de pendências.

        Dica

        Utilize essa opção somente quando as vendas com erro de importação não precisarem mais ser cadastradas através da interface automática.

        Normalmente essa situação ocorre quando o usuário opta por cadastrar manualmente as emissões com erro na integração.

        Atenção

        • REMOVA AS VENDAS COM ATENÇÃO. Após remover as vendas da mesa, elas não serão mais exibidas na mesa de pendências e passarão a ser exibidas exibidas na coluna vendas excluídas que será explicada a seguir.

        • Caso seja necessário importar as vendas removidas, será necessário entrar em contato com o fornecedor da respectiva interface para solicitar instruções para o reenvio das respectivas emissões para o Wintour

    • Vendas data negada: essa coluna exibirá a quantidade de vendas cuja importação foi negada devido a data da venda. Essa situação poderá ocorrer quando existirem vendas na integração que tiverem data de emissão com data retroativa acima da data limite estipulada na configuração de vendas retroativas para as integrações automáticas.

      • Visualizar e corrigir erro: clique no botão certo verde para visualizar a tela com as vendas com data negada;

      • Remover vendas com erro: clique no botão de apagar (traço vermelho), para remover as vendas com erro da mesa de pendências.

        Dica

        Essa opção normalmente será utilizada nas situações em que as vendas com data negada de fato não devem ser importadas.

        Atenção

        • REMOVA AS VENDAS COM ATENÇÃO. Após remover as vendas da mesa, elas não serão mais exibidas na mesa de pendências e passarão a ser exibidas exibidas na coluna vendas excluídas que será explicada a seguir.

        • Caso seja necessário importar as vendas removidas, será necessário entrar em contato com o fornecedor da respectiva interface para solicitar instruções para o reenvio das respectivas emissões para o Wintour

    • Vendas excluídas: nessa coluna é exibida a quantidade de de vendas que apresentaram erros que foram removidas da mesa de importação pelo usuário.

      Atenção

      Caso seja necessário importar as vendas removidas, será necessário entrar em contato com o fornecedor da respectiva interface para solicitar instruções para o reenvio das respectivas emissões para o Wintour

      Dica

      Clique na lupa para obter mais detalhes sobre as emissões que foram removidas da mesa.

      Figura 65.2. Vendas removidas da mesa de importação.

      Vendas removidas da mesa de importação.


  • Vendas importadas: essa coluna exibirá a quantidade de vendas que foram importadas.

  • Pendentes proc. manual: durante a tentativa de integração, se ocorrer algum tipo de erro na comunicação com o servidor, o sistema tentará realizar a mesma integração 5 vezes. Se mesmo assim não conseguir integrar, a tentativa de integração será registrada como pendente de processamento manual.

    Figura 65.3. Tela de processos pendentes de importação.

    Tela de processos pendentes de importação.


    • Reenviar selecionados para a fila: clique nesse botão para reenviar manualmente os protocolos pendentes que foram selecionados para serem processados

      Dica

      Quando existirem muitos processos pendentes, utilize o botão lateral para facilitar a seleção.

      • Selec: selecione nessa coluna os processos a serem reenviados

      • Hora: hora que o protocolo foi recebido

      • Protocolo: número do protocolo do processo pendente

      • Tentativas: quantidades de tentativa do processo automático

      • Tentativas manuais: quantidades de tentativas manuais de processamento do protocolo

        Atenção

        Assim como no processo automático, também serão realizadas 5 tentativas no envio manual dos protocolos pendentes.

  • Notas: essa coluna exibirá informações quanto ao processamento dos protocolos, informando a quantidade de dias que protocolos pendentes de processamentos serão expurgados da mesa.

    Atenção

    Essa coluna será preenchida somente se a pesquisa da mesa for feita para os últimos 30 dias. quando filtrado menos dias, será exibido o texto em vermelho (*Há registros que estão pendentes de importação...), para ver os detalhes clique no link da mensagem para exibir o relatório abaixo

Dica

Utilize o botão [Atualizar] após realizar os ajustes na mesa de importação.

Dica

Para consultar o status de um arquivo enviado para o Wintour, obtenha o protocolo de recebimento junto ao fornecedor, e clique em Consultar protocolos para verificar se o mesmo já foi processado, se consta na fila de processamento ou se depende de processamento manual.

Figura 65.4. Tela de processos pendentes de importação.

Tela de processos pendentes de importação.


Índice