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Capítulo 92. Interface de importação de vendas Galileo(TravelPort)

Introdução

As agências que emitem através do sistema Galileo Travelport, poderão importar suas emissões diretamente para o Wintour.

Dica

Para realizar as importações é indispensável a leitura do documento de uso geral das interfaces.

Configurações iniciais

Antes de iniciar a importação de vendas, é necessário realizar a instrução a seguir.

Configurações prévias junto ao Galileo

Abaixo, serão listadas algumas configurações a serem realizadas no Galileo.

Contactar executivo de contas do Galileo

Para iniciar a utilização da interface será necessário entrar em contato com o executivo de contas do Galileo e solicitar instruções para liberação do arquivo MIR do sistema do Galileo para o computador da agência.

Importação de informações adicionais/complementares (Remarks)

Algumas informações de venda que não possuírem campos específicos no arquivo, podem ser importadas para o Wintour utilizando-se Remarks. O remark no Galileo é enviado na linha A14 com a entrada FT- com o caracter do remark sendo enviado após o - e o texto a ser integrado no remark indicado após o caracter :

Exemplo do envio do remark do campo cliente: A14FT-C:CONTABILIDADEREAL . Nesse exemplo, o C indica que o remark trata-se da informação do cliente da venda para o qual será integrado a informação CONTABILIDADEREAL.

Atenção

Apesar do Wintour estar preparado para realizar a leitura dessas informações, será necessário que a agência entre em contato com o suporte do TravelPort solicitando a configuração das máscaras de remarks para serem importadas no Wintour. Abaixo segue listagem atual dos Remarks passíveis de importação para o Wintour:

Tabela 92.1. Remarks GALILEO disponíveis no Wintour

Descrição do campo para o Wintour Identificador/Remark no ArgoIT
Cliente FT-C:
Emissor FT-E:
Fornecedor FT-F:
Data de emissão FT-G:
Fee FT-K:


Dica

Cadastre apenas os remarks que a agência for utilizar

A seguir será detalhado como cada Remark disponível no Wintour deve ser preenchido no Galileo.

Cadastro de clientes

Para integrar o nome do Cliente na venda é necessário cadastrar um remark com a letra C no sistema TravelPort do Galileo

Atenção

  • Se o remark for cadastrado corretamente, o arquivo conterá na linha A14 a informação do cliente.

    Ex: A14FT-C:JOÃO

  • Para as vendas importadas que não contiverem a informação do cliente o Wintour registrará a venda utilizando o cliente genérico [CINTERFACE] conforme explicado no documentação geral das interfaces.

Cadastro de Fornecedores

Para informar o nome do Fornecedor a ser integrado é necessário cadastrar um remark com a letra F no sistema TravelPort do Galileo.

Atenção

  • Se o remark for cadastrado corretamente, o arquivo conterá na linha A14 a informação do Fornecedor.

    Ex: A14FT-F:AA

  • Se o remark for preenchido, o Wintour respeitará a informação contida no remark, quando não preenchido, a venda será cadastrada com o campo Fornecedor preenchido com o mesmo conteúdo do campo prestador de serviço (cia aérea)

Cadastro de Emissores

Para informar o nome do Emissor a ser integrado, é necessário cadastrar um remark com a letra E no sistema TravelPort do Galileo.

Atenção

  • Se o remark for cadastrado corretamente, o arquivo conterá na linha A14 a informação do Emissor.

    Ex: A14FT-E:CRISTINA04

  • Para as vendas importadas que não contiverem a informação do emissor o Wintour registrará a venda utilizando o cliente genérico [EINTERFACE] conforme explicado no documentação geral das interfaces

Data de emissão

Para informar a Data de Emissão do bilhete a ser integrado, é necessário cadastrar um remark com a letra G no sistema TravelPort do Galileo.

Atenção

  • A data de emissão deve ser enviada no formato DD/MM/AAAA

  • Se o remark for cadastrado corretamente, o arquivo conterá na linha A14 a informação do Emissor.

    Ex: A14FT-G:30/08/2023

  • Recomendamos o preenchimento desse remark para todas as emissões, devido o arquivo do Galileo não ter a data de emissão, quando o remark não é preenchido, ela será cadastrada com a data de geração do MIR. Nesse caso, se o arquivo MIR for gerado em data diferente da data de emissão, a venda será integrada com data de emissão incorreta, podendo gerar erro na data de Embarque/Desembarque do roteiro aéreo (o ano das datas do roteiro são gerados com base na data de emissão).

Importação FEE (taxa adicional cobrada pela agência)

Para informar o valor do FEE a ser integrado, é necessário cadastrar um remark com a letra K no sistema TravelPort do Galileo.

Atenção

  • o valor deve utilizar o separador decimal ponto .

  • Se o remark for cadastrado corretamente, o arquivo conterá na linha A14 a informação do Emissor.

    Ex: A14FT-K:66.00

  • Como o Galileo não possui informação da conta a ser utilizada no FEE, é necessário configurar a conta de Fee que deverá ser utilizada nas interfaces que não tiverem a informação da conta.

    Para maiores detalhes vide explicações no documento geral de interface

Importando Vendas

Atenção

Antes de iniciar o processo de importação, será necessário salvar os arquivos MIR do Galileo (arquivos no formato .MIR) em uma pasta dentro computador.

Dica

  • Após as configurações, a importação poderá ser realizada acessando: [ Atendimento/Vendas ] >> [ Interfaces] >> [ Importação ] >> [ Galileo Travel Port ]

  • Utilize a estrela para adicionar a interface como favorita, facilitando sua utilização nas próximas integrações.

Figura 92.1. Importação de vendas Galileo

Importação de vendas Galileo


Atenção

As emissões enviadas pelo Galileo com forma de pagamento EX (EXCHANGE - NO ADC), serão importadas com forma de pagamento S1 (Substitução sem diferença) do Wintour.

Explicação dos campos

  • Diretório dos arquivos: nesse campo o usuário deverá selecionar a pasta onde estão contidos os arquivos MIR gerados pelo Galileo .

  • Arquivos: esse campo listará todos os arquivos contidos dentro da pasta selecionada anteriormente.

    Atenção

    Todos os arquivos MIR presentes na pasta, serão importados.

  • Localizadores: opcionalmente, é possível específicar os localizadores presentes no arquivo a serem importados.

    Atenção

    O preenchimento desse campo pode ser definido como obrigatório no cadastro dos usuários(Senhas e Acessos).

    Dica

    Utilize essa opção quando for necessário que cada emissor integre as suas próprias emissões.

  • Importar Vendas: após listar os arquivos, clique nesse botão para iniciar a importação das vendas contidas nos arquivos MIR e abrir a pré tela para conferência dos bilhetes a serem importados.

    Atenção

    • Após clicar em importar Vendas, o sistema criará uma pasta com o nome enviados, e moverá os arquivos que foram enviados para a importação para dentro dessa pasta

Atenção

O arquivo de interface disponibilizado pela Galileo não contém informações do cliente e do emissor do bilhete, dessa forma, todas as vendas serão cadastradas no Wintour utilizando o cliente genérico [ CINTERFACE ] e o emissor genérico [ EINTERFACE ].

Sendo assim, após concluir a importação, é necessário alterar o cliente e o emissor, no módulo de vendas do Wintour, para cada bilhete importado.

Pré tela de importação das vendas contidas no arquivo

Após enviar os arquivos para a importa;ção, o sistema exibirá a pré tela de integração contendo todos as vendas presentes nos arquivos enviados.

Dica

Recomendamos a leitura do documento, Compreendendo mensagens dos bilhetes disponíveis para importação. para compreender o funcionamento da pré-tela de importação.

Após corrigir e clicar em [ Lançar Bilhetes ] as vendas serão cadastradas

Atenção

As vendas importadas para a pré tela poderão ser visualizadas a partir da mesa de importação através do botão [ Acessar mesa ].

As endas ficarão disponíveis por 30 dias para consulta na mesa.

Mesa de importação

As vendas que foram carregadas para a pré-tela de importação, tendo o usu[ario clicado em [ Lançar Bilhetes ] ou não, poderão ser visualizadas através da mesa de importacão. Se por algum motivo, o usuário não concluir a importação de alguma das vendas listadas na pré-tela, para importá-las será necessário acessar a mesa de importação.

Dica

Clique aqui para saber mais sobre a mesa de importação de vendas.

Atenção

  • Em caso de ocorrerem erros nas vendas que necessitem o reenvio do arquivo das mesmas, será necessário entrar na pasta enviados, localizar o respectivo arquivo e retornar com ele para a pasta dos arquivos ainda não processados.

  • Importante ajustar o nome do arquivo para o nome original bastando apagar do texto _enviado pra frente Ex: Nome do arquivo após envio AAAATGAL_120620172250_enviado_160620095449.MIR alterar para AAAATGAL_120620172250.MIR, (a extensão .MIR só será exibido se a opção de exibir extensão de arquivos estiver habilitada no Windows Explorer).

  • Ao tentar reenviar um arquivo já enviado, o sitema exibirá uma mensagem de confirmação. Lembrando que as vendas que foram enviadas anteriormente que apresentaram erro, estarão pendentes na mesa e podem ser apagadas.

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